quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ABRAFILTROS APRESENTA PROGRAMA DESCARTE CONSCIENTE NO SINCOPEÇAS-SP.

Programa de logística reversa pós-consumo já reciclou mais de 4 milhões filtros usados e pode ser estendido a outras entidades da cadeia produtiva automotiva.

Para que o comércio varejista de autopeças conheça o trabalho desenvolvido pela Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais -  desde 2012, com o programa de Descarte Consciente dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que está presente nos Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, o presidente do Sincopeças-SP - Sindicato do Comércio Varejistas de Peças e Acessórios no Estado de São Paulo, que representa 25 mil lojas, Francisco de La Tôrre, se reuniu com a equipe da entidade do setor de filtros.

O projeto conduzido pela Abrafiltros atendeu inicialmente a Resolução SMA 038/2011, que estabeleceu a implantação de logística reversa dos filtros de óleo lubrificante automotivo no Estado de São Paulo, entre outros produtos. Essa Resolução foi substituída pela SMA 045/2015, em junho de 2015. Em novembro de 2012, o Estado Paraná também criou edital semelhante a São Paulo e, em novembro de 2014, o Espirito Santo a logística reversa incluindo também os filtros.

Até novembro de 2015, o programa de Descarte Consciente já reciclou mais de 4,56 milhões de filtros com a logística reversa que atende às exigências ambientais, cumprindo as metas estabelecidas com os governos estaduais por meio de Termos de Compromisso.

A reunião permitiu que o presidente do Sincopeças-SP conhecesse toda a operação que envolve o programa, uma vez que a legislação que está prestes a ser regulamentada sobre a destinação correta de resíduos sólidos abrangerá toda a cadeia, inclusive o comércio varejista como solidário e co-responsável. "É muito importante saber que já existe um projeto bem estruturado como este da Abrafiltros, pois o varejo precisa se preparar porque a lei vai abranger toda a cadeia", revela La Tôrre.

Segundo o gestor do programa de Descarte Consciente da Abrafiltros, Marco Antonio Simon, entidades como Sincopeças-SP podem vir a firmar convênio com a Abrafiltros para participarem do programa. "Para isso, será feito um estudo para analisar as necessidades, aspectos logísticos, financeiros e formas de ampliação do programa", explica o gestor.

e/d: Marcos Carneiro, Marco Antônio Simon (Abrafiltros), Francisco de La Tôrre (Sincopeças-SP) e Thiago Rodrigues (Abrafiltros).

O programa da Abrafiltros tem avançado e aumentado o universo, bem como o volume reciclado de filtros usados de óleo lubrificante automotivo.  Este ano serão recolhidas mais de 720 toneladas de filtros, em 74 municípios e mais de 1.100 pontos de coleta.

Especificamente no Estado de São Paulo, as metas já estão previstas até 2019, lembrando que a partir de 2016, a resolução SMA 045 prevê a obrigatoriedade da logística para a renovação da licença de operação das empresas, o que acontecerá gradativamente segundo regulamentação prevista para ser publicada pelo governo ainda em este ano, o que mostra a proatividade do Sincopeças-SP neste sentido.

Atualmente, 16 empresas participam do programa: Affinia Automotiva Ltda./Filtros Wix; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. - Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. - Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda..
Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais - reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor. 

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
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