terça-feira, 18 de novembro de 2014

FPT

FPT Industrial lança o N45, o motor mais potente e eficiente em termos de consumo de combustível para o mercado brasileiro de caminhões de médio porte.


A FPT Industrial lança o novo motor N45, a oferta mais recente para o mercado de caminhões de médio porte no Brasil, e que passa a equipar o novo Iveco Tector Economy 15 Toneladas. Esse motor é a última versão da família NEF da FPT Industrial, que além de apresentar sua comprovada herança tecnológica, destaca a tecnologia SCR-Only da empresa. Como resultado, garante a conformidade do motor ao atender a legislação da PROCONVE P-7.

Com um aumento da cilindrada de 3,9 litros do atual NEF 4 para 4,5 litros, o novo motor é capaz de produzir atualmente uma potência máxima de 206 cavalos, um torque de 720 Nm e ainda, simultaneamente, melhorar o consumo de combustível em 7% (quando comparado com o motor da geração anterior).

O motor N45 está equipado com um sistema de injeção common rail de segunda geração com 1.600 bar, um novo turbocompressor com um rotor em alumínio forjado e usinado, para, assim, assegurar um grande desempenho e excelência em confiabilidade e durabilidade.

“Apesar do aumento no deslocamento e no desempenho, que geralmente acarretam um impacto negativo nos custos do combustível, nossos engenheiros conseguiram desenvolver um motor que além de atender à última legislação do PROCONVE P-7, também traz uma redução no consumo de combustível de até 7%, comparada com o seu predecessor”, diz Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina.

“Para atingirmos esse resultado, não focamos apenas no desenvolvimento do motor, mas também trabalhamos próximos aos usuários finais, a fim de compreendermos suas necessidades relacionadas aos veículos com 15 a 17 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Dessa forma, para atendermos às exigências regionais específicas, desenvolvemos uma curva de torque mais plana e ampla para o N45, que é projetada para aperfeiçoar as capacidades de manobra do veículo em velocidades baixas, e oferecer um desempenho melhor em terrenos acidentados”, acrescenta Xavier.

Com o propósito de alcançar a solução ideal às exigências específicas no setor de caminhões de médio porte, foi realizado o desenvolvimento do motor no centro de pesquisa e desenvolvimento em Betim (MG), no Brasil, onde foram envolvidos os engenheiros da FPT Industrial em um trabalho mútuo com a Iveco, seus clientes e os fornecedores parceiros da FPT.

Com fábricas no Brasil e na Argentina, a FPT Industrial fabrica motores dos grupos F1, NEF e S8000, dos quais são utilizados nas aplicações on e off road, juntamente com o setor de geração de energia.


Dados Técnicos do N45


Nível de emissão:                             PROCONVE P-7
Nº de cilindros:                                  4
Combustível:                                     Diesel
Potência Máxima:                             206 CV @ 2.500 rpm
Torque máximo (Nm @rpm):           720Nm @ 1350rpm
Diâmetro x Curso (mm):                  104 mm x 132 mm
Sistema de aspiração:                     Turbo com aftercooler
Taxa de compressão:                       17,5:1
Sistema de injeção:                          Common Rail 

FPT Industrial: www.fptindustrial.com. 

MM Editorial
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Fábio Rogério
fabio@mmeditorial.com.br
(11)2941-7568

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