Líder na Europa, marca Iveco Bus chega ao Brasil na FetransRio 2014.
Líder de vendas em vários países da Europa, com forte presença na frota do transporte público de grandes centros urbanos, como Paris e Berlim, e referência mundial no desenvolvimento de tecnologias menos poluentes, a Iveco Bus, divisão de ônibus pertencente à CNH Industrial, estreia no mercado brasileiro durante a 10ª FetransRio, uma das principais feiras do setor do transporte público no país. A exposição acontece entre 5 e 7 de novembro no Centro de Convenções RioCentro, no Rio de Janeiro, e a expectativa para essa edição é receber mais de 12 mil visitantes ligados à indústria, serviços e entidades públicas e privadas do setor de transporte de passageiros.
Para marcar a chegada ao país, o estande da marca apresentará suas principais soluções para o mercado de transporte no Brasil, incluindo modelos implementados do chassi 170S28U, nas versões fretamento e urbano. O chassi foi desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) e é uma forte aposta da marca para atender ao segmento de 17 toneladas, um dos que mais crescem no país, devido à renovação das frotas públicas de ônibus das grandes cidades.
“O chassi, que foi apresentado em avant-première na edição anterior da FetransRio, passou por testes severos e todas as validações necessárias com algumas das principais transportadoras do Brasil, o que nos dá a certeza de hoje disponibilizar ao mercado uma solução robusta, econômica e de baixo custo de operação. O chassi 170S28U é um legítimo representante da tradição e da inovação da Iveco Bus”, afirma Humberto Spinetti, responsável pela marca na América Latina.
Representantes da marca farão a entrega simbólica de um ônibus de fretamento à empresa Asa Branca, encarroçado pela Neobus. Para mostrar a versatilidade do produto, estarão expostos mais quatro veículos feitos com o mesmo chassi e encarroçados pelas principais empresas do mercado: Irizar, Marcopolo, Mascarello e Caio.
Projetado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o 170S28U terá dois tipos de configuração: urbano e fretamento/intermunicipal. A principal característica desenvolvida no projeto S170 é o seu baixo custo operacional. Além disso, o produto foi cuidadosamente concebido para oferecer aos clientes robustez, confiabilidade, alta disponibilidade e economia de combustível.
Quem visitar o estande da Iveco na FetransRio também poderá conhecer o micro-ônibus CityClass, versão fretamento, que atende a faixa de 7 a 8 toneladas, destaque no programa governamental Caminho da Escola, com mais de 7 mil unidades comercializadas, auxiliando o acesso de crianças a instituições de ensino, sobretudo em áreas rurais.
Tradição centenária e presença global
A criação de uma identidade e estrutura próprias para ônibus confirma a estratégia da empresa de investir no desenvolvimento e fabricação de produtos de excelência no segmento de transporte de passageiros. A Iveco Bus já nasce com mais de um século de experiência, por meio da fusão de fabricantes conceituados no ramo em países como Itália, França e Alemanha.
Atualmente, a divisão tem plantas industriais na Europa, China e América Latina, onde é produzida uma gama completa de modelos. Considerando África e Oriente Médio, conta com mais de 130 concessionárias exclusivas para o atendimento Iveco Bus e 731 pontos de atendimento. Na Europa, a marca é sinônimo de tradição e confiança e a segunda maior fabricante de veículos para transporte público. A cada cinco ônibus vendidos no continente, um é produzido pela Iveco Bus. Entre as principais características dos produtos estão o baixo custo operacional, economia de combustível e segurança para os passageiros.
Os constantes investimentos da marca no desenvolvimento de tecnologias para motores movidos a combustíveis alternativos, como GNV e híbrido, também têm atraído a atenção de países que buscam seguir as legislações vigentes para redução da poluição e ruídos nos grandes centros urbanos. Mais de 5.000 unidades movidas a gás já circulam por países da Europa e Ásia e as negociações não param de crescer.
Confirmando sua força e tradição no mercado global, a Iveco Bus ganhou, recentemente, várias licitações para fornecer ônibus para o transporte público de algumas das maiores cidades do mundo. Em Paris, por exemplo, a fabricante venceu dois lotes de uma concorrência para o fornecimento de 1.000 ônibus híbridos e movidos a GNV até 2017.
Na Alemanha, a Deutsche Bahn Regio Bus, maior empresa de transporte de passageiros do país, também anunciou a compra de 400 ônibus modelos Crossway e Crossway LE (Low Entry) da Iveco. O contrato, anunciado no fim de setembro, prevê ainda a aquisição de mais 310 unidades com entrega prevista para 2018. Na Bélgica, a Iveco deverá ser a marca com maior número de ônibus intermunicipais Low Entry até o fim deste ano. A De Lijn, operadora que transporta cerca de 500 milhões de passageiros por ano no país, adquiriu 160 modelos Crossway LE.
A presença no mercado internacional também é reforçada com a comercialização de chassis. Numa única operação, a Iveco Bus fechou a venda de 300 chassis Eurorider para a CTA, do Egito. Isso representa 15% da frota atual da empresa.
No Brasil, a fabricante iniciou sua ação comercial no segmento de ônibus em outubro de 2012, quando anunciou o lançamento de sua plataforma de desenvolvimento de produtos dedicada a esse mercado.
Com chassi 170S28, Iveco Bus apresenta opção mais potente e robusta do segmento para o transporte de passageiros.
Com o chassi 170S28, a Iveco Bus, divisão de ônibus da CNH Industrial, oferece ao mercado uma excelente opção para o transporte de passageiros, reunindo atributos como robustez, baixo custo de manutenção e de serviços e alta tecnologia, em nome do conforto do condutor e das pessoas a bordo do ônibus. Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), para atender as demandas dos empresários do segmento de ônibus do país, o modelo de 17 toneladas chega em duas configurações: urbano e fretamento, prontas para atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal.
"O transporte de passageiros é uma demanda crescente nas cidades brasileiras, de praticamente todos os portes. Por isso, o mercado para ônibus na faixa de 15,1 e 17 toneladas é um dos maiores do segmento de transporte de passageiros, com emplacamentos superiores a 10 mil unidades ao ano. O desenvolvimento de um produto como o 170S28, da Iveco Bus, reflete nosso compromisso de dar ao transportador a certeza de ter em mãos um veículo moderno, confiável e com a durabilidade comprovada para atuar nesse segmento”, afirma Ricardo França, responsável da marca pelo projeto do chassi.
A afirmação de França é reforçada pelos testes realizados durante o desenvolvimento do 170S28. Na primeira etapa, conduzida pelo próprio time da Iveco Bus, foram percorridos mais de 1,2 milhão de quilômetros para validação dos componentes e constatação da disponibilidade do uso em perfeitas condições de ônibus encarroçados com o chassi ao longo do tempo. A segunda etapa teve fim em agosto de 2014 e foi executata por transportadores, que percorreram 600 mil km em condições reais de uso dos veículos.
O lançamento da Iveco Bus pode ser adquirido via Finame, por meio do Banco CNH Industrial.
A maior potência do segmento
O chassi da Iveco Bus é impulsionado pelo motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade de força em baixas rotações garante, de uma só vez, mais economia de combustível e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas.
Outro destaque do motor é o baixo índice de ruídos e vibrações. Essa qualidade é otimizada por um suporte especialmente desenvolvido para essa aplicação desse do propulsor, o que proporciona menor risco de fadiga por vibração mecânica, redução de vibrações do motor para o chassi e conforto ao motorista e passageiros. De proporções compactas, o N67 facilita a aplicação de um capô de proteção menor, o que possibilita um fácil acesso para a manutenção e também para motorista e passageiros.
Bem-estar a bordo
O desenvolvimento de um veículo de transporte de passageiros envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O chassi 170S28 foi projetado também com esse foco. A transmissão utilizada é ZF, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho operacional, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento por meio de cabos possibilita baixo esforço, menos vibração e elimina o escape involuntário de marchas. O posicionamento da alavanca próximo ao habitáculo do motorista privilegia a ergonomia.
Também em nome de oferecer mais conforto para o motorista, o 170S28 conta ainda com volante com três estágios de regulagem longitudinal e um de regulagem vertical. O item melhora a dirigibilidade e permite visão completa do painel de instrumentos e lâmpadas piloto. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro, viaja com segurança e comodidade nas jornadas do dia a dia.
Outro ponto fundamental no quesito conforto é a suspensão. O veículo possui a opção de molas semi-elípticas, que oferecem maior resistência e facilidade de manutenção, e as Molas Parabólicas, que tem o conforto como ponto alto.
Durabilidade e robustez a toda prova
O chassi 170S28U apresenta evoluções tecnológicas para oferecer ao cliente a garantia de um produto robusto. Com um reforço estrutural, o projeto foi pensado para dar resistência extra ao veículo nas aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenção e diminuindo, por exemplo, o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos ônibus.
Uma série de outros itens oferece durabilidade e baixo custo operacional para o transportador, como os freios de 410 mm, que foram projetados com maior torque de frenagem, o que gera menos desgaste e prolonga a vida útil dos componentes.
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