sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AUDI

Dupla do Audi YCSA Sailing Team entra na Flotilha Ouro do Mundial de 420

Eric Belda e Rodrigo Dabus, do Yacht Club Santo Amaro, estão classificados para a fase final entre a primeira metade da flotilha formada por 111 embarcações. Foto: Christian Beek/Travemunde

A dupla do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Eric Belda e Rodrigo Dabus, garantiu vaga na flotilha ouro do Campeonato Mundial da Classe 420, na Alemanha, que volta a ser disputado nesta sexta-feira (1º), com a fase final estendendo-se até domingo. Entre as dez duplas brasileiras que competem em Travemunde, cinco pertencem ao Audi YCSA Sailing Team, projeto voltado à Vela Jovem e que envolve as classes Optimist, Laser, 29er, 420 e Byte.

Eric e Rodrigo, atuais campeões brasileiros de 420 na categoria Júnior, iniciaram a fase de classificação entre 111 velejadores da categoria Open, que inclui duplas masculinas e mistas e conseguiram, ao fim da fase, posicionarem-se na primeira metade dos competidores para garantir vaga na flotilha ouro. O Lubecker Yacht Club (LYC) está recebendo 390 atletas distribuídos em 195 embarcações de 27 países. Os técnicos Felipe Caldeira e Bernardo Andt, o Baby, são os responsáveis pelo Audi Ycsa Saling Team no Mundial. 

"O começo foi difícil com ventos fracos e muitos barcos sobre a linha de largada, situação que não enfrentamos no Brasil. Por isso a experiência já está válida", afirmou Felipe Caldeira, o Coxa, que ainda relatou as palavras especiais de boas vindas aos brasileiros pronunciadas pelo presidente internacional da classe 420, o israelense Nino Shmueli, durante a cerimônia de abertura. É a maior equipe brasileira já enviada a um Mundial de 420. 

Além de Eric e Rodrigo (51º), também conseguiram vaga na flotilha ouro, Tiago Brito e Andrei Kneipp (23º), do Clube dos Jangadeiros (RS). Thiago Ribas e Philipp Rump (45º), do Veleiros do Sul (RS) e Leonardo Lombardi e Gabriel Alves (56º), do Clube Naval Charitas (RJ). Outras três dupla do YCSA, Gabriel Elstrodt e Philipp Essle; Isabele Caldeira e Marcelo Peek (mista) e Ricardo Paranhos e Alexander Essle, vão disputar a flotilha prata. O espanhol Ruiz Jose Manuel lidera o Mundial seguido pelo compatriota Dominguez Adrán.

As representantes femininas do YCSA, Helena de Marchi e Elisa Von Fritsch, assim como, Carolina e Franziska, do Iate Clube do Rio de Janeiro, Letícia e Mareana, do Iate Clube Brasileiro, de Niterói, também estarão na flotilha para as regatas finais a partir desta sexta-feira em Travemunde. Kimberly Lim, de Singapura lidera à frente da italiana Carlotta Omari. 

Classe Byte

Integrante do Audi YCSA Sailing Team, o velejador Pedro Corrêa, de 16 anos, prepara o embarque para Nanquim, na China onde representará o País nas regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude, entre 16 e 28 de agosto. Desenvolvido pelo Projeto Ventos & Velas, de São Sebastião, Pedro assegurou a vaga na Represa Guarapiranga, ao conquistar o título do Campeonato Sul-americano da classe Byte, a escolhida para a competição a vela. Antes do embarque, haverá um seminário do COB nos dias 3 e 4 em São Paulo, destinado aos 97 atletas entre 15 e 18 anos, que disputarão 24 modalidades nos Jogos da China.

Yacht Club de Santo Amaro

Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais. 

Mais informações no site www.ycsa.com.br.
Fanpage: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

ZDL Comunicação
Ary Pereira Jr. 
ary@zdl.com.br
11 3285-5911

Nenhum comentário: