O novo modelo da montadora alemã chega para ser o carro de entrada da marca no Brasil, com muito luxo e sofisticação.
É incontestável a qualidade que a Audi oferece a seus clientes. Seus carros, que sempre primaram pelo desempenho e a preocupação com seus detalhes, oferecem ao mercado um modelo com motorização menor, mas com a mesma preocupação em saciar os desejos mais profundos de um carro de luxo.
Apresentado à imprensa em um evento na cidade de São Paulo, o novo modelo da marca pode ser adquirido em duas versões: a A3 Sedan e a A3 Attraction. A única diferença entre os dois veículos é a quantidade de opcionais que a versão top de linha oferece.
Na verdade, trata-se de um aumento da família A3, que agora tem um motor com menor cilindrada: o 1.4 TFSI. Ele tem 1.395 cm³ de cilindrada, peso de 107 kg, cárter de alumínio, injeção direta de combustível com turbo alimentação, que fornecem impressionantes 122 cv de potência e tem 200 Nm de torque máximo entre 1.400 e 4.000 rpm. Ele trabalha combinado ao câmbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem e leva o carro a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 212 km/h.
O Audi A3 Sedan 1.4 TFSI conta também com o sistema start-stop, que aumenta a economia de combustível, com uma condução moderada a redução de consumo pode chegar a 20%.
O Coisas de Agora foi convidado a testar esse novo modelo, que eu dirigi por algumas ruas da cidade e na rodovia dos Bandeirantes, num percurso de aproximadamente 60 km.
Esse tipo de avaliação permite que sejam colocadas em teste as situações diversas que o veículo deve ter em sua vida útil. O prazer de se dirigir um carro que realmente “veste” o motorista é agradável em termos de conforto e segurança.
Os itens oferecidos são indispensáveis para quem opta por ter um carro dessa categoria: volante multifuncional revestido de couro com shift paddles, computador de bordo, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, manopla da alavanca de câmbio com revestimento em couro, ar-condicionado, temporizador do limpador de pára-brisa com 4 níveis, bancos do tipo Conforto, acabamento interno em prata micrometálico, porta-malas de 425 litros, rodas de liga leve de 16 polegadas (7J) com pneus 205/55 R16, além dos faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador, Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e o Bluetooth, alarme antifurto e travamento central com controle remoto à distância.

Mesmo com essa quantidade de itens de série, o modelo oferece como opcionais a pintura metálica/perolizada, o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, bancos em couro sintético, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro, teto solar panorâmico elétrico Open Sky. O sistema de som MMI Plus é vendido nas concessionárias por R$ 9.900,00.
Voltando ao caminho, na cidade o carro é muito ágil e silencioso, tem uma isolação acústica que realmente impede a entrada dos ruídos provocados pelo trânsito intenso e, mais precisamente, as motocicletas com escapamentos abertos. A função start/stop em situações de congestionamento garante uma enorme economia de combustível, mesmo com o ar condicionado ligado, pois o motor só volta a funcionar em caso de movimentação na via ou quando a temperatura interna que esta programada, atinge níveis muito acima do escolhido.

Já na estrada, o Audi A3 sedan se comporta como um carro grande com economia de pequeno. Em velocidades constantes, chegamos a ter um consumo de mais de 15 km/l, na velocidade da rodovia e sem grandes exageros de aceleração. Nas retomadas de velocidade, ponto principal quando se trata de fazer ultrapassagens, o motor e o câmbio têm uma harmonia perfeita. A seleção das marchas feitas automaticamente é suficiente para garantir um aumento de velocidade sem riscos ou mesmo sem dar a famosa “mancada” típica em carros automáticos.
Um importante item de segurança é o ESP (programa de estabilização eletrônica), que entra em ação sempre que o carro ultrapassar o limite de segurança ao longo das curvas, ajudando o motorista a manter a trajetória. O motorista e o passageiro da frente contam com airbags frontais e laterais – para o condutor, e ainda há airbags especiais para proteção dos joelhos.
Toda essa maravilha da engenharia alemã está disponível nas concessionárias da marca em 13 opções de cores e a partir de R$ 94.800 para o modelo A3 sedan e R$ 99.900 para o A3 Attraction. O primeiro Sedan Compacto Premium é, de novo, o maior objeto de desejo.
Texto: Eduardo Abbas, especial para o Coisas de Agora.
Fotos: Audi do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário