O maranhense Marcelo Medeiros, da Taguatur Racing Team, assumiu a vice-liderança do Rally Dakar 2016, na categoria quadriciclos, após conquistar o sexto lugar na especial desta quarta-feira (6).
Piloto Marcelo Medeiros. Foto: Danielle Vieira/Intermídia.
A disputa foi em Jujuy, na Argentina, com 628 quilômetros, sendo 430 de trechos cronometrados. O piloto enfrentou mais de 3.500 metros de altitude, além das oscilações constantes de temperatura da região. A etapa foi uma maratona e não era possível ter o apoio da equipe técnica em casos de falhas no veículo. Na geral, ele está atrás do chileno Ignacio Casale (Xraids Team), campeão dos quadris em 2014 e vencedor desta etapa. Com o resultado de hoje, Medeiros entrou para a história das participações do Brasil no Dakar. O piloto André Azevedo também já esteve na vice-liderança na categoria caminhões, como em 2012, já na América do Sul.
"Eu espero que minha participação no Dakar, independentemente do resultado que venhamos obter, sirva acima de tudo para mostrar que o atleta e o esportista brasileiros podem ser tão bons quanto qualquer outro, independente de seu esporte ou categoria. Só precisamos mesmo de oportunidades, pois a raça e a vontade de vencer a gente já tem. Já me considero um vencedor por estar entre grandes pilotos, que são verdadeiras referências", comenta o piloto que corre ao lado dos irmãos argentinos Alejandro e Marcos Patronelli (Yamaha Racing), terceiro e quinto na geral, e do polonês Rafal Sonik (Orlen/Sonik Team), sexto no acumulado.
Nos carros, João Franciosi e Gustavo Gugelmin (ASX Racing Mitsubishi) são os únicos representantes do país na competição. Eles ficaram com a 28ª colocação na especial desta quarta-feira e estão em 40º na classificação geral. As duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Misubishi Petrobras) e Jorge Wagenfuhr/Joel Kravtchenco (LifeSil) abandonaram a prova depois de problemas nos motores. Os vencedores do dia foram o pentacampeão Stéphane Peterhansel e o francês Jean Paul Cottret (Team Peugeot Total), que ocupam a vice-liderança da competição. Os companheiros de equipe Carlos Sainz e Lucas Cruz chegaram em segundo e estão em quinto na geral. Sebastien Loeb e Daniel Elena, líderes da prova, ficaram com o terceiro lugar.
Jean Azevedo (HSA Rally Team), único brasileiro nas motos, chegou em 35º nesta etapa e subiu 28 posições no ranking do Dakar, ficando em 96º. O espanhol Joan Barreda (Team HRC) venceu a especial em Jujuy, mas foi penalizado em cinco minutos e acabou em quarto (terceiro na geral). Com isso, o português Paulo Gonçalves, da mesma equipe, ficou com o primeiro lugar do dia e da classificação geral.
Nos UTVs, subcategoria dos carros, a dupla Leandro Torres e Lourival Roldan está em 66º na classificação geral, que também conta os carros com maior cilindrada. Na etapa desta quarta-feira, em Jujuy, eles terminaram em 72º.
Os vencedores da quarta etapa do Rally Dakar nos caminhões foram o holandês Gerard de Rooy, o espanhol Moises Torrallardona e o polonês Darek Rodewald (Petronas Team de Rooy Iveco). Eles estão em quarto na competição e esta foi a primeira vitória deles na prova.
Quinta etapa
Nesta quinta-feira (7), os pilotos disputam a quinta etapa do Rally Dakar 2016, que terá largada em Jujuy e chegada em Uyuni, na Bolívia. A prova terá 642 quilômetros, com 327 de trechos cronometrados, para todas as categorias. O ingresso em território boliviano é marcado por uma abrupta escalada na altitude, chegando a 4.600 metros - o ponto mais alto da história do Dakar.
Programação do Rally Dakar 2016 a partir da sexta etapa
07/01: Jujuy (ARG) – Uyuni (BOL)
Motos e Quadriciclos – Total: 642 quilômetros – Trecho Cronometrado: 327 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 642 quilômetros – Trecho Cronometrado: 327 quilômetros
08/01: Uyuni (BOL) – Uyuni (BOL)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 723 quilômetros – Trecho Cronometrado: 572 quilômetros
Caminhões – Total: 600 quilômetros – Trecho Cronometrado: 295 quilômetros
09/01: Uyuni (BOL) – Salta (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 793 quilômetros – Trecho Cronometrado: 353 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 793 quilômetros – Trecho Cronometrado: 353 quilômetros
10/01: Dia de descanso em Salta (ARG)
11/01: Salta (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 766 quilômetros – Trecho Cronometrado: 393 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 766 quilômetros – Trecho Cronometrado: 393 quilômetros
12/01: Belén (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 436 quilômetros – Trecho Cronometrado: 285 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 396 quilômetros – Trecho Cronometrado: 285 quilômetros
13/01: Belén (ARG) – La Rioja (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 561 quilômetros – Trecho Cronometrado: 278 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 763 quilômetros – Trecho Cronometrado: 278 quilômetros
14/01: La Rioja (ARG) – San Juan (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 712 quilômetros – Trecho Cronometrado: 431 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 712 quilômetros – Trecho Cronometrado: 431 quilômetros
15/01: San Juan (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 931 quilômetros – Trecho Cronometrado: 481 quilômetros
Caminhões – Total: 866 quilômetros – Trecho Cronometrado: 267 quilômetros
16/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Rosário (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 699 quilômetros – Trecho Cronometrado: 180 quilômetros
Carros e Caminhões – Total: 699 quilômetros – Trecho Cronometrado: 180 quilômetros.
VIPCOMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário