sábado, 6 de setembro de 2014

PEUGEOT EXALT

A Peugeot apresentará no Salão do Automóvel de Paris o conceito Exalt com uma nova proposta de materiais. 

A carroceria é concebida em tons acinzentados, desde o aço bruto que cobre a maior parte do veículo até o material têxtil Shark Skin, na extremidade traseira. A bordo, jornais reciclados se transformam no Newspaper Wood. A abertura da tampa do porta-malas facilita o acesso ao HYbrid-kick, um patinete elétrico inovador, alojado sob o assoalho do compartimento.

Visão de um hatch, o conceito Exalt dá continuidade à proposta iniciada já em 2012 pelo conceito ONYX em termos de materiais: utilização equilibrada, fornecimento local e materiais de reciclagem. Este carro conceito recebe o propulsor HYbrid4 a gasolina que gera 340 cavalos de potência.

"Os 125 anos de história automobilística da Peugeot são marcados por modelos que fizeram época. Com o conceito Exalt, a marca afirma suas escolhas e escreve um novo capítulo, avançando com determinação e confiança", afirma Maxime Picat, Diretor Geral da Peugeot.

Um veículo dinâmico 



Com suas linhas requintadas e atléticas, o Exalt expressa toda a potência do design da Peugeot. Esse hatch de cinco portas possui bitolas largas e arcos de rodas poderosamente arredondados que expressam seu estilo ao longo dos 4,70 m de comprimento. A aliança de superfícies planas e linhas de corte definidas lhe conferem agressividade e suavidade.

O Exalt optou pelo radicalismo, eliminando todo e qualquer material supérfluo e conservando apenas o necessário. Ele é composto por materiais rigorosamente selecionados visando o melhor desempenho.

"O Peugeot Exalt associa linhas atléticas, potentes e distintas e elementos audaciosos. Seu espaço interno composto por materiais naturais destina-se ao conforto e a uma condução instintiva. Este conceito inova para tornar o hatch ainda mais atraente e polivalente, especialmente com a cinemática inovadora da tampa do vasto porta-malas", declara Pierre Paul Mattei, responsável pelo estilo do Peugeot Exalt.

Numa homenagem à arte dos automóveis franceses dos anos 1920-1930, a carroceria em aço bruto é forjada a mão por um artesão especialista em chapas metálicas. É uma peça única que reinterpreta os códigos históricos que compõem a paixão automobilística: linhas alongadas e dinâmicas, cintura de carroceria alta, para-brisa inclinado, teto baixo (apenas 1,31 m), um perfil esguio e uma cabine volumosa, laterais curvilíneas que repousam numa base de carroceria em fibra de basalto e rodas de 20 polegadas.

O capô alongado surge de uma face dianteira extremamente expressiva com faróis duplos integrados ao para-choque, que compõem a assinatura luminosa característica da Marca. No centro, a grade robusta emerge da carroceria e acolhe o logotipo do Leão.

Para melhorar o coeficiente de arrasto, a parte traseira do Exalt é revestida com o eficiente material têxtil Shark Skin. Graças à sua estrutura com acabamento tecnológico, este material aumenta sensivelmente as capacidades aerodinâmicas do veículo a fim de reduzir o consumo. Sua utilização é realçada por um corte nítido que faz a transição entre a porta traseira e a vigia lateral. Esta transição efetua-se num tom sobre tom requintado, entre o aspecto natural do aço bruto e a tonalidade cinzenta do Shark Skin. O novo contraste desse acabamento ilustra bem a diferença da versão apresentada em Pequim.

Esse material contribui para o desempenho aerodinâmico do Exalt – com um SCx de 0,6 – associado a outros elementos: extrator de ar no para-choque traseiro, curvatura do teto, retrovisores perfilados.

Com essa aerodinâmica excepcional, o impacto do Exalt no seu meio ambiente é essencialmente visual. De fato, uma faixa horizontal na reentrância do spoiler traseiro define a largura do carro e confere volume à assinatura luminosa.

