quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PACCAR ATINGE RECORDE ANUAL DE RECEITAS E LUCROS.

“Em 2015, a PACCAR relatou receitas anuais recordes de US$19,12 bilhões e registrou receita líquida de US$1,60 bilhão, que corresponde a 8,4% de retorno sobre as receitas, após desconto de impostos. A PACCAR atingiu seu 77º ano consecutivo de lucro líquido”, disse Ron Armstrong, CEO. “Os resultados financeiros da PACCAR refletem os produtos e serviços de qualidade superior da empresa, e o aumento das entregas de caminhões na América do Norte e Europa, complementado pelas excelentes receitas de peças pós-venda e da PACCAR Financial Services. Temos a satisfação de termos atingido receitas anuais recordes e renda líquida recorde ao celebrarmos 110 anos. Estou muito orgulhoso de nossos 23.000 colaboradores que propiciaram um desempenho excepcional para os nossos acionistas e clientes”.

Os clientes norte-americanos e europeus da PACCAR estão se beneficiando do bom crescimento econômico, forte tonelagem de frete, preços de combustíveis mais baixos, e a eficiência operacional superior dos caminhões líderes da Kenworth, Peterbilt e DAF. Em 2015, as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá, no total de 278.000 veículos, foram as maiores desde 2006. O registro de 269.000 veículos acima de 16 toneladas na Europa, obtido em 2015, foi o maior desde 2008.

Os excelentes lucros e o forte fluxo de caixa permitem que a empresa invista no crescimento futuro de seus mercados essenciais, ao mesmo tempo em que está expandindo sua presença nos mercados emergentes. “A PACCAR está bem posicionada para crescer em longo prazo, fazendo investimentos em novos veículos de última geração das marcas DAF, Kenworth e Peterbilt. Ela também está investindo em motores inovadores da marca PACCAR, na expansão geográfica, nas peças de reposição pós-vendas e na capacidade de serviços, fazendo melhorias nas fábricas, e investindo em tecnologias que aumentam a eficiência de combustível e a confiabilidade dos caminhões”, acrescentou Armstrong. “O patrimônio líquido dos acionistas obteve um recorde no final do ano, chegando a US$6,94 bilhões em 31 de dezembro de 2015”.

Receitas e lucro líquido recordes

A PACCAR atingiu receitas recordes de US$19,12 bilhões em 2015, em comparação com as receitas de US$18,99 bilhões em 2014. A PACCAR reportou receita líquida recorde de US$1,60 bilhão (US$4,51 por ação diluída) em 2015, o que representa um aumento de 18% em comparação com US$1,36 bilhão (US$3,82 por ação diluída) obtido no ano passado. As receitas de vendas líquidas e serviços financeiros do quarto trimestre de 2015 foram de US$4,36 bilhões, em comparação com os US$5,12 bilhões para o mesmo período em 2014. A PACCAR ganhou US$347,2 milhões (US$0,98 por ação diluída) no quarto trimestre de 2015, em comparação com US$394,3 milhões (US$1,11 por ação diluída) no quarto trimestre de 2014, o que reflete menores entregas de caminhões na América do Norte, que foram parcialmente compensadas pelo aumento das entregas na Europa.

Aumento de dividendos e recompras de ações

A PACCAR declarou dividendos em dinheiro de US$2,32 por ação no decorrer de 2015, incluindo um dividendo especial de US$1,40 por ação. O total de dividendos foi o mais alto da história da empresa. O dividendo trimestral regular teve um aumento de 9% em setembro de 2015. O total de dividendos por ação aumentou 25%, em comparação com o ano anterior. O total de dividendos de 2015 da PACCAR resultou em lucro superior a 4%, que está entre 100 maiores empresas na lista da S&P500. A PACCAR tem pagado dividendos todos os anos, desde 1941.

A PACCAR recomprou 3,