O número de pessoas inadimplentes bateu recorde este ano.
Levantamento
inédito da Serasa Experian aponta que 57 milhões de brasileiros têm dívidas em
atraso e, por isso, tiveram o nome incluído na lista de inadimplentes. O número
é maior do que o verificado em agosto de 2013, quando foram registrados 55
milhões. No mesmo mês de 2012, eram 52 milhões de pessoas.
De acordo
com os especialistas da Serasa Experian, o aumento do número de inadimplentes
deve-se ao crescente endividamento das famílias e ao descontrole do consumidor ao
assumir novos financiamentos, sem considerar as contas fixas mensais e outras
dívidas já contraídas. Parcelamento de compras com juros altos (como de imóveis
e carros), bem como as altas taxas cobradas pelo uso do cheque especial e do
rotativo do cartão de crédito, também são fatores que comprometem o orçamento e
ajudam a levar as famílias para o caminho da inadimplência. As dívidas não
bancárias, como carnês de lojas e aquelas contraídas junto aos bancos, foram as
principais responsáveis pela alta da inadimplência.
O estudo da Serasa Experian também aponta que 60%
dos inadimplentes têm contas mensais a pagar que custam acima de 100% de sua
renda mensal. Além disso, 53% dos endividados acumulam até duas dívidas não
honradas.
Apesar dos índices elevados, a situação não é
alarmante. "O patamar da inadimplência poderia ser superior, mas a
evolução da renda e o desemprego baixo estão atenuando este cenário. A atual
situação é preocupante, pois revela que do total da
população brasileira com 18 anos ou mais (144
milhões de pessoas), cerca de 40% está inadimplente. Mas não é alarmante, pois o volume de dívidas da
maioria (2) não é alta. A situação, no entanto, exige
acompanhamento com atenção dobrada”, afirma o superintendente
de Informações sobre Consumidores da Serasa Experiam, Vander Nagata.
Para
o superintendente, a tendência crônica ao descontrole deve ser combatida com
educação financeira. “Transformar o conhecimento básico sobre educação
financeira em comportamento consciente, evitando a compra por impulso ou para
ostentação, é o desafio do brasileiro, que hoje gasta mais do que ganha e não
poupa, apesar de ter consciência da importância destas atitudes.”
Por
outro lado, ao credor faltam informações para uma avaliação
mais precisa da real capacidade de pagamento, contemplando o nível de endividamento que o cliente já
possui. “Pelo lado do credor,
verifica-se a falta de informação sobre o real nível de endividamento das
pessoas. As empresas devem se cercar de ferramentas que reduzam o risco na hora
da concessão de crédito”, alerta o superintendente.
“O crédito é um
poderoso instrumento para o desenvolvimento econômico, mas se for pago. Se
houver calote é prejudicial, pois destrói valor e afeta a qualidade de vida dos
cidadãos, que passam a enfrentar as dores de cabeça do superendividamento, e de
toda a cadeia produtiva. Empresas, sociedade civil organizada e governos devem
encarar o grande desafio de educar financeiramente nossos consumidores”, aponta
Vander Nagata.
Saia do vermelho: www.serasaconsumidor.com.br/saiadovermelho.
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.
Imprensa Serasa
Ana Greghi
ana.greghi@br.experian.com
55 11 2847-9504
Viviane Evangelista
viviane.evangelista@br.experian.com
55 11 2847-8456
Victoria Bustamante Iturrieta
victoria.iturrieta@br.experian.com
5511 2847-8426
Nenhum comentário:
Postar um comentário