quarta-feira, 9 de julho de 2025

TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE VOLTA SER CENÁRIO DE REALITY SHOW INTERNACIONAL

O passeio de trem da Serra do Mar Paranaense é considerado um dos mais bonitos do mundo. Foto: Divulgação Serra Verde Express.

* Linoel Dias

Pelo segundo ano consecutivo, o icônico passeio de trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, ganha repercussão internacional como cenário de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense acaba de aparecer também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.

Em 2024, a repercussão foi tão positiva que a produção alemã fez questão de repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes. Todo o processo — desde as negociações iniciais até a captação das imagens — foi mantido em sigilo absoluto, para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.

Jill e Jamie, mãe e filho, encantados com a Mata Atlântica. Foto: Divulgação ZDF e Tower

De acordo com Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma.

Uma vitrine de milhões

Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o Race Across the World desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados — apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea — e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte. Na temporada Celebridades da BBC, mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição.

Equipes da versão Alemã do Race Across the World. Foto: Divulgação ZDF e Tower

A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas. “É um trabalho que vai muito além do tradicional, unindo logística, estratégia e sigilo, sempre com o compromisso de mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, reforça Adonai.

> Clique aqui e assista o episódio completo

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

terça-feira, 8 de julho de 2025

SAAB NA F-AIR COLÔMBIA 2025

Gripen E

A Saab vai apresentar suas tecnologias mais avançadas nos segmentos aeroespacial e de defesa na F-AIR Colômbia 2025, uma das principais exposições internacionais do setor, de 09 a 13 de julho em Rionegro, Medellín, Colômbia. O evento destacará as mais recentes inovações em tecnologias de defesa e segurança. No estande 234A, os visitantes poderão vivenciar uma experiência imersiva com o Gripen E (réplica em tamanho real da aeronave), o radar Giraffe 1X e as soluções de torres digitais.

Entre as tecnologias destacadas pela Saab, o Gripen tem conquistado espaço importante na América Latina, por meio do programa Gripen brasileiro. E, pela primeira vez, o público poderá ver duas aeronaves Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) nos céus da Colômbia.

Desde que o contrato para a aquisição de 36 aeronaves entrou em vigor com o Governo Brasileiro, em 2015, um amplo programa de transferência de tecnologia e de cooperação industrial foi executado e entregue ao país.

Mais de 350 brasileiros foram treinados na Suécia, entre engenheiros, técnicos e pilotos, e puderam transmitir o conhecimento para mais profissionais da indústria de defesa nacional, gerando ganhos exponenciais para a cadeia da base industrial de defesa. Atualmente, o Brasil já conta com 10 aeronaves, sendo que 9 estão em operação na Base Aérea de Anápolis (GO) e uma permanece em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto (SP).

A Saab conta com produtos confiáveis e reconhecidos com uma combinação única de alta tecnologia, eficácia comprovada e soluções com excelente custo-benefício. Presente em mais de 100 países, a Saab projeta, fabrica, integra e mantém sistemas e soluções avançadas nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores, sistemas terrestres e navais.

Destaques do estande 234A, da Saab

- Réplica em tamanho real do Gripen E: Veja de perto os detalhes do Gripen E e conheça as capacidades avançadas desse caça multifunção.

- Simulador do Gripen E: Experimente a emoção de pilotar o Gripen E por meio de um simulador interativo.

- Radar Giraffe 1X: Conheça o Giraffe 1X, radar móvel 3D de curto alcance com altíssima capacidade de detecção.

- r-TWR – Torres Digitais: Descubra o futuro do controle de tráfego aéreo com as torres remotas da Saab, que permitem uma gestão centralizada, segura e eficiente do espaço aéreo de aeroportos.

Agenda acadêmica

Durante o evento, a Saab também participará da programação acadêmica com nomes de destaque:

  • Micael Johansson, presidente e CEO da Saab, falará sobre as tendências globais em defesa e segurança, com foco especial na Europa, no dia 10 de julho, às 10h, na Sala Condor.
  • Marcus Wandt, astronauta sueco e primeiro piloto do Gripen E, fará uma apresentação exclusiva no dia 10 de julho, às 11h20, na Sala Condor.
  • Jussi Halmetoja, piloto do Gripen, abordará os desafios do poder aéreo moderno no dia 11 de julho, às 14h45, na Sala Colibri.

Saab
Owly

POLYGON ANUNCIA THAMILLA TALARICO COMO DIRETORA DE ON-CHAIN FINANCE GROWTH NO BRASIL

Especialista em blockchain e criptoativos, a executiva assume a liderança da expansão de soluções financeiras descentralizadas do protocolo no país

Thamilla Talarico

A Polygon, solução escalável para a construção de aplicações inovadoras e uma das principais plataformas de escalabilidade de segunda camada (L2) para Ethereum, anuncia a chegada de Thamilla Talarico como Diretora de Crescimento de Finanças On-chain no Brasil. A executiva irá liderar estratégias voltadas à ampliação do uso da infraestrutura do protocolo no mercado brasileiro, com foco na tokenização de ativos do mundo real e em pagamentos on-chain, visando à adoção em larga escala de soluções descentralizadas.

‘’Assumir essa posição na Polygon representa a oportunidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento da web3, aproximando pessoas e empresas de soluções financeiras descentralizadas, acessíveis e mais eficientes na América Latina”, afirma Thamilla.

Ela é graduada em Direito, mestre em Filosofia da Linguagem e possui especialização em Programação de Contratos Inteligentes em Blockchain para o Direito, todos pela PUC-Rio. É também Especialista em Inovações e Aplicações Empresariais de Blockchain pelo MIT e tem formação em Direito Digital pelo INSPER. Antes de ingressar na Polygon, foi líder de Blockchain e Ativos Digitais para a América Latina em uma das Big Four de consultoria.

A Polygon Labs é uma empresa de desenvolvimento de software que constrói e desenvolve uma rede de blockchains agregados por meio do Agglayer, protegida pelo Ethereum. Como infraestrutura pública, o Agglayer reunirá bases de usuários e liquidez para qualquer cadeia conectada, utilizando o Ethereum como camada de liquidação. A Polygon Labs também contribuiu para o desenvolvimento central de vários protocolos de escalabilidade amplamente adotados e ferramentas para o lançamento de blockchains, incluindo o Polygon PoS, Polygon zkEVM, Polygon Miden (em desenvolvimento) e Polygon CDK

Polygon Labs
Esenca

LLYC ADQUIRE A LAMBERT GLOBAL E CONSOLIDA PRESENÇA NOS EUA

Após a aquisição de 70% da empresa em fevereiro de 2024, a LLYC anuncia a compra dos 30% restantes e consolida sua presença no principal mercado do setor de comunicação

A LLYC (BME: LLYC), empresa global de Marketing e Corporate Affairs, comprou os 30% restantes da Lambert Global, empresa de comunicação estratégica especializada em relações públicas, relações com investidores e marketing integrado, sediada em Grand Rapids, no estado de Michigan, Estados Unidos. Em fevereiro de 2024, a LLYC anunciou a aquisição de 70% da companhia e, com o novo anúncio, concluiu a integração, consolidando sua posição no país.

A aquisição está alinhada à estratégia da LLYC de continuar crescendo nos Estados Unidos, um mercado-chave para a empresa. Desde a aquisição da Lambert Global, o país se estabeleceu como o segundo maior mercado da LLYC. Em 2024, já contribuiu com 22% das receitas operacionais.

O preço de obtenção dos 30% mencionados, que será pago em ações da LLYC, irá depender da receita líquida média alcançada pela Lambert Global em 2025 e 2026.

A integração completa da Lambert Global permite a consolidação de 100% das operações da LLYC nos Estados Unidos, o que reforça a capacidade de oferecer um serviço mais eficiente para os clientes da região. Nesta nova etapa, a equipe de direção da empresa nos Estados Unidos vai continuar sendo liderada por Mike Houston, como CEO, e Jeff Lambert, como Presidente.

“O passo que demos agora, com a aquisição dos 30% restantes da Lambert, confirma, em primeiro lugar, que a integração foi muito positiva. Além disso, reafirma a nossa aposta estratégica nos Estados Unidos, um mercado no qual já somos referência e que é fundamental para sustentar as perspectivas de crescimento previstas para os próximos anos”, afirma Alejandro Romero, Sócio e CEO Global da LLYC.

A LLYC opera atualmente em 27 escritórios ao redor do mundo e é considerada uma das principais empresas de comunicação em nível global, segundo os rankings da PR Week e da PRovoke. Desde 2020, a empresa duplicou o seu tamanho e EBITDA recorrente. No ano passado, as receitas operacionais cresceram 19% e chegaram a 93,1 milhões de euros. 

LLYC

A LLYC (BME: LLYC) é a empresa global de Marketing e Assuntos Públicos, que, como parceira em criatividade, influência e inovação, aumenta e protege o valor dos negócios dos seus clientes, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer as suas marcas.

Fundada em 1995, a LLYC está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri, Barcelona e Valência), Estados Unidos (Miami, Nova York, Washington, DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana.

Em 2024, a receita operacional da LLYC alcançou os 93,1 milhões de euros. A LLYC está entre as 40 maiores empresas do mundo em seu setor, de acordo com os rankings da PRWeek e da PRovoke. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2025 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.

LLYC

BOEING AUMENTA EM 60% SUAS ENTREGAS NO 1º SEMESTRE DE 2025 EM COMPARAÇÃO COM O ANO PASSADO

Para atender à alta demanda por suas aeronaves, a Boeing segue firme em seu compromisso com a qualidade e a estabilidade na produção, buscando solidificar suas entregas. No primeiro semestre de 2025, a fabricante entregou 280 aeronaves a companhias aéreas, empresas de leasing e ao governo dos Estados Unidos, o que representa um crescimento de 60% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 175 entregas.

Apenas em junho, a Boeing alcançou 60 entregas para aviação comercial, sendo 42 delas de aeronaves da família 737 MAX, reforçando a popularidade deste modelo. Três destas foram entregues para companhias aéreas da América Latina: duas para a GOL Linhas Aéreas e uma para a Copa Airlines.

Entre janeiro e junho, a empresa registrou 668 pedidos de novas aeronaves, sendo 116 realizados apenas no último mês. Dentre os pedidos registrados em junho, 54 foram para aeronaves da família 737 MAX e 62 para o modelo 787, a maior aeronave da Boeing atualmente.

> Clique aqui e saiba mais na página de Pedidos e Entregas da Boeing.

BoeingUma das principais empresas aeroespaciais do mundo e a maior exportadora dos EUA, a Boeing desenvolve, fábrica e presta serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Nossa força de trabalho e base de fornecedores nos EUA e no mundo impulsionam a inovação, a oportunidade econômica, a sustentabilidade e o impacto na comunidade. A Boeing tem o compromisso de promover uma cultura baseada em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade. Saiba mais no site

Boeing
LLYC

VERÔNICA COELHO É A NOVA CHIEF PEOPLE OFFICER DA BRQ DIGITAL SOLUTIONS

Nova CPO tem como meta tornar o RH mais estratégico, alinhado à cultura de inovação e ao plano de expansão da empresa

Verônica Peixoto Coelho

A BRQ Digital Solutions, parceira integral na jornada de transformação dos negócios e líder em inteligência artificial generativa no Brasil, anuncia a contratação de Verônica Peixoto Coelho como sua nova Chief People Officer (CPO). Com mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, a executiva assume a missão de fortalecer a cultura organizacional, promover a evolução da liderança e garantir que ela acompanhe o crescimento da empresa. Além disso, Verônica terá como missão posicionar o RH como um pilar estratégico e protagonista para o sucesso da companhia.

Formada em Arquivologia pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Verônica acumula passagens por empresas de diferentes setores e relevância no mercado. No Banco Pactual, permaneceu por 9 anos, chegando à diretoria associativa de RH. Na JBS, exerceu o cargo de Diretora Corporativa de Recursos Humanos onde liderou iniciativas de fortalecimento e transformação da companhia por mais de 11 anos. Mais recentemente, esteve à frente do Grupo Cimed, onde por 4 anos conduziu projetos voltados ao fortalecimento das práticas e da cultura da empresa.

Segundo a executiva, sua chegada à BRQ Digital Solutions representa a oportunidade de consolidar processos e apoiar o crescimento da empresa de forma estruturada. "Mesmo estando aqui há pouco tempo, quando olho para o que foi feito, vejo muita coisa boa e que contribuiu para a BRQ chegar onde está hoje. Mas quando olho para a frente, enxergo uma avenida de oportunidades. É justamente isso que quero ajudar a pavimentar. As pessoas precisam ter na empresa um horizonte e uma visão clara de onde queremos chegar", afirma.

Entre seus primeiros desafios no cargo, a CPO será responsável pela análise de dados e estatísticas de pesquisas internas, com o objetivo de organizar e fortalecer a gestão da cultura organizacional da companhia. "Vejo cultura como um diferencial competitivo, desde que seja vivida, respirada e transpirada no dia a dia de todos. Se ela for apenas um conceito exposto nas paredes ou da porta para fora, não há resultado que sustente. Cultura, aliás, é a base de sustentação e a alavanca mais importante para o crescimento do negócio", completa.

Para o CEO da BRQ Digital Solutions, Rodrigo Frizzi, a chegada da nova executiva reforça o compromisso da corporação em colocar as pessoas no centro da estratégia de negócios. "Acreditamos que o crescimento sustentável da BRQ passa por um RH que atue protagonista na evolução da companhia. A experiência da Verônica será fundamental para evoluirmos nessa direção e ampliarmos ainda mais nossa relevância no mercado", destaca.

BRQ Digital SolutionsLíder em GenAI e Transformação Digital, a BRQ é a parceira one-stop shop na jornada de evolução dos negócios. Com um ecossistema completo que integra estratégia, dados e tecnologia — de Modernização e Aplicações Digitais a GenAI e Analytics — entrega agilidade, eficiência e inovação sustentável. Sua abordagem é hiperpersonalizada e focada em impacto imediato, conectando estratégia e tecnologia para atender às necessidades reais dos negócios e posicionar seus clientes na liderança da nova economia digital

BRQ Digital Solutions
MOTIM

FESTURIS VAI AO PERU PARA FORTALECER RELAÇÕES COM O TURISMO INTERNACIONAL

* Linoel Dias

Entre os dias 25 e 28 de junho, os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram em Lima, no Peru, para apresentar detalhes do Festuris e divulgar Gramado como destino turístico internacional. Da mesma forma, prospectar o Peru como mercado estratégico do turismo latino.

O evento de apresentação foi realizado na Embaixada do Brasil, com apoio do Comitê Descubra Brasil, que é presidido por José Luis da Cunha. O encontro reuniu mais de 150 profissionais do trade turístico como guias de turismo e agentes de viagens, e da imprensa peruana.

Eduardo Zorzanello, Patrícia Sánchez da MMC, Marta Rossi e José Luis da Cunha, presidente do Comitê Descubra Brasil. Foto: Marthina Sorgetz | Divulgação Festuris.

“É nosso propósito conectar mercados, gerar oportunidades e reimaginar o amanhã, como diz o tema da edição deste ano do Festuris. O Peru é um país com quem temos ótimas relações comerciais, é um país rico em cultura, gastronomia e com cenários históricos de tirar o fôlego. Fechamos a passagem pelo Peru com excelentes resultados”, elogia Marta Rossi.

“Encerramos a semana com participação no Peru Travel Mart, onde tivemos encontros produtivos com nomes importantes do setor, operadores locais e representantes da hotelaria peruana. Conseguimos ampliar e fortalecer as relações entre os mercados peruano e brasileiro”, destaca Eduardo Zorzanello.

“Os peruanos têm grande interesse pelo nosso estado e Gramado é um destino que os encanta e desperta curiosidade. É um mercado incrível a ser trabalhado”, finaliza Eduardo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

segunda-feira, 7 de julho de 2025

HEINEKEN® ENTREGA SUA PRIMEIRA MICROFLORESTA NO NORDESTE, EM RECIFE

Com a meta de plantar 19 microflorestas até 2030, esse é o quarto plantio realizado pela marca no Brasil. Iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar espaços urbanos de forma sustentável

A Heineken® acaba de anunciar a entrega de sua quarta microfloresta no Brasil, a primeira localizada na região Nordeste, no Recife, Pernambuco, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 pelo País até 2030. O projeto foi feito em parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House, empresa do Grupo desenvolvedora de destinos planejados. A iniciativa faz parte da assinatura da marca ao programa Plantar Juntos, em que a Heineken® possui a meta de doar 8 mil mudas, sendo mil delas de espécies da Mata Atlântica no Recife.

A microfloresta tem 1.250 metros quadrados e fica dentro de uma área de propriedade da Iron House, no bairro da Várzea, na altura da Rua Mário Campelo, 698. A Várzea foi escolhida por ser o segundo maior bairro do Recife em extensão territorial e por abrigar uma das populações mais numerosas da capital. A escolha reforça o compromisso do grupo pernambucano com o desenvolvimento urbano sustentável do território, que há mais de um século vem sendo cuidadosamente preservado pelo Grupo Cornélio Brennand — compromisso que hoje se estende à atuação da Iron House. A implantação da microfloresta vem como um passo adicional nesse legado, fortalecendo a conservação ambiental e a valorização do ecossistema local.

Com 1000 mudas de aproximadamente 60 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e oferecerá importantes serviços ambientais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição da poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição, entre outros. O projeto também deve contribuir para a biodiversidade local, em sintonia com a vocação natural da região que abriga a Mata da Várzea, uma área de preservação superior a 600 hectares.

Desenvolvido pela Iron House e com a colaboração do paisagista Ricardo Cardim, idealizador e responsável pela metodologia Floresta de Bolso, a iniciativa busca criar focos de biodiversidade nos centros urbanos. A Iron House é especializada em incorporar boas práticas ambientais, com cuidado com o local, com a qualidade de vida das pessoas moradoras ou visitantes, centralidade e perenidade de bem-estar.

“O projeto de microflorestas urbanas da Heineken® tem total sinergia com nossa atuação como desenvolvedora de destinos. Queremos fomentar espaços qualificados, conectados às demandas sociais e ambientais e contribuir para o senso de pertencimento de cuidado e preservação da Mata Atlântica”, celebra Carol Boxwell, CEO da Iron House.

Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio foi realizado por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 70 pessoas como parceiros do Grupo HEINEKEN, moradores das Várzea e funcionários do Grupo Cornélio Brennand e da Iron House.

Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca Heineken®, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de ações que repensam os espaços urbanos.

A mata da várzea

A parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável. O Grupo foi responsável por tornar possível a existência da Mata da Várzea como ela é hoje, ao abrir mão de áreas antes destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar para permitir a regeneração natural da mata. Localizado nesse contexto, o bairro abriga uma das principais áreas regionais de preservação ambiental, que protege a biodiversidade local e oferece um espaço verde essencial para a qualidade de vida dos moradores. Além disso, destaca-se pela forte conexão com o rio Capibaribe, que há séculos influencia a dinâmica econômica e social da região.

A riqueza cultural do bairro é outro aspecto importante: tradições como o maracatu, a ciranda e outros movimentos culturais têm raízes profundas nesse território, consolidando-o como um polo de resistência e celebração da cultura popular. Além disso, o bairro abriga instituições culturais de grande destaque, como a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, ambos de renome nacional e internacional.

Dezenove microflorestas até 2030

As microflorestas são espaços de alta densidade vegetal que prestam diversos benefícios e serviços ambientais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população com a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a filtragem de gases tóxicos e poluição.

A primeira microfloresta implementada pela Heineken® foi no Rio de Janeiro, em 2022, como residual da ativação de Heineken no Rock in Rio, onde a maioria da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, as plantas foram todas plantadas em uma área de 1.500 metros quadrados. A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para a cidade, além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou a 470 anos. Foram plantadas mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Por fim, Belo Horizonte recebeu a terceira microfloresta, com 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica plantadas em um espaço de mil metros quadrados, próximo ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Um de nossos objetivos, como marca, é deixar um legado positivo por onde passamos e atuamos. Recife é um ponto extremamente acolhedor e estratégico para a Heineken®. Com a plataforma Green Your City, impulsionamos entregas de impacto positivo com sustentabilidade e fortalecemos este pilar relevante de posicionamento da nossa marca. Queremos mostrar ao mundo que é possível abordar o tema de maneira leve, aberta e envolvente", afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de restauração florestal pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia apoiou a produção de 7 milhões de mudas nativas do bioma no Centro de Experimentos Florestais localizado em Itu-SP. 2024, a partir do recém-lançado projeto de Heineken Spin e seu pilar de agricultura regenerativa em parceria com a Rizoma, iniciou-se a implementação de uma floresta de 767 hectares, combinando áreas de restauração e a implantação de um sistema agroflorestal produtivo em 100 hectares, direcionado ao cultivo de limão orgânico.

Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

  • Energia Verde*: 50% dos pontos de venda de Heineken® em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

*Energia verde = energia renovável.

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram

Iron HouseCom operação em Pernambuco, Bahia e São Paulo, a Iron House foi criada em 2011 e integra o portfólio de negócios do Grupo Cornélio Brennand. Sua atuação de planejamento e desenvolvimento de destinos é pautada em práticas de inovação e sustentabilidade, sempre em afinidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na busca pela criação de ambientes urbanos harmônicos, inteligentes e integradores. Em Pernambuco, é uma das protagonistas da criação do primeiro bairro planejado do Grande Recife, o Paiva, onde desenvolveu três empreendimentos premiados e conectados com esses princípios da empresa. Para saber mais clique aquiSiga também no Instagram @somosironhouse e LinkedIn

Grupo Cornélio BrennandCom mais de 100 anos de história, o Grupo Cornélio Brennand (GCB) possui a sustentabilidade em seu DNA desde a sua fundação, trazendo como diretriz a expansão contínua das suas atividades, orientado pelos seus valores: dinamismo, excelência, integridade e inovação. Hoje atua nos setores de geração de energia através de fontes renováveis, vidros planos e desenvolvimento imobiliário, com um olhar atento às oportunidades, um forte espírito empreendedor e um compromisso constante com o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e ambiental. Para saber mais informações sobre o GCB clique aqui e acesse o site. Siga também no Instagram @somosgcb e no LinkedIn

Heineken®
Agência Lema

EX-BC, RAFAEL ANDREZO É O NOVO DIRETOR DE ECONOMIA DA DRUMWAVE

Rafael Andrezo
Rafael Andrezo, mestre em economia com 20 anos de experiência, sendo 15 deles no Banco Central do Brasil, assume o desafio de liderar a área de Economia na DrumWave, empresa que desenvolve infraestrutura para a nova economia de dados. 

No período em que esteve no BC, Andrezo foi Chefe de Gabinete do ex-Presidente Roberto Campos Neto, e participou da gestação de iniciativas pioneiras como a implementação do Pix, do Open Finance e o desenvolvimento da Drex, a moeda digital brasileira. 

Rafael é especialista em moedas digitais e modernização financeira. Agora, o executivo terá a missão de criar as bases para uma economia de dados eficiente e sustentável, contribuindo para transformar a valorização e o uso de dados globalmente.

A DrumWave é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve aplicativos, ferramentas e algoritmos para avaliação, valoração, controle da propriedade e monetização de dados. Por meio da Plataforma dWallet® e dos Planos de Poupança de Dados, a empresa apoia empresas e consumidores a gerenciar e capitalizar o valor de seus dados.

DrumWave
GBR Comunicação

OLÍMPIA RECEBEU MAIS DE 2 MILHÕES DE VISITANTES DE JANEIRO A JUNHO DESTE ANO

Parques de águas naturalmente quentes atraem turistas de todo o Brasil

* Linoel Dias

A Estância Turística de Olímpia espera receber mais de 500 mil turistas durante as férias escolares de julho, um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2024. O levantamento é do Observatório do Turismo de Olímpia (OTO), em parceria com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) do Governo do Estado de São Paulo.

A taxa média de ocupação hoteleira prevista é de 66,78%, índice expressivo considerando que Olímpia possui uma das maiores redes hoteleiras do Brasil, com mais de 35 mil leitos.

Crescimento

No primeiro semestre de 2025, a cidade registrou taxa média de ocupação hoteleira de 45,48%, superior aos 29,92% do mesmo período em 2024 – crescimento de 52%. O fluxo de turistas também apresentou evolução positiva, com 2.073.900 visitantes no primeiro semestre de 2025, contra 1.763.171 em 2024, aumento de 17,6%.

Janeiro liderou o ranking de visitação em 2025, com 515.977 turistas e taxa de ocupação de 66,18%, seguido por março (402.338 turistas e 51,50% de ocupação).

“Olímpia vive um momento histórico no turismo. Esses números refletem investimentos constantes na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos. A expectativa de meio milhão de visitantes em julho consolida nossa posição como principal destino de turismo familiar do país”, afirma o prefeito Geninho Zuliani.

Atrativos

O crescimento está diretamente relacionado aos atrativos de nível internacional da cidade. O Thermas dos Laranjais, segundo parque aquático mais visitado do mundo, preparou programação especial para as férias, incluindo suas atrações favoritas como a montanha-russa aquática, praias artificiais com ondas, Rio Selvagem e o complexo de toboáguas. O parque também está na reta final da construção do Nações, um dos maiores complexos de toboáguas do mundo, previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano.

Outro atrativo importante na cidade é o Hot Beach Parques & Resorts. Para as férias de julho, o quinto parque aquático mais visitado da América Latina tem como destaque a renovação de sua praia artificial, que ganhou 1.620 toneladas de areia novinha, especialmente desenvolvida para oferecer mais conforto, segurança e beleza.

Outra novidade é o planetário montado na Vila Guarani, um cinema 360° que leva crianças e adultos a uma jornada pelo espaço e pelas profundezas da Terra, onde está o Aquífero Guarani - o mesmo que também abastece as águas naturalmente quentes do parque. Na Vila Guarani, parque seco do complexo, são 11 brinquedos para todas as idades e shows noturnos.

Impacto econômico

O secretário de Turismo, Beto Puttini, destaca que a expectativa alta de visitação é resultado de planejamento, investimentos e da união entre poder público e trade turístico para oferecer uma experiência cada vez mais qualificada aos nossos visitantes. As férias de julho representam o segundo melhor período de visitação no ano, isso porque, mesmo com as temperaturas mais baixas, os parques de águas quentes são muito procurados pelas famílias.”  A cidade espera inaugurar, ainda, seu Aeroporto Internacional, previsto para 2027, e a construção do novo Centro de Convenções, iniciativas que devem expandir o turismo de eventos e negócios.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

BEN SERRIDGE É O NOVO DIRETOR DE PRODUTOS IA DA NEON

Com passagens pelo Google e formação pelo MIT, executivo liderará a estratégia de IA para produtos e transformação interna da Neon

Ben Serridge
A Neon, unicórnio e fintech pioneira na atuação junto às classes B, C e D, anuncia a chegada do executivo Ben Serridge como Diretor Executivo de Produto - Inteligência Artificial. Ele será responsável por liderar a estratégia de produtos baseados em IA, com foco na personalização da experiência e na construção de um relacionamento mais fluido e eficiente com os clientes. Também caberá a ele impulsionar a transformação interna da empresa, promovendo a implementação de inteligência artificial em processos e operações.

Com mais de 15 anos de experiência em tecnologia, Ben Serridge chega à Neon após uma carreira consolidada no Google, onde atuou como diretor de produto na sede da empresa, nos Estados Unidos. Liderou a equipe de conteúdo e monetização da Google TV, com foco em recomendações personalizadas, canais de streaming integrados e novas frentes de receita, como anúncios e assinaturas. Foi o primeiro gerente de produto do Google Play Movies & TV, liderando seu lançamento, expansão internacional e integração com o ecossistema da Play Store. Iniciou sua trajetória no Google em 2007, no escritório de engenharia em Belo Horizonte, onde atuou como um dos primeiros gerentes de produto da América Latina. Antes disso, liderou projetos de reconhecimento de voz e serviços móveis em empresas como SupportComm e SpeechWorks, com passagens por México e Brasil.

Ben Serridge é formado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e sua chegada à Neon reforça a estratégia da companhia de investir em talentos globais para acelerar o desenvolvimento de produtos voltados ao mercado brasileiro, com base em referências internacionais de excelência tecnológica.

“Estou entusiasmado com a oportunidade de aplicar inteligência artificial para resolver desafios reais dos clientes da Neon e ampliar o acesso a experiências financeiras inteligentes no Brasil. Ao longo da minha trajetória, sempre me movi pela vontade de transformar tecnologias complexas em soluções acessíveis e relevantes para o dia a dia das pessoas. Acredito que a Neon tem uma base sólida, um propósito claro e uma ambição tecnológica que abre espaço para inovação em larga escala e estou animado em contribuir com esse próximo capítulo”, afirma Ben.

Para Wilton Pinheiro, CTO da Neon, a chegada de Ben reforça o compromisso da companhia com o uso estratégico da tecnologia para melhorar a vida financeira dos brasileiros. “Ben vai liderar a Neon no movimento de oferecer um agente financeiro inteligente para todos os clientes da Neon, algo hoje restrito à alta renda e que queremos ampliar para todos os trabalhadores brasileiros. O background técnico do Ben, vindo do MIT, e a experiência no Google com produtos novos e em alta escala são a base da razão de tê-lo como sócio e executivo nessa jornada”, comenta.

Wilton destaca ainda que a Neon já possui avanços relevantes em IA, como agentes inteligentes aplicados em atendimento e cobrança. “Sabemos que podemos fazer ainda mais para ajudar nossos clientes a descomplicar a vida financeira. Ben vai nos apoiar no desenvolvimento de produtos e interfaces que preparem a Neon para o próximo estágio de crescimento”, completa.

A chegada de Ben Serridge se soma a um momento de reconhecimento da Neon pelo seu compromisso com inovação e experiência do cliente. Recentemente, a empresa foi a única da América Latina a receber o Mixpanel Excellence Award, entre mais de 9 mil clientes no mundo. A premiação destaca empresas que impulsionam a transformação do negócio por meio de uma cultura de experimentação orientada a dados — e, em apenas um ano, a Neon evoluiu de 70 para 1.400 experimentações. O reconhecimento foi entregue em San Francisco e recebido por Igor Costa, líder do time de Product Analytics.

Além disso, a Neon conquistou o 2º lugar no Ranking de Encantamento do Cliente da idwall, ficando entre as Top 8 em todas as categorias avaliadas, e recebeu também o 3º lugar no Ranking Geral de Melhor Jornada, que considerou a percepção dos clientes em etapas como onboarding, investimentos, Pix e atualização cadastral.

A Neon é uma fintech brasileira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias - quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil. Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores fintechs do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, a empresa também oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 32 milhões de clientes

Neon
VCRP

CLAUDIO PLACA É O NOVO DIRETOR DE TECNOLOGIA, CUSTOMER SERVICE E EXPERIENCE DA ALCANS

Executivo assume o desafio de ampliar a eficiência operacional e aprimorar ainda mais a experiência do cliente na empresa, que já atua em mais de 100 municípios brasileiros

Claudio Placa

Em mais um movimento estratégico para sustentar seu ritmo acelerado de crescimento, a Alcans, empresa referência em soluções de conectividade, anuncia Claudio Placa como novo Diretor de Tecnologia, Customer Service e Experience. Com vasta experiência no setor de telecomunicações, o executivo chega à companhia com a missão de fortalecer a performance da rede e elevar ainda mais a qualidade da jornada do cliente.

Com mais de 15 anos de atuação no mercado, Claudio construiu uma carreira sólida em empresas como AZZA Telecom, Aonet Internet, IPV7 e DPR. É reconhecido por liderar projetos de transformação operacional, reposicionamento de marcas e crescimento exponencial de base de clientes — entre eles, um aumento de 65% em apenas dois anos à frente de um dos dez maiores ISPs do estado de São Paulo. Também participou de dezenas de auditorias e processos de fusões e aquisições, contribuindo para a consolidação de grandes grupos do setor.

“Chego com o propósito de transformar desafios em conquistas. A Alcans já é referência — e vamos além, com visão de futuro, cultura de resultados e foco absoluto no cliente”, afirma Claudio Placa.

A chegada do executivo representa um reforço estratégico importante para a empresa, que hoje atende 113 municípios, conta com mais de 1.100 colaboradores e uma infraestrutura robusta de 16 mil km de rede. A Alcans mantém um crescimento consistente da base de clientes e investe continuamente em inovação e excelência em serviços.

Com essa nova liderança, a companhia se posiciona para avançar em seus planos de expansão, sempre com o compromisso de entregar soluções cada vez mais eficientes, escaláveis e centradas nas necessidades do consumidor.

Clique aqui e visite o site da Alcans

Alcans Telecom
Conceito Comunic

domingo, 6 de julho de 2025

INVERSORES DE FREQUÊNCIA EM AGROINDÚSTRIAS CORTAM ATÉ 60% DO GASTO COM ENERGIA EM MOTORES

Inversores de frequência controlam força e velocidade de motores elétricos, trazendo maior eficiência energética e contribuindo na otimização dos processos industriais

Na era da automação, tecnologias voltadas para sustentabilidade e eficiência deixaram de ser um luxo nas fábricas, tornando-se ferramentas indispensáveis. Entre elas, os inversores de frequência se destacam ao otimizar o desempenho dos motores elétricos, ajustando com precisão a velocidade e o torque dos motores, garantindo economia de energia, maior durabilidade dos equipamentos e disponibilizando diagnósticos simples e avançados para melhoria e correções em processos produtivos.

"Imagine uma linha de produção onde o ritmo das máquinas se ajusta automaticamente conforme a demanda. Ou um sistema de ventilação em uma mina, que ajusta sua velocidade conforme as condições ambientais. Com os conversores de frequência, isso acontece de forma fluida e dinâmica, maximizando a performance enquanto reduz o consumo de energia e prolonga a vida útil dos sistemas", explica Vinicius Basilio, Desenvolvedor de Negócios (Drives e Motores) na Reymaster Materiais Elétricos.

A empresa distribui no Brasil a linha de drives Sinamics, da Siemens, que são dispositivos projetados para justamente realizar esse papel de controle da velocidade e torque dos motores elétricos. Eles são aplicados em uma variedade de indústrias, desde sistemas de ventilação até soluções de posicionamento preciso, [PV2] ou seja, vão desde as simples até sistemas mais complexos.

Segundo a Siemens, em sistemas de ventilação com carga variável, a linha Sinamics G120 reduz consumo em até 60% comparado a controles tradicionais (caso real em mineradora no Chile, 2022).

Alguns modelos do mercado

SINAMICS V20: Este modelo é voltado para aplicações mais simples, como ventiladores e bombas, que exigem controle básico de velocidade e posicionamento. Ao ajustar a frequência da corrente elétrica fornecida ao motor, o V20, um modelo de fácil parametrização e rápido comissionamento, com um custo reduzido, permite uma operação eficiente com um custo reduzido [PV3], sendo uma boa opção para processos mais simples que não demandam alta sofisticação. O V20 é um modelo de fácil parametrização e rápido comissionamento, com um custo reduzido

SINAMICS G120C: A versão G120C é uma solução mais compacta, ideal para ambientes onde o espaço é limitado. Apesar de ser mais compacta, mantém a capacidade de ajustar a velocidade e o torque eficientemente em aplicações como transportadores e bombas de pequeno porte. Além disso, o G120C integra funções de segurança e protocolos de comunicação para garantir um controle seguro e otimizado.

SINAMICS G120: Para processos mais complexos e exigentes, como sistemas de processamento, o G120 oferece uma maior gama de funcionalidades [PV4] e um desempenho superior. Com potência que varia de 0,37 kW a 250 kW, ele consegue atender a uma ampla gama de necessidades industriais, ajustando a operação dos motores conforme as exigências específicas de cada aplicação. Por ser um equipamento modular, sua flexibilidade é um grande diferencial, isso pode contribuir no momento da escolha ou substituição do equipamento, possibilitando configurações específicas de acordo com a demanda.

SINAMICS G220: A grande novidade do momento da marca alemã é o conversor intitulado SINAMICS G220, alinhado ao conceito da indústria 4.0 e que combina conectividade avançada, redução de harmônicas e total compliance com normas internacionais. "Se a sua planta precisa de flexibilidade, segurança e a máxima eficiência energética, o G220 é a escolha que traz inovação com um toque de futurismo", diz Vinicius Basilio. Equipado com Gêmeo Digital e SINAMICS DriveSim Advanced, o G220 permite uma otimização de recursos desde a concepção do projeto, economizando não só energia, mas tempo e dinheiro. O Clean Power reduz as interferências de harmônicas, enquanto o Analyze MyDrives Edge garante mais controle e transparência, permitindo uma gestão energética sem precedentes.

"A indústria moderna exige mais do que apenas máquinas que funcionam. Ela precisa de soluções que proporcionem segurança, precisão e alta performance, e os conversores de frequência entregam tudo isso. Cada modelo é projetado para atender diferentes necessidades, otimizado de processos industriais”, conclui Basílio.

Clique aqui e saiba mais sobre a Reymaster Materiais Elétricos.

Reymaster Materiais Elétricos
Engenharia de Comunicação

SELCO ECONOMIZA MAIS DE R$ 110 MIL EM OITO MESES AO MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA COM A VOLTERA

Voltera aposta em IA para transformar gestão de energia de empresas. Foto: blog.voltera.com.br

A Selco, referência nacional em soluções para compressores alternativos e serviços de usinagem de alta precisão, acaba de conquistar mais um marco importante em sua trajetória de mais de 40 anos no setor industrial.

Ao migrar para o mercado livre de energia com o apoio da Voltera, alcançou, em apenas oito meses, uma economia superior a R$ 110 mil e evitou a emissão de cerca de 42 toneladas de CO₂.

Esses resultados são fruto de um processo bem planejado e executado, que proporcionou segurança, previsibilidade e vantagens operacionais desde o início da transição.

“A transparência nas condições e tarifas oferecidas foi um diferencial que nos deixou seguros em relação à escolha realizada. Após a contratação, os resultados foram extremamente satisfatórios. Notamos uma redução significativa nas nossas despesas com energia elétrica, o que superou nossas expectativas. Além disso, a qualidade do fornecimento se manteve estável e confiável, sem interrupções ou problemas”, diz o representante da Selco.

O processo de migração foi estruturado para eliminar barreiras técnicas e burocráticas. Desde a análise do perfil de consumo até a escolha do fornecedor ideal, a equipe da Voltera trabalhou lado a lado com os gestores da Selco, oferecendo simulações personalizadas, transparência nas tarifas e um canal direto para esclarecimento de dúvidas.

Essa atuação próxima e consultiva garantiu que todas as etapas fossem conduzidas com eficiência, minimizando riscos e maximizando os benefícios da migração.

"O mercado livre de energia ainda é visto por muitos como um ambiente complexo, mas a experiência da Selco mostra que a transição pode ser simples, rápida, estratégica e altamente vantajosa", afirma Alan Henn, CEO da Voltera e engenheiro eletricista.

“Mais do que a economia e a previsibilidade financeira, ganhamos liberdade para negociar contratos, uma plataforma de gestão energética fácil de usar e com informações em tempo real, além de suporte técnico constante para orientar nossas decisões. Esse conjunto de benefícios ainda fortalece nosso compromisso com a agenda ESG, ao reduzir as emissões de carbono”, diz o responsável da Selco.

Ao todo, a transição gerou uma economia média de 32% nos custos mensais com eletricidade, além de ganhos operacionais e ambientais significativos. Esse desempenho evidencia como a migração para o mercado livre pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a competitividade das empresas, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis.

Um caminho viável para empresas de todos os portes

A experiência bem-sucedida da Selco reforça que o mercado livre de energia não é uma exclusividade dos grandes negócios. Pequenas e médias empresas também podem reduzir custos, obter mais previsibilidade financeira e adotar práticas sustentáveis, desde que contem com uma assessoria especializada para orientar cada etapa do processo.

Com o suporte da Voltera, a migração se torna uma jornada segura, transparente e altamente vantajosa, permitindo que empresas de diversos setores transformem a gestão de energia em uma poderosa alavanca para a competitividade e a sustentabilidade.

A Voltera conecta e democratiza o acesso de qualquer empresa do Brasil ao mercado livre de energia. Entregamos energia limpa, com preço baixo e uma gestão integrada com inteligência e tecnologia. Clique aqui para saber mais

Voltera
Sheep Comunicação

sábado, 5 de julho de 2025

AMERICAN AIRLINES COMEMORA 35 ANOS DE SERVIÇOS NO BRASIL

A American Airlines está comemorando 35 anos de serviço para o Brasil este mês, um marco significativo no compromisso de longa data da companhia aérea de conectar clientes em toda a América do Sul com os Estados Unidos e outros países.

“Estamos entusiasmados em comemorar este momento, que marca 35 anos desde nosso primeiro voo de Miami para São Paulo e Rio de Janeiro”, disse Alexandre Cavalcanti, Diretor Comercial de Miami, América Latina e Caribe. "Como a principal companhia aérea americana no Brasil, temos orgulho de oferecer aos nossos clientes uma rede inigualável. Essa conquista não seria possível sem nossos clientes fiéis e a dedicação de nossa incrível equipe baseada no Brasil. Seu trabalho árduo, paixão e comprometimento continuam impulsionando nosso sucesso todos os dias."

As operações da American no Brasil incluem aproximadamente 500 membros de equipe em Reservas, Vendas, Carga, Parcerias, Contabilidade, Operações Aeroportuárias, Operações Técnicas, e Serviços ao Cliente Premium.

Operação de verão da American no Brasil

Durante a alta temporada de verão, a American oferecerá até seis voos diários de São Paulo (GRU) para três hubs nos Estados Unidos, incluindo três voos diários para Miami (MIA), até dois voos diários para Dallas/Fort Worth (DFW) e serviço diário para Nova York (JFK). A partir do Rio de Janeiro (GIG), a programação de verão da American inclui até quatro voos diários, incluindo dez voos semanais para MIA, e serviço diário para JFK e DFW.

Grupo American AirlinesComo uma das principais companhias aéreas do mundo, a American Airlines oferece milhares de voos por dia para mais de 350 destinos em mais de 60 países. A companhia aérea é membro fundador da aliança oneworld®, cujos membros atendem a mais de 900 destinos em todo o mundo. As ações da American Airlines Group Inc. são negociadas na Nasdaq sob o símbolo AAL. Saiba mais sobre o que está acontecendo na American visitando Newsroom e conecte-se com a American no X e no Facebook. Para cuidar das pessoas na jornada da vida®.

American Airlines
LLYC Brasil

sexta-feira, 4 de julho de 2025

TEMPOS MODERNOS X TEMPOS PASSADOS. Por chicolelis*


Nesta semana assisti o vídeo de um modelo da Tesla, que saiu da fábrica e foi “entregue” na casa do seu comprador, sem que tivesse alguém a dirigi-lo. Parou em todos os cruzamentos semáforos, ultrapassou outros carros na estrada e chegou à casa do comprador sem nenhum problema.

Isso me fez lembrar o Omega, um carro que veio surpreender o mercado nacional com tecnologia, até então inexistente nos modelos nacionais. Ele tinha freios ABS, vidros rentes à carroceria, o que ajudava na sua aerodinâmica, para tanto incluindo uma ligeira diferença entre as portas e corpo do carro, que muitos ao olharem achavam que se tratava de um defeito, pois parecia que as portas não se fechavam totalmente.

Dois para a entrega

Mas qual é a relação entre o Tesla, entregue na casa do comprador, sem motorista, e o Omega, 33 anos antes?

Bem, é que quem comprava um Omega, recebia o carro entregue por dois técnicos, que “ensinavam” o seu proprietário, todas as novidades que o novo carro trazia. E, caso ele não fosse encontrado em casa ou na empresa para receber os ensinamentos necessários, o veículo não era entregue.

Em razão dessa exigência do fabricante, a concessionária que fizesse a entrega desobedecendo esta regra, seria punida.

E, em uma entrega da Concessionária Regino Veículos, os seus técnicos “bateram com a cara na porta”, pois o comprador não estava em casa e a sua esposa explicou que ele era médico e que estava atendendo seus pacientes. Apesar de todos os apelos dela, que colocou os técnicos em contato com o médico pelo telefone, o carro voltou para a loja.

Muito aborrecido, o médico ligou para André Beer, seu amigo e vice-presidente do fabricante, reclamando que ele comprara o carro para fazer uma viagem de fim de semana e não tinha o carro porque não estava em casa.

Cuidadoso, André Beer explicou que o carro era cheio de novidades e que seria uma pena que ele não pudesse aproveitá-las porque não tinha recebido as instruções. E convidou seu amigo médico a visitar a fábrica, para um almoço, na semana seguinte.

Foi recebido com “pompas e circunstâncias”. Do almoço, além de André Beer, estavam à mesa o presidente da empresa, Rick Wagoner, o diretor de engenharia, Carlos Buechler e um engenheiro especialista no Omega.

Após o almoço, foram mostrar o carro ao médico, dono de um Opala Diplomata (ele teve vários). Ao conhecer todas as novidades que o Omega apresentava, o doutor. ficou surpreso e apoiou a iniciativa da fabricante, reconhecendo que seria impossível aproveitar de tudo o que o carro oferecia, sem saber das novidades que existiam nele.

> Clique aqui e assista no X o vídeo em que o carro da Tesla deixa a fábrica e de forma autônoma chega ao endereço do seu comprador.

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.