A Audi entra numa nova era de design: Marc Lichte, chefe de Design da marca, apresenta no Los Angeles Auto Show o carro conceito Audi prologue.
Com este grande cupê, Lichte está dando à marca uma nova orientação estilística.
Com este grande cupê, Lichte está dando à marca uma nova orientação estilística.
"Quando Marc Lichte veio para a Audi, lançou uma nova ofensiva em termos de design", conta o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho Administrativo da Audi para Desenvolvimento, que trouxe o designer para Ingolstadt em 2014. "Sua filosofia clara e a compreensão precisa do DNA da Audi permitiram que desenvolvesse uma estratégia de design que está abrindo perspectivas inteiramente novas para nós. Ela é progressista e altamente emocional - expressa a competência tecnológica e a busca pela qualidade da marca de forma perfeita. O Audi prologue é sua primeira proposta - ele é um 'carro de assinatura' para a marca."
Marc Lichte descreve a personalidade do carro conceito: "A Audi se destaca pela esportividade, design com peso reduzido e pela tração integral permanente quattro. No Audi prologue, estamos expressando este know-how de uma nova forma: colocamos o carro mais esportivo do segmento luxo em movimento. Nossa equipe adotou novas bases para o design externo e interior."
O design da Audi agora expressa a tecnologia progressista de forma ainda mais forte. O cupê de duas portas tem uma forma fluida e elegante, com um design enxuto e esportivo. Suas formas e linhas são inconfundíveis e introduzem muitas ideias novas. Em seu interior limpo e desobstruído, a arquitetura funde-se ao conceito do display e da operação para criar um novo tipo de unidade. Toda a frente do painel de instrumentos é uma grande tela de toque e uma parte da interface do usuário opera através de um novo tipo de mostrador OLED, feito de LEDs orgânicos.
A tecnologia do show car combina potência, conforto e eficiência. O motor 4.0 Turbo FSI gera até 605 cv e torque de 750 Nm. Ele acelera o Audi prologue de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Sua dinâmica direção integral, em que as rodas traseiras podem virar até cinco graus, torna a condução do grande cupê extremamente reativa e estável.
Proporções harmoniosas: exterior
O Audi prologue é um pouco mais curto e baixo que o atual sedã A8, com comprimento de 5,10 metros, distância entre eixos de 2,94 metros, 1,95 metro de largura e 1,39 metro de altura. Um item dominante em sua dianteira rebaixada é uma grade Singleframe ostentando os quatro anéis, integrada à arquitetura do automóvel. A grande grade do radiador foi bastante alargada e está posicionada mais baixo do que nos atuais modelos de série. Seu forte efeito horizontal expressa uma imagem de poderoso dinamismo. As barras transversais trazem um padrão diamantado finamente estruturado e suas extremidades são divididas.
Os faróis, com forma larga e achatada, são posicionados com suas pontas acima da grade Singleframe. Eles utilizam a tecnologia Matrix laser de alta resolução, uma inovação da Audi que abre novas perspectivas para o design de faróis e permite o desenvolvimento de funções completamente novas. As pupilas dos faróis são formadas por lentes de projeção com fontes luminosas a laser. Elas geram uma matriz que ilumina a rua totalmente com alta resolução. Flutuando abaixo deste elemento, há cinco lentes plásticas que recebem luz através de um feixe de fibras de vidro. Elas são montadas numa estrutura de baixo peso e ampliam ainda mais o facho de luz alta. A nova tecnologia laser permite que os engenheiros especializados em iluminação criem formas extremamente leves, compactas e elegantes, com formatos inspirados nos olhos.
Visualizando o DNA Audi quattro
A forma escultural das entradas de ar sob os faróis também é nova. As tomadas de ar diferenciadas têm telas com padrão diamantado em seu interior. Uma lâmina controlada dinamicamente, claramente separada do para-choques por uma fresta, traz à tona associações com o automobilismo esportivo. Dois defletores adicionais em preto brilhante são montados nela dando ao carro uma atitude ainda mais forte e ampla na estrada.
No perfil lateral, a silhueta fluida expressa o caráter de evolução à frente do Audi prologue. Proporções equilibradas colocam igual ênfase nas rodas dianteiras e traseiras, numa clara referência ao DNA quattro da Audi. As poderosas rodas de 22 polegadas são posicionadas dentro de arcos amplamente salientes. Elas são equipadas com pneus tamanho 285/30. Os dez raios em Y cruzados de cada roda projetam uma poderosa imagem filigranada e tridimensional.
As bordas acima dos arcos das rodas fazem referência ao Ur-quattro. Um detalhe característico do Audi prologue são os ombros salientes sobre as rodas, na frente e atrás. Como os dos modelos Audi Ur, originais dos anos 1980, eles destacam visualmente a tração quattro. Desta vez, porém, não são adereços adicionais, mas trabalhados para se integrar ao fluxo da arquitetura básica do carro. Vistos de lado, esses ombros formam dois arcos suaves sobre as rodas que quebram a linha de ombros rebaixada entre as rodas.
Os para-lamas, portas e painéis laterais traseiros mostram superfícies musculares e curvas. A área inferior das portas tem uma forma côncava que corre para cima no sentido traseiro - um motivo que se conecta ao tema de design das entradas de ar. As soleiras laterais são voltadas para dentro. "Aventais" em preto brilhante dão continuidade ao defletor de ar dianteiro. Todas as linhas e superfícies do carro de exibição Audi prologue são interligadas de forma lógica, o que é típico da Audi.
Componentes de alumínio com qualidade de acabamento manual
Os espelhos nas portas são pequenas esculturas de alumínio: As carenagens dos retrovisores, com formato de conchas, criam uma transição suave até o friso da janela. Eles também fazem parte das superfícies sensíveis para a abertura das portas. As portas não têm maçanetas e são abertas eletromecanicamente quando as superfícies sensíveis iluminadas são tocadas.
Uma ampla área da rígida carroceria multimateriais do Audi prologue consiste de alumínio e aço de ultra-alta resistência. As janelas são emolduradas por frisos de alumínio foscos e polidos. No final do teto baixo, as molduras das janelas se transformam numa sólida superfície de alumínio. Sua construção demonstra a qualidade de manufatura de qualidade quase manual da Audi e permite abaixar os vidros apesar da coluna C. Esta área também inclui a tampa do tanque de combustível, que fica do lado direito do carro. Ela possui um mecanismo elétrico de abertura e pode ser recolhida completamente para dentro da coluna C, através do acionamento de um botão no interior da cabine. Para maior facilidade no reabastecimento, o bocal do tanque não tem tampa. O Audi prologue é pintado de cinza diva claro, um novo tipo de pintura perolizada, que cria uma aparência quente e elegante.
Traseira empurra o carro para a frente
A seção traseira do Audi prologue também rompe as convenções. Ela é inclinada em direção à frente e remete às vistas lateral e traseira dos iates mais luxuosos. A união em forma de foice entre o painel lateral e o para-choques reforça esse dinamismo. A borda da tampa do porta-malas, com a forma de um discreto defletor de ar, eleva a linha da bolha que vem desde o painel dianteiro. Entre as colunas C, a janela traseira tem uma curva côncava para dentro. Ela fecha o compartimento de passageiros ao mesmo tempo em que permite o fácil carregamento da bagagem, através da tampa dividida do porta-malas. O Audi prologue une os aspectos positivos de um sedã à elegância estilística de um cupê.
O projeto não convencional das lanternas traseiras em LEDs, com suas lentes 3D, proporciona a elas todos os benefícios do novo design. As novas e longas lanternas traseiras se estendem por toda a largura do carro. Na sua extremidade, os LEDs iluminam a moldura tridimensional incrustrada. Finas linhas contidas no vidro 3D parecem flutuar no meio da noite. A luz de freio se localiza bem ao fundo da unidade luminosa. Nas frenagens, o fundo da estrutura 3D também é iluminado, fazendo parecer que a luz se move na direção do observador. Esta configuração em níveis diferentes e a alternância entre funções luminosas em duas e três dimensões permite experimentar as lanternas traseiras de um modo dinâmico inteiramente novo.
Sob o para-choques, há um difusor feito de alumínio preto brilhante. Como a lâmina dianteira, ele se estende por toda a largura do carro como um elemento embutido separado. O difusor também contém duas entradas trapezoidais visualmente coordenadas com as lanternas traseiras embutidas e o alojamento das ponteiras do escapamento.
Luxuosos e inovadores: o interior e o conceito operacional
O espaçoso interior do Audi prologue parece uma luxuosa sala de estar. Ele é baseado no design Gran Turismo e permite, ao mesmo tempo, a condução esportiva e um passeio relaxante. A interface se adapta visualmente ao estilo de direção específico. O interior marca o começo de uma nova era de design para a Audi, na qual a arquitetura se funde ao conceito operacional, formando uma única unidade. As superfícies dos mostradores e controles são integradas de forma inovadora no painel de instrumentos e no console sobre o túnel central. O sistema de informação e entretenimento cria um diálogo permanente entre o motorista e o passageiro.
O cupê de quatro lugares recebe os passageiros à entrada com calorosa hospitalidade. O "mordomo" - um inovador programa de computador inteligente - os identifica a partir de seus smartphones e ajusta os bancos e o controle de climatização de acordo com suas preferências individuais. O sistema também recomenda músicas e planeja rotas de acordo com as preferências do proprietário. O sistema Easy Slot, um desenvolvimento avançado do Audi phone box, se localiza sob tampas no console central. Um mecanismo especial conecta os smartfones dos passageiros ao sistema de infotainment do veículo e os mantém carregados.
Generoso espaço aberto no interior
Linhas precisas e alongadas e formas geométricas enxutas criam um ambiente amplo e luminoso. O painel de instrumentos tem uma aparência leve e elegante, com sua configuração estritamente horizontal que não é interrompida em nenhum lugar, enfatizando a ampla largura do interior. Ele desce no sentido do interior em dois diferentes níveis. O nível mais alto é posicionado como um teto acima do Audi virtual cockpit future - um desenvolvimento avançado do Audi virtual cockpit - e acima da linha das saídas de ar. Ele faz parte do ‘wrap around’ - um grande envoltório em forma de arco que cerca o motorista e o passageiro da frente.
Um segundo envoltório junta as seções dianteira e traseira do interior e pode ser visto parcialmente do lado de fora do carro. O console central também parece flutuar, assim como os bancos dianteiros, cujos trilhos são montados no túnel e nas soleiras laterais. Os apoios de cabeças dos dois bancos em forma de conchas são abaixados quando fora de uso. Eles se estendem automaticamente quando um passageiro entra na parte traseira utilizando a função elétrica easy entry.
Quando o sistema de som é ativado, um novo tipo de defletor sono se estende desde a prateleira traseira. Ele gera um som com qualidade premium que é típico da marca Audi.
Painel de instrumentos transformado em display
Um tipo radicalmente novo de mostrador e conceito operacional integra a elegante arquitetura do carro. Através de toda a sua largura, a parte frontal do painel de instrumentos foi criada como uma superfície que contém três mostradores sensíveis ao toque. O mostrador voltado ao motorista, à esquerda do volante, é usado para controlar a iluminação e os sistemas de assistência. A unidade de operação orientada para o condutor, à direita, contém os controles de mídia. O passageiro da frente fica ante uma larga tela totalmente integrada à superfície do painel de instrumentos. Ela é usada para o fácil controle individual dos itens de entretenimento.
O novo tipo de mostrador para o passageiro da frente permite, pela primeira vez, a interação digital entre o motorista e o passageiro. Um movimento de varredura por parte do passageiro é tudo o que é preciso para enviar rotas pré-configuradas para o mostrador do motorista e carregá-las no Audi virtual cockpit future.
No console do túnel central, há um quarto mostrador sensível ao toque flexível que se adapta ergonomicamente ao motorista. Ele é usado para o controle de climatização, entrada de dados manuscritos e outras regulagens do veículo. Esse mostrador se baseia numa película extremamente fina de OLEDs (organic light emitting diodes - díodos emissores de luz orgânicos) e mostra imagens extremamente nítidas e ricas em contrastes. Fora de uso, o mostrador OLED se integra às formas do console central e é quase invisível. Quando o carro é ligado, o mostrador flexível se eleva. Como ele pode ser curvado, assegura uma distância constante da mão, permitindo uma ótima ergonomia. Ao operar o mostrador, o pulso se apoia na alavanca seletora do câmbio tiptronic de oito marchas.
Os designers também recriaram a alavanca de comando do câmbio através de fios. Ela agora fica integrada sem interrupções ao console central. Compartimentos porta-copos e para o smartfone são instalados sob coberturas no console central, à esquerda e à direita do elemento de apoio do conjunto.
Audi virtual cockpit future: imagens em três níveis
O Audi virtual cockpit future permite uma antevisão do futuro no cockpit digital: mostradores de alta resolução e três espelhos criam um palco virtual com três níveis - uma vista fascinante com profundidade visual. O primeiro nível, o da navegação, apresenta as informações importantes para dirigir. O segundo e terceiro níveis geram o efeito de profundidade no cockpit. A estruturação das informações em três diferentes níveis permite melhor organização e facilitam a compreensão pelo motorista. O conteúdo e as cores do Audi virtual cockpit future mudam de acordo com o estilo de direção. Na condução esportiva, o display opera em modo Sport, com destaque especial para as informações mais importantes como rotação do motor, temperaturas e pressão do compressor.
Dentro do Audi prologue, cada detalhe demonstra claramente seu caráter exclusivo. Um painel finamente perfurado cobre as saídas de ventilação. Se o motorista regula o ventilador para alta velocidade, o painel se retrai para baixo. Condutores de LEDs brancos criam linhas elegantes no interior, começando nas portas. Um grande elemento de alumínio forma os raios do volante, harmonizando-se com as barras nos mostradores e os puxadores das portas. Todos os elementos de alumínio demonstram a perfeição de manufatura: suas superfícies têm acabamento fosco e as bordas são polidas - um fino contraponto entre diferentes níveis de brilho.
Materiais naturais: uma nova manifestação de luxo
Para os designers da Audi da área de Color & Trim, os materiais naturais são uma expressão do que chamam de 'novo luxo'. Todos os materiais usados no show car fascinam por sua autenticidade. As superfícies dos bancos e os encostos, o painel dianteiro, o console no túnel central e os apoios de braços são cobertos de couro "passion" claro- um novo tipo de couro macio que reforça as características naturais da pele animal.
Couro nubuck macio, também em cor clara, cobre a parte traseira dos bancos e o painel lateral da parte posterior do habitáculo. No painel de instrumentos, o acabamento cinza e marrom da parte inferior cria outro toque destacado. O círculo envolvente é estofado em couro "passion" escuro. Como em muitas outras áreas internas, frisos de alumínio contrastam com os painéis folhados de olmo cinza-prata com granulação aparente.
Tecnologia: esportiva e prática
A tecnologia presente no Audi prologue é tão sofisticada quanto seu interior é voltado a despertar emoções. O motor 4.0 TFSI, instalado no compartimento dianteiro como uma obra-prima tecnológica, gera 605 cv e 700 Nm de torque. No modo ‘overboost’, a que o condutor pode recorrer por até 15 segundos, o torque disponível sobe para até 750 Nm. O sonoro biturbo V8 acelera o cupê de duas portas, que tem peso em ordem de marcha de 1.980 quilos, de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Um dos fatores que contribuem para a alta eficiência do veículo é um novo subsistema elétrico de 48 volts - uma tecnologia que em breve estará presente nos carros de série da Audi. O sistema de 48 volts é alimentado por um poderoso gerador-motor de partida, acionado por correia, que transforma o trem de força num híbrido limitado e permite a recuperação de até 12 kW de energia durante as frenagens. Um câmbio tiptronic de oito marchas direciona a força do motor para as quatro rodas motrizes. O sistema quattro trabalha em associação com o vetoreamento de torque.
Novas suspensões com cinco braços
No chassi, a suspensão pneumática esportiva adaptativa - suspensão a ar com amortecimento controlado - permite uma ampla faixa de ajuste entre a rolagem mais suave e a dirigibilidade mais precisa. Ela também altera a altura livre do carro em relação ao solo em vários níveis diferentes. As suspensões dianteira e traseira foram desenvolvidas com cinco braços e peso leve. Os grandes discos de freios de cerâmica e fibra de carbono desaceleram o carro com rapidez. Os discos dianteiros, com 20 polegadas de diâmetro, são contidos por pinças de seis pistões.
Um destaque tecnológico do Audi prologue é a direção dinâmica nas quatro rodas. Ela incrementa o dinamismo da condução e o conforto de rodagem através de uma combinação inteligente de direção dinâmica e integral. Desta forma, o condutor pode usufruir de um automóvel com uma dirigibilidade extremamente boa. Em baixas velocidades, isto fica evidente pela maior agilidade e capacidade de fazer curvas fechadas. Já em velocidade altas, os desenvolvedores melhoraram as reações do carro, levando a uma estabilidade ainda maior.
Acima de tudo, a direção dinâmica integral - com ângulo de esterço traseiro de até cinco graus - facilita as manobras para estacionar e permite uma condução precisa e esportiva em estradas com muitas curvas fechadas, além de uma direção impressionantemente confortável em autoestradas.
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