sexta-feira, 27 de setembro de 2024

COMO ERA BOM O TREM DO PRESIDENTE. Por chicolelis*

Hoje, o presidente, ministros e afins viajam de jatos pelos céus do Brasil e de outros países. Mas já houve tempo em que essas figuras da República viajavam de trem, que tinham o mesmo luxo que os aviões oferecidos hoje a elas. Em Santos, um desses trens, importados da Inglaterra no século passado, em breve estará disponível para visitação pública.

O luxo é visível, com aquelas deliciosas poltronas de vime, igual àquelas que apareciam nos filmes rodados na Índia, nas casas e escritórios dos colonizadores ingleses, que lá estiveram entre 1750 e 1850. São três os vagões da mordomia presidencial e convidados. O primeiro, presidencial, com as confortáveis poltronas de vime, com macias almofadas. Ventiladores com pás de cobre (ai se os bandidos sabem disso!)

O segundo vagão abrigava o bar e o restaurante. Tudo em madeira de Lei ou seja, de primeira linha. Ali eram servidas refeições ligeiras, como sanduíches e saladas e, claro drinks dos mais variados. Uma geladeira à antiga, com gelo, ajudava a conservar os ingredientes.

O quarto vagão era o administrativo, onde eram resolvidas as questões da República e uma sala com confortáveis poltronas em couro (legítimo, claro!), enquanto uma “Maria Fumaça” fazia o trem presidencial correr sobre os trilhos.

Como chegou a Santos

Os vagões presidenciais chegaram à Santos em 2014, segundo Paulo Gonzalez Monteiro que, além de cuidar do trem presidencial é diretor do Museu Pelé (conhece? Ainda não? Pois vá, vale a visita!).

Paulo, um dos fundadores da Memotranspo (Associação Brasileira de Preservação da Memória dos Transportes), conta que teve conhecimento de que os vagões presidenciais estavam parados em uma área da extinta Rede Ferroviária Federal, que existiu entre 1957 e 1999. Havia outras cidades interessadas no trem presidencial que acabou vindo para Santos.

Esses vagões fazem parte da história da ferrovia no Brasil, que já teve 38 mil km e hoje são apenas 10 mil, abrigando a Estrada de Ferro Vitória-Belo Horizonte e a Ferrovia Carajás, com trens que fazem o trecho entre São Luis (MA) e Paraupebas (PA), para o transporte de carga e passageiros. Na área exclusiva de carga, a empresa RUMO, destaca-se como a primeira no País, com 14 mil km de trilhos entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins.  Nos Estados Unidos e na Europa,  são mais  250 mil km, na China 67 mil km, Argentina, 34 mil km e o México 23.400 km. Esses números, do exterior, incluem transporte de carga e de passageiros.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

MINI CONFIRMA OS NOVOS MINI COOPER E E MINI COOPER SE PARA O BRASIL

MINI Cooper E | MINI Cooper SE

O carro perfeito para a mobilidade elétrica urbana. Este é o novo MINI Cooper 100% Elétrico, que chega completamente renovado ao Brasil e em duas versões. Unindo o conceito sustentável da propulsão elétric a e o DNA Go-Kart Feeling tão tradicional da marca britânica, o modelo que simboliza o futuro totalmente elétrico da marca está confirmado para o Brasil. A pré-venda dos modelos será anunciada em breve.

Disponível em duas versões (E e SE), o novo MINI Cooper 100% Elétrico oferece potência e alcance superiores, para se encaixar perfeitamente em todos os tipos de uso. O inédito MINI Cooper E substitui o MINI Cooper SE da geração anterior, porém com mais desempenho e maior alcance. Vem com um motor elétrico de 184 cv e 290 Nm de torque. Com esse conjunto, o novo modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. O alcance divulgado pelo Inmetro é de até 246 quilômetros.

Já a nova versão topo de linha, MINI Cooper SE, oferece agora uma performance e uma autonomia ainda maiores. Com 218 cv e 330 Nm de torque, o modelo icônico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Para o MINI Cooper SE, o alcance divulgado pelo Inmetro chega 303 quilômetros, devido a bateria de maior capacidade, com 54,2 kWh.BMW Group Brasil.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

VOLVO: BRASÍLIA RECEBERÁ 90 NOVOS ÔNIBUS B320R PARA SEU SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO.

Os ônibus serão operados pela Auto Viação Marechal, uma das prestadoras de serviço de transporte de passageiros no DF. Veículos vão fazer rotas que interligam a capital federal às cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia, densamente povoadas.

Os novos ônibus Volvo B320R vão ampliar a frota da Marechal, que opera 144 linhas no Distrito Federal. Atualmente a empresa tem 478 veículos e transporta cerca de 145 mil passageiros por dia nas regiões da Bacia 4, que atende as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, II e parte do Park Way. “Temos compromisso com um transporte público urbano moderno e de qualidade. Por isso, investimos sempre em ônibus de alto padrão”, diz Ângelo Gulin, conselheiro da Auto Viação Marechal.

Econômico e silencioso

Os novos ônibus de Brasília são da mais recente geração de chassis diesel da Volvo. “Lançamos o B320R no ano passado e o modelo está sendo muito bem aceito. Ele eleva ainda mais o padrão dos chassis Volvo em alta tecnologia, segurança e excelente consumo de combustível”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses.

O B320R é equipado com o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Com ele, o veículo é extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era referência nesse quesito. Com projeto similar ao dos caminhões VM, esse motor tem ampla disponibilidade de peças nas concessionárias Volvo, que têm mão de obra largamente capacitada para sua manutenção.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o veículo incorpora a avançada tecnologia de segurança Volvo, que inclui freio EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas. A suspensão é pneumática. “Além disso, o chassi é construído com ligas especiais, mais leves. E, mesmo com peso menor, é robusto e durável”, assegura Luciano Tedesco, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

Os novos ônibus do DF têm carroceria Caio de 13,2 metros. Com capacidade para 81 passageiros, os veículos têm portas de ambos os lados, elevador na porta central para acesso de pessoas com deficiência e ar-condicionado.

Sistema de Brasília

O sistema de transporte público de Brasília é um dos maiores do Brasil, com cerca de 1,05 milhão de passageiros transportados por dia. É também um dos mais complexos, pela baixa densidade. A capital do Brasil tem população de quase 3 milhões de habitantes numa área de 5.780 km2, ou 489 habitantes por quilômetro quadrado. Uma área extensa e com baixa densidade populacional exige rotas longas e grandes deslocamentos. O sistema tem 2.914 ônibus que atendem 933 linhas e fazem 21.179 viagens por dia, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Governo do Distrito Federal.

Grupo Volvo América Latina

OBRAS NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS PROMOVEM RECAPEAMENTO MODERNO DA PISTA E PROPÕEM TRIPLICAR ESPAÇOS EM ÁREAS COMUNS

O Autódromo de Interlagos recebe desde agosto um conjunto de obras significativas para modernização do complexo. O projeto inclui o recapeamento completo das pistas, com previsão de conclusão até meados de outubro, e ampliação das áreas comuns do autódromo, que passará de 7.000 m² para 22.000 m².

Com mais de 150 profissionais envolvidos nas obras, a principal responsável pelos trabalhos no Autódromo é a construtora JOFEGE. A empresa atua de forma independente na pavimentação das pistas e lidera o Consócio JC Interlagos para ampliação das áreas comuns e outras obras que buscam melhorar a infraestrutura do complexo.

Sylvio Carlos Neri, engenheiro da JOFEGE, explica que o recapeamento das pistas segue padrões internacionais de qualidade, garantindo um asfalto com maior abrasividade e menor compactação, ideal para a performance de carros de alta velocidade. “Estamos aplicando aproximadamente 81 mil m² de asfalto novo, com um traço que inclui fibra natural, CAP com polímeros e borracha, além de britas especiais. O asfalto que está sendo produzido aqui é o que há de melhor no mundo, indicado para grandes corridas de F1, Stock Car e outros eventos do automobilismo”, afirma Neri.

Além do recapeamento para o automobilismo, o Autódromo recebe obras para melhorar a experiência dos visitantes em outros eventos que costumam ocorrer no local, como o Lollapalooza e The Town. Um novo edifício oferecerá elevadores, banheiros modernos, lojas e restaurantes, além de diversas áreas com vista privilegiada da pista, melhorando o aproveitamento e integração com as demais áreas.

"O Autódromo já conta com algumas áreas comuns e cobertas, como a tribuna de honra que possui um espaço aproximado de 650 m² e o Paddock, que é um espaço bastante conhecido por ser uma das áreas mais prestigiadas do GP de F1, onde é montado o camarote exclusivo durante o evento. A obra busca não só triplicar estes espaços para o público, mas também oferecer comodidade, segurança e uma experiência inédita de observar por cima quase 100% de todo o complexo", destaca Celso Vaciski, gerente de projetos de contratos do consórcio JC.

"Com essas melhorias, Interlagos se prepara para oferecer uma experiência ainda mais completa aos visitantes e para os competidores, reafirmando sua importância no calendário automobilístico mundial, e, para eventos de entretenimento nacional e internacional", complementa Vaciski.

Além da ampliação do espaço comum, o consórcio liderado pela JOFEGE também trabalha na construção de um novo túnel que facilitará o tráfego de caminhões dentro do autódromo.

“No túnel existente no Autódromo, o usuário precisa de autorização para atravessar, mas o novo túnel terá passagem livre, melhorando a logística interna. Esta obra busca melhorar a infraestrutura do Autódromo, oferecer mais celeridade ao transporte de carga, de pessoas, além de diminuir a burocracia para o tráfego interno", conta Claudio Matelli, engenheiro e porta-voz da Construbase, empresa que faz parte do Consórcio JC Interlagos.

A JOFEGE foi fundada em 1968, por quatro irmãos que adquiriram uma pequena pedreira em Itatiba, interior de SP, e, desde então, o contínuo crescimento foi inevitável. Nos anos seguintes, gradativamente foram incorporados serviços no portfólio da empresa, tais como pavimentação, concreto, empreendimentos imobiliários, agropecuária, mineradora, têxtil, argamassas ensacadas para varejo e construtoras, entre outros. Com investimentos tecnológicos constantes, o Grupo JOFEGE evoluiu de maneira concreta, conquistou o mercado e hoje é referência na prestação de serviços para os setores público e privado. Além de oferecer qualidade, rapidez e sustentabilidade em seus serviços, o Grupo JOFEGE também está movimentando a economia do país, gerando cerca de 2.000 empregos diretos, com cursos de capacitação e treinamentos dentro da própria empresa.

JOFEGE
Agência NB Comunicação


OITO MOTIVOS PARA CONTRATAR PESSOAS 50+. Por Priscila Oliveira*

Foto: Diário do Comércio

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de pessoas 50+ no Brasil em 2024 atingiu os 59,1 milhões, frente aos cálculos das projeções populacionais. Como modelo de comparação, os mesmos dados apontaram 28,1 milhões de pessoas com 50 anos ou mais vivas no país no ano 2000. A pesquisa ainda indica que, até 2030, o Brasil alcance a média de 69 milhões de pessoas pertencentes às gerações anteriores, e confirma essa parcela da população como superior à que representa a faixa etária de 15 a 24 anos, assegurando que deixou de ser a menor fatia no país em 2024 e será a maior dela daqui a duas décadas.

Isso demonstra grande participação social de pessoas com 50 anos ou mais e contracena com as previsões referentes aos próximos anos, que confirmam 2030, por exemplo, como o ano com mais brasileiros com idade superior aos 50 anos vivos, do que crianças. Até mesmo o Senado, com novos projetos de lei em tramitação, já está se preparando para atender esse que foi considerado como o maior desafio da próxima década, apresentando preocupação em modernizar a legislação atual, responsável por defender e amparar essa faixa etária no país.

Etarismo no mercado de trabalho

O etarismo é um modelo de discriminação que está diretamente ligado à exclusão de pessoas das gerações anteriores e apresenta prejuízo ao bem-estar emocional e à autoestima de quem sofre com ele, bem como às oportunidades de trabalho, como demonstra a pesquisa da Ernst & Young e agência Maturi, realizada com 200 empresas brasileiras. Os dados da pesquisa apontaram que 78% dessas empresas ainda encontram barreiras no momento de contratar pessoas acima dos 50 anos.

Crescimento da população 50+

A qualidade de vida no Brasil foi um dos fatores de crescimento da população 50+ nas últimas décadas, o que também corroborou com a permanência dessa população em mais atividades cotidianas, no entanto, e graças a um modelo de educação cultural que reverencia um padrão estético específico, o brasileiro ainda acredita que deve haver uma separação entre a população mais velha e a faixa etária mais jovem, destinando à mais velha o ato de prender-se a comportamentos, atitudes, vestimentas, ambientes para frequentar e até mesmo cargos e lideranças para assumir, e delimitando se pode ou não ter acesso a esses direitos.

Da mesma forma, o preconceito se estende às relações do dia a dia, e até mesmo às decisões da rotina, impedindo a participação efetiva de pessoas 50+, ainda que estiverem aptas às funções requeridas. As consequências são depressão, ansiedade, estresse, desigualdade e sentimento constante de invalidez.

Como viver sem o preconceito de idade?

Uma maneira de viver sem o preconceito de idade é adequando a população 50+ aos processos decisórios do cotidiano. Acompanhe, abaixo, 8 ações positivas que podem ajudar a entender a participação dessa parcela da população no mercado de trabalho como uma escolha assertiva:

1. Auxilie as pessoas das gerações anteriores a ficarem por dentro das novidades tecnológicas: uma ação positiva é oportunizar à população 50+ a chance de se atualizar com as dinâmicas das tecnologias que as novas gerações têm trazido;

2. Entenda que a geração 50+ é capaz de entregar ensinamentos valiosos: as gerações anteriores fazem parte de uma fração da sociedade que apresenta facilidades com o aprendizado contínuo e com o entendimento das situações do dia a dia. São experiências que, se valorizadas e bem aproveitadas, podem ser parte das novas ideias para os negócios das empresas;

3. Desenvolva vagas alternativas: possibilite o trabalho abrindo vagas para a população 50+ e apresentando à empresa as grandes capacidades desses colaboradores que fazem parte das gerações anteriores;

4. Fomente e divulgue a contratação de pessoas 50+: crie uma onda de conscientização na sua empresa e no mercado de trabalho, passando a ideia de que o colaborador que faz parte do grupo 50+ só precisa de oportunidades para apresentar resultados;

5. Permita à pessoa 50+ ser parte integrante nos assuntos do trabalho: ao fazer isso, a empresa promoverá a integração desse profissional contratado oferecendo a ele a oportunidade de se expressar, o que pode causar o efeito de pertencimento. A consequência será um colaborador mais proativo e capacitado para trazer resultados para a empresa;

6. Entenda que o nível de gratidão de pessoas 50+ pode ser o que a sua empresa esteja precisando para alcançar mais resultados: a educação da faixa etária de pessoas acima dos 50 anos vem de modelos culturais diferenciados, por vezes até mesmo adversos aos modelos atuais, e permite um olhar característico às circunstâncias e situações da rotina. Esse olhar traz um grande sentimento de gratidão, uma emoção que, se bem aproveitada, pode somar positivamente aos resultados dos negócios;

7. Aposte na diversidade etária: compreender que o mundo experiencia processos diferenciados de vivências e individualidades todos os dias é importante para perceber que cada pessoa traz consigo níveis preciosos de sabedoria, conhecimento e situações complementares. Apostar na diversidade etária é oferecer apoio às ideias antigas, mas não ultrapassadas, e entender que elas podem ser um somatório nos momentos de decisão nos negócios;

8. Mão de obra especializada com anos de experiência: e por fim, mas não menos importante, o fato de que pessoas 50+ apresentam anos de experiência em inúmeras atividades, corroborando com a realidade atual dos negócios das empresas, que está em constante evolução e precisa se adequar à velocidade do mercado.

Estabilidade das pessoas 50+ no emprego

É importante lembrar que as pessoas 50+ não têm o costume de mudar de emprego com a mesma frequência, assim como as novas gerações o fazem, e praticam a estabilidade com mais afinco do que elas, um imperativo a mais para apostar na diversidade etária no momento de recrutar e selecionar.

O ingresso a uma nova carreira depende da percepção diversificada e inclusiva dos profissionais que trabalham no setor de Cultura e Pessoas das empresas, diante das experiências do candidato. Para que isso aconteça, é necessário entender que a diversidade de ideias e vivências desses candidatos são pontos primordiais para o desenvolvimento dos novos conceitos de mercado e, consequentemente, para o progresso da própria empresa.

* Priscila Oliveira é psicóloga clínica, com MBA em Gestão de Pessoas e atua Head de Cultura e Pessoas na Kstack.


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

EXPO DE TRANSPORTES DO ABCD DEVE GERAR R$ 480 MILHÕES EM NEGÓCIOS

Feira dos Cegonheiros, que acontece até o póximo sábado (28), em São Bernardo do Campo, é um dos maiores eventos do segmento de transportes do país.

IVECO S-WAY | VOLVO FX

Começou nesta quinta-feira (26), em São Bernardo do Campo (SP), a 24ª Expo de Transportes do ABCD, a Feira dos Cegonheiros, segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, a feira vem batendo recordes de público e vendas. Nesta edição, a expectativa é que 72 mil pessoas visitem a exposição até sábado e que sejam gerados cerca de R$ 480 milhões em negócios – indicando crescimento de 20% sobre 2023. Entre os destaques da exposição, estão os caminhões pesados de marcas como Iveco, Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e DAF.

A Expo de Transportes do ABCD é muito mais do que uma exposição de produtos e serviços para o segmento. Evento promovido pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizado pela Conexão Eventos, tem atrações para todas as idades. É a oportunidade para conhecer novidades tecnológicas do mercado, fazer negócios, passear com a família, se divertir e encontrar os colegas de estrada.

“Somos uma grande família. Por isso, tudo o que organizamos é pensado para agradar a todos e sempre tem o propósito de confraternizar, fortalecer a união da categoria. Afinal, as conquistas do sindicato ao longo dos anos só foram possíveis graças a essa união”, destaca José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg, reforçando, contudo, que a Expo é muito esperada por causa da possibilidade de fazer excelentes negócios. “Os expositores, além de novidades, oferecem preços e condições de pagamento especiais”, destaca ele.

Neste ano, são mais de 20 empresas participando, incluindo concessionárias representando as principais marcas de caminhões, fabricantes de implementos, lojas de peças e acessórios e prestadores de serviços. Na parte de entretenimento, vale destacar os shows musicais, com o sertanejo Rodrigo Ravell, o Grupo Balaio e a Escola de Samba Swingueira. Para os pequenos, área kids, com muitas atividades e guloseimas.

Exposição de caminhões pesados de última geração

Do lado dos caminhões, a Auto Sueco, concessionária Volvo, marca presença com dois estandes. No primeiro, expõe os caminhões das linhas FH e FM, que se destacam por proporcionar melhor desempenho, maior segurança e eficiência. O FH é ideal para longas distâncias, com motores de 13 litros e potências de 420 cv a 540 cv. O FM, mais versátil, conta com propulsores de 13 litros, potência de 380 cv e oferece boa manobrabilidade e conforto. Ambos têm sistemas de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo, e estão equipados com a tecnologia I-See, que otimiza o consumo de combustível. No segundo estande, caminhões e implementos seminovos. E, exclusivamente para a 24ª Expo de Transportes do ABCD, a concessionária estende o Feirão "Queima de Estoque Volvo", com condições imperdíveis e preços especiais, para o cegonheiro renovar ou ampliar sua frota.

A COFIPE, concessionária Iveco, apresenta o pesado S-WAY. Um dos destaques do modelo é o motor FPT Cursor 13, com injeção Common-Rail e turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e consumo reduzido de combustível. Na parte da segurança, é equipado com o sistema EBS (Electronic Braking System), evolução do ABS que melhora a resposta dos freios e distribui de forma mais eficaz a força de frenagem. Integrado ao pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o componente promove maior estabilidade e segurança durante a condução, especialmente em situações adversas, como frenagens bruscas e curvas acentuadas.

A Comercial De Nigris, concessionária Mercedes-Benz, mostra uma linha de produtos especialmente desenvolvida para os cegonheiros e o portfólio de serviços da oficina especializada no segmento, A Casa do Cegonheiro De Nigris, localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo. Mas as grandes estrelas do estande são os caminhões Actros 2045LS/36 e Actros 2548LS/33. Os modelos se destacam pela suspensão pneumática, na cabine e no eixo traseiro, proporcionando maior conforto e estabilidade, principalmente em estradas irregulares; câmbio automatizado, que oferece condução mais fácil e econômica, permitindo maior foco no caminho; cabine espaçosa, com assento pneumático e ergonomia superior, garantindo conforto máximo em viagens longas; entre outros atributos.

A Via Trucks, concessionária DAF, está exibindo dois caminhões. O XF FTS 480 vem equipado com a Space Cab, ideal para quem busca conforto e praticidade em longas jornadas; o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, que gera 480 cv de potência e torque de 2.500 Nm; a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas; entre outros itens e sistemas tecnológicos que proporcionam economia de combustível e máxima eficiência. O XF FTS 530, com a Super Space Cab, oferece ainda mais comodidade para o motorista e seu acompanhante. Os sistemas de segurança e eficiência são igualmente robustos, contando com os mesmos recursos avançados de segurança do XF 480, além de um ambiente interno superior, que inclui ar-condicionado automático, assento pneumático ajustável e sistema multimídia com conectividade Bluetooth.

No estande da Codema, concessionária Scania, os protagonistas são os caminhões GH 370 e RH 450. O modelo de 370 cv se destaca por oferecer muitos equipamentos de série, como câmbio automatizado opticruise, suspensão pneumática, dois tanques de alumínio, sistema de frenagem de emergência e de leitura de faixas, freio EBS e ESP (controle de estabilidade). Esses e outros itens, somados às tecnologias de conectividade de última geração do GH 370, garantem uma operação mais eficiente. Do seu lado, o RH 450 também chama a atenção pela cabine confortável, ideal para descansar e recarregar as energias, depois de horas na estrada. Dentre os recursos, mesa extensível, refrigerador e um banco de passageiro giratório e reclinável.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus traz para a Feira dos Cegonheiros os modelos Meteor 28.480 6x2 e Constellation 25.480. Ambos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12, com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Além disso, são equipados com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS, para tornar a ação mais eficiente, garantindo melhor performance na operação.

Transportadores também são destaques

Para o Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero-quilômetro da América Latina e expositor frequente no evento do Sinaceg, o principal objetivo é trocar experiências com toda a cadeia do setor e consolidar parcerias.

Neste ano, a Lemak, especializada no transporte de veículos premium, tem dois estandes, um em cada pavilhão. Para a empresa, é a maneira de demonstrar respeito e apoio ao evento, que reforça a importância do segmento de cegonhas na economia nacional.

Implementos, peças e serviços

A Dambroz, fabricante de implementos rodoviários, estreia na Feira dos Cegonheiros com o lançamento da Série D-80, SRTA DAMBROZ, série ouro. Produzida em aço de alta resistência, e ao mesmo tempo mais leve, a carreta chega ao mercado com sistema de freios eletrônicos iTEBS®X, entre outras inovações técnicas. O produto é a grande atração no estande da empresa, que também aproveita a oportunidade para estreitar o relacionamento com seus parceiros e clientes.

A Henry Peças expõe uma ampla gama de produtos, especialmente desenvolvidos para o mercado de cegonhas, como o conjunto motobomba, pistão de patolamento hidráulico, bomba hidráulica da Rexroth, comandos hidráulicos de 4 a 7 vias, e motor elétrico da MAHLE, entre outros. Além do portfólio, a empresa reforçará a imagem da marca como referência em componentes hidráulicos de alta performance.

O Grupo Interbrok, que em 2022 se integrou à Gallagher, uma das três maiores corretoras de seguros do mundo, apresenta sua nova marca e reforça seu foco e especialização em soluções de seguros de transporte para as operações dos transportadores e embarcadores, focadas nas necessidades dos clientes, unindo a expertise local com a global. No estande da empresa, os visitantes também têm à disposição assessores para venda de seguros para pessoa física, consultoria especializada em seguros de carros, caminhões, vida individual, viagem, residência, equipamentos portáteis e pet, e poderão fazer cotações on-line.

No estande da Trucks Control, estão novidades tecnológicas que prometem revolucionar a forma como as empresas gerenciam suas frotas. Entre os produtos, a empresa expor soluções e equipamentos com inteligência artificial, videotelemetria e sensor de fadiga, que proporcionam análises de dados em tempo real e tomada de decisões muito mais assertivas.

Além desses expositores, também marcam presença na 24ª Expo de Transportes do ABCD: Cooperceg, Jurídica Corretora de Seguros, Pneus TEP, Savol Toyota, Sicoob Credceg, Tegma, Transauto, Transmoreno e Vigorito Motors.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
De 26 a 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - São Bernardo do Campo (SP)
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão Eventos - Fundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos e confraternização, entre outros.

Sinaceg - Há mais de 60 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país. Clique aqui e visite o site Sinaceg

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

CORTECO ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA

Kit de direção hidráulica da marca é um dos mais completos do mercado e reúne todos os componentes para facilitar o reparo durante a troca

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, destaca a importância de realizar a manutenção preventiva do sistema da direção hidráulica para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo.

Com o passar do tempo e as condições de uso do automóvel, os componentes do sistema da direção hidráulica podem sofrer desgastes, causando vazamentos, por exemplo, o que aumenta o risco de acidentes. Portanto, a manutenção se torna essencial e a recomendação é realizá-la, quando necessário, substituindo os componentes do Kit de Direção Hidráulica para que todas as peças permaneçam em boas condições. 

“O período e a frequência com que a revisão do sistema deve ser feita, varia de acordo com a orientação de cada montadora, seguindo o manual do veículo. Normalmente, recomenda-se verificar o sistema nas revisões regulares do veículo”, comenta Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Kit de Direção Hidráulica

A Corteco possui, em seu portfólio, o Kit de Direção Hidráulica para as linhas leve, pesada, utilitário e ônibus. O kit é composto por coifas, batoques, anéis o’rings, anéis teflons, retentores, buchas, abraçadeiras, juntas, tampões e anéis de nylon. “O nosso Kit de direção hidráulica é considerado um dos itens mais completos do mercado e, foi desenvolvido, para facilitar o trabalho de reparação feito pelos mecânicos. O nosso diferencial está justamente na qualidade das peças, que são fabricadas com matérias-primas homologadas e aprovadas seguindo as diretrizes do grupo Freudenberg, com alta tecnologia alemã”, acrescenta Morselli.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta clicar aqui para acessar o site ou fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

JOHN DEERE ANUNCIA NOVOS MODELOS DE ESCAVADEIRAS QUE SE DESTACAM PELA TECNOLOGIA, CONFORTO, DURABILIDADE E ECONOMIA

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de lançar as versões de escavadeiras G e P, que apresentam diversos modelos atualizados. São seis novos modelos (200 G, 130 P, 160 P, 210 P, 250 P e 350 P), que trazem avanços importantes em eficiência, conforto e durabilidade. Ambas as versões foram projetadas para oferecer mais robustez e durabilidade, enquanto a versão P garante a integração de tecnologias de ponta.

Entre as principais novidades estão a redução de consumo de combustível em até 10%, a melhoria da durabilidade das caçambas e um aumento de 20% na vida útil. Todos os modelos vêm equipados com pinos cromados nas articulações do braço e da lança, resultando em um aumento de até 50% na vida útil do sistema de pinos e buchas frontais. Alguns equipamentos versão P contam ainda com um novo material rodante e novo rolete inferior HD, que proporcionam incremento de até 20% na vida útil dos componentes da esteira. As máquinas são equipadas com chapas de desgaste de alta resistência para suportar impactos, tornando-as mais leves e robustas. Além disso, o tanque de combustível sai de fábrica com uma nova proteção interna contra corrosão. Há também avanços em ergonomia, conforto e a integração de fábrica com sistema de assistência para escavação 2D, a tecnologia do monitoramento remoto, além do envio de Expert Alerts e a integração com o John Deere Operations Center™.

Atualmente, a John Deere mantém uma posição significativa no mercado de escavadeiras, com uma crescente demanda das vendas destinadas à agricultura e à locação. “O compromisso com a qualidade tem permitido à John Deere conquistar cada vez mais espaço no setor. Temos a melhor velocidade de giro e produtividade do mercado e o melhor consumo de combustível, comprovado por meio do Programa Litros de Vantagens”, afirma Darlon Destri, gerente de marketing de produto na John Deere Brasil.

Essas inovações fazem parte de uma evolução que começou há 10 anos, quando a empresa iniciou a fabricação de escavadeiras em sua planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os primeiros modelos a serem fabricados, 210G e 350G, foram adaptados dos Estados Unidos para o mercado brasileiro. Desde então, a John Deere investe constantemente em produtividade, eficiência do motor e durabilidade. “O consumo de combustível é uma prioridade para o consumidor brasileiro, por isso, adaptamos essa característica especialmente para a região, considerando que o operador brasileiro trabalha 50 a 60% mais do que um cliente norte-americano. Assim, ao longo do tempo, foram implementadas otimizações para aprimorar ainda mais a durabilidade do equipamento”, explica Destri.

O portfólio da empresa foi ampliado para atender às necessidades do mercado, incluindo o agronegócio. Modelos como a 130 P, por exemplo, são amplamente utilizados na plantação de café, devido à sua estabilidade, e também em atividades como abertura de valas e preparação da terra.

Clique nos links e confira os diferenciais de cada modelo:

- 350 P

- 250 P

- 210 P

- 160 P

- 130 P

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A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo, infraestrutura e energia renovável. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui e acesse o site.

John Deere
CDI Comunicação

MONROE ATINGE MARCA DE 17 MILHÕES DE AMORTECEDORES INTELIGENTES E É REFERÊNCIA ENTRE OS SUPERCARROS

Suspensao CVSA2 Kinetic

A Monroe, marca da DRiV, divisão do mercado de reposição do grupo global Tenneco Automotive, superou a marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes produzidos, se consagrando entre as líderes no desenvolvimento e oferta de soluções semiativas de suspensão e amortecimento para a indústria automotiva. Esse marco é justificado pela presença da linha Intelligent Suspension em alguns dos mais icônicos supercarros da atualidade, como o elétrico, Rivian R1T Quad-Motor e o superesportivo, McLaren 750S.

Lançada na primeira metade dos anos 2000, a linha de amortecedores inteligentes Monroe utiliza uma avançada tecnologia, que associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície do solo em intervalos de milissegundos. Com isso, o sistema é capaz de oferecer uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e um alto controle de direção.

Desde que foram lançados, os amortecedores eletrônicos da Monroe se tornaram referência no segmento de veículos de alta tecnologia e performance, equipando modelos, como Mercedes SL Roadster, Volkswagen ID4, BMW Ix3, além de veículos das marcas Mitsubishi, Nissan, Seat, Skoda, Volvo, entre outras.

Produzida em unidades fabris na Europa e na China, a linha Monroe Intelligent Suspension oferece o “estado da arte” em soluções de suspensão semiautônoma, e traz o know how e o pioneirismo de mais de 100 anos em inovação da Monroe no desenvolvimento de amortecedores para a indústria automotiva.

Os amortecedores convencionais trabalham com única curva de amortecimento, ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando. Os sistemas inteligentes, no entanto, se utilizam de sensores, que podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo.

É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor. Essas interações podem ocorrer em até 100 vezes por segundo, garantindo alta precisão e eficiência.

Recentemente, os amortecedores inteligentes Monroe tiveram sua eficiência atestada durante a disputa da famosa prova de Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens). A competição é disputada anualmente no estado do Colorado, nos Estados Unidos e desafia a perícia dos pilotos em uma subida de 20 Km até o cume do Pikes Peak, em um trajeto com mais de 156 curvas, até uma altura de 1.440 metros.

Em 2023, o piloto Gardner Nichols aproveitou a tecnologia de ponta de seu Rivian R1T Quad-Motor, equipado com o sistema Monroe Intelligent Supension, para estabelecer o recorde de tempo de subida de 11 minutos e 23 segundos, na categoria Exibition. Neste ano, Nichols, que também é engenheiro de desempenho sênior da Rivian, bateu seu próprio recorde, com 10 minutos e 53 segundos. Segundo ele, o sistema inteligente da Monroe ajuda a entrar e sair das curvas com maior velocidade, “mantendo o veículo firmemente conectado ao solo”.

Famosa por produzir alguns dos supercarros mais desejados e exclusivos do mundo, a McLaren utiliza o sistema de suspensão inteligente CVSA2/Kinetic® H2 em seu novo modelo, McLaren 750S, lançado no início deste ano. Durante o lançamento, jornalistas que tiveram a oportunidade de dirigir o superesportivo afirmaram que o sistema de suspensão torna o novo McLaren "o supercarro mais apropriado para o dia a dia de todos os tempos". Disponível nos estilos cupê e spider, o 750S apresenta a terceira geração do sistema Proactive Chassis Control da McLaren, com o sistema CVSA2/Kinetic H2 da Monroe como peça central.

O conjunto é interconectado hidraulicamente, composto por quatro amortecedores eletrônicos leves CVSA2 semiativos com tecnologia de controle de rolagem hidráulica adaptativa. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade do veículo em todas as condições para melhor desempenho, eficiência, conforto e segurança, mesmo em pavimentos irregulares. Além de seus múltiplos benefícios de desempenho, o CVSA2/Kinetic ajuda a reduzir o peso do veículo, substituindo barras estabilizadoras mecânicas, comparativamente mais pesadas.

"Nossa parceria com a Monroe Intelligent Suspension foi fundamental para moldar a experiência de direção altamente elogiada do 750S. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a equipe da Monroe, enquanto embarcamos em modelos futuros que são centrais para nossa visão para o futuro" comentou Charles Sanderson, diretor técnico da McLaren Automotive Ltd.

DRiV
Grupo Printer Comunicação

CAIO RENOVA FROTA DA ACOMTUS COM 8 APACHE VIP, GERAÇÃO CINCO.

Acomtus - Associação Cooperativa de Transportes Urbanos de Santa Ana (Acomtus, tradicional cliente da Caio e empresa privada em El Salvador, adquiriu recentemente oito ônibus Caio modelo Apache Vip, da quinta geração. Esses veículos vão operar em um serviço VIP na cidade de Santa Ana.

Todos os ônibus adquiridos estão equipados com ar condicionado, um item indispensável para a renovação da frota de Santa Ana, onde a temperatura máxima diária gira em torno de 31ºC. A cidade, uma das maiores de El Salvador, é também importante destino turístico, reconhecida por sua rica cultura e tradições salvadorenhas.

O representante de vendas de exportação da Caio, Fabien Accariès, celebrou mais uma renovação de frota da Acomtus e projeta: “Acreditamos que as futuras renovações de frota continuarão sendo feitas com as carrocerias Caio, por atenderem às necessidades de operação, com robustez e qualidade”.

Apache Vip V

Os Apache Vip adquiridos têm 11,355 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418. Com embarque e motorização dianteira, os veículos comportam até 76 pessoas, sendo 44 passageiros sentados e 31 em pé.

Os ônibus contam com poltronas injetadas, totalmente estofadas e com encosto de cabeça, proporcionando maior conforto ergonômico durante os trajetos. Além disso, para um transporte mais acessível, foram reservados 4 assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Pensando na segurança dos passageiros, as unidades possuem duas portas fole com atuação pneumática, posicionadas na parte dianteira e traseira dos ônibus, além de possuir acionamento de emergência instalado na porta da frente.

Todos os veículos foram equipados com itinerários eletrônicos em LED, instalados na parte frontal e na lateral direita de cada carroceria, que contribuem para a melhor visibilidade das linhas. Outras tecnologias embarcadas são encontradas nas unidades, como alarme de ré com atenuador noturno, iluminação em LED no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus, além de contar com preparação para sistema wi-fi.

Grupo Caio

BUSSCAR FAZ NOVAS ENTREGAS À EXPRESSO ITAMARATI, DO GRUPO COMPORTE.

Novos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400 estão reforçando a frota da operadora

Já estão reforçando a frota da Expresso Itamarati, empresa com sede em São José do Rio Preto (SP), novos ônibus encarroçados pela Busscar. Desta vez, a operadora adquiriu nove Vissta Buss DD e oito Vissta Buss 400, ambos acoplados em chassis Mercedes-Benz O-500 RSD 2438 com câmbio automático.

O modelo double decker 6x2 conta com sanitário, ar-condicionado, gerenciador de áudio e vídeo e geladeiras em ambos os salões. No piso superior, 44 poltronas Class Leito Turismo compõem o salão de passageiros. Já o salão inferior é composto por oito poltronas Class Leito. Todos os assentos possuem tomadas USB individuais, porta copos e apoio para braços, pernas e pés.

A cabine do motorista é equipada com aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional, além de câmera de ré e sensor de estacionamento que auxiliam o motorista nas manobras. Duas unidades do Vissta Buss DD receberam pintura clássica, diferente da pintura padrão utilizada nos demais veículos.

Os ônibus Vissta Buss 400 apresentam 48 poltronas Class Leito Turismo na configuração de layout, todas equipadas com viscoelástico, percinta elástica, tomadas USB e apoio de braços, pernas e pés. O veículo dispõe, ainda, de geladeira, ar-condicionado e sanitário.

Busscar

BAJAJ COMPLETA 10 MIL MOTOS VENDIDAS NO BRASIL

Marco representa o acumulado de emplacamentos desde o início das operações da Bajaj no Brasil, em dezembro de 2022.

Bajaj Dominar 250

A Bajaj do Brasil acaba de alcançar o volume de 10 mil motocicletas vendidas no mercado brasileiro, desde que iniciou as operações no País, em dezembro de 2022. Desde então, a marca vem comemorando importantes conquistas. Além da rápida expansão da rede de concessionárias, que já conta com 23 endereços, espalhados pelas 5 regiões do Brasil, a empresa também tem visto as vendas aumentarem mensalmente.

De janeiro a agosto de 2024, foram emplacadas 5.316 motocicletas dos modelos Dominar 160, Dominar 200, Dominar 250 e Dominar 400, o que representa um crescimento de mais de 140% em relação às vendas do mesmo período de 2023, comprovando o crescimento consistente da marca.

Em 2024, a média mensal está em 665 motos comercializadas, enquanto em 2023 foram 329 motos por mês.

No resultado acumulado por modelo, a Dominar 160 representou 11% do volume total desde dezembro de 2022, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 16% das vendas e a Dominar 400 por 70%. A Dominar 250, lançada no mês de agosto, já superou 250 unidades vendidas.

“Para nós, do time Bajaj do Brasil, alcançar as primeiras 10 mil motos emplacadas é uma imensa satisfação e um marco muito importante na nossa trajetória no mercado brasileiro. Somos gratos pela excelente aceitação do público à nossa marca e nossos produtos. Seguiremos trabalhando arduamente para seguirmos atendendo às expectativas, com a abertura de novas concessionárias, produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício, excelência em serviços pós-vendas e foco no relacionamento com os clientes”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 10.000 motocicletas da marca e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 23 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Maceió (AL); Caruaru (PE); Recife (PE) e Salvador (BA).

Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em João Pessoa (PB), Arapiraca (AL), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.

Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Bajaj do Brasil

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: RANDON ENTREGA LOTE DE RODOTRENS BASCULANTES MOVIDOS A BIOCOMBUSTÍVEL

Foto: Samuel Zulianelo/Divulgação Randon.

Com foco em inovar com sustentabilidade, a Randon segue dedicada no desenvolvimento de soluções alinhadas a um futuro sustentável para o planeta, para as pessoas e para os negócios. A empresa, que sustenta o posto de maior fabricante de semirreboques da América Latina e uma das maiores do mundo no segmento, fez a entrega de um lote de Rodotrens Basculantes para a AMAGGI, empresa brasileira de agronegócio. A negociação foi finalizada no final de 2023, e a entrega simbólica ocorreu nesta terça-feira, dia 24 de setembro, na sede da AMAGGI, em Cuiabá (MT). Representou a Randon o diretor de Negócio, Julio C. Becker. Da AMAGGI, participaram o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti, e o gerente de Logística, Anilton Carmo.

A frota, que será utilizada no transporte de grãos, é abastecida com o B100, biocombustível puro, produzido a partir de matéria orgânica de origem vegetal pela própria Amaggi. O combustível não tem adição de combustíveis fósseis e utiliza insumos de grãos, em um processo de economia circular. O movimento reforça os esforços da Randon em estabelecer parcerias com clientes atuantes na agenda ESG, que buscam diminuir o próprio impacto ambiental com operações mais limpas, utilizando combustíveis ‘verdes’ – caso da AMAGGI.

“A parceria com a AMAGGI representa um passo importante em nossa busca por liderar a transição energética do setor de transportes de carga, com soluções que reduzam as emissões e sejam benéficas para a saúde e para os ecossistemas. Nosso foco está em inovar na mobilidade sustentável, por meio do desenvolvimento de tecnologias e soluções verdes, que contribuam para um mundo melhor para as pessoas. Também é uma satisfação ter a parceria com a AMAGGI, que está na vanguarda produzindo o próprio biodiesel,” ressalta Júlio Becker, diretor de Negócio Randon.

RandonA história da expansão do transporte de cargas está diretamente ligada à evolução da Randon, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento. Maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, a Randon – uma das empresas da Randoncorp - é um player de mercado reconhecido internacionalmente. Ao longo de 75 anos, já são mais de 550 mil implementos rodoviários produzidos, entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, basculante, tanque, furgão, sider, frigorífico, canavieiro, florestal, silo, carga geral, carga seca, entre outros. A Randon atua, ainda, no segmento de vagões ferroviários. São seis unidades industriais no Brasil: Caxias do Sul-RS (sede), Araraquara-SP, Chapecó-SC, Erechim-RS (por meio da joint venture Randon Triel-HT), Messias-AL (dedicada à fabricação e montagem de carrocerias Sobre Chassi) e uma unidade de montagem de carrocerias Sobre Chassi em Paulínia-SP. Possui ainda um centro de distribuição em Linhares-ES e duas unidades de fabricação no exterior, na Argentina e nos Estados Unidos.

AMAGGIFundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. E, no exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e, em 2023, comercializou cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

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