terça-feira, 7 de maio de 2019

EXPOSIÇÃO "ARTE OCUPA" QUE RECEBE OBRA DE DI CAVALCANTI, TEM SEUS ÚLTIMOS DIAS PARA VISITAÇÃO NO SESC SÃO CAETANO


O acervo Sesc de Arte Brasileira, representa parte significativa do patrimônio institucional e configura-se como importante suporte para o trabalho de ação cultural e educativa na área de artes visuais. Organizada segundo critérios estéticos, históricos e institucionais, tal coleção - que abrange arte moderna, contemporânea e popular - se encontra exposta permanentemente nas unidades do Sesc em todo estado de São Paulo.

Buscando democratizar o acesso a esse precioso patrimônio, o Sesc São Caetano apresenta o projeto "Obra em Foco" que procura, a cada edição, promover ora o encontro entre artistas, ora o diálogo com outras linguagens artísticas sempre estimulando a troca de saberes e o respeito a diversidade.

A presente edição que está exposta até 31 de Maio de segunda a sexta das 9h às 21h30 e sábados e feriados das 9h às 17h30, lança luz sobre um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX: Di Cavalcanti. A obra Mulata, produzida em 1974, é um convite ao seu universo estético – filiado ao Modernismo – pleno de cores e volumes, onde a representação da mulher negra é apenas uma entre inúmeras temáticas presentes, ao longo de sua carreira. Em comum um tratamento festivo, quase hedonista ainda que constantemente atravessado pela crítica social.

É certo que, no contexto atual, o imaginário de Di Cavalcanti nos incita a múltiplas indagações, mas sobretudo, podemos nos perguntar em que medida é possível ressignificar sua pintura numa perspectiva contemporânea.

Sabemos que a arte pode representar o elemento propulsor de novas formas de pensar. E acreditando no potencial de questionamento que pode ser suscitado no contato direto com a obra, nos mantemos abertos para o diálogo e confiantes no papel fundamental da arte e em nossa ação socioeducativa.

Serviço
Sesc São Caetano
Projeto "Obra em Foco"
Aberto ao público até 31 de maio
De segunda a sexta das 9:00 às 21:30
Sábados das 9:00 às 17:30
Rua Piauí. 554
Santa Paula – São Caetano do Sul - SP
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis.
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br.

Sesc São Caetano 
Assessoria de Imprensa

Leia> O Brasil Sobre Rodas