quinta-feira, 4 de maio de 2017

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP Rússia: Corrida modorrenta e vitória de Bottas


Valtteri Bottas conquista sua primeira vitória na F-1. A corrida foi a mais chata do ano e Sebastian Vettel abre vantagem para Lewis Hamilton na liderança da competição.
   
A Ferrari dominou o treino classificatório para o GP da Rússia. Vettel fez a pole, seguido de perto por Kimi Raikkonen. Os pilotos da Mercedes-GP, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton marcaram terceiro e quarto tempo. Felipe Massa (Williams), conseguiu a sexta posição, mas tinha boas expectativas para a corrida.

Como treino é treino e corrida é corrida, ao apagar as luzes vermelhas, Bottas deixou os dois carros da Ferrari comendo poeira e assumiu a ponta. Foi só! Daí pra frente, quem dormiu pouco e acordou cedo para assistir a F-1 até cochilou no sofá. Pior. Se assistiu na cama, entrou em sono profundo.

As condições da pista não permitiam aproximação dos carros. Eles passaram a prova inteira tentando chegar, o que não aconteceu, nem nas paradas para troca de pneus.
E quem não se deu bem foi Felipe Massa. O brasileiro foi vítima de um pneu furado, por isso fez uma parada a mais e terminou na 9ª posição.

Outra novidade foi o canadense Lance Stroll, companheiro de Massa. Não bateu e finalizou a prova na 11ª posição. Nesta temporada para ter emoção e ultrapassagens não depende só do braço do piloto e acerto dos carros. A pista também influencia.

Marcaram pontos no GP da Rússia

  1) Valtteri Bottas 
  2) Sebastian Vettel 
  3) Kimi Raikkonen
  4) Lewis Hamilton  
  5) Max Verstappen  
  6) Sergio Perez 
  7) Esteban Ocon
  8) Nico Hulkenberg
  9) Felipe Massa 
10) Carlos Sainz Jr

Mundial de pilotos

  1) Sebastian Vettel 86
  2) Lewis Hamilton 73
  3) Valtteri Bottas 63
  4) Kimi Raikkonen 49
  5) Max Verstappen 35
  6) Daniel Ricciardo 22 
  7) Sergio Perez 22
  8) Felipe Massa 18
  9) Carlos Sainz Jr 11
10) Esteban Ocon 9
11) Nico Hulkenberg 2
12) Romain Grosjean 4
13) Kevin Magnussen 4 
14) Daniil Kvyat 2

A próxima etapa está marcada para dia 14/05 é o GP da Espanha. Esperamos mais competitividade e se Hamilton não abrir o olho, vai perder o título para a Ferrai.

Rapidinhas 

A primeira vitória

Bottas venceu pela primeira vez na F-1 e admitiu que valeu a espera "É incrível, eu lutei um pouco mais de 80 corridas, mas definitivamente valeu a pena esperar. Valeu a pena toda a aprendizagem".


A largada definiu a corrida

Sebastian Vettel reconheceu que perdeu a corrida na primeira curva. "Eu acho que a nossa largada foi provavelmente semelhante à Valtteri, mas na freada, ele já estava na frente”, falou o líder do campeonato.

E a McLaren segue capengando!

Depois de Fernando Alonso abandonar e o segundo piloto do time, Stoffel Vandoorne terminar na 14º colocação, Eric Boullier, diretor da equipe, mostrou indignação. "Você não pode esconder, definitivamente, 14º não é o lugar da McLaren-Honda”.










* Edison Ragassi é jornalista e radialista, diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br, editor da revista O Mecânico, produtor e apresentador do programa e dos boletins diários Auto Agora, transmitidos pela Rádio Transamérica Pop FM 100,1. Escreva para o Ragassi: ragassi@gmail.com.