terça-feira, 25 de novembro de 2014

ALIANÇA RENAULT-NISSAN ATINGE MARCA DE 200.000 VEÍCULOS ELÉTRICOS VENDIDOS.

Veículos elétricos Renault-Nissan já rodaram 4 bilhões de quilômetros e atingiram 58% de participação de mercado global no segmento zero emissão.

O Nissan LEAF se mantém como o veículo elétrico mais vendido de todos os tempos; já a Renault atingiu a liderança na Europa no mês passado. 

A Aliança Renault-Nissan vendeu seu veículo elétrico número 200.000 e atingiu a liderança do segmento zero emissão, com 58% de participação de mercado.


Juntos, os veículos elétricos Renault e Nissan já rodaram aproximadamente 4 bilhões de quilômetros sem emissão de poluentes – o que seria suficiente para circundar o planeta 100.000 vezes. A utilização dos veículos elétricos Renault-Nissan permitiu economizar 200 milhões de litros de combustível – o suficiente para encher quase 80 piscinas olímpicas, além de ter contribuído para o meio ambiente, deixando de emitir 450 milhões de kg de CO2 durante o uso.

A Aliança vendeu seu veículo elétrico número 200.000 no início de novembro, quatro anos após o lançamento do Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico comercializado em massa em todo o mundo. O Nissan LEAF continua sendo o veículo elétrico mais vendido de toda a história.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a Aliança vendeu aproximadamente 66.500 unidades – um aumento de aproximadamente 20% em comparação com o mesmo período de 2013. A Aliança vende em torno de 2 de cada 3 veículos elétricos comercializados em todo o mundo, incluindo os modelos Twizy, o veículo compacto de dois lugares da Renault para uso urbano, e o furgão Nissan e-NV200, à venda na Europa e no Japão.

“Os veículos elétricos Renault e Nissan lideram o segmento zero emissão em termos de volume. Mas o importante é que eles se beneficiam de um alto índice de satisfação entre seus proprietários em todo o mundo” comentou Carlos Ghosn, Presidente & CEO da Aliança Renault-Nissan. “Com os retornos positivos dos proprietários e o aumento na demanda por carros movidos a energia renovável, não é de se surpreender que a venda de veículos elétricos não para de crescer – principalmente nas regiões onde a infraestrutura de recarga está bem desenvolvida.”

EUA e Japão acumulam maior número de proprietários de veículos elétricos 


Os Estados Unidos são o maior mercado de veículos elétricos para a Aliança. Naquele país, mais de 750 postos de recarga já estão em funcionamento e a Nissan está trabalhando com seus concessionários e parceiros do setor de recarga para aumentar este número para 1.100 até meados de 2015. Os postos de recarga rápida podem levar a capacidade da bateria de um LEAF passar de 0% a 80% em torno de 30 minutos.

Neste ano, a Nissan lançou o programa de recarga gratuita “No Charge to Charge”, permitindo o acesso a postos de recarga por dois anos gratuitamente após a compra ou aluguel de um novo Nissan LEAF. O programa “No Charge to Charge” está disponível em 12 localidades nos Estados Unidos e a Nissan pretende fazer este número aumentar até meados de 2015.

Já o Japão é o segundo maior mercado de veículos elétricos para a Aliança. Lá, mais de 2.900 postos de recarga rápida estão em funcionamento e, junto com outras três grandes montadoras locais, a Nissan se comprometeu a trabalhar para aumentar este número para 6.000 até março de 2015.

O Reino Unido é o mercado mais maduro da Europa em termos de infraestrutura para veículos elétrico, cuja rede de postos de recarga rápida já cobre 87% de sua malha rodoviária.

Nissan LEAF é o veículo elétrico mais vendido em todo o mundo; Renault lidera o mercado Europeu no mês de outubro.


Com seis modelos elétricos rodando, a Aliança Renault-Nissan é o único grupo automobilístico a oferecer uma gama completa de veículos 100% elétricos, que podem ser totalmente recarregados com energia pura e renovável.

A Nissan vendeu um total acumulado de 148.700 veículos elétricos em todo o mundo desde dezembro de 2010, quando o Nissan LEAF foi lançado. O Nissan LEAF já foi premiado várias vezes, tendo sido eleito ‘World Car of the Year’ em 2011, ‘European Car of the Year’ em 2011 e ‘Car of the Year Japan’ em 2011 e 2012. O veículo elétrico tem um índice de satisfação de 95%, o mais alto já atingido por um veículo Nissan.

Os principais mercados para o Nissan LEAF são os EUA, com 67.000 vendas acumuladas desde o seu lançamento, o Japão, com aproximadamente 46.500 unidades vendidas, e a Europa, onde perto de 31.000 exemplares já foram vendidos.

Nos EUA, o LEAF está prestes a se tornar o veículo elétrico número um do ranking de 2014, ultrapassando outros modelos elétricos ou híbridos do tipo plug-in. No acumulado do ano, as vendas do Nissan LEAF estão em alta de 35%, e o modelo já bateu 21 recordes consecutivos de vendas mensais, tendo quebrado seu próprio recorde anual de vendas nos Estados Unidos faltando dois meses para o fim do ano. Além do LEAF, a Nissan também vende o furgão e-NV200, que foi lançado na Europa em junho e no Japão em outubro.

Já a Renault vendeu um total acumulado de 51.500 veículos elétricos em todo o mundo desde que seu primeiro modelo, o Kangoo Z.E., começou a ser vendido, em outubro de 2011. O Kangoo Z.E. foi eleito ‘International Van of the Year’ em 2012. A Renault recentemente entregou a unidade de número 5.000 aos correios da França (La Poste), que tem a maior frota corporativa daquele país. Mais 5.000 unidades serão entregues nos próximos anos.

Além do Kangoo Z.E. e do Twizy, a gama zero emissão da Renault inclui o subcompacto ZOE e o sedã Fluence Z.E. Na Coreia do Sul, o Fluence Z.E. é vendido com o nome SM3 Z.E. através da marca Renault Samsung Motors. O ZOE apresenta o mais alto índice de satisfação da gama Renault, com 98%.

O principal mercado para os veículos elétricos da Renault é a Europa, sendo que França, Alemanha e Reino Unido estão no topo das vendas. Em outubro, a Renault recuperou o primeiro lugar em vendas de veículos elétricos na Europa, com uma participação de mercado de 31%. O ZOE foi o veículo mais vendido, com uma participação de 23%.

Sobre a Aliança Renault-Nissan


A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a Renault, que tem sua sede em Paris, e a Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem 1 em cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, as duas empresas venderam 8.3 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2013. A Aliança também tem acordos estratégicos com outras montadoras, como a alemã Daimler, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland, além de ser acionista majoritária na joint venture proprietária da principal montadora Russa, a AVTOVAZ. 

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Adriana Costa (Institucional)
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Arthur Lustosa Santos (Produto)
arthur.santos@renault.com
(41) 3380-2109

Nenhum comentário:

Postar um comentário