"Com o Exalt, a Peugeot revela sua visão de um hatch que associa design requintado e polivalência. Essas escolhas radicais somadas às qualidades do veículo fazem com que ele seja imediatamente desejável", declara Gilles Vidal, diretor de Estilo da Peugeot.

Peugeot Exalt oferece também uma polivalência inédita para um hatch. A porta traseira é dotada de uma cinemática inovadora com pantógrafos. Essa arquitetura proporciona uma abertura máxima para um volume externo reduzido. A tampa do porta-malas é motorizada e o assoalho do compartimento de carga é baixo, facilitando o acesso ao HYbrid-kick.

Alojado debaixo do assoalho do porta-malas, este patinete elétrico dobrável é o complemento ideal para a mobilidade. Sua facilidade de utilização instantânea torna os deslocamentos urbanos mais fluídos.

"A Peugeot detém uma posição única no mercado com sua gama de 2, 3 e 4 rodas. A combinação de um patinete elétrico com nosso conceito Exalt demonstra a capacidade da Marca de propor uma solução integrada e inovadora para a mobilidade", diz. Xavier Peugeot, Diretor de Produto da Peugeot.

A condução instintiva



"Para desenvolver este conceito, fui buscar inspiração no mundo da música. A harmonia é uma noção fundamental. As notas se misturam para criar uma partitura profundamente comovente. É assim que a tecnologia e a tradição se misturam no Exalt. No Peugeot i-Cockpit, um bloco de mostradores digital alto encontra-se lado a lado com o Toggle Switches. O resultado é puro, atemporal", informa Alessandro Riga, designer do interior do Peugeot Exalt.

Peugeot i-Cockpit proporciona uma experiência de condução intensa, voltada para o prazer. O pequeno volante recoberto de couro e de tecido misto, assim como o bloco digital de mostradores encontram-se no eixo do condutor, assegurando manuseio e leitura intuitivos.

No prolongamento do console central, duas telas sensíveis ao toque e escamoteáveis surgem do painel de instrumentos. A tela superior dá acesso ao computador de bordo, ao sistema Hi-Fi e à navegação. A segunda tela tem uma barra visível que comanda a climatização automática e o sistema Pure Blue.

No painel de instrumentos estão implantados nove Toggle Switches, cujo design evoca o universo musical. Eles estão divididos em dois grupos, dois comandos à esquerda do pequeno volante e sete à direita. Esta repartição adapta-se à capacidade do cérebro de memorizar facilmente até sete elementos, em formação e em função. Além disso, o condutor pode associar livremente ao Toggle Switches as funções de acesso à navegação com um comando, parametrização do veículo com outro comando, etc.

Ele também pode escolher um dos Toggle Switches para ativar o sistema de luz negra. Integrado aos faróis, este sistema é especialmente eficaz nas transições entre o dia e a noite. Isso permite uma condução segura e serena em condições de pouca visibilidade, quando a luz negra realça a sinalização no solo.

Para maior conforto dos ocupantes, o Peugeot Exalt é equipado com um inovador sistema de tratamento do ar, chamado Pure Blue. Com o veículo parado e vazio, o sistema purifica as superfícies da cabine por meio da difusão de bactericidas e fungicidas. Assim que o veículo põe-se em movimento, um filtro ativo trata o ar no habitáculo, eliminando os compostos orgânicos voláteis e as partículas finas. Dessa forma, os ocupantes viajam permanentemente numa atmosfera limpa e purificada.

Uma concepção visionária



Peugeot Exalt é composto por elementos brutos e naturais, associados a materiais inovadores e eficientes. A ideia era revestir o carro de maneira útil e inteligente, visando a otimização para economizar materiais e reduzir as sobras de produção.

"Essa abordagem responsável também se aplica ao fornecimento local das matérias, como o ébano da Ásia utilizado na China e substituído, na Europa, pelo Newspaper Wood", afirma Sophie Gazeau, estilista Cores & Materiais do Peugeot Exalt.

Peugeot Exalt prolonga a proposta lançada com conceito Onyx em 2012. No trabalho feito na carroceria, o aço é empregado em estado bruto para que o material possa expressar plenamente as linhas do veículo. Alguns elementos como as rodas também foram mantidas em estado bruto para realçar as marcas deixadas pelas máquinas de usinagem.

O aço é mantido em estado bruto em todas as partes que não entram em contato direto com o corpo dos quatro ocupantes. Na altura dos cotovelos e do apoio dos braços, o Exalt é guarnecido de madeira com tonalidades quentes. A partir da linha inferior do vidro, a madeira é substituída por um tecido misto a base de lã natural, que reveste o interior das portas, o painel de instrumentos e o teto. Entre esses dois materiais, uma faixa confeccionada por impressão em 3D dissimula o sistema Hi-Fi.

A bordo do Peugeot Exalt, todos os ocupantes recebem um tratamento privilegiado. Os bancos dotados de uma estrutura compósita conjugam assento e encosto em tecido misto com laterais em couro envelhecido.

O tecido e o couro são utilizados num processo que aproveita a gestão dos recursos. Assim, para evitar os cortes e as sobras de produção, o tecido é trabalhado com pinças. Este processo simples é inspirado na tradição das grandes “maisons” de confecção masculina. Obtém-se, assim, uma superfície de tecido sem costuras e com dobras definidas.

Normalmente, o couro utilizado nos automóveis, para ser considerado perfeito, não deve apresentar marcas antes de ser curtido. O Exalt, dentro da lógica de otimizar o couro, se apropria dessas imperfeições estéticas para imprimir em cada peça uma assinatura única. Em seguida, o couro é envelhecido naturalmente, sem utilizar produtos químicos.

Dentro da perspectiva de que o fornecimento deve ser efetuado o mais perto possível da região de comercialização, na China optou-se por utilizar no Exalt um tipo de ébano nativo do continente asiático. Este material é substituído na Europa pelo Newspaper Wood, feito a partir de jornais velhos. Este novo tipo de madeira evoluiu desde a primeira vez em que foi utilizado, no conceito ONYX. Ele agora é obtido por meio da reciclagem de jornais econômicos, que lhe conferem sua coloração salmão característica.

Finalmente, a fibra de carbono cede lugar à fibra de basalto, um material compósito natural. Derivado da pedra do mesmo nome, ele reduz a utilização de recursos petroquímicos.

Uma motorização eficiente


Pesando apenas 1.700 kg, o Peugeot Exalt é dotado de um propulsor HYbrid4 plug-in com uma potência total de 340 cavalos repartida entre as quatro rodas.

O capô esculpido abriga o motor 1.6 L THP 270 desenvolvido pela PEUGEOT Sport. Acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, este bloco de quatro cilindros a gasolina desenvolve uma potência específica de cerca de 170 cv/l, portanto, entre as melhores do mundo.

Na traseira, a suspensão multibraço integra um motor elétrico de 50 kW para as fases de funcionamento elétrico ou híbrido. Esse motor também intervém para recarregar a bateria, através da recuperação da energia da frenagem. Quando o condutor retira o pé do acelerador, a frenagem é efetuada pelo torque do motor elétrico. A tecnologia HYbrid4 converte, assim, a eletricidade em energia cinética que seria dissipada pelos discos e pastilhas.

Tecnologia inteligente, o HYbrid4 adapta-se instantaneamente aos desejos do condutor e seleciona o modo mais adaptado: elétrico puro, gasolina pura, hibridação gasolina-elétrico. O condutor usufrui, dessa forma, da intensidade da viagem e beneficia do know-how da Peugeot em matéria de comportamento na estrada.

* N.R.: O Paris Motor Show 2014 estará aberto ao público de 04 a 19 de outubro. 

Peugeot do Brasil
Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport 
Marcus Brier 
marcus.brier@peugeot.com
+55 11 2536-3391 
Rodrigo Tramontina
rodrigo.tramontina@peugeot.com 
55 11 2536-3470

Nenhum comentário: