Renault, Nissan e AVTOVAZ, primeira montadora de automóveis na Rússia, comercializaram em torno de um veículo a cada dez no mundo.
O grupo Renault, terceira montadora europeia, vendeu 2.801.592 veículos em todo o mundo em 2015, um número recorde que apresentou alta de 3,3% em relação a 2014, em um mercado em alta de 1,6%. A Renault apresentou uma progressão em suas vendas pelo terceiro ano consecutivo. A Dacia vendeu um número recorde de 550.920 veículos, em alta de 7,7%.
A Renault é a marca que apresentou o maior crescimento na Europa, com uma participação de mercado de 10,1%, em um mercado em progressão de 9,4%. A Renault mantém sua posição de líder em veículos utilitários na Europa, pelo 18º ano consecutivo.
A Nissan Motor Co., Ltd. registrou vendas recorde, com 5.421.804 carros de passeio e utilitários comercializados no mundo, uma progressão de 2,1%. Em seus dois principais mercados, Estados Unidos e China, a Nissan vendeu pelo menos 1,25 milhões de unidades. A Infiniti registrou vendas recorde de 215.250 veículos, em alta de 16% em relação ao ano anterior, graças a volumes de vendas elevados em todas as principais regiões, inclusive América do Norte, Central e do Sul, bem como na China.
A AVTOVAZ, que comercializa veículos sob a marca LADA, vendeu 305.491 veículos, apresentando uma retração de 31,5% devido a uma brutal deterioração do mercado russo. A Aliança Renault-Nissan detém uma participação majoritária no capital da AVTOVAZ, através de uma joint venture com a estatal Rostec. Em torno de um veículo a cada três na Rússia foi vendido pela Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ.
O mercado de automóveis russo como um todo recuou mais de 35%. A Aliança aumentou sua participação de mercado, passando de 30,7% em 2014 para 32,3%, em 2015.
Fatos relevantes dos mercados Renault-Nissan
Os países seguintes constituíram os 10 primeiros mercados da Aliança em 2015: Estados Unidos, China, França, Japão, México, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Brasil e Espanha.
Nos Estados Unidos, a Nissan registrou um recorde histórico, com 1.484.918 veículos vendidos, em progressão de 7,1%, que se traduziu por uma participação de mercado recorde de 8,5%. A Nissan apresentou vendas anuais excepcionais para seus modelos Rogue, Versa, NV e NV200. As vendas aumentaram 20% em relação a 2014 no segmento de utilitários leves.
Na China, a Nissan vendeu 1,25 milhão de veículos, em alta de 6,3%. A Nissan mantém sua posição de montadora japonesa número 1 na China, com uma participação de mercado de mais de 5%.
No início do mês, a Renault iniciou a produção do SUV Kadjar na fábrica localizada em Wuhan, por meio de sua joint venture com a Dongfeng Motor Corp. Este é o primeiro modelo fabricado pela Renault na China. A nova fábrica terá uma capacidade de produção inicial de 150.000 veículos por ano, podendo chegar posteriormente a 300.000 veículos por ano.
Na França, o mercado doméstico da Renault, a montadora vendeu 607.7173 veículos, em alta de 5,1%, atingindo uma participação de mercado de 26,4%. O compacto urbano Clio é o carro de passeio mais vendido pelo 6º ano consecutivo. O Renault ZOE é líder em carros de passeio elétricos, com uma participação de mercado de 60%.
No Japão, mercado nacional da Nissan, a montadora vendeu 589.046 veículos, em retração de 12,1%. A Nissan manteve sua participação de mercado em 11,7%.
No México, a Nissan apresentou vendas recorde de 348.941 veículos, em progressão de 19%. Com uma participação de mercado de 25,8% em 2015, a Nissan é a marca número 1 no México, pelo sexto ano consecutivo.
No Brasil, segundo mercado da Renault, a participação de mercado da montadora aumentou 0,2 pontos, chegando a 7,3%, em um mercado em recuo de 25,5%.
Na Índia, mercado que deve se tornar um importante pilar para o crescimento industrial e comercial da Aliança no futuro, a Renault é a marca europeia favorita, tendo comercializado 53.848 veículos, em alta de mais de 20%.
Mais de 80.000 clientes indianos já encomendaram o hatch compacto Renault Kwid desde o lançamento, em setembro. O Kwid é o primeiro veículo da Aliança construído sobre a plataforma Common Module Family-A. A Família de Módulos Comuns “A” é uma categoria de carros compactos e acessíveis, construídos a partir das CMF da Aliança. A marca Datsun lançará um modelo baseado na arquitetura CMF-A no decorrer do ano.
Fatos relevantes - veículos zero emissão
A Aliança vende em torno de um veículo 100% elétrico a cada dois no mundo. Ao final de dezembro, a Aliança vendeu um total de 302.000 veículos elétricos no mundo. Lançado em dezembro de 2010, o Nissan LEAF foi o primeiro veículo elétrico a ser comercializado em massa. Com mais de 201.000 unidades vendidas desde seu lançamento, o modelo continua sendo o veículo elétrico mais vendido no mundo.
Desde que começou a vender veículos elétricos em outubro de 2011, a Renault vendeu um total de 83.000 veículos elétricos no mundo (incluindo o quadriciclo urbano 100% elétrico Twizy). O Kangoo Z.E. se mantém como o veículo utilitário elétrico mais vendido na Europa.
Em 2015, a Aliança Renault-Nissan vendeu 85.000 veículos elétricos, em alta de mais de 2,5% em relação a 2014. Os emplacamentos de veículos elétricos da Nissan tiveram queda de 9,8%, enquanto que os da Renault tiveram aumento de mais de 45%. Em 2016, o Nissan LEAF será equipado com uma nova bateria, que terá capacidade para 30 kWh, proporcionando uma autonomia 20% superior à da versão anterior, de 24 kWh. Além do modelo LEAF, a Nissan também comercializa o furgão elétrico e-NV200.
Na Europa, as vendas de veículos elétricos da Nissan aumentaram 14,3% em 2015, representando quase 20.000 unidades. As vendas de veículos elétricos da Renault na Europa aumentaram 49%, totalizando aproximadamente 23.100 unidades (com exceção do Twizy). O Renault ZOE se destaca como o veículo elétrico mais vendido na Europa em 2015, representando quase 19% de participação de mercado.
10 principais mercados da Aliança
País |
Vendas totais
|
Participação de mercado
|
Estados Unidos |
1.484.918
|
8,50%
|
China |
1.265.922
|
5,30%
|
França |
684.373
|
30%
|
Japão |
594.126
|
11,70%
|
Rússia* |
517.799
|
32,30%
|
México |
373.261
|
27,60%
|
Grã-Bretanha |
297.516
|
9,90%
|
Alemanha |
252.383
|
7,40%
|
Brasil |
242.744
|
9,80%
|
Espanha |
218.846
|
18,30%
|
* Incluindo AUTOVAZ
10 principais mercados do Grupo Renault
País
|
Vendas totais
|
Participação de mercado
|
França |
607.173
|
26,40%
|
Brasil |
181.504
|
7,30%
|
Alemanha |
177.787
|
5,20%
|
Turquia |
162.175
|
16,80%
|
Espanha |
156.108
|
13,10%
|
Itália |
154.730
|
9,10%
|
Reino Unido |
128.269
|
4,30%
|
Rússia |
120.411
|
7,50%
|
Argélia |
90.182
|
35,60%
|
Bélgica + Luxemburgo |
82.374
|
13,30%
|
10 principais mercados da Nissan
País
|
Vendas totais
|
Participação de mercado
|
Estados Unidos |
1.484.918
|
8,50%
|
China* |
1.250.073
|
5,30%
|
Japão |
589.046
|
11,70%
|
México |
348.941
|
25,80%
|
Reino Unido |
169.247
|
5,60%
|
Canadá |
129.976
|
6,80%
|
Rússia |
128.713
|
8%
|
França |
77.200
|
3,60%
|
Alemanha |
74.596
|
2,20%
|
Emirados Árabes Unidos |
66.839
|
15,90%
|
Sobre a Aliança Renault-Nissan
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, que tem sua sede em Paris, e a japonesa Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, as duas empresas venderam 8,5 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2015. A Aliança também mantém parcerias estratégicas com outras montadoras, como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi Motors, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland, além de possuir participação majoritária na joint venture que controla a maior montadora de automóveis russa, a AvtoVAZ.
Imprensa Renault do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário