quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

STELLANTIS ANUNCIA 1.500 NOVAS CONTRATAÇÕES NO BRASIL

A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (30), em coletiva de imprensa concedida pelo presidente da companhia para a América do Sul, Emanuele Cappellano, 1.200 contratações em Minas Gerais e 300 no Rio de Janeiro. Os novos empregados chegam para atender às demandas em diferentes áreas do Polo Automotivo de Betim, incluindo powertrain, nas unidades de Itaúna e na Teksid, além do Polo Automotivo de Porto Real.

Com esta iniciativa, a Stellantis busca atrair novos talentos para liderar o desenvolvimento da mobilidade sustentável, segura e acessível, se destacando como protagonista em tecnologia e inovação. 

“Estamos dando continuidade ao ciclo virtuoso que iniciamos nos últimos anos no Brasil e na América do Sul. Em 2024, alcançamos diferentes recordes de vendas, produção, exportação e consolidamos a liderança absoluta do mercado sul-americano. Com um futuro promissor para os próximos anos, em que teremos disponível os R$ 32 bilhões em investimentos anunciados para a região, receberemos com satisfação os novos empregados que passarão a integrar o nosso time na América do Sul. Juntos, nós teremos bastante trabalho pela frente e novos motivos para comemorar”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Durante o período entre 2025 e 2030, com os investimentos recordes anunciados para o Brasil e a América do Sul, serão lançados 40 novos produtos e 8 powertrains. A Stellantis seguirá com a implementação da tecnologia Bio-Hybrid nos produtos, a exemplo do que foi com os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, primeiros veículos da marca a receberem a tecnologia. Os recursos também serão utilizados para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em toda a cadeia de suprimentos automotivos, além da criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.

As vagas abertas para Minas Gerais e Porto Real estarão disponíveis no site https://stellantis.empregare.com/pt-br/, que também é atualizado regularmente com oportunidades para todas as fábricas e escritórios da Stellantis na América do Sul.

Fiat Titano será produzida na Argentina

No final do ano passado, a Stellantis anunciou um investimento de US$ 385 milhões no Polo Automotivo de Cordoba para fabricar uma família de produtos, componentes e um novo motor. Agora, a empresa confirma que Fiat Titano será um dos modelos fabricados na Argentina, chegando ao mercado nos próximos meses como a primeira picape produzida pela Stellantis no país.

Trata-se de um marco para a produção local na Argentina, com um produto que integra um dos segmentos mais competitivos do mercado.  Este movimento reforça o compromisso da Stellantis com o país, onde a empresa mantém a liderança e está cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir veículos para diferentes marcas, expandindo e agregando valor aos negócios e respondendo às necessidades dos clientes.

Stellantis

ANGELA PINHATI, DA NATURA, É ELEITA PRESIDENTE DO CONSELHO DA UEBT

Com ampla experiência em sustentabilidade e liderança empresarial, executiva é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade global que promove o abastecimento ético de ingredientes naturais.

Angela Pinhati. Foto: Breno da Matta | Divulgação Natura

Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura, é a nova presidente do Conselho de Administração da União para o Biocomércio Ético (UEBT – The Union for Ethical BioTrade), organização internacional sem fins lucrativos que atua na promoção do abastecimento de ingredientes com respeito à biodiversidade e às comunidades locais. Primeira mulher a ocupar o cargo, a executiva assume a liderança em um momento estratégico para o fortalecimento de práticas regenerativas e a conservação ambiental, alinhado às discussões globais sobre biodiversidade e mudanças climáticas, como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que será realizada no Brasil, em novembro.

"Estou muito honrada em assumir a presidência do Conselho da UEBT, uma organização que desempenha um papel crucial na promoção de uma economia baseada em biodiversidade regenerativa e no bem-estar humano", declarou Angela, que destacou ainda a importância da colaboração entre empresas e stakeholders globais para enfrentar os desafios socioambientais.

Com mais de três décadas de experiência, sendo 20 anos dedicados à Natura, Angela combina visão estratégica e conhecimento técnico. Engenheira química, com MBA e mestrado em meio ambiente, liderou áreas como cadeia de suprimentos, manufatura e operações internacionais antes de assumir, em 2023, o cargo de Diretora de Sustentabilidade da multinacional. Seu profundo conhecimento sobre o abastecimento ético de ingredientes da biodiversidade a tornou uma profissional amplamente reconhecida na América Latina e na Europa. Além disso, ela integra o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Na Natura, Angela desempenha um papel ativo no fortalecimento de novas parcerias com comunidades tradicionais. Desde o lançamento da linha Natura Ekos, em 2000, a empresa estabeleceu relacionamento com mais de 10 mil famílias agroextrativistas de 44 comunidades na Amazônia, das quais adquire de forma sustentável ingredientes naturais, como castanha-do-pará, andiroba e ucuuba.

Compromisso com a regeneração

A Natura se juntou à UEBT como membro fundador em 2009 com o propósito de aumentar a conscientização e a capacidade em torno do fornecimento ético de ingredientes naturais dentro e fora do negócio. Desde 2018, a linha Ekos da Natura já é certificada pela UEBT por garantir a obtenção ética de ingredientes da biodiversidade.

Sob a liderança de Angela, a Natura consolidou sua parceria de 15 anos com a entidade ao conquistar, em outubro de 2024, o Selo UEBT Regenerativo para a cadeia de castanha-do-brasil, na Amazônia. O projeto-piloto incluiu a avaliação de seis comunidades-chave, considerando indicadores globais de regeneração e análises de renda e salários dignos. A certificação reflete a evolução das práticas da empresa, que almeja ter 30% de seus principais ingredientes certificados como regenerativos até 2030, promovendo o biocomércio ético e apoiando pequenos agricultores e comunidades extrativistas na adoção de práticas que regeneram a natureza e garantam o uso sustentável dos recursos naturais.

“Mais amplamente, isso reflete nossos compromissos públicos com a biodiversidade brasileira e o conhecimento tradicional. Nos últimos 25 anos, temos promovido ecossistemas mais resilientes e sociedades humanas prósperas por meio de um modelo de negócios baseado na economia da floresta em pé. Minha atuação no Conselho da UEBT conecta esses compromissos a um coletivo empresarial mais amplo para abordar desafios globais de maneira colaborativa”, reforçou Angela.

A UEBT reúne empresas globais comprometidas com o abastecimento ético de ingredientes e práticas sustentáveis. Angela sucede a Eder Ramos, da Symrise, que esteve à frente do Conselho de 2022 a 2024. A Assembleia Geral da instituição sem fins lucrativos, composta por todos os membros da organização, elege o Conselho de Administração, que define as diretrizes estratégicas e apoia a missão da entidade. O presidente do Conselho é recomendado pelo Comitê de Nomeações e posteriormente eleito pelos membros do Conselho.

NaturaFundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite o site ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

A UEBT (The Union for Ethical BioTrade) é uma associação sem fins lucrativos criada em 2007, na Suíça. Baseada em um modelo de associação, ela é composta por empresas que atuam em cadeias de suprimentos utilizando ingredientes provenientes da biodiversidade nos setores de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos naturais. As empresas que aderem à UEBT assumem o compromisso de implementar práticas em suas cadeias de suprimentos que respeitem as pessoas e a biodiversidade. A UEBT apoia e verifica esses esforços. A governança da UEBT ocorre por meio de processos inclusivos e que envolvem múltiplas partes interessadas. O padrão da UEBT, que é o núcleo do trabalho global da organização, é definido e revisado periodicamente com base no feedback de diversos stakeholders. O Conselho de Administração da UEBT inclui representantes das empresas associadas, e pelo menos um terço dos membros do Conselho é composto por representantes independentes de diferentes tipos de associações sem fins lucrativos. Para mais informações, acesse o site

Natura
Weber Shandwick

PHILIPP SCHIEMER, EX-CEO DA MERCEDES-BENZ, CHEGA À MIROW & CO.

Philipp Schiemer. Foto: Coisas de Agora TV

Philipp Schiemer, que presidiu a Mercedes-Benz no Brasil por sete anos, é o mais novo integrante da consultoria Mirow & Co., em que atuará como C-Level Senior Advisor. O executivo iniciou carreira no setor automotivo no Grupo Daimler-Benz em 1987, e a consolidou liderando posições da companhia na Alemanha, Brasil e América Latina.

Schiemer diz-se entusiasmado por poder unir sua experiência em uma das maiores indústrias e marcas do mundo à expertise da consultoria em criar estratégias de inovação e liderança para empresas brasileiras em diferentes setores.

“O mercado brasileiro tem potencialidades que podem ser desenvolvidas e maximizadas, quando se trabalha com o foco em inovação e impacto, e essa é a proposta da Mirow, uma consultoria avançada em ferramentas de trabalho e voltada ao cliente. Venho somar com minha experiência de anos em organizações globais e complexas. Juntos, temos a missão de melhorar o desempenho das empresas em um momento tão desafiador e transformador da história”, afirma Schiemer.

A união resulta de parcerias de longo prazo, conta Elmar Gans, sócio da consultoria. “Atuamos em papéis complementares em muitos projetos com uma sinergia tal que a evolução da relação acabou sendo muito natural, devido à convergência de visões. Por este aspecto a chegada do Schiemer pode até não ser uma total surpresa, mas é muito impactante pela potência que nosso novo advisor traz aos nossos projetos”, comenta o fundador da consultoria.

Mirow & Co. Mirow (mirow.com.br) é uma consultoria de estratégia com mindset global que entrega conhecimento funcional e em diferentes indústrias de uma forma ágil e flexível. Seus trabalhos contemplam decisões estratégicas que vêm direcionando empresas de energia, automotivas, do agronegócio, de infraestrutura, papel e celulose, entre outros setores, para a nova economia, gerando valor a seus negócios e impactando o mercado de modo sustentável. Liderada por Andreas Mirow, Elmar Gans e Felipe Diniz, conta com consultores associados em escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro e uma ampla rede de parceiros globais em diferentes países. O modelo de atuação da Mirow alia forte capacidade de inovação à implementação e proporciona a melhor experiência para seus clientes, em função de seu jeito único de ser e atuar. Clique aqui e visite o site.

Mirow & Co. Mirow 
Agência Ecomunica 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

SUZANO ASSINA ACORDO DE LONGO PRAZO COM A MARVIN PARA UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA GEOESPACIAL NO SETOR FLORESTAL

Foto: maisflorestas.com.br

A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, anuncia um acordo comercial de longo prazo com a Marvin, startup israelense que utiliza inteligência artificial (IA) para gestão de uso da terra e cadeia de suprimentos. A parceria foi formalizada após validação técnica bem-sucedida da plataforma da startup, que apresentou uma ampla gama de testes que comprovam a aplicabilidade nas operações da companhia.

O braço de venture capital da Suzano, conhecido como Suzano Ventures, também concluiu um investimento estratégico follow-on na Marvin. Em 2023, o CVC já havia realizado um investimento inicial na startup.

Com a iniciativa, a Suzano busca fortalecer sua abordagem de previsão de produtividade, gestão de recursos hídricos e riscos, medição e verificação de carbono, certificação florestal, além de otimização e rastreabilidade de sua cadeia de suprimentos.

"Antes de investir na Marvin, avaliamos cuidadosamente uma série de produtos digitais de inteligência geoespacial disponíveis no mercado, que eram potencialmente aplicáveis à silvicultura. Estamos confiantes de que a tecnologia da Marvin oferece a ferramenta mais sofisticada para produtores florestais como a Suzano, algo que agora validamos por meio de testes em nosso próprio negócio”, diz Álvaro Gómez Rodríguez, Gerente Sênior da Suzano Ventures. “A plataforma da Marvin será uma ferramenta essencial enquanto continuamos a trabalhar no desenvolvimento do eucalipto produzido da forma mais sustentável do mundo. Portanto, temos o prazer de fazer um follow-on, que ajudará a acelerar o desenvolvimento das tecnologias líderes de mercado da Marvin e apoiar o crescimento contínuo dos negócios no Brasil e fora do País", complementa.

O cofundador e CEO da Marvin, Ofer Judovits, destaca a importância da parceria de longo prazo e da proximidade com o Brasil. " É muito significativo receber a validação do valor técnico e econômico da nossa plataforma por parte de uma empresa com uma reputação de excelência em suas operações florestais, que tem liderado a inovação e tecnologia no setor de papel e celulose”, diz. "Recentemente, abrimos um escritório no Brasil porque acreditamos que é importante estarmos presentes na América do Sul para garantirmos o fortalecimento de nossas capacidades e precisão nos biomas desta região, que são complexos e importantes para o mundo todo, bem como para atender à crescente demanda de empresas regionais."

A plataforma da Marvin auxilia na conformidade com estruturas de certificação de sustentabilidade internacional, como a Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD). A plataforma também fornece dados cruciais para relatórios ESG precisos em relação a várias estruturas, incluindo o Protocolo GHG, a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e o Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR).

"Nossa parceria com Marvin tem sido uma jornada enriquecedora de aprendizado e inovação. Esta validação reflete não apenas as capacidades de sua tecnologia, mas também a nossa abordagem colaborativa à inovação, impulsionada por um profundo conhecimento técnico e o desenvolvimento ágil de soluções de ponta”, ressalta Yhasmin Paiva Rody, Gerente de P&D em Sustentabilidade na Suzano. “Essa é a realização da criação de uma plataforma operacional pioneira que, por meio de ferramentas de sensoriamento remoto e dados validados em campo, é capaz de medir o uso da água e o sequestro de carbono, e nos permite avaliar os impactos das mudanças climáticas em todos os 2,7 milhões de hectares de terras da Suzano destinados à produção e à conservação. O desenvolvimento desta plataforma é uma prova da escala de inovação que pode ser alcançada por meio de parcerias estratégicas entre grandes empresas e startups, e demonstra o potencial da tecnologia de Marvin para transformar as práticas de gestão de terras em uma ampla gama de setores”, completa a executiva.

Fundada em 2023, a Marvin reúne pesquisadores e cientistas de dados no desenvolvimento de uma plataforma proprietária de análise do uso da terra, combinando as mais recentes pesquisas científicas, dados geoespaciais e de satélite e inteligência artificial. Ao fornecer informações de alta qualidade sobre várias áreas de risco e oportunidade, a Marvin capacita as empresas parceiras a gerenciar melhor a conformidade, aumentar a eficiência dos recursos e a sustentabilidade, além de desenvolver resiliência aos impactos das mudanças climáticas.

Suzano Ventures

A Suzano Ventures é o braço de venture capital da Suzano, a maior produtora mundial de celulose de mercado fornecendo materiais e produtos de consumo que fazem parte das vidas de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, em mais de 100 países. Investimos globalmente em empresas deep techs em fase inicial que são pioneiras em abordagens inovadoras para aproveitar a força das árvores, para ajudar a construir o futuro da bioeconomia.

Estamos investindo um valor inicial de US$ 70 milhões para apoiar o desenvolvimento e o crescimento de empresas em quatro áreas de investimento: novas aplicações para biomassa de eucalipto, embalagens sustentáveis, tecnologia florestal e remoção de carbono. Ao nos alinharmos com esses setores, por meio de nosso investimento estratégico, entregamos valor compartilhado. Ajudamos as startups em fase inicial a crescer, as quais, por sua vez, têm o potencial de desenvolver e ajudar a moldar o futuro do negócio da Suzano.

Nós fornecemos às empresas do nosso portfólio capital, expertise técnica e insights de mercado, juntamente com acesso às nossas operações globais, cadeia de suprimentos e base de clientes, incluindo a capacidade de interagir com centenas de nossos cientistas, engenheiros e tecnólogos baseados nos centros de pesquisa e nas operações da Suzano em quatro continentes.

Marvin

A Marvin é uma startup que utiliza IA para a gestão de uso da terra e cadeia de suprimentos, estando na vanguarda da solução das mais urgentes flutuações de abastecimento e mudanças regulatórias. Com foco nos mercados florestal, agrícola, de biocombustíveis, mineração e carbono, a Marvin utiliza tecnologia geoespacial avançada, IA e profundo conhecimento do setor para fornecer às empresas ferramentas inovadoras para gerenciamento de certificações, rastreabilidade da cadeia de valor, conformidade e mitigação de riscos.

As soluções da Marvin abordam pontos críticos, como a navegação em estruturas regulatórias complexas, a simplificação de certificações e a liberação de novas fontes de receita a partir de créditos de carbono e iniciativas de bioeconomia. A Marvin colabora de perto com empresas, governos e cooperativas para fornecer insights acionáveis e gerar impacto tangível.

A abordagem da Marvin vai além da tecnologia: ela entrega valor compartilhado ao conectar ciência e negócios. Por meio de parcerias estratégicas, a Marvin capacita seus clientes a aprimorar suas operações, alcançar a conformidade e contribuir para a construção de um futuro sustentável. Ao alinhar-se com as soluções inovadoras da Marvin, as organizações assumem a liderança nos mercados da bioeconomia e do clima em constante evolução.

Suzano
Planin

SAP NOMEIA ADRIANA AROULHO PRESIDENTE PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE

Adriana Aroulho assumirá sua nova função no dia 1º de abril

A SAP nomeou Adriana Aroulho como a nova presidente da SAP para a América Latina e o Caribe (LAC). Adriana substituirá Cristina Palmaka, que está deixando a SAP para atuar em Conselhos de Administração de diversas empresas e organizações na América Latina, entre outras atividades. Cristina liderou os negócios da América Latina e Caribe desde julho de 2020, após quase sete anos à frente da SAP Brasil. Ela deixa um legado de sua gestão marcada pela inovação focada nos clientes, crescimento excepcional nos negócios em nuvem, além de uma reconhecida liderança e impacto na área de diversidade e inclusão.

Adriana Aroulho assumirá sua nova função no dia 1º de abril, enquanto Cristina fará a transição da liderança durante o primeiro trimestre do ano.

Após 22 anos de sucesso na HP/HPE, Adriana ingressou na SAP em 2017 para liderar a área de vendas para Plataforma Digital Empresarial no Brasil. Sua mais recente posição era a presidência da subsidiária, cargo que ocupava desde agosto de 2020, depois de atuar como Chief Operations Officer (COO) por quase dois anos.

Durante sua gestão, a SAP Brasil consolidou seu papel como exemplo e habilitadora de melhores práticas sustentáveis na gestão. A SAP Brasil foi reconhecida pelo Instituto +Diversidade como uma das melhores empresas do país em diversidade e inclusão LGBTQIA+ e conquistou a 7ª posição na pesquisa Great Place to Work entre as empresas com até 10 mil funcionários – melhor colocação histórica neste ranking. A companhia também celebrou um número recorde de 31% de mulheres ocupando cargos de liderança, quase o triplo da média do mercado. Sob a gestão de Adriana, a SAP Brasil tornou-se a primeira subsidiária do mundo a produzir e divulgar seu próprio relatório de sustentabilidade, em que presta contas sobre preservação ambiental, voluntariado, diversidade e inclusão e impacto social.

"É uma honra liderar os negócios da SAP na América Latina e no Caribe e trabalhar com uma equipe incrivelmente talentosa, dedicada a oferecer experiências excepcionais e promover o crescimento dos clientes. A SAP está em uma posição única para apoiar empresas de todos os tamanhos a navegar nos negócios mais complexos do mundo, incluindo desafios sociais e ambientais, por meio de nossa inovação contínua e de nosso conjunto abrangente de soluções. Estou entusiasmada com o crescimento e os avanços significativos nos negócios em nuvem que alcançamos na América Latina, bem como com o futuro promissor com a nossa IA empresarial. Meu objetivo é alavancar o excelente trabalho realizado pela Cristina, que estabeleceu relacionamentos fortes e confiáveis com nossos clientes e parceiros, ajudando-os em sua transformação digital para impulsionar sua eficiência e crescimento,", afirma a executiva.

Adriana é amplamente reconhecida e premiada por sua gestão humanizada com foco em temas de inovação, diversidade, inclusão e sustentabilidade. A executiva fez parte da lista Mulheres de Sucesso da revista Forbes, recebeu duas vezes o Prêmio Líderes do Brasil, promovido pelo LIDE, na categoria Tecnologia; e foi eleita Executiva de TI do Ano em 2023, na categoria Governança pelo IT Fórum. Ela está entre os 50 CEOs mais transformadores do Brasil, segundo a consultoria HORSE. Em 2024, Adriana foi eleita a CEO do Ano na categoria Feminino pelo Grupo Gestão RH.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Adriana especializou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIA (Fundação Instituto de Administração/USP). Em 2015, recebeu o Stanford Innovation and Entrepreneurship Certificate, pela Stanford School of Business.

SAP nomeia Jan Gilg Chief Revenue Officer Americas and SAP Business Suite

Em sua nova função, Adriana se reportará a Jan Gilg, que foi nomeado hoje Chief Revenue Officer Americas and SAP Business Suite. Gilg é membro do Conselho Extendido da SAP e co-lidera a área global de Customer Success, que é responsável pela totalidade da receita de nuvem e crescimento de clientes da SAP.

A organização Business Suite da SAP fornece um modelo operacional de ponta a ponta, desde consultoria para clientes que decidem sobre a tecnologia SAP, vendas de soluções SAP em nuvem, até gerenciamento e engajamento do sucesso do cliente.

Gilg, que ficará baseado em Nova York, atuou anteriormente como presidente e diretor chefe de produtos de Cloud ERP da SAP. Ele ocupou diversas posições de liderança executiva global e regional na SAP por quase 20 anos, incluindo 10 anos morando nos Estados Unidos, onde contribuiu para a estratégia de nuvem e portfólio da SAP e ajudou a estabelecer a prática de enterprise architecture da SAP na América do Norte.

Gilg tem uma profunda experiência em consultoria voltada ao cliente, desenvolvimento de negócios, gerenciamento de valor e pré-vendas, tendo desempenhado papéis fundamentais na condução de negócios multimilionários para a SAP.

SAPComo líder global em aplicações empresariais e inteligência artificial para negócios, a SAP (NYSE:SAP) está no centro dos negócios e da tecnologia. Por mais de 50 anos, organizações confiaram na SAP para extrair o seu melhor ao unir operações críticas para o negócio que abrangem finanças, compras, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente. Clique aqui para mais informações. 

SAP
Imagem Corporativa

PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA USP INAUGUROU NOVA TECNOLOGIA DE PROJEÇÃO EM SEU PLANETÁRIO

Planetário do Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP inaugurou o novo sistema de projeção de seu planetário nesta quarta-feira, 29 de janeiro. O evento marca a renovação de uma de suas principais atrações, único planetário gratuito de São Paulo com sessões de segunda a sábado, agora com tecnologia de última geração.

A nova fase é marcada pela aquisição do moderno projetor Fulldome, Modelo BRB 10000 com projeção de 180 graus, que oferece visualização mais nítida e som de alta qualidade, proporcionando uma experiência sensorial mais rica e imersiva. Segundo Suzana Ursi, diretora do CienTec, o novo equipamento possibilita uma compreensão mais profunda dos fenômenos astronômicos, com novas projeções e diálogos interativos com o público.

"O planetário é uma das principais atrações do Parque, que aproxima o público dos encantos do cosmos, além de propiciar a aprendizagem sobre a astronomia de um jeito muito prazeroso", destacou a diretora. Segundo ela, o novo equipamento “oferece projeções com qualidade superior, apresenta maior variedade de temas nas simulações do céu noturno com imagens de astros, estrelas e constelações, e no diálogo com a cultura humana, como a mitologia grega e a cultura indígena”. De acordo com análise de Suzana os vídeos proporcionam uma imersão tanto nos fenômenos mais próximos do nosso cotidiano quanto em grandes questões sobre a formação do universo.

Serviço - O novo sistema de projeção do planetário do Parque de Ciência e Tecnologia da USP está aberto a visitação de segunda a sábado, das 9h às 16h. O endereço é Avenida Miguel Stéfano, 4200, no bairro da  Água Funda, em frente ao Zoológico de São Paulo. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O local não comercializa bebidas e alimentos, mas conta com área para piquenique.

Divisão de Comunicação da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Texto: Isabella Zanelli
Publicado originalmente no Jornal da USP.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".

TERMINAL EBLOG DA ELDORADO BRASIL BATE NOVOS RECORDES E CELEBRA 133 ANOS DO PORTO DE SANTOS

Com 1 milhão de toneladas de celulose exportadas, empresa consolida sua eficiência logística e reforça liderança no mercado global

A Eldorado Brasil Celulose celebra um marco histórico: 1 milhão de toneladas de celulose exportadas pelo Terminal EBLog, localizado no Porto de Santos e inaugurado em julho de 2023. Essa conquista, aliada às 21 mil toneladas de celulose embarcadas em um único dia, em duas frentes de operação, e à otimização do ciclo logístico, evidencia a relevância da companhia no mercado internacional. Os resultados de 2024 são ainda mais significativos em razão da celebração dos 133 anos do Porto de Santos, um dos principais pilares logísticos do Brasil, comemorado em 2 de fevereiro.

Para Flavio da Rocha Costa, diretor da Eldorado Brasil Logística (EBLog), os resultados representam o alinhamento estratégico entre a Eldorado Brasil e o Porto de Santos. “Divulgar esses números extraordinários em um momento tão significativo para o porto reforça nossa contribuição para a economia nacional e fortalece nossa relação com essa infraestrutura essencial para as exportações brasileiras”, ressalta.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou o crescimento do Porto de Santos, que atingiu 179,8 milhões de toneladas em movimentação de cargas de janeiro a dezembro de 2024, consolidando sua posição como o maior complexo portuário do Brasil. “A presença da Eldorado Brasil no Porto de Santos fortaleceu ainda mais nossa posição como um dos principais polos logísticos do país. Essa parceria não só impulsiona o comércio exterior brasileiro, mas também gera emprego, renda e promove o desenvolvimento sustentável na nossa região”, destaca Pomini.

Entre os destaques operacionais, a Eldorado Brasil reduziu o tempo médio do ciclo logístico em 15%, em dezembro de 2024, superando a marca anterior, que é de julho do mesmo ano. Essa redução reflete a eficiência de processos automatizados e a dedicação das equipes.

“O EBLog é exemplo de excelência operacional. Esses números expressam o esforço conjunto de um time comprometido em consolidar a Eldorado Brasil como líder no setor”, afirma Marcelo Falcão, gerente de Logística do EBLog. Ele também projeta um 2025 promissor. “Com esses avanços, estamos preparados para enfrentar desafios ainda maiores.”

O Terminal EBLog desempenha um papel estratégico ao conectar a fábrica de Três Lagoas (MS) ao mercado internacional, garantindo agilidade, segurança e alta qualidade. A celulose exportada pela Eldorado Brasil é amplamente utilizada em segmentos como papéis tissue, papéis especiais e embalagens, alinhando-se às crescentes demandas por sustentabilidade e consumo consciente.

Com essa marca, a Eldorado Brasil reafirma seu compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a geração de valor para seus clientes, colaboradores e acionistas, consolidando sua posição como um dos principais players globais do setor de celulose.

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Eldorado Brasil Celulose
Nova PR

MOTOR FPT INDUSTRIAL COMPLETA 21.000 HORAS DE OPERAÇÃO EM EMBARCAÇÃO NA ARGENTINA

Motor N67 TM6 opera no navio Laizo, da Compañía Fluvial del Sud S.A., e alcançou tempo de uso sem a necessidade de grandes intervenções

A FPT Industrial, marca do Iveco Group reconhecida globalmente por seu compromisso com sistemas de propulsão com baixo impacto ambiental, reforça sua presença no setor marítimo com soluções confiáveis e eficientes. Neste contexto, um de seus produtos alcançou excelente desempenho em águas argentinas: o motor N67 TM6 operando na embarcação Laizo, da Compañía Fluvial del Sud S.A., completou 21.000 horas de operação sem a necessidade de grandes intervenções, garantindo assim uma operação contínua.

A bordo do Lazio, o motor N67 TM6, da Família NEF da FPT Industrial, é utilizado como grupo gerador. O motor se destaca pelo alto desempenho com custos operacionais mínimos e instalação rápida e fácil. Além disso, possui uma fonte de alimentação comutável entre 50/60 Hz; disponível para aplicações emissionadas e não regulamentadas.

A Família NEF é a maior das famílias de motores da FPT Industrial para aplicações marítimas. Os motores da linha G-Drive, para geração de energia, são caracterizados por sistemas avançados de injeção mecânica de combustível e eletrônica Common Rail, proporcionando alta confiabilidade e baixos custos de combustível e manutenção.

"Normalmente, um motor com estas características requer manutenção completa após um extenso período de operação, contemplando também uma revisão parcial, na metade desse período. Superar esse tempo de uso com o motor foi possível graças ao fato de o cliente seguir rigorosamente as recomendações de manutenção preventiva, o que estabelece um precedente positivo, que nos permite responder as exigentes demandas, com total confiabilidade", afirma Leonardo Almeida, responsável pelas vendas da Rede FPT Industrial na América Latina.

A companhia Fluvial del Sud se dedica à extração e comercialização de areia, pedregulhos e pedras britadas. Para isso, possui dois navios em atividade: o navio Guarani e o Laizo, com o motor FPT Industrial. Originalmente, o Laizo era um cargueiro japonês, que foi adaptado para cumprir sua função de transporte de areia, com modificações como a incorporação de um porão de carga de areia e mecanismos de extração, entre outros.

Eficiência, disponibilidade e suporte

Pablo Marcelo Torchia, gerente Técnico da Compañía Fluvial del Sud S.A., aponta que a escolha do motor FPT Industrial representa a melhor proposta em termos de combinações entre motor e gerador. A disponibilidade de peças e o suporte técnico do distribuidor Euro Torque, na Argentina também foram diferenciais a serem escolhidos, de acordo com o cliente.

Carlos Fassio, gerente da Euro Torque, ressalta que a confiança dos clientes é fundamental para o crescimento da FPT Industrial na Argentina. 

“Nosso relacionamento com a Compañía Fluvial del Sud S.A. é um exemplo claro de como a combinação de um produto confiável com um serviço de excelência nos permite acompanhar e aprimorar suas operações de forma sustentada", afirma Fassio.

A FPT Industrial reafirma assim sua liderança no fornecimento de motores para aplicações marítimas, fornecendo soluções versáteis e eficientes que aumentam a produtividade em diversos segmentos, desde o transporte comercial até a geração de energia no setor marítimo.

N67 TM6 do navio Lazio – Especificações técnicas
Número de cilindros: 6L 
Sistema de injeção: Mecânica
Turbocompressor: TAA
Deslocamento [litros]: 6.7
Potência em espera [kWm] @ 1500 rpm: 165
Potência motriz [kWm] @ 1500 rpm: 150

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Clique aqui para mais informações.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

FOREST LEADERS FORUM DISCUTE AVANÇO DA SIDERURGIA VERDE

Minas Gerais reafirma a sua posição como protagonista do setor florestal e da siderurgia verde ao receber, no próximo dia 4 de fevereiro, o FOREST LEADERS FORUM, evento que reunirá líderes das principais siderúrgicas brasileiras para discutir o tema "O avanço da siderurgia verde no Brasil". O encontro, promovido pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), será um marco no debate sobre as perspectivas para 2025, os impactos do atual cenário geopolítico, eventos como a COP 30, e o papel do estado na produção de aço verde.

Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil; André Lacerda, VP Sênior da Vallourec América do Sul; Silvia Nascimento, presidente da Aço Verde do Brasil; e Frederico Ayres, presidente da Aperam América do Sul, estarão presentes no fórum para compartilhar com os participantes como a produção de aço verde é um fator-chave de competitividade no mercado global. O debate será moderado por Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

O FOREST LEADERS FORUM será uma oportunidade para analisar como o Brasil, especialmente Minas Gerais, pode consolidar a sua liderança na produção de aço verde e na transição para uma economia de baixo carbono. Também estará presente o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passálio.

Para Adriana Maugeri, presidente da AMIF, "o aço verde, produzido em grande parte utilizando carvão vegetal oriundo de florestas plantadas renováveis, não é apenas uma urgência ambiental diante das mudanças climáticas, mas uma acertada estratégia de negócios que posiciona as siderúrgicas brasileiras em uma liderança global no contexto da economia verde. Empresas do setor estão comprometidas com as metas climáticas e com a geração de valor socioambiental, e Minas Gerais tem um papel estratégico nesse processo”, afirma Adriana.

Cenário

O Brasil é reconhecido mundialmente como líder na produção de aço verde, com Minas Gerais desempenhando um papel central nesse processo. Atualmente, o estado é o líder global na produção e consumo de carvão vegetal sustentável, oriundo de florestas plantadas renováveis. Esta fonte renovável de energia e bioredução substitui fontes não renováveis e de origem fóssil, como o carvão mineral, reduzindo emissões de CO₂ e consolidando o país como referência na descarbonização da siderurgia em larga escala e com eficiência.

Minas Gerais abriga a maior área de florestas plantadas do país, com 2,3 milhões de hectares cultivados em 811 dos 853 municípios. Ao mesmo tempo, conserva outros 1,3 milhões de hectares de vegetação nativa. Essa presença territorial reflete a vocação histórica e econômica do estado para o cultivo e cuidado de florestas, consolidando-as como a maior cultura agrícola de Minas Gerais.

“O setor florestal é democrático: cerca de 50% da produção está nas mãos de pequenos e médios produtores, e os outros 50% são de grandes produtores, criando centenas de cadeias produtivas em todas as regiões do estado. Essa diversidade produtiva gera multiplicidade e alcance de renda, ao mesmo tempo que aquece a economia local, reduzindo a dependência dos municípios em relação a recursos estaduais e federais”, completa Adriana Maugeri.

Remoção de CO₂

As florestas plantadas desempenham um papel singular na remoção do CO₂ da atmosfera, fixando carbono na madeira e no solo em ciclos que se renovam. Além disso, a madeira é atualmente fonte para a produção de materiais renováveis e limpos, utilizados em substituição a produtos de origem fóssil. As florestas plantadas dão origem a mais de 5 mil bioprodutos, incluindo papel e celulose, pisos e painéis, biomassa, carvão vegetal, entre outros.

“Este benefício climático exercido pelas florestas em escala singular posiciona o Brasil em uma situação privilegiada no cenário global. A remoção de CO₂, realizada em grandes volumes, posiciona todas as nossas florestas como verdadeiros ativos guardiões de nossa sobrevivência. Já o uso racional e sustentável da madeira oriunda das florestas plantadas é, sem dúvida, uma das melhores alternativas para a descarbonização e a desfossilização de inúmeros setores da economia global. Minas Gerais, como o estado com a maior área de florestas plantadas do Brasil, potencializa as oportunidades futuras, além das já bem aproveitadas. A ideia é viabilizar seu desenvolvimento seguro e equilibrado”, destaca Maugeri.

Este reconhecimento das florestas como verdadeiros ativos ambientais abre caminhos para novos mecanismos econômicos, incluindo créditos de carbono, finanças verdes, economia verde e outros benefícios que premiam e consolidam práticas sustentáveis.

 AMIF

A AMIF - Associação Mineira da Indústria Florestal - é uma organização que representa e promove a agroindústria florestal em Minas Gerais, reunindo as maiores empresas que produzem e consomem os produtos oriundos de florestas plantadas. Com foco no impulsionamento da economia verde do estado, a AMIF atua na defesa de políticas públicas, no fortalecimento da grande cadeia produtiva florestal e na disseminação de conteúdo informativo e melhores práticas ambientais, econômicas e sociais.

A AMIF também trabalha para ampliar o reconhecimento dos benefícios do setor florestal como uma solução essencial para mitigar os efeitos climáticos, restaurar o meio ambiente, descarbonizar a indústria e fortalecer as cadeias produtivas ligadas à produção florestal em todo o estado.

SERVIÇO
EVENTO: FOREST LEADERS FORUM
TEMA: O avanço da siderurgia verde no Brasil
DATA: 4 de fevereiro, das 8h30 às 11h30
LOCAL: Auditório do Edifício Atlântico – Av. Afonso Pena, 4100 - BH

AMIF
Press Comunicação 

PETROBRAS ATINGE META DE PRODUÇÃO ANUAL DE 2024

FPSO Marechal Duque de Caxias. Foto: Acervo MISC.

A Petrobras informa que, em 2024, atingiu todas as metas de produção estabelecidas em seu Plano Estratégico 2024-2028+, dentro do intervalo de ±4%. A produção total de óleo e gás natural alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). A produção comercial de óleo e gás natural alcançou 2,4 milhões de boed e a produção de óleo foi de 2,2 milhões de barris por dia (bpd).

A companhia estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de boed e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O volume de produção no pré-sal representa 81% da produção total da companhia.

Destacam-se, ainda, a entrada em operação de duas novas plataformas em 2024: o FPSO Maria Quitéria, localizado no campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos, cuja previsão inicial era começar a operar em 2025; e o FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. Ao longo do ano, foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo da plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero, após oito meses de operação. O ramp up dessas plataformas compensou parcialmente as perdas decorrentes de paradas para manutenção e do declínio dos campos maduros, além do impacto na produção por conta de paradas não programadas determinadas pela ANP e os efeitos da greve do Ibama. Apesar destes fatores externos, a companhia conseguiu fechar o ano de 2024 dentro do planejado.

Outro destaque do ano foi o início da operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), situada no Complexo de Energias Boaventura (Itaboraí/RJ), em novembro, com capacidade de processar 10,5 milhões de m3/dia de gás, por meio de seu primeiro módulo.

Estes resultados foram alcançados graças ao esforço integrado de toda a companhia, reforçando o compromisso da Petrobras com os investidores e com a sociedade brasileira.

Agência Petrobras

N.R: FPSO é a sigla em inglês para Floating Production Storage and Offloading, que em português significa "unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência".

GOODYEAR E ONÇAFARI DESTACAM RESULTADOS DO MONITORAMENTO DE FAUNA EM AMERICANA/SP

A Goodyear e a Onçafari anunciam os resultados do monitoramento de fauna, realizado em torno das instalações da empresa em Americana, interior de São Paulo, durante o ano de 2024. As primeiras campanhas de monitoramento identificaram a presença de 12 espécies silvestres, incluindo duas de grande relevância para a conservação ambiental: o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) e o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), que são classificadas como vulneráveis pela International Union for the Conservation of Nature (IUCN) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Gato-do-Mato. Imagem capturada na área da Goodyear em Americana. Foto: Onçafari.

O monitoramento, conduzido pela organização não governamental Onçafari, faz parte de uma parceria estratégica estabelecida entre a ONG e a Goodyear desde 2021. A Onçafari, reconhecida por seu trabalho em conservação ambiental, conta com o apoio da Goodyear, que fornece seus pneus para apoiar as atividades realizadas no Pantanal.

A região ao entorno da Goodyear abriga uma área de proteção ambiental com aproximadamente 180.000 m². Para realizar o levantamento e monitoramento da fauna, foram instaladas câmeras de captura de movimento e equipamentos tecnologicamente avançados, que detectam calor e movimento, registrando imagens dos animais que passam em volta da fábrica. Os equipamentos são programados para fazer registros em formato de vídeos de 15 segundos e com menor intervalo possível entre cada registro, o que, além da identificação das espécies, permite observar comportamentos dos indivíduos na natureza.

O Gato-Mourisco também foi flagrado na área da empresa. Foto: Onçafari.

O monitoramento contínuo da fauna é fundamental para entender as dinâmicas e avaliar o impacto da urbanização sobre a biodiversidade local. Ao acompanhar a presença e o comportamento de diferentes espécies, é possível identificar problemas e propor medidas para garantir a conservação da fauna na área monitorada. A parceria com a Onçafari visa fortalecer o compromisso da Goodyear com a sustentabilidade e a preservação ambiental de Americana, alinhando-se a boas práticas ambientais e promovendo a convivência harmoniosa entre as atividades industriais e o meio ambiente.

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 71 mil colaboradores, e 54 fábricas em 21 países do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

Goodyear do Brasil
Ideal Axicom

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

BNDES APROVA R$ 2,1 BI PARA EMBRAER EXPORTAR 16 AVIÕES PARA OS EUA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 2,1 bilhões para a Embraer exportar 16 de aeronaves do modelo E-175 para a empresa aérea norte-americana Republic Airways, que atua exclusivamente com aeronaves da fabricante brasileira.

O financiamento ocorre por meio do BNDES Exim Pós-Embarque e cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer ao longo de 2025 e a Republic (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

A Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A empresa opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos EUA e no Canadá, sob as marcas American Eagle, Delta Connection e United Express.

“O histórico apoio do BNDES à Embraer contribuiu para transformar a empresa em uma das líderes globais da indústria aeroespacial. A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, diz o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

“A atuação do BNDES é essencial para manter a competitividade da indústria brasileira, servindo como ferramenta para impulsionar o país no mercado internacional. Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”, diz o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Desde 1997, ano do primeiro apoio do BNDES à Embraer, o Banco financiou cerca de US$ 26 bilhões à exportação de mais de 1.300 aeronaves da fabricante. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do Banco complementa o financiamento provido pelo mercado privado.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, destaca a importância da operação aprovada pelo Banco já no início do ano. “Abrimos 2025 apoiando a Embraer nesta importante transação, reforçando a presença da indústria nacional no mercado externo e fazendo uma valiosa contribuição para a balança comercial brasileira, seguindo o padrão visto no governo do Presidente Lula de aumento de exportações de manufaturados.”

