sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MAN VOLKSWAGEN.

Pioneira nas melhores soluções sob medida, a MAN Latin America inova mais uma vez ao apresentar a linha 2016 de caminhões Volkswagen e MAN.



A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos cavalos mecânicos MAN, apresenta sua linha 2016 de veículos comerciais. Totalmente desenvolvidos pelo time de Engenharia da montadora na fábrica de Resende (RJ), os novos modelos das linhas Constellation, Worker e Delivery atendem demandas de frotistas e transportadores autônomos, além de incorporar soluções criadas após milhares de quilômetros de testes em campo. A linha 2016 celebra a história de 34 anos de sucesso da MAN Latin America, hoje presente em cerca de 30 países em dois continentes.

As comemorações pelos dez anos de lançamento dos caminhões Constellation e suas mais de 180 mil unidades vendidas são abertas com a apresentação da Série Prime. O líder de vendas no segmento rodoviário VW 24.280 e o cavalo mecânico VW 25.420 chegam ao mercado brasileiro com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissões automatizadas e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade e acabamento mundialmente conhecidas da marca Volkswagen. 

A empresa com a maior linha de veículos automatizados do país — que oferece as vantagens operacionais da transmissão V-Tronic em 14 produtos Volkswagen e TipMatic em três modelos MAN — ainda conta com seis modelos automáticos entre seus caminhões feitos sob medida. Falando em customização, os vocacionais Carro-Forte, Canavieiro, Compactor, Constructor e Distributor unem a robustez e torque dos motores MAN D08 ao minucioso atendimento de cada exigência do cliente. E fazendo as contas, os lançamentos 6X2 dos modelos Constellation VW 23.230 e VW 24.330 V-Tronic e 8X2 dos VW 25.420 e VW 30.330 V-Tronic e modelos MAN TGX 28.440 focam no melhor custo por tonelada transportada.

Criadora do VW 18.310 Titan Tractor, que revolucionou o mercado de entrada dos cavalos mecânicos com o slogan “Menos você não quer, mais você não precisa”, a MAN Latin America volta a surpreender com a chegada dos VW 19.330 Titan, a solução ideal entre capacidade de carga, reconhecida robustez e com ótima relação custo-benefício, e o novo VW 19.360, como referência de produtividade em sua categoria de cavalos 4x2. Equipado com terceiro eixo na versão VW 25.360, conta com a renomada cabine Constellation e o motor Cummins ISL de 360 cv, que são os principais ingredientes dessa nova receita de sucesso. 

Os segmentos de 17 e de 24 toneladas recebem os VW Constellation 17.230 e 23.230, na sua opção com terceiro eixo, com foco nas entregas urbanas e serviços rodoviários de curtas distâncias até 300 quilômetros por dia. A família Delivery ganha o reforço do VW 13.160 (substituindo, com nova nomenclatura, o 10.160 Plus 6x2), com 13.200 quilos de peso bruto total (PBT), terceiro eixo de fábrica e atendendo tanto à flexibilidade exigida pelos transportadores quanto a legislação para veículos urbanos de carga — VUC em São Paulo (SP). 

E a marca MAN aumenta a gama de ofertas com o TGX 29.480, com potência de 480 cv e torque de 2.400 Nm, veículo com excepcional aceitação e já avaliado em primeira mão pela imprensa especializada no programa de test drive para jornalistas. 

“Mesmo em um ano tão desafiador, seguimos investindo e acreditando tanto no Brasil como nos mercados da América Latina e da África. Conceitos como o Sob Medida e soluções como o Titan hoje são referências para milhares de consumidores satisfeitos. Foi assim, com criatividade e dedicação, que chegamos à liderança brasileira em vendas de caminhões, e nos mantemos nessa posição há mais de 12 anos consecutivos”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Prime: série especial marca 180 mil caminhões Constellation vendidos


Para marcar as 180 mil unidades vendidas dos caminhões Constellation em 10 anos de sucesso no mercado brasileiro, a MAN Latin America lança a série Prime para o líder de vendas Constellation 24.280 e o cavalo mecânico Constellation 25.420, ambos com transmissão automatizada V-Tronic. A novidade vai estar disponível também para um modelo inédito: a versão 8x2 do cavalo Constellation 25.420 V-Tronic. Serão produzidas somente 600 unidades da série especial Prime, com início das vendas previsto para o último trimestre deste ano.



Disponíveis com cabine leito teto alto, os veículos dessa série serão produzidos na cor exclusiva Dourado Prime e com grades na tonalidade Black Piano. A aba protetora do parabrisa, o parachoque e os retrovisores estarão na mesma cor do veículo. O acabamento interno também será diferenciado, com tecidos e cores especiais. 



Outro destaque é a adesivação da logomarca Volkswagen na lateral da cabine. A logomarca Prime fica evidente nos bancos, retrovisores e na grade frontal. Os veículos contam ainda com o sistema de rastreamento, monitoramento e gestão de frota Volksnet de série e, como opcional, o cliente pode pedir rodas de alumínio. Somam-se a isso todos os benefícios proporcionados pelos veículos Constellation que percorrem as estradas de todo o país.

Trabalho minucioso


Mais de um ano de desenvolvimento separa a ideia inicial do visual final do caminhão Constellation Prime. O objetivo é traduzir na forma uma linguagem que represente a marca. Esse trabalho rico em detalhes passa pela avaliação de forma, tecidos, cores e texturas, além de diversos outros aspectos, para garantir que o motorista sinta toda a emoção de estar em contato com o DNA da Volkswagen. A montadora chegou a fazer modelos em escala com argila sintética e resinas para conferir o efeito final antes mesmo de sua produção.

Maior linha de caminhões automatizados do Brasil

Com cinco novos produtos no mercado, a MAN Latin America se consolida na dianteira com a maior oferta de caminhões automatizados aos clientes brasileiros, uma tendência na indústria automotiva. Seja com V-Tronic ou TipMatic, a montadora conta com 14 veículos com essa configuração, que propicia maior conforto e segurança ao motorista e melhor custo-benefício ao frotista. 

Desde semipesados a extrapesados, a fabricante assegura opções aos clientes que buscam uma alternativa econômica e eficiente. Entre os lançamentos automatizados da linha 2016, destacam-se o Constellation 19.330 Titan V-Tronic, o Constellation 19.360 V-Tronic, o Constellation 24.330 V-Tronic, o Constellation 30.330 V-Tronic e o Constellation 25.360 V-Tronic.


Constellation 19.360 V-Tronic

Apostando em quatro variações de caixa automatizada, a empresa segue o conceito sob medida, focado em atender às necessidades mais específicas do cliente, e também a lógica do “Menos você não quer, mais você não precisa”. Essa configuração apresenta uma série de vantagens com relação às versões manuais, entre elas a manutenção mais simples e de custo inferior, o que resulta também na maior disponibilidade do caminhão para rodar.

Os componentes do trem de força também são preservados, aumentando a vida útil de itens como motor, transmissão e embreagem. Outro diferencial está no consumo de combustível que pode ser reduzido e também padronizado para toda a frota, com a troca de marchas sempre no tempo certo, sem falhas do motorista. 

Para casos de profissionais mais experientes, há ainda a opção de converter o acionamento para manual e controlar a seleção de marchas, através apenas de movimentos leves na alavanca, para frente e para trás. O motorista também se beneficia com maior conforto em sua atividade e com relação à segurança, pois pode concentrar toda sua atenção ao trânsito e às condições da rodovia.

Quatro opções de transmissão automatizada

A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN garante também uma variedade de câmbios: são quatro opções, aplicadas aos produtos que mais se adequam ao seu perfil de operação. Com a caixa ZF 6AS 1000 TO, de seis marchas, a empresa equipa os veículos Constellation 17.190, 17.280 e 24.280. Nesses modelos, a transmissão automatizada V-Tronic é combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. 

Os modelos Constellation 24.330 V-Tronic e 30.330 V-Tronic contam com a nova caixa ZF 12 AS 1420 TD, de 12 marchas. Também com alto desempenho e capacidade de torque, a caixa ZF 16 AS 2230 TD, de 16 marchas, é empregada como opcional nos modelos Constellation 19.330, 19.360, 19.390, 25.360, 25.390 e 26.390 e vem de série nos modelos 19.420, 25.420 e 26.420, todos V-Tronic. 

Para a linha TGX, a transmissão é a TipMatic, com caixa ZF 16AS 2630 OD numa configuração exclusiva, que equipa de série toda linha, com os modelos 28.440, 29.440 e 29.480.

Novidades em caminhões vocacionais reforçam linha 2016


Atenta às tendências de mercado de seus clientes, a MAN Latin America amplia sua linha de caminhões vocacionais com sete novos veículos e passa a oferecer o maior portfólio de modelos automáticos do mercado brasileiro. As novidades estão focadas nas linhas Constructor Betoneira, Compactor e Distributor. Criados dentro do conceito sob medida, os veículos contemplam configurações específicas para as aplicações, definidas pelos próprios frotistas, em linha com a estratégia de proximidade com o cliente que a montadora preconiza.

O principal lançamento é o Constructor Betoneira 26.280 equipado com transmissão automática Alisson, já conhecida nos caminhões VW com aplicação em bombeiros e coleta de resíduos. Indicada para segmentos extremamente severos, do tipo anda-e-para, onde existe alta demanda de uso de embreagem, a transmissão automática para essa aplicação é uma exclusividade dos caminhões Volkswagen e foi introduzida a pedido dos clientes para garantir maior durabilidade nessas operações. 

Para a coleta de resíduos, o segmento vocacional que mais cresce no Brasil e onde a MAN Latin America é líder com 40% de participação, os destaques são os novos 17.260 4x2 e 24.260 6x2 Compactor, oferecidos com a opção da transmissão automática Allison S3000 ou a mecânica Eaton FS 6406-A. Os veículos estreiam uma nova calibração do motor MAN D08 para caminhões, que assume os 256 cv e passam a contemplar diversas configurações que os tornam ainda mais robustos e econômicos para a aplicação. 

Entre as opções de vocacional com cabine Worker para a aplicação de coleta de resíduos, há o novo 17.230 Compactor, que ganha potência e chega aos 225 cv. Esse modelo está disponível com transmissão mecânica Eaton de 6 marchas.

A linha Distributor também apresenta reforço. Os novos Constellation Distributor recebem uma potência intermediária entre os veículos que já constam no portfólio. São os lançamentos 17.230 4x2 e 23.230 6x2, feitos sob medida para a distribuição urbana e intermunicipal.

A oferta de modelos para transporte de valores também ficou mais completa, com a chegada do chassi 9.160 ECE, com peso bruto total (PBT) de 8.500 kg, entre-eixo de 3.150 mm, e bitola dianteira larga. 

Potência sob medida para novos cavalos mecânicos  


Atenta à crescente demanda por veículos rodoviários mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior, a MAN Latin America lança sua  linha de cavalos mecânicos de 360 cv com os modelos VW Constellation 19.360 4x2 e 25.360 6x2, ideais para proporcionar aos clientes a rentabilidade necessária para cada operação. Os veículos são perfeitos para aplicações do tipo carga seca, furgão frigorífico, sider, tanque de três eixos, entre outras configurações com peso bruto total combinado (PBTC) de 43 até 53 toneladas.

Única no mercado a desenvolver produtos com o conceito sob medida “Menos você não quer, mais você não precisa”, a MAN Latin America também apresenta uma opção para aqueles que desejam um caminhão sofisticado de baixo custo, porém com ótimo desempenho. Líder no segmento de cavalos mecânicos com tração 4x2 e potência até 350 cv, com mais de 40% de mercado, a montadora lança o VW Constellation 19.330 Titan, pensado para ser um cavalo mecânico com preço acessível, que “faz o serviço” com robustez e economia comprovadas e com a simplicidade que muitas operações necessitam.

Além da caixa mecânica, a opção com transmissão automatizada, disponível para ambas motorizações, traz o sistema EasyStart, que auxilia a partida do caminhão em rampa, mantendo o freio de serviço acionado por até três segundos após cessar o acionamento do pedal de freio, evitando assim que o veículo se movimente. Atrelado à caixa de câmbio, o sistema garante que, mesmo com o pedal de freio desacionado, o caminhão se mantém estável em aclives durante este período e avance sem o risco de descer e causar um acidente. 

Os novos cavalos mecânicos poderão ser escolhidos nas versões de cabine estendida — já tradicional no mercado —; leito teto alto — que oferece mais espaço interno—; e leito teto baixo — indicada a clientes que necessitam de uma cabine com cama, prezando o conforto do motorista em viagens longas, mas que também possuem restrição de altura devido ao implemento utilizado em algumas operações.

Testes em altitude

Lançamentos de caminhões e ônibus envolvem milhares de quilômetros rodados para testes, tanto em fase de desenvolvimento como para validação final. No caso da nova família Constellation com 360 cv, a tecnologia dos veículos passou por uma prova árdua: 8 mil quilômetros a 4.850 metros de altitude para calibração do motor e do turbo. Onde? No Deserto do Atacama, no Chile.

O desafio durou 20 dias, com variações bruscas de temperatura: de 40° a abaixo de 0°C em apenas uma hora e meia de trajeto. A diferença de altitude também impôs cuidados à parte. Em apenas 35 km, esse time passava de 2.400 metros para o topo a 4.850 m. Os testes se iniciaram na cidade de Antofagasta, onde contaram com apoio do importador local, a Porsche Chile, e depois foram desenvolvidos no Altiplano Andino até a fronteira com a Argentina.

Eficiência com segundo eixo direcional

Considerada uma tendência de mercado, a MAN Latin America apresenta a versão 8x2 para os cavalos mecânicos rodoviários VW Constellation 25.420 e o MAN TGX 28.440, além do chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic. Com o segundo eixo direcional, os veículos passam a ter pelo menos cinco mil quilos de carga útil a mais que seu equivalente 6x2 e atendem às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) tivesse 57 toneladas ou mais. Com esta nova configuração, o frotista passa a ter uma opção mais barata e completa, com menor custo operacional, além de ter garantia de fábrica para todos os componentes. 

Com o segundo eixo direcional, os modelos seguem a principal demanda de mercado: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil. Para conseguir viabilizar esta opção, a MAN Latin America conta com a parceria da BMB, empresa responsável pelas modificações mais específicas dos produtos Volkswagen e MAN, localizada a 150 metros da fábrica de Resende (RJ). 

Maior portfólio 24 toneladas do mercado


Constellation 24.280 6x2

No topo das vendas há oito anos consecutivos com veículos de 24 toneladas, a MAN Latin America oferece o maior leque de produtos do mercado para este segmento. Além do já consagrado e líder no mercado brasileiro Constellation 24.280 6x2, disponível em diversas configurações, agora os clientes podem optar pelos modelos Constellation 23. 230 e 24.330 V-Tronic. 

A linha campeã Constellation conquistou o posto de mais querida do país, com uma família completa, apta a transportar de 13 a 63 toneladas. O conforto é o principal diferencial, com cabines tanto na versão leito quanto estendida. Os caminhões VW Constellation possuem fácil checagem dos itens de manutenção diária, basculamento hidráulico, painel de instrumentos com computador de bordo, perfeito isolamento termo acústico e garantia de seis anos contra corrosão perfurante.

Mais sobre cada lançamento da Linha 2016

Delivery 5.150 como Food Truck

Muito popular no mercado gastronômico, a aplicação como Food Truck é uma das possibilidades do Delivery 5.150, com inúmeras vantagens. O modelo oferece a maior plataforma para equipamento gourmet da categoria, com 4.200 mm, e ainda garante independência e segurança a seu proprietário, pois com essa configuração não opera em sobrecarga, podendo viajar e dispondo de maior robustez. 

O Delivery 5.150 tem peso bruto total de 5,5 toneladas e vem equipado com motor Cummins ISF de 3,8 litros e 150 cv. Essa configuração propicia excelente retomada mesmo em baixas rotações, reduzindo em até 30% o número de trocas de marchas.
Premiado como campeão geral do “Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2015”, uma iniciativa da Agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota e a Texto Final de Comunicação Integrada, este Delivery é indicado para o transporte urbano, trazendo melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, maior rapidez na tomada de decisão pelo motorista e menor tempo de deslocamento de cliente a cliente, proporcionando mais produtividade e custos operacionais inferiores.

Delivery 13.160



Ainda na linha dos leves, o Delivery 13.160 substitui a versão 10.160 Plus 6x2, mantendo sua configuração com motor Cummins ISF e terceiro eixo de fábrica. O modelo tem PBT de 13,2 toneladas, o maior do mercado para sua categoria, e entre-eixo de 2.850, garantindo a flexibilidade necessária para atender à legislação de Veículos Urbanos de Carga (VUC) e atuar em diversas aplicações.

Esse caminhão leve está disponível com a caixa de transmissão ZF 6S 1000 T0 de 6 velocidades, a mesma dos ônibus urbanos Volkswagen de 17 toneladas, o que aumenta a sua robustez e durabilidade para operação urbana. O acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e ruído interno, com mais facilidade e comodidade ao motorista que transita no ciclo urbano e rodoviário. 

Entre as aplicações, destacam-se o transporte de bebidas, plataformas de auto-socorro, tanque de combustível, gás, entre outros que necessitem circular nas grandes cidades, com uma maior carga útil.

Chassi 9.160 ECE para transporte de valores

Outro lançamento da montadora, única a oferecer modelos específicos para transporte de valores no Brasil, é o chassi 9.160 ECE para aplicação como carro-forte. Num segmento em que a MAN Latin America já é líder com as vendas do chassi 8.160 ECE, o novo modelo amplia a abrangência de atuação dessa linha. Com sua configuração, é ideal para aplicação urbana e rodoviária de curta distância.

O chassi 9.160 ECE tem PBT de 8.500 kg, entre-eixo de 3.150 mm e bitola dianteira larga. Equipado com transmissão ZF S5-420 HD, o veículo já vem preparado para o reposicionamento do assento do motorista e com chicote elétrico dedicado para atender às necessidades de encarroçamento. 

Worker 17.230 e Worker 17.230 Compactor

Atenta às demandas do mercado, a MAN Latin America aprimorou seu modelo Worker 17.230. O veículo vem agora com parachoque curto para aplicações em que se exija ainda mais robustez. Esse perfil torna ainda o acesso urbano mais fácil. Esse modelo chega também como um vocacional Compactor, proporcionando uma versão intermediária no portfólio que já existia, entre o de 190 cavalos, o novo 260 cv e o atual 280 cv.

O caminhão está equipado com o motor MAN D08 de 225 cv de potência, tecnologia EGR (que, como todo D08, dispensa o uso do Arla 32) e transmissão manual Eaton FS 6406-4, de seis velocidades. Seu trem de força garante um torque de 850 Nm, com rotação constante de 1.100 a 1.600 rpm, o que o torna mais rápido em subidas e mais eficiente nas retomadas, refletindo em menor tempo de trajeto.

Em sua versão de série, seu entre-eixo é de 4.800 mm e o PBT chega a 16 toneladas. É ideal para entregas e serviços em áreas urbanas, distribuição de bebidas e rodoviários de curtas e médias distâncias com agilidade. Para o vocacional Compactor, o entre-eixo é de 4.300 mm, recomendado para caixas coletoras e compactadoras de 15 m³ para resíduos sólidos e de 19 m³ para coleta seletiva. Nesse modelo, há ainda a oferta, como opcional, da tomada de força Repto para compactação de cargas em movimento.

Constellation 17.230 e Constellation 23.230

Constellation 17.230 Distributor e Constellation 23.230 Distributor

A MAN Latin America traz novidades também entre os médios para a linha Constellation com a potência de 225 cv e torque máximo de 850 Nm nos modelos Constellation 17.230 4x2 e 23.230 6x2. Essas novas configurações estão disponíveis na versão Distributor para os clientes do segmento de distribuição de bebidas. Além da operação vocacional, carga seca, furgão, basculante e frigorífico são algumas de suas aplicações.

Os novos veículos de 17 e 23 toneladas de PBT têm o mesmo conceito dos Worker de potência e capacidade de carga iguais, no entanto com o conforto e diferenciais da cabine Constellation já consagrada e com a maior vantagem do mercado: o exclusivo banco de passageiros de três lugares, ideal para operações que exigem equipe de apoio. Com motor MAN D08, tecnologia EGR e transmissão mecânica Eaton, a performance de força desses modelos foi dimensionada para o fluxo de tráfego característico de operações de distribuição urbana, serviços e percursos rodoviários curtos de até 300 quilômetros.

Constellation 24.330 6x2 V-Tronic e Constellation 30.330 8x2 V-Tronic

De olho nas demandas de seus clientes por melhor consumo e mais conforto nas estradas e que exigem maior velocidade média, a MAN Latin America disponibiliza agora a transmissão automatizada V-Tronic para seu Constellation 24.330. Outra novidade é o modelo Constellation 30.330 8x2 V-Tronic, com um ganho de 6.000 kg em seu PBT, que passa a 29.000 kg. Mais uma vantagem com relação ao mercado, o segundo eixo direcional é de fábrica, com todas as garantias da montadora.

Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS 1420, de doze velocidades. O veículo está equipado com motor Cummins ISL de 330 cv, com torque de 1.450 Nm, assegurando performance e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor custo operacional. Indicado para aplicações rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider.

Constellation 19.330 Titan



O Titan está de volta e com o mesmo conceito que revolucionou o mercado e o consagrou: “Menos você não quer, mais você não precisa”. O Constellation 19.330 Titan chega com uma configuração sob medida para quem quer um caminhão com baixo custo, sem abrir mão de desempenho, tecnologia, qualidade e robustez. Já líder no segmento de cavalos 4x2 com até 350 cv, o veículo vem para aumentar ainda mais a competitividade dos caminhões Volkswagen com configuração enxuta. 

Com PBT de 16 toneladas, o modelo mantém seu trem de força, com motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria. Equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, essa combinação proporciona ainda a maior capacidade de manutenção da velocidade cruzeiro entre seus concorrentes diretos, assim como velocidade média superior com menor consumo de combustível. O reflexo dessa configuração se vê na produtividade desse Titan.

O modelo conta com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional. Para elevar sua autonomia e disponibilidade na estrada, o veículo conta ainda com dois tanques de combustível de 275 litros cada, totalizando 550 litros. O Constellation 19.330 Titan é extremamente versátil. Entre suas principais aplicações, estão como basculante, carga seca, container, furgão, frigorífico, graneleiro, plataforma carrega tudo, sider, tanque e transporte de carga viva e de veículos.

Constellation 19.360 e Constellation 25.360 

A grande competitividade no transporte de cargas no mercado brasileiro gerou a necessidade de aumento da velocidade média dos caminhões rodoviários. Este é o papel principal dos novos cavalos mecânicos VW Constellation 19.360 e 25.360, que contribuem para a maior produtividade na operação elevando os ganhos do frotista, que não perde uma viagem.

Indicados para composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1 + 2 (“Argentina”), com PBTC de até 45 toneladas (19.360), e espaçados (Vanderléia) com PBTC até 53 toneladas (25.360), os veículos estão equipados com motor Cummins ISL de 360 cavalos e 1600Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). Ágeis e versáteis, atendem a diversas aplicações, com destaque para carga seca, furgão frigorífico, sider, tanque, entre outras.  

A transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, neste último com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa. Apresenta ainda manutenção da velocidade cruzeiro por mais tempo e freio de cabeçote, reduzindo a necessidade de utilização do freio de serviço e que se traduz em maior segurança na operação. 

Constellation 25.420 8x2 


De olho nas novas necessidades do mercado, a MAN Latim America lança mais uma solução para o segmento rodoviário de cavalos mecânicos: a versão 8x2 do Constellation 25.420 V-Tronic. Com segundo eixo direcional de fábrica, o veículo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de três eixos convencionais com PBTC de até 54,5 toneladas. É ideal para aplicações com basculante, graneleiro e tanque.

O veículo está equipado com o motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque, e transmissão automatizada de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação.

Constellation 17.260 4x2 Compactor e Constellation 24.260 6x2 Compactor

Sob medida para o segmento de coleta de lixo, a MAN Latin America apresenta os novos caminhões VW Constellation 17.260 4x2 e 24.260 6x2 exclusivos para a versão vocacional Compactor com transmissão automática e mecânica Eaton de seis marchas. Líder em vendas de caminhões destinados à aplicação, a montadora conta com mais de 40% de participação nesse mercado, de acordo com dados reunidos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Os modelos são dotados com motor MAN D08 de 256 cavalos e 900 Nm de torque em ampla faixa de rotações — de 1.100 a 1.800 rpm. Com tecnologia EGR, não necessitam de adição de Arla 32. Os veículos chegam com duas opções de transmissão: a mecânica Eaton FS 6406-A de seis velocidades e a automática Allison S3000. Estão equipados com manetim para auxílio de partida em rampa, espelhos retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de manobra, escapamento vertical, exclusivo banco para três passageiros e teclas cegas preparadas para acionamento dos equipamentos. 

Para garantir a robustez que a operação exige, itens como eixo dianteiro com molas curtas e reforçadas, eixo traseiro e compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, chassi reforçado, opção para transmissão automática e tomada no motor Repto também fazem parte do modelo.  Além disso, o veículo possui chicote elétrico para cargas adicionais, atendendo a uma forte demanda para esta aplicação. 
O modelo tem maior ângulo de entrada; altura de plataforma mais baixa e degrau de acesso à cabine mais baixo. Conta com novo parachoque metálico com novo design — mais curto e robusto —; nova grade de proteção do radiador; e reforço nos eixos traseiro e dianteiro. 

Constellation 26.280 Constructor Betoneira

Seguindo o conceito de sucesso vocacional, a MAN Latin America lança o modelo VW Constellation 26.280 preparado para Betoneira, agora com opção automática Alisson S3500. O veículo foi desenvolvido sob medida para atuar na logística do concreto e melhorar a operação em baixíssimas velocidades, como na construção de guias de ruas. O sistema EGR, que dispensa o uso do Arla, facilita a implementação, reduzindo o tempo e custo de instalação, assim como os custos operacionais. 

MAN TGX 28.440 8x2 

Veículos robustos, com excelentes níveis de conforto, a linha MAN chega com mais uma novidade: o caminhão TGX 28.440 com opção 8x2. Destinado às aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com composições atreladas a semirreboque de três eixos convencionais, 1+2 (Argentina) e espaçados (Vanderléia) com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, o modelo está equipado com motor MAN D26 e tecnologia SCR de pós-tratamento. A transmissão automatizada MAN TipMatic, de 16 marchas, é item de série. É ideal para aplicações do tipo carga seca, furgão, basculante, graneleiro, tanque, sider e cegonheiro. 

MAN TGX 29.480


Recém-lançado no mercado brasileiro, o MAN TGX 29.480 é o caminhão mais potente da MAN Latin America. Também vem com transmissão automatizada de série MAN TipMatic, de 16 marchas. O motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros garante um torque de 2.400 Nm numa ampla faixa de rotações, o que proporciona maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. O veículo é mais requerido — composições de grande peso, com cargas que variam de 57 a 74 toneladas para bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritem. 

Novo Volkstotal com foco no trem de força. 

Reconhecido no mercado com mais de doze anos de atendimento diferenciado, os contratos de manutenção Volkstotal ganham mais um integrante: o Volkstotal Powertrain, que se soma as opções Prev e Plus. Considerando itens que representam cerca de 70% dos principais custos de manutenção de um veículo, o pacote contempla as revisões preventivas e as manutenções corretivas relativas ao trem de força como o motor, transmissão, embreagem inclusa e diferencial decorrentes de desgaste natural pelo uso. Além de ser uma tendência de mercado e apresentar preço bastante atrativo, esta solução é uma ótima alternativa para a administração da frota e controle de custos. 

O já conhecido contrato Prev é direcionado aos veículos novos e usados e contempla mão de obra, peças, como óleos lubrificantes, filtros de combustível, ar e óleo, além de fluidos utilizados nas revisões dos veículos durante a vigência do contrato. O Volkstotal Plus é direcionado somente aos caminhões novos e cobre todas as manutenções preventivas e corretivas, incluindo mão de obra e peças como embreagem, lona de freio, bateria, lâmpada, correias, motor de partida etc.

Com o Volkstotal, o frotista não se preocupa, porque durante a vigência do contrato ele estará ciente de quando será necessária manutenção em seu caminhão. Ele ainda pode escolher em qual concessionária ser atendido — são 158 unidades distribuídas em várias regiões do Brasil, que oferecem mão de obra treinada e especializada para cada serviço prestado, além da aplicação de peças originais. Grande parte das concessionárias da rede oferece estrutura para pernoite, como pátio, dormitório, refeitório e convênio com hotéis para total conforto do motorista, proporcionando o repouso ideal para viagens mais seguras. 

Cliente Almax Mais poderá levar caminhão Volkswagen zero para casa.

Em parceria com a Shell, a MAN Latin America acaba de lançar o programa de fidelização Almax Mais, uma plataforma inédita de relacionamento, que premiará clientes Volkswagen e MAN nas compras de produtos Almax e demais lubrificantes Shell em toda rede de concessionárias MAN Latin America do Brasil. A ação está baseada no acúmulo de pontos, que serão revertidos em diversos prêmios. Inclusive, em sua estreia, o cliente poderá concorrer a um caminhão VW Delivery 8.160 zerinho em sorteio que será realizado no próximo mês de novembro.  

Além das vantagens de adquirir os produtos originais Volkswagen e MAN, a ação reúne benefícios para o cliente e sua maior fidelização ao pós-venda do concessionário. A participação é muito simples. A partir de um rápido e gratuito cadastro, que pode ser feito em qualquer concessionária do país ou diretamente no endereço do portal www.almaxmais.com.br, os clientes já estão aptos a usufruir os benefícios oferecidos pelo programa. De início, o consumidor recebe um cartão fidelidade e, a cada R$ 1 em compras de lubrificantes originais Almax ou demais produtos Shell disponíveis na rede de concessionárias MAN Latin America, ele ganha um ponto. 

Estes pontos podem ser trocados por brindes como bonés, nécessaires, descontos em abastecimento e créditos em operadoras de celular, por exemplo. O resgate dos pontos e o acesso a todas as informações sobre o programa podem ser feitos pelo portal ou através do aplicativo Almax Mais, disponível gratuitamente para iOS e Android. 

Para concorrer ao caminhão Delivery, o cliente que comprar uma bombona (20L) do lubrificante Almax Mineral (15W-40) ganha um cupom para concorrer ao sorteio. Já os que adquirirem a mesma quantidade do lubrificante Almax Premium (10W-40) ganham duas cédulas. A promoção vai até 31 de outubro ou enquanto durarem os cupons. O sorteio será realizado em 11 de novembro de 2015.

Fotos: Malagrine Estúdio


Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

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