segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

VELOCIDADE MÁXIMA NO VIDEOMONITORAMENTO AO VIVO.
Por Sergio Fukushima*

A crescente demanda por um transporte público de qualidade e com segurança tem acelerado a tendência de monitoramento em tempo real dentro de ônibus e metrôs. 


As câmeras de segurança têm sido uma ferramenta importante para garantir a segurança da população que usa ônibus, trem e metrô. Tanto que uma pesquisa global entre organizações ligadas ao transporte público, conduzida pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP) e a Axis Communications, indicou que 97% dos entrevistados, incluindo autoridades e operadores, possuem câmeras de segurança instaladas. Boa parte das organizações (80%) já possui câmeras no interior dos veículos, o que gera maior segurança aos usuários, mas somente 28% dos pesquisados visualizam ao vivo essas câmeras embarcadas.

Essa é a grande mudança prevista para ocorrer na segurança desses serviços nos próximos anos. Em primeiro lugar, a instalação de câmeras em veículos para um videomonitoramento móvel tende a ganhar espaço: a maioria dos pesquisados antecipou que há planos para instalar câmeras dentro de veículos nos 12 meses seguintes. Uma vez instaladas, as câmeras poderão armazenar as imagens no próprio veículo ou, de forma mais inovadora, transmiti-las ao vivo para uma central. Trata-se de um avanço tecnológico visto com muito entusiasmo pelo setor: para 72% dos entrevistados, a possibilidade de detectar incidentes em tempo real é reconhecida como uma nova tendência do mercado.

Para além do atual uso em questões forenses, armazenando as imagens para uso futuro como provas de crimes, o videomonitoramento em tempo real oferece uma série de outros benefícios.

Sistemas de vídeo IP podem ser eficientemente usados no gerenciamento de incidentes no momento em que eles ocorrem, aumentando a segurança real e percebida entre passageiros e funcionários, além de minimizar, deter e controlar vários tipos de crime e ações de vandalismo.

Outra questão positiva para as organizações do transporte público é a possiblidade de melhorar o serviço ao acompanhar de perto as ações do condutor. As câmeras IP podem ser instaladas tanto dentro quanto fora dos veículos, inclusive voltadas para os arredores, permitindo esclarecer se o acidente foi causado por terceiros ou por alguma imprudência do condutor.

É exatamente assim que funcionam os ônibus colocados recentemente em fase de testes em Lima, capital do Peru. Cada ônibus possui quatro câmeras resistentes a vibrações, algo mandatório em sistemas de transporte de massa, para assegurar que a câmera não deixe funcionar após certo tempo de utilização. Assim, ela permite a gravação das imagens internas e externas do veículo e a transmissão ao vivo para a central de monitoramento. Segundo o prefeito de Lima, o sistema ao vivo ajudará na verificação de acidentes e na identificação de delitos.

Esse é um exemplo claro de como a gestão pública pode se beneficiar com a presença de câmeras IP no transporte público. Além de garantir a segurança de passageiros e funcionários, os veículos equipados com a tecnologia podem se tornar aliados na manutenção de cidades mais organizadas e seguras, apesar de todos os desafios enfrentados hoje nas metrópoles.

Acordos entre os setores público e privado, como o uso compartilhado das imagens geradas pelas câmeras ao vivo, poderiam ampliar o conhecimento e a visão do que está acontecendo na cidade. Se um delito está ocorrendo em uma determinada região, a Polícia poderia requerer a imagem de um coletivo que esteja próximo do local e utilizar as imagens geradas por ele.

Políticas públicas que favoreçam o transporte coletivo de passageiros precisam levar em conta a segurança nesses ambientes. Pelos resultados apresentados na pesquisa da Associação Internacional de Transporte Público, nota-se que o mundo todo está preocupado com o tema, investindo em novas tecnologias e em inteligências embarcadas para otimizar a segurança e a eficácia do sistema.











* Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications para a América do Sul.


Sobre a Axis Communications: A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento se desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2000 funcionários dedicados em 40 escritórios e opera através de mais de 72 mil parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

Fundamento RP
Alexandre Carvalho
acarvalho@fundamento.com.br 
(11) 5095-3868
Sandro Silva
ssilva@fundamento.com.br
(11) 5095-3867

Nenhum comentário:

Postar um comentário