terça-feira, 5 de agosto de 2025

ROBINSON MARCHINI É O NOVO DIRETOR EXECUTIVO DE DELIVERY DA V8.TECH

Executivo chega para acelerar crescimento, unificar as operações de entrega e ampliar excelência na experiência dos clientes

Robinson Marchini

A V8.Tech, empresa de tecnologia com um abrangente portfólio de serviços, anuncia Robinson Marchini, executivo com passagens por Itaú Unibanco, Banco Pan e Warren Investimentos, como seu novo Diretor Executivo de Delivery. O movimento está alinhado ao plano estratégico da companhia, que prevê um novo recorde de receitas e crescimento para os próximos anos. Com quase 30 anos de experiência como cliente de tecnologia no mercado financeiro, o executivo será um dos responsáveis por impulsionar a excelência na prestação de serviços e conexão com os clientes.

Hoje, a V8.Tech oferece uma ampla gama de soluções aos seus clientes. Especializada em Inteligência Artificial, atua no desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, além de gerenciar serviços que transformam a jornada digital de grandes empresas.

“É uma honra chegar à V8 neste momento tão transformador. Delivery vai muito além de executar: é sobre inovar, conectar e criar valor contínuo. Quero ajudar a derrubar silos, fortalecer a parceria com Comercial, Portfólio & Inovação, e criar experiências únicas para nossos clientes”, afirma Marchini.

Robinson Marchini acumula uma vasta experiência como CTO no mercado financeiro, setor com alta demanda por tecnologia no país e será responsável por evoluir o posicionamento centrado no cliente da V8.

Para reforçar essa estratégia, a área de Delivery passa agora também a estar sob responsabilidade de Graci de Melo, fundadora e co-CEO da V8.Tech, juntamente com Vendas, Marketing, Portfólio & Inovação e Parcerias.

“Reforçar o time e integrar sob a mesma gestão trata-se de construir um verdadeiro ecossistema vibrante, onde as áreas com maior contato com os clientes e mercado possam ter voz e direcionamento comuns”, afirma Graci.

“Delivery tem que ser um laboratório vivo, gerando dados, aprendizados e oportunidades, enriquecendo continuamente nosso portfólio e a forma como entregamos valor para o cliente e para a empresa”, completa.

A V8.Tech é uma consultoria e integradora de soluções de TI, especializada na utilização de inteligência artificial para desenhar, implementar soluções digitais e gerenciar serviços que transformam a jornada digital de grandes empresas. Com 11 anos de atuação no mercado, possui mais de 400 colaboradores no Brasil e atua em projetos inovadores em toda a América Latina, recentemente recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação GPTW, como um dos melhores lugares para se trabalhar no país. Possui foco em negócio, parceria com os maiores players do mercado e utiliza de plataformas multicloud e ambientes privados para desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, tudo com IA embarcada e acelerando projetos

V8.Tech
RPMA Comunicação

BRUNO BEREZIN É O NOVO CEO DA AUTOPASS

Executivo assume liderança com foco em escalar soluções tecnológicas para empresas de ônibus, operadores metroferroviários e governos

Bruno Berezin. Foto: Claudio Belli

A Autopass, referência em bilhetagem eletrônica e soluções tecnológicas para mobilidade, inicia um novo ciclo com a nomeação de Bruno Berezin como CEO. O executivo assume o desafio de expandir a atuação da empresa para novos mercados, fortalecer a liderança em soluções de bilhetagem e acelerar a digitalização do transporte público no Brasil.

Com mais de oito anos de trajetória na companhia, o executivo liderou áreas como Jurídico, Financeiro, Prevenção à Fraude, Inovação e Novos Negócios, o que proporcionou uma visão ampla da operação e dos desafios enfrentados pelo setor de mobilidade urbana. Agora, à frente da liderança executiva, Berezin assume o compromisso de fortalecer a presença da empresa em todo o território nacional, com soluções que conectem de forma eficiente as necessidades e dores do poder público, das empresas de ônibus, operadores metroferroviários e dos usuários finais.

“Bilhetagem e tecnologia não podem ser acessórios dentro dos sistemas de transporte. Nosso papel é ser parte da solução para uma tríade complexa - governo, empresas de ônibus e operadores metroferroviários, e o cidadão. E isso exige uma atuação transparente, escalável e orientada por resultados reais. Estamos aqui para resolver problemas, não para criá-los”, destaca Berezin.

Formado em Direito pelo Insper, com especialização em Direito Empresarial, Berezin é um dos líderes que ajudaram a estruturar a jornada de transformação digital da Autopass. Sob sua liderança, a empresa busca ampliar sua atuação junto a gestores públicos e operadores, oferecendo plataformas robustas e modulares que atendem às diferentes realidades urbanas do país.

Atualmente, a Autopass está presente em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará, com soluções que atendem mais de 190 estações de trilhos e cerca de 17 mil ônibus equipados com seus validadores. São mais de 2 milhões de transações processadas por dia em sistemas que garantem controle, eficiência e integração.

A chegada de Bruno Berezin à presidência da Autopass impulsionou uma reestruturação administrativa alinhada ao novo posicionamento da empresa. Como consequência, executivos foram alocados em posições estratégicas para fortalecer essa nova fase, em um movimento que também valoriza talentos internos com profundo conhecimento do negócio.

O novo time executivo da Autopass fortalece a capacidade da empresa de escalar soluções modulares para diferentes contextos urbanos, consolidando sua posição como referência em bilhetagem eletrônica na América Latina. Presente em mais de 53 municípios brasileiros, de norte a sul do país, com operações que vão de Belém (PA) a Santana do Livramento (RS), a empresa segue em plena expansão.

“A mobilidade urbana exige sistemas de transporte cada vez mais transparentes, que gerem confiança para todos os elos da cadeia: poder público, operadores metroviários e empresas de ônibus, e usuários finais. A Autopass é parte ativa dessa solução, entregando plataformas que dão visibilidade, controle e eficiência para a operação. E nada disso seria possível sem o time que está por trás dessas entregas. Valorizar as pessoas é fundamental para seguirmos inovando com responsabilidade e propósito”, conclui o executivo.

A Autopass é uma empresa brasileira entre as maiores da América Latina em soluções de mobilidade e bilhetagem eletrônica. Com mais de 15 anos de atuação, tem como missão revolucionar e facilitar a experiência dos passageiros de diversas regiões do país. Pioneira na implementação de sistemas com cartões inteligentes, bilhetes digitais QR Code e um aplicativo próprio, a Autopass expandiu sua atuação para incluir serviços financeiros, benefícios em saúde e um programa de recompensas que beneficiam diretamente seus clientes para além do transporte público

Autopass
Giusti Comunicação

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

LÍDER AVIAÇÃO FECHA PARCERIA COM A BETA TECHNOLOGIES PARA TRAZER eVTOLS E eCTOLS AO BRASIL

Empresa será representante exclusiva da fabricante americana e anuncia encomenda de aeronaves elétricas com foco em mobilidade aérea sustentável

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anuncia sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas com a assinatura de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, referência global no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.

O acordo posiciona a Líder como representante de vendas exclusiva da Beta no Brasil, além de centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante. A parceria também confirma a aquisição de três aeronaves e uma encomenda de mais 50 opções de compra para sua frota própria.

A empresa revelou nesta segunda-feira (04) os detalhes do acordo que deve inaugurar uma nova era na aviação executiva nacional, com foco em soluções de transporte mais limpas, silenciosas e acessíveis.

“Depois de anos estudando o mercado de aeronaves elétricas, optamos por uma parceria com a Beta pela robustez da tecnologia, pela maturidade do projeto e pelo alinhamento com nossa visão de futuro. É um marco para a aviação no Brasil”, afirma Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação.

A Líder irá comercializar dois modelos da Beta:

•⁠ ⁠CX300 (eCTOL): aeronave totalmente elétrica de decolagem e pouso convencionais

•⁠ ⁠ALIA 250 (eVTOL): aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais

Os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação junto à FAA, e com a ANAC acompanhando o processo no Brasil. A entrega das primeiras unidades está prevista após a homologação internacional.

Entre os diferenciais do ALIA 250 está o design com quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal evitando o sistema tilt-rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave também oferece zero emissão de carbono, por ser 100% elétrico, sistema de carregamento rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente em aeroportos brasileiros e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com pilotos.

A operação inicial está em fase de estudo, mas contempla diversas aplicações possíveis: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda.

“O eVTOL é complementar à frota de helicópteros e aviões convencionais. Ele abre novas rotas, com menor custo operacional e menor impacto ambiental, especialmente em áreas urbanas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação.

A parceria também prevê treinamento de pilotos e equipes técnicas, inicialmente fora do país, com transferência posterior para o Brasil.

A entrada da Líder no segmento reforça seu compromisso com inovação e sustentabilidade, pilares estratégicos da companhia nos últimos anos. “A aviação elétrica veio para ficar. Acreditamos que esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável”, completa Júnia.

O anúncio será aprofundado durante a LABACE 2025, quando a Líder apresentará aos visitantes detalhes técnicos dos modelos e as próximas etapas da operação no Brasil.

Líder Aviação
Focal # Comunicação

RICARDO RIBEIRO É O NOVO CIO DA MOVECTA

Diretor chega para ampliar o processo de transformação digital da companhia

Ricardo Ribeiro

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, anuncia a chegada de Ricardo Ribeiro como novo diretor de TI. O executivo é formado em Tecnologia da Informação pela FATEC de Santos (SP) e pós-graduado em Capacitação Gerencial pela USP.

O profissional soma 25 anos de experiência, com passagens por grandes empresas como Mosaic Company, Nestlé, Peugeout – Citröen e PwC, atuando em tecnologia, produtos digitais e inovação.

O novo diretor chega à frente da recém-criada diretoria de TI, com o desafio de acelerar o programa Movecta 2030, criado com o objetivo de implementar mudanças de alto impacto, passando pela aquisição de novos equipamentos, máquinas e tecnologias, ajudando a suportar o avanço da companhia em seu processo de constante transformação digital.

O profissional também inicia seus trabalhos com a tarefa de fortalecer a cibersegurança, elevar a excelência em serviços e criar um ambiente de inovação com propósito, que desenvolva pessoas e construa um futuro mais integrado e sustentável. “Quero contribuir para o constante desenvolvimento tecnológico de nossas operações e garantir que sejam realizados com segurança e eficiência. Essas inovações devem fazer com que nosso trabalho seja cada vez mais eficiente e assertivo”, ressalta Ricardo. “Contribuir com o Movecta 2030 é essencial para alcançar esses objetivos. Esse plano facilita os nossos esforços em sempre buscar o avanço tecnológico de nossos processos”, finaliza.

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível. Única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, a companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste. A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armanezagem, equipadas com tecnologia e processos eficientes, garantindo a integridade e segurança dos produtos. A expertise da empresa em projetos logísticos a permite transformar a complexidade em simplicidade e flexibilidade, integrando a cadeia logística e comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado

Movecta
ConteúdoInk Comunicação

LICIANI MORAIS ASSUME COMO DIRETORA DE FINANÇAS DA CIMENTO APODI

Nova liderança reforça o compromisso da companhia com valor sustentável, governança e inteligência de dados

Liciani Morais

Liciani Morais assume a Diretoria de Finanças da Cimento Apodi, empresa de referência na produção de cimento, concretos e argamassas, com a missão de integrar finanças à estratégia da companhia, impulsionando a criação de valor sustentável com foco em governança, eficiência e inteligência de dados.

Entre seus principais desafios estão a consolidação de processos financeiros robustos, o suporte decisivo às decisões estratégicas e o fortalecimento da previsibilidade e da performance organizacional. Em sua atuação, Liciani promoverá a colaboração entre áreas, fomentando uma cultura orientada a resultados, responsabilidade e transparência.

“Sua experiência será fundamental para acelerar a transformação cultural da Cimento Apodi, contribuindo para o crescimento responsável da empresa com visão de longo prazo e foco na geração contínua de valor. Tendo como um pilar indispensável a colaboração entre áreas”, destaca Sergio Mauricio, CEO da Apodi.

“Assumo este novo desafio com entusiasmo e senso de responsabilidade. Acredito no poder da integração entre finanças e estratégia para impulsionar decisões mais inteligentes, sustentáveis e orientadas ao longo prazo. Meu compromisso é contribuir para uma cultura de eficiência, transparência e geração de valor contínuo para todos os stakeholders da companhia. Prezando sempre pela colaboração e centralidade nas pessoas”, destaca a nova diretora financeira da Apodi.

Executiva com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Liciani atuou em grandes corporações com foco na gestão financeira estratégica para o crescimento sustentável. Com forte liderança e vivência em ambientes desafiadores, possui expertise em Controladoria, Orçamento, Custos, Governança e Gestão Administrativa, liderando budgets, forecasts e business plans. Liderou projetos de viabilidade econômico-financeira na Mob Telecom e DelRio e conduziu iniciativas na Construtora Passarelli e atuou em projetos estratégicos no Grupo Iquine. Atua junto à alta liderança, transformando dados em inteligência estratégica, com forte atuação em reestruturação de processos, redução de custos e ganhos de eficiência. Tem MBA pela FGV, com formações no Insper, Saint Paul, Fundação Dom Cabral, MIT e Deloitte.

Cimento ApodiIdealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental

Cimento Apodi
AD2M

CUMMINS IMPULSIONA A EQUIDADE EM ÁREAS TÉCNICAS COMO PATROCINADORA OFICIAL DO WE LOCAL CAMPINAS 2025

Líder em tecnologia de energia protagoniza a primeira conferência internacional da Society of Women Engineers (SWE) no País, com representantes brasileiras que compartilharão trajetórias de impacto, diversidade e visão estratégica dos negócios.

A Cummins Inc. reforça seu compromisso com avanços estruturais em equidade de gênero e inclusão de mulheres no setor técnico ao participar, como patrocinadora oficial, do WE Local Campinas 2025 — a primeira conferência da Society of Women Engineers (SWE) realizada nos moldes internacionais no País. O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), e faz parte de uma série global de conferências apoiadas pela líder em tecnologia de energia, que estabeleceu, em 2025, o patrocínio oficial para todas as edições regionais do WE Local ao redor do mundo.

Com programação técnica, feira de carreiras e sessões de impacto, a conferência celebra a força das mulheres em áreas técnicas e reforça o papel das empresas na construção de ambientes mais diversos, inovadores e inclusivos. A cidade de Campinas foi escolhida por seu ecossistema robusto de pesquisa, inovação e educação técnica, cenário ideal para conectar mulheres da engenharia com as oportunidades do futuro.

Perspectivas que inspiram

Três colaboradoras brasileiras da Cummins foram selecionadas para integrar a programação do WE Local Campinas 2025. Cada uma compartilhará experiências e reflexões com base em suas vivências profissionais e trajetórias, abordando temas essenciais para a transformação do setor e dos negócios: liderança feminina em redes de apoio, tecnologias sustentáveis na geração de energia e interseccionalidade na inclusão de pessoas com deficiência.

e/d: Débora Lima Davanzo, engenheira de Conformidade do Produto; Geovanna Oliveira Silva, assistente de Vendas Off-Highway; e Tássia Tavares, supervisora de Conformidade de Produto

A supervisora de Conformidade de Produto na Cummins Brasil, Tássia Tavares, conduzirá uma Spot Session com o tema “Liderando uma nova afiliada: do planejamento à realização”, em que compartilha sua experiência à frente da criação de uma afiliada da SWE na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a apresentação, a supervisora trará relatos sobre o processo de criação da afiliada, desde os primeiros movimentos de articulação e engajamento até a formalização junto ao headquarter da SWE nos Estados Unidos. Com base em sua própria vivência, ela abordará os desafios enfrentados nesse percurso e a importância de se criar espaços estruturados onde mais mulheres e meninas possam se envolver com a engenharia. A sessão também destaca como a construção de redes de apoio de mulheres, baseadas no conceito de “uma sobe e puxa a outra”, tem potencial de impulsionar o desenvolvimento de lideranças, ampliar a representatividade em áreas técnicas e estimular a colaboração entre empresas, universidades e profissionais.

A engenheira de Conformidade do Produto na Cummins Brasil, Débora Lima Davanzo, apresentará a palestra “Transição energética e descarbonização na geração de energia”, na qual compartilha uma visão técnica sobre os caminhos para uma matriz energética mais limpa e eficiente.

A apresentação discorrerá sobre a evolução do controle de emissões de poluentes no mercado de geração de energia e o desenvolvimento de produtos voltados à redução de impacto ambiental, considerando a viabilidade técnica e a segurança energética. A palestra mostrará que é possível aliar compromisso ambiental com soluções escaláveis e acessíveis, promovendo uma transição energética realista e conectada às especificidades de cada mercado. Débora também buscará despertar o interesse das participantes nas áreas que apoiam a transição energética e a reforçar importância de mulheres integrarem deste movimento, alinhado com o propósito da SWE de fortalecer a atuação feminina em áreas técnicas.

Com uma abordagem inspiradora, Geovanna Oliveira Silva levará ao palco do WE Local Campinas 2025 a palestra “Em busca por reconhecimento: como transformei obstáculos em oportunidades”, na qual compartilhará sua trajetória como mulher com deficiência e engenheira, atuando em áreas técnicas e ambientes predominantemente masculinos. Atual assistente de Vendas Off-Highway na Cummins Brasil, Geovanna transforma sua vivência pessoal e profissional em um convite à reflexão sobre inclusão, visibilidade e representatividade real.

Ao longo da apresentação, ela discorrerá sobre os desafios enfrentados desde a infância, marcados por barreiras físicas e estruturais, e como sua formação técnica no Senai foi determinante para conquistar autonomia e se enxergar como protagonista da própria jornada. Sua transição para a engenharia e, mais recentemente, para a área comercial — onde hoje atende grandes clientes da indústria — reforça que pessoas com deficiência têm potencial para atuar em todos os níveis e funções. Em seu relato, ela reflete sobre interseccionalidade e meritocracia real, quebrando tabus com leveza e autenticidade.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

PORTO ITAPOÁ CRESCE ACIMA DA MÉDIA NACIONAL E CONSOLIDA POSIÇÃO ENTRE OS MAIORES DO BRASIL

Terminal aparece como o 3º maior movimentador de contêineres do país, atrás apenas do complexo portuário de Santos e do Porto de Paranaguá

O Porto Itapoá encerrou o mês de julho com resultados expressivos: foram movimentados mais de 73 mil contêineres e cerca de 60 navios operados, consolidando a segunda maior movimentação mensal do ano, atrás apenas de abril, quando o Terminal ultrapassou 73 mil unidades. O desempenho mantém a média de aproximadamente 72 mil contêineres por mês em 2025 e reforça a consistência do Terminal em volumes operacionais elevados.

De janeiro a julho, o Porto Itapoá já movimentou cerca de 500 mil contêineres, o que representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2024. O número de navios operados também subiu 17% no comparativo anual. Esses avanços são resultado de investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e na qualificação das equipes, reforçando o compromisso do Terminal com a excelência operacional e a eficiência logística.

Desempenho se destaca no cenário nacional

O crescimento do Porto Itapoá também se reflete no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que divulgou os dados consolidados do setor referentes ao período de janeiro a maio de 2025. No levantamento, o Porto Itapoá aparece como o terceiro maior movimentador de contêineres do Brasil, atrás apenas do complexo portuário de Santos e do Porto de Paranaguá. 

Na comparação com o mesmo período de 2024, o Terminal catarinense registrou um crescimento de 32,5%, desempenho muito acima da média nacional, que foi de 8,35%. O resultado evidencia o protagonismo de Itapoá no cenário portuário brasileiro e sua capacidade de crescer de forma consistente e sustentada.

Gates batem recorde com segurança total

Além dos recordes nos volumes de contêineres, o mês de julho também marcou a maior movimentação mensal da história nos Gates do Porto Itapoá, com mais de 57 mil transações, uma média diária de cerca de 1.860 movimentações. O recorde anterior havia sido registrado em março deste ano, com pouco mais de 54 mil transações.

Mais importante que o volume, no entanto, é o fato de que nenhum incidente ou acidente foi registrado nas operações de Gate durante esse período. Esse resultado reforça o alto padrão de segurança, controle e organização dos processos logísticos do Terminal, mesmo sob demanda intensa.

Para o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten, os resultados demonstram a consolidação do Terminal como referência em eficiência e inovação. “Temos investido constantemente em infraestrutura e tecnologia, mas, acima de tudo, em pessoas. O desempenho que alcançamos é fruto de um trabalho conjunto de excelência operacional, atenção ao cliente e foco em soluções logísticas inteligentes.”

Com localização estratégica no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá segue se destacando como um dos terminais mais modernos e competitivos da América do Sul.

Porto Itapoá
Logos Conexão e Conteúdo

sábado, 2 de agosto de 2025

"VOZES DO FOGO", NOVA EXPOSIÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA, INVESTIGA AS DUALIDADES VISUAIS E SIMBÓLICAS NAS PINTURAS DE ANA HERTER

Mostra reúne pinturas que transformam imagens jornalísticas sobre queimadas em reflexões poéticas e simbólicas sobre trauma, desejo e transformação

Exposição Vozes do Fogo, de Ana Herter. Foto: Jaime Acioli

O que pode emergir depois da fumaça? Entre os dias 5 de agosto e 21 de setembro, a Casa Fiat de Cultura exibe a mostra “Vozes do Fogo”, da artista Ana Herter, natural de Porto Alegre e que reside no Rio de Janeiro, onde consolidou-se artisticamente. A exposição apresenta 10 pinturas, em pequenos e grandes formatos, que exploram os limites entre a destruição e a potência transformadora do fogo. A exposição foi escolhida no 8º Programa de Seleção da Piccola Galleria e terá sua abertura marcada por uma visita mediada com a artista no dia 5 de agosto, às 19h, na Casa Fiat de Cultura. Toda a programação é gratuita.

A série de trabalhos que integra a exposição “Vozes do Fogo” foi desenvolvida pela artista Ana Herter durante os últimos anos, em momentos de intensas reflexões sobre a vida e os desastres ambientais. Formada em Biologia e com trajetória artística desenvolvida entre cursos livres e práticas de ateliê, a artista parte de imagens fotojornalísticas, especialmente registros de queimadas, para criar uma poética visual marcada por atmosferas densas e silenciosas. Suas obras não apenas retratam, mas interrogam a imagem e seus significados.

O fogo, nos trabalhos de Ana Herter, deixa de ser apenas um agente de destruição e se torna metáfora de desejo, memória e transformação. “Minha intenção não é reproduzir uma foto, mas criar uma proposta a partir dela. Eu não queria que fossem imagens que provocassem horror ou devastação, mas que despertassem sensações, camadas, pulsações internas”, afirma a artista.

Em vez de se limitar ao discurso político, a exposição amplia a reflexão para o campo simbólico e inconsciente. A artista se apropria da estética das fotos jornalísticas, normalmente suas cores saturadas e enquadramentos dramáticos, como ponto de partida para uma investigação pictórica sobre o que queima, o que sobra e o que pode renascer. “Para mim, a chama representa o desejo de coisas melhores. O fogo não é só destruição, ele também aquece, ilumina e transforma”, reflete Herter.

Exposição Vozes do Fogo, de Ana Herter. Foto: Jaime Acioli

Para o curador da exposição, Shannon Botelho, as pinturas de Ana Herter criam uma espécie de atmosfera na qual o que se vê não revela, de imediato, o que se quer dizer. “Assim como nos terrenos marcados pelo fogo, é só após a dissipação da fumaça que se torna possível dimensionar a extensão do dano ou da revelação. As imagens que ela constrói anunciam, em silêncio, verdades que se mostram aos poucos, como brasas que ainda ardem sob a superfície”, completa.

A exposição "Vozes do Fogo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Abertura

Para marcar a abertura da exposição, no dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h, a artista Ana Herter realiza uma visita mediada à exposição. O encontro será uma oportunidade para o público conhecer de perto o processo criativo da artista, as camadas poéticas de suas obras e as reflexões que atravessam a mostra. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pela Sympla.

Ana Herter

Ana Herter é natural de Porto Alegre, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formada em Biologia pela UFRGS. A partir dos anos 1990, inicia estudos teóricos e práticos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), e tem aulas particulares com artistas e teóricos. Começou a desenvolver o próprio trabalho, no seu ateliê, a partir de 2000. A técnica inicial foi o desenho em grafite, crayon e aquarela, devidamente desenvolvida e explorada. Depois, passou para a pintura em tinta acrílica, utilizada até hoje.

Piccola Galleria

A Piccola Galleria é um espaço destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 8ª edição, contou com Genesco Sousa, professor da Escola de Design da UEMG, artista e pesquisador; Maria Eduarda Marques, curadora independente, doutora em história social da cultura e escritora; e Iuri Sarmento, artista visual. O processo foi realizado virtualmente, de modo a facilitar a inscrição de pessoas de todo o Brasil. No total, mais de 200 trabalhos foram enviados.

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Ana Herter, outros cinco artistas foram selecionados na 8ª edição e terão seus trabalhos exibidos na programação de 2025/2026.

As exposições selecionadas contam com ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. São realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, e a mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e a visibilidade dos artistas.

Nas sete edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 40 artistas, abrigou mais de 450 obras e recebeu um público de 500 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari e outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço
Exposição “Vozes do Fogo”, de Ana Herter, na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: 5 de agosto a 21 de setembro de 2025
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site (www.casafiatdecultura.com.br)

Visita mediada à exposição com a artista Ana Herter  
5 de agosto de 2025, às 19h  
Inscrições gratuitas pela Sympla

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita

Casa Fiat de Cultura    
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG   
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento  
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h    
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações    
Casa Fiat de Cultura (www.casafiatdecultura.com.br)     
casafiatdecultura@stellantis.com    
facebook.com.br/casafiatdecultura    
Instagram: @casafiatdecultura    
X: @casafiat    
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
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EU TENHO HABILITAÇÃO PARA CONDUZIR BONDE. E VOCÊ? Por chicolelis*

Citadis Tram - VLT Rio de Janeiro

No dia 15 de março de 2011 eu subi a bordo de um Citadis Tram, semelhante ao VLT que circula pelo Rio de Janeiro, com a diferença que meu embarque aconteceu em La Rochelle, no “campo de provas” da Alstom, uma das sedes da empresa na França. Estava lá para conhecer os planos da empresa para o que no Brasil, conhecemos popularmente como “trem bala”, que deveria estar aqui para a Copa do Mundo de 2014. Conduzi o "bonde" por cerca de 500 metros, o que me garantiu o Diploma fornecido pela Alstom, conforme foto do mesmo.

Meu diploma

Ocorre que, durante a coletiva, ao responder uma pergunta que eu fiz, (a distância de São José do Rio é menor que 300 km) descobriu-se que pelos planos do nosso governo, não haveria possibilidade de instalar aqui o trem de alta velocidade. Isto porque a ideia brasileira era do trem sair de São Paulo, passar por Campinas, São José dos Campos e, só dali, seguir em direção ao Rio de Janeiro. Não haveria condição técnica, em razão da grande inclinação exigida para atender a esse trajeto. Por isso, a coletiva foi encerrada.

Bem, quem sabe um dia, teremos por aqui o Avelia, que é o modelo da Asltom para o seu trem de alta velocidade, que no mercado norte-americano é conhecido por Avelia Liberty. Existe também o Avelia Horizon, de dois andares, também de alta velocidade.

Além do “bonde” que circula pelo Rio de Janeiro e dos trens pelo Metrô de São Paulo. La Rochelle também é conhecida por um dos portos de onde saiu a primeira leva de imigrantes para o Mississippi, nos Estados Unidos, liderado por René-Robert Cavelier em 1684. Mas o grupo acabou se estabelecendo no Texas. Mas os franceses de La Rochelle foram para Os Estados Unidos e lá tiveram grande participação na colonização da cidade de New Orleans (que se pronuncia como está escrito e não como New Orlins como muitos usam), fundada em 1718, ficando conhecida como capital da Louisiana francesa, em homenagem ao rei Luis XIV.

Como era uma possessão francesa, foi comprada pelos Estados Unidos em 1803, durante o governo francês de Napoleão.

Voltando ao nosso trem bala

Apesar do projeto nunca ter saído do papel, ainda existe no Brasil a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada em 2012 e que hoje está incorporada à Valec, outra estatal ferroviária, formando uma única empresa, a Infa S/A. Segundo informações da Imprensa, são 76 funcionários.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CESSNA SKYCOURIER SERÁ DESTAQUE NA LABACE APÓS DEMONSTRAÇÃO POR NOVE CIDADES BRASILEIRAS

O modelo, que é um dos mais comentados no Brasil ultimamente, estará pela primeira vez no evento

A TAM Aviação Executiva, representante autorizada de vendas no Brasil da Textron Aviation Inc., expõe na LABACE o primeiro Cessna SkyCourier em operação da América Latina. O evento ocorre de 5 a 7 de agosto, no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.

Depois de uma série de apresentações de sucesso em nove cidades brasileiras – Manaus (AM), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Vitória (BA) e São Paulo (SP) – o Cessna SkyCourier aterrissa na LABACE 2025, onde ficará em exposição estática durante o evento.

“Estamos felizes de sermos o primeiro país de toda a América Latina a apresentar ao mercado de aviação executiva uma aeronave que agrega valor a diversas missões, graças a sua capacidade de carga e versatilidade. E é ainda mais especial poder expor a aeronave pela primeira vez na LABACE. Trazer essa novidade para a feira reforça nosso compromisso em apresentar soluções robustas, eficientes e alinhadas às necessidades do mercado brasileiro, que é exigente e desafiador, principalmente por conta da nossa dimensão continental,” destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.

Cessna SkyCourier

O turbo-hélice bimotor de asa alta Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos e atende tanto às operações dedicadas ao transporte regional de pessoas quanto às destinadas ao transporte de grandes volumes de carga. É ideal para frete aéreo, passageiros (capaz de levar até 19 pessoas) e operadores de missões especiais.

O modelo é alimentado por dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC e apresenta a McCauley Propeller C779, uma hélice de alumínio de quatro pás de 110 polegadas, para serviço pesado e confiável. O SkyCourier é operado com aviônicos Garmin G1000 NXi e atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 210 kts (389 km/h). O SkyCourier tem um alcance máximo de 920 NM (1.704 km). A aeronave possui uma grande porta e uma cabine de piso plano, além de alta capacidade de carga útil.

Vale destacar que, com menos de um mês de operação no Brasil, o SkyCourier já é um dos modelos mais comentados no país. Para saber mais sobre o modelo, clique aqui.

TAM Aviação ExecutivaNúmero 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há mais de 60 anos sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. É considerada a maior representante de vendas da Bell e da Textron Aviation no mundo. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para o nosso Centro de Serviços (o maior da América Latina para aeronaves executivas), hangaragem e atendimento doméstico e internacional, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves

TAM Aviação Executiva
Insight Net

BIOGRAFIA LASCADA. Por Marli Gonçalves*

Eita! Lá se foi mais um pedaço muito importante da minha própria biografia. A perda de um amigo que poderia ser testemunha de um momento importante de nossas vidas sempre abre um estranho buraco, além da tristeza. Já estou quase sem quem possa dizer que é verdade tudo do muito que já vivi.

Jaques Gergorin, de Papai Noel, e eu no Shopping Iguatemi.

Tenho certeza de que você aí já aprontou alguma, já viveu uma aventura, tem casos inacreditáveis para contar, lembranças incríveis que só você contando difíceis até de acreditar. Histórias que sempre é muito bom saber que alguém poderia confirmar, mesmo que nunca isso seja necessário, que ninguém esteja mesmo pensando em fazer sua biografia, nem você. Mas cada uma delas está lá na memória, não estava sozinho e se a coisa foi boa ou especial, sempre poderiam, juntos, lembrarem, atualizarem, vice-versa, às vezes até com detalhes que haviam escapado da memória.

Esta semana mais uma vez tomei uma pancada e tanto. Daquelas que atordoa, e muito. Na passagem habitual pelo Facebook dei de cara com o anúncio da morte de quem eu costumava considerar como meu amigo mais antigo, e que conheci ainda adolescente, há mais de 50 anos.

Jaques Gergorin, o seu nome. Muitos devem tê-lo conhecido como Jaques Kaleidoscópio, o nome do programa na Rádio América que nos anos 70 marcou toda uma geração, feito ao vivo, com os amigos por ali no estúdio, rock bom, e de onde saíram muitos nomes importantes de nossa música e cultura, sucessos ainda por aí. Nos últimos anos se auto intitulava Jaques Sobretudo Gergorin. Era exatamente isso; sobretudo poderia versar, com especial inteligência e tino criativo.

O conheci tinha 15 anos, ainda uma colegial - ele morando na torre, perto do sino, da Igreja do Calvário aqui em São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, Pinheiros. Ali vivia um grupo especial de amigos unidos em torno do rock, uma comunidade livre como outras que floresceram, mesmo nos tempos da ditadura. Na rua Lisboa, ao lado da Igreja, tinha um pequeno teatro por eles dirigido, a Tenda do Calvário. Por lá passaram Mutantes, Som Nosso de Cada Dia, Manito, muitos... Isso tudo faz parte das memórias do rock nacional. Procure saber; não dá pra contar aqui como essa experiência terminou.

Mas, enfim, continuamos nossa amizade vida afora, às vezes mais próximos, outros mais distantes, inclusive não o via já há algum tempo, embora dele, meu leitor, soubesse, ganhando “bjaqs”.  Ainda nos anos 70, com outro amigo, o hoje vereador Roberto Tripoli, pela Antena 1, fizemos um programa de rádio chamado Contatos de Primeiro Grau. A Rua Augusta era ponto de paquera: os carros desciam e subiam, e os flertes rolavam. Nos encarregávamos de passar pela rádio as mensagens, um Correio do amor, um Tinder do passado. Tudo entremeado por música. Anos depois quase fui trabalhar com ele em Goiânia, onde fazia um programa de entrevistas, o Sobretudo. Ultimamente Jaques se divertia mesmo, acreditem, trabalhando aos finais de ano sendo Papai Noel!

Tem muito mais. Resumi bem a história para poder caber aqui, e vocês entenderem o tamanho do buraco que a perda de um amigo pode significar em nossas vidas. Nesse caso há ainda mais um detalhe estranho do qual só tive consciência ao saber agora da sua partida: uma vez, há bem mais de vinte anos, não consigo precisar, ele chegou a morrer. Sim, morreu. Um problema no coração o apagou; os médicos o ressuscitaram. Não gostava de falar sobre isso, mas chegou me contar à época a fascinante experiência de ir para o outro lado e voltar. Claro que depois disso ficou, digamos, mais comedido no seu modo de vida. Agora, já aos 76 anos, foi embora mesmo.

Daí o baque. Eu o acreditava imortal, o amigo com quem sempre poderia contar para confirmar nossa história, a qualquer tempo, o que faço agora com carinho e saudades.

> Tenda do Calvário -  achei esse registro. Clique aqui.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


EXXONMOBIL BRASIL INVESTE MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA PRESERVAR MICO-LEÃO-DOURADO E REFLORESTAR MATA ATLÂNTICA

Projeto contribuiu para quase dobrar o número de micos na natureza e reflorestar uma área de Mata Atlântica equivalente a 50 campos de futebol

No próximo dia 2 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Mico-Leão-Dourado, a ExxonMobil Brasil renova o apoio à Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), por meio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), com um aporte de R$ 1,1 milhão. O projeto contribui para a contínua implementação do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, apoiando as ações educativas e eventos com visitantes. Além disso, a próxima fase recuperará mais 2 hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 3.400 mudas espécies nativas, e criará um jardim sensorial para facilitar o contato com a natureza de pessoas com deficiência.

Desde 2019, a multinacional destinou mais de R$ 6 milhões à AMLD, o que permitiu o plantio de 45 mil mudas nativas de Mata Atlântica em 35 hectares – aproximadamente 50 campos de futebol –, além da criação e ampliação do Parque, com a inauguração da exposição “Casa do Mico” e a construção de dois decks e uma torre de observação de uma área de reflorestamento. Como resultado das ações do projeto, a população de micos, que era de 2500 animais em 2019, aumento para cerca de 4800.

“Com o plantio de mudas, fomentamos a economia de agricultores locais, assim como a manutenção do Parque contribui para o aumento do ecoturismo e da educação ambiental. Queremos que a população se consciente da importância da conservação da espécie e da vegetação nativa”, afirmou Luis Paulo Ferraz, presidente da AMLD.

No ano passado, a Associação alcançou um grande marco, ao transformar o parque em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Dessa forma, os 151 hectares de Mata Atlântica terão garantia de preservação, mesmo que o terreno mude de proprietário. Somente em 2024, o parque recebeu mais de 4 mil visitantes, principalmente de escolas da região e ecoturistas do Brasil e do mundo.

"O engajamento da sociedade é fundamental para a conservação da biodiversidade. E a melhor forma de promover o interesse das pessoas pelas florestas é permitir que elas vivenciem esta experiência de uma maneira ao mesmo tempo divertida, saudável e educativa. Este é objetivo do “Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado”, um espaço que também conta uma história para salvar uma espécie ameaçada de extinção. A AMLD, a ExxonMobil e o Funbio se juntaram nesse esforço há seis anos. Com este apoio tem sido possível criar todas as condições para desenvolver o ecoturismo na região e ainda plantar florestas e ampliar o habitat do mico-leão-dourado. O interior do estado do Rio de Janeiro é o único local onde a espécie vive na natureza. Estamos muito felizes com esta parceria transformadora e que faz a diferença.", secretário-executivo da AMLD, Luis Paulo Ferraz.

AMLDFundada em 1992, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) tem caráter científico, social e educacional. Sua missão é promover a conservação da Mata Atlântica na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica, em particular o mico-leão-dourado. Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida de toda a população da região

FUNBIOO Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental, empresarial e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade. Desde o início das atividades, em 1996 o FUNBIO já apoiou mais de 700 projetos que beneficiaram número superior a 400 instituições em todo o país. Entre as principais atividades realizadas estão a gestão financeira de projetos, o desenho de mecanismos financeiros e estudos de novas fontes de recursos para a conservação, além de compras e contratações de bens e serviços. É a única instituição da sociedade civil no Hemisfério Sul acreditada tanto como agência implementadora do GEF, o Fundo Global para o Meio Ambiente, quanto do GCF, Fundo Global para o Clima

ExxonMobil Brasil
FSB Comunicação

JOÃO MELLÃO É O NOVO CEO DA AMARO AVIATION

Executivo, que atuava como COO da companhia, assume a liderança com foco em inovação, excelência operacional e expansão no setor de aviação executiva

João Mellão

A Amaro Aviation anuncia uma nova etapa em sua trajetória com a nomeação de João Mellão como CEO da companhia, a partir do dia 5 de agosto de 2025. O executivo, que ocupava até então a posição de Chief Operating Officer (COO), assume o novo cargo com o compromisso de dar continuidade à missão da empresa de oferecer excelência em serviços de aviação executiva no Brasil e no exterior.

A transição acontece no momento em que Marcos Amaro, fundador da empresa e atual CEO, passa a exercer o cargo de Chairman, mantendo-se à frente da estratégia e do desenvolvimento de novos projetos. A mudança marca um novo ciclo na Amaro Aviation, guiado pela inovação e pela preservação dos valores que moldaram a cultura da empresa.

“Tenho plena confiança de que o João conduzirá esse novo desafio com responsabilidade, honra e visão de futuro”, afirma Marcos Amaro. “Sua trajetória conosco é marcada por disciplina, consistência e profundo comprometimento com os interesses da companhia, sempre com sensibilidade na gestão de pessoas e foco em decisões estratégicas alinhadas aos nossos valores”.

Em sua primeira declaração como CEO, João Mellão destaca o entusiasmo com o novo desafio: “Assumir a liderança da Amaro Aviation é, sem dúvida, uma honra e uma enorme responsabilidade. Estou muito motivado com essa nova etapa e comprometido em liderar a empresa com excelência, mantendo o foco em nossos clientes, na inovação e na busca contínua por eficiência. O setor de aviação executiva passa por grandes transformações no mundo todo, e queremos seguir contribuindo ativamente para esse movimento com soluções que aliem tecnologia, segurança e uma experiência de alto nível.”

A Amaro Aviation seguirá investindo na expansão de suas operações, aprimoramento de processos e em soluções que elevam a experiência dos seus clientes. A chegada de João Mellão ao comando executivo reforça esse compromisso, ao mesmo tempo em que preserva o legado construído desde a fundação da empresa.

Além da movimentação na liderança da Amaro Aviation, Marcos Amaro reforça seu compromisso com a preservação da história da aviação brasileira. Ele assumirá também a presidência do Museu Aeroespacial Paulista, além de manter seu trabalho junto ao Museu Asas de Um Sonho – iniciativas que visam manter viva a memória dos pioneiros da aviação e inspirar novas gerações.

Amaro AviationFundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Para mais informações clique aqui

Amaro Aviation
Egom PR Agency

DANIEL DOS REIS É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA DINAMIZE

Executivo assume o cargo após 16 anos na empresa, com a missão de expandir a atuação nacional e liderar o time de vendas com foco em aquisição e retenção de clientes

Daniel dos Reis

A Dinamize, plataforma referência em automação de marketing e CRM, anunciou Daniel dos Reis como novo diretor comercial. O executivo atua na empresa desde 2009 e construiu ao longo desse período uma trajetória sólida na área de vendas, contribuindo diretamente para a expansão da companhia em diferentes regiões do país.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, Daniel é reconhecido pela forte atuação em prospecção, gestão de grandes contas e estratégias de crescimento. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, teve passagem no Buscapé, onde atuou como gerente de contas sênior, responsável por fidelizar e reter clientes premium.

Na Dinamize, ele ocupou cargos de senioridade no time comercial e se consolidou como uma das lideranças da empresa. Além da atuação executiva, tornou-se presença constante nos principais eventos do setor, sendo reconhecido como palestrante e referência em estratégias de CRM e automação de marketing com foco em resultados. Seu trabalho combina tecnologia, comportamento humano e neurociência para escalar vendas.

“A Dinamize é parte da minha história. Assumir a diretoria comercial é uma honra e, acima de tudo, um compromisso com a evolução dos nossos clientes e parceiros. Vamos seguir crescendo com estratégia, tecnologia e proximidade”, afirma o novo diretor.

A Dinamize é uma plataforma completa em automação e e-mail marketing, que se consolidou no mercado de tecnologia atraindo clientes dos mais diversos segmentos. Hoje, atende marcas no Brasil e no exterior, com operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - além de parceiros em todo o país. A companhia ajuda empresas a venderem mais, conquistando uma comunicação mais personalizada com o cliente. Para mais detalhes, clique aqui e visite o site

Dinamize
NB Press Comunicação