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de aviação comercial e executiva, Defesa & Segurança e aviação agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços e suporte aos clientes no pós-venda.

Crédito à Exportação

Historicamente, países com indústrias aeronáuticas de ponta financiam suas respectivas fabricantes nacionais de forma perene, por meio de bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES.

Republic Airways

Fundada em 1974 e sediada em Indianápolis, Indiana, a Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A Republic opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos Estados Unidos e no Canadá. A Republic oferece voos com taxa fixa operados sob a bandeira das grandes marcas parceiras American Eagle, Delta Connection e United Express.

Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados. Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano. A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Agência BNDES de Notícias

ASIA SHIPPING AMPLIA EM MAIS DE 30% AS IMPORTAÇÕES MARÍTIMAS PARA O BRASIL EM 2024

Com um total de 230.556 TEUs embarcados, os principais produtos importados foram dos segmentos de automóveis, eletrodomésticos e pneumático

A Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, anuncia um crescimento acima dos 30% nas importações marítimas realizadas pela companhia em 2024 para o Brasil, em comparação com o ano anterior. As movimentações, que somaram um total de 230.556 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) representam a maior parte dos mais de 500 mil TEUs transportados para a América Latina em geral. Segmentos como os de automóveis, eletrodomésticos e pneumáticos estão entre os que apresentaram maior demanda no período.

Segundo Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, as importações brasileiras foram impulsionadas por setores que cresceram acima da média em 2024 e que devem continuar em ritmo de expansão nos próximos meses. “Somente os pneumáticos, que podem ser representados por pneus novos aplicados em carros de passeio, tiveram uma alta de 15% no período, com a maior parte dessas importações vindas da China”, analisa o executivo.

Já as vendas de eletrodomésticos - outro setor que liderou as importações no período - cresceram 34% no país somente no primeiro semestre do último ano, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). A expectativa é que o setor se expanda na casa dos 15,6% no Brasil entre 2024 e 2029, praticamente o dobro do que foi registrado entre 2019 e 2023, segundo a Euromonitor.

Diferentemente do que foi registrado em 2024, para 2025, ainda de acordo com o executivo da Asia Shipping, é possível que o modal aéreo ganhe mais destaque como rota alternativa às importações, em virtude das tensões que permeiam o cenário geopolítico mundial. Apesar do crescimento registrado pela companhia neste ano, muitas movimentações tiveram que ser remanejadas pelo modal marítimo, enfrentando atrasos e filas nos portos.

“A previsão é que os conflitos no Mar Vermelho continuem e as principais transportadoras vão precisar desviar os seus percursos pela África, pensando em rotas alternativas ao Canal de Suez. Para evitar o congestionamento e atraso das importações nos portos, o transporte aéreo será uma alternativa”, aponta Pimenta.

Investimentos e aquisições

Como parte de sua estratégia de crescimento, em 2024 a Asia Shipping fez duas aquisições importantes. A primeira delas foi a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários. Desde o acompanhamento do pedido até a entrega da carga, a plataforma possibilita ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela; uma solução que permite aos negócios acompanharem o dinamismo do acirrado mercado do comex.

Outra aquisição importante da companhia no período foi a catarinense Hórus Logística. A partir desta movimentação, a Asia Shipping passou a atender a cadeia logística de ponta a ponta com soluções de armazenagem, cross-docking e gestão de inventário, serviços que contam com o uso de tecnologias, como a de rastreamento RFID, o software de gerenciamento de armazém (WMS) e Power BI (Business Intelligence).

Asia Shipping
ATDC Group

GRUPO WMP PLANEJA FATURAR R$250 MILHÕES EM 2025 E ANUNCIA NOVA EMPRESA PARA AMPLIAR PRESENÇA NACIONAL

O Grupo WMP,  líder em soluções e tecnologias nos segmentos de petróleo, energia e automotivo há mais de 60 anos, anunciou a incorporação da Lapek, empresa de lubrificação e abastecimento, por R$ 25 milhões. A entrada da companhia no  conglomerado reforça o posicionamento e autoridade no segmento Oil & Gas, oferecendo equipamentos inovadores e econômicos para abastecimento, lubrificação, borracharia e automotivo.

“A incorporação da Lapek no grupo é mais uma iniciativa para expansão do portfólio de produtos no mercado. A nossa meta de faturamento para o ano de 2025 é de 250 milhões de reais e acreditamos que atingiremos esta meta priorizando a qualidade e o foco em nosso cliente. Por isso, temos investido em desenvolvimento e excelência na fabricação, o que resulta em nosso crescimento de mercado e portfólio, ressalta Mário Panelli Filho, CEO do Grupo WMP.

Investimento de R$ 30 milhões em centro de distribuição, em Tietê-SP

Buscando expandir as operações e atingir a meta estabelecida, além da aquisição de novas companhias previstas ainda para este ano, o Grupo WMP está investimento R$ 30 milhões em centro de distribuição moderno e automatizado na cidade de Tietê, ponto estratégico no centro do estado de São Paulo.

O site logístico do Grupo WMP irá abranger uma área total de 460.000 m². A fase 1, com 15.000 m² foi finalizada, com estimativa para 50 novas vagas de emprego.

Panelli Filho  celebrou as novas conquistas do grupo WMP e os investimentos que a rede tem feito. “Acredito que estamos no caminho certo e com uma rede diversificada de empresas, alinhadas em um objetivo comum. Com foco em atender as diferentes necessidades da economia em petróleo, energia e automotivo, estamos buscando ampliar cada vez mais nosso portfólio de serviços e presença de mercado”, opina.

História de sucesso

Fundado em 1963, na cidade de Cerquilho, no interior de São Paulo, o Grupo WMP se consolidou em 2020 com o propósito de integrar as empresas do grupo, tendo como principal objetivo um maior portfólio para o mercado global. Atualmente, fazem parte da rede as empresas de lubrificação e abastecimento Lupus, Lepam e agora a Lapek.

Além da presença deste segmento no Brasil,  o grupo está presente nos Estados Unidos por meio da empresa WolfLube e conta com uma fábrica moderna que atende o mercado Norte Americano, América Central e Caribe. Em 2023 recebeu a certificação ESG com reconhecimento internacional.

A companhia também é destaque em outros setores como o automotivo por meio da  E-Wolf, dedicada ao mercado de veículos híbridos e elétricos, com um portfólio completo de carregadores e que deu um salto nos últimos cinco anos através da parceria com a BYD, já são 20 mil carregadores da companhia instalados, e a ⁠Mahovi, voltada ao segmento de reparação automotiva. E ainda oferece soluções financeiras aos clientes e fornecedores do grupo, através da Wolfcred.

Grupo WMP

Com uma trajetória de 60 anos, o Grupo WMP destaca-se como uma empresa 100% brasileira, presente nos setores de petróleo, energia e automotivo, oferecendo uma ampla gama de equipamentos e soluções integradas. O faturamento do grupo em 2024 foi de R$ 200 milhões, estando presente no Brasil e no exterior.

O Grupo WMP reúne as empresas Lupus: equipamentos para lubrificação e abastecimento com uma alta tecnologia em seus equipamentos; E-Wolf: empresa que atua no setor de eletromobilidade com soluções completas em equipamentos de recarga de veículos híbridos e elétricos; Lepam: equipamentos para abastecimento de combustíveis no segmento de postos e serviços; WolfLube: operação e atuação no mercado norte americano no segmento de equipamentos para lubrificação e abastecimento; Mahovi: dedicada ao segmento de reparação automotiva; Wolfcred: apoio financeiro para clientes e fornecedores do grupo; e Lapek: empresa do segmento de lubrificação e abastecimento com foco em produtos econômicos e de menor custo.

Grupo WMP
CoWork Comunicação

EMPRESAS DO PORTO DO PECÉM PROMOVEM FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM IA.

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), localizado no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, em parceria com a escola de tecnologia Digital College, lançou uma iniciativa inovadora para capacitar executivos e líderes industriais no Complexo do Pecém. O curso intensivo “Tecnologia e Transformação Digital com Inteligência Artificial” possui o objetivo de preparar os gestores para liderar a adoção de soluções tecnológicas avançadas no setor industrial.

“A AECIPP está na vanguarda ao promover uma formação que não apenas atende às necessidades do setor industrial, mas também prepara seus líderes para um futuro movido pela inovação”, destacou Eduardo Amaral, presidente da AECIPP.

O programa oferece uma imersão estratégica em inteligência artificial aplicada a negócios, automação de processos e liderança voltada para a inovação. A iniciativa busca fortalecer a competitividade das indústrias associadas ao Complexo do Pecém, alinhando os participantes às demandas de um mercado cada vez mais tecnológico.

O diretor de operações da Digital College, Antonio Rodrigues, reforçou a importância do curso: “Nosso papel é mostrar como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode ser um diferencial estratégico. Essa parceria com a AECIPP é uma oportunidade única de empoderar líderes para que usem a inovação como uma ferramenta de transformação e impacto no mercado.” 

AECIPP
Engaja Comunicação

sábado, 25 de janeiro de 2025

GRUPO FRANCIOSI AGRO DIGITALIZA PROPRIEDADE RURAL UTILIZANDO REDES PRIVATIVAS

A Fazenda Confiança, do Grupo Franciosi Agro, no Piauí, inicia a integração de tecnologias com as máquinas, equipamentos e colaboradores, e, com tecnologia da Virtueyes, leva conectividade e gestão às lavouras.

Nos últimos oito anos, o valor da produção agrícola do Piauí registrou um crescimento de 384%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um salto de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões, em 2023, consolidando-o como uma grande potência do agronegócio brasileiro, e com perspectivas de se tornar um dos maiores produtores de grãos das Américas nos próximos anos.

Foi apostando no grande potencial da região que o grupo Franciosi, listado em 2019 como uma das 100 maiores empresas do agro no Brasil, e referência na produção de soja, algodão, milho, consolidado na Bahia região do Matopiba com aproximadamente 200 mil há de plantação, ampliou sua atuação. Em 2010 chegou ao Piauí com a aquisição da Fazenda Confiança, localizada em Baixa Grande do Ribeiro.

Embora as oportunidades no estado fossem muitas, o grupo enfrentou alguns desafios, principalmente na implementação de tecnologias, pois o acesso à internet sempre foi um gargalo. “Vimos a importância da conectividade dentro da fazenda, principalmente para conectar os pivôs e demais equipamentos de telemetria da propriedade. Passamos a avaliar algumas tecnologias nesse sentido em busca de algo que cobrisse a fazenda com uma grande rede de Wi-Fi”, disse Marco Gracindo, Head de Tecnologia do Grupo Franciosi Agro, responsável pelas áreas de inovação, tecnologia e agricultura digital.

Durante essa busca, o Grupo chegou a consultar empresas até nos Estados Unidos para ver se havia alguma tecnologia específica ou equipamento nesse sentido, mas, acabava voltando ao 4G, e outras opções não estavam disponíveis no mercado. Após algumas pesquisas, chegaram até a Cyklo Agritech, uma aceleradora de startups, sediada em Luís Eduardo Magalhães/BA, dirigida e fundada por Pompeo Scola, consultor e especialista no desenvolvimento de agritechs.

“Explicamos a nossa necessidade de redes de internet privativa e nos indicaram a Virtueyes IoT Solutions. A partir de então, passamos a desenvolver um trabalho em conjunto para resolver as dificuldades que tínhamos, que eram disponibilizar o sinal para uma área bem ampla, possibilitando conexões para as máquinas, equipamentos e profissionais da fazenda de forma mais simples sem a necessidade de redes com cobertura limitada”, destacou Gracindo.

Marco Gracindo, Head de Tecnologia do Grupo Franciosi Agro

Com a tecnologia da gaúcha Virtueyes, que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas), a Fazenda Confiança passou a desenvolver ações para padronizar a comunicação na propriedade, juntamente com toda a tecnologia que já estava disponível, unificando todos os processos, a comunicação e as redes dos fornecedores.

Além desse aspecto, a chegada da conectividade teve uma grande importância social. “A internet acessível sempre foi uma preocupação, pois temos muitos colaboradores que ficam meses sem ver os familiares que moram longe, e a comunicação torna-se imprescindível para manter esse relacionamento fora com os entes queridos. Além disso, eles têm a oportunidade de estudar e aperfeiçoar suas habilidades nas horas vagas”, reforçou o diretor.

A implementação das redes privativas na Fazenda Confiança segue a todo vapor, em uma fase de validação e aperfeiçoamento e o desafio é grande, afinal a propriedade tem mais de 12 mil hectares. A partir dos resultados obtidos, o próximo objetivo da equipe é ampliar a cobertura para mais áreas e até mesmo para outras fazendas do grupo. “Fizemos a ativação e está funcionando. Agora, estamos colocando alguns chips nos equipamentos para ver como vão desempenhar e seguimos fazendo pequenos ajustes com foco na amplitude dessas redes para garantir a qualidade do sinal na maior área possível”, finalizou Gracindo.

Virtueyes IoT SolutionsFundada em 2006, a Virtueyes IoT Solutions é uma empresa brasileira que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas). Criada para aprimorar a experiência de contratação e gestão de conectividade para dispositivos IoT, atende setores como rastreamento veicular, monitoramento e segurança eletrônica, logística, agricultura 4.0 e cidades inteligentes. Com mais de 1.500 clientes ativos e 1,2 milhão de dispositivos conectados, realiza mais de 13 milhões de conexões diárias. A empresa possui unidades em Novo Hamburgo (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), proporcionando um atendimento ágil e eficiente para clientes em todo o Brasil.

Virtueyes IoT Solutions
Rural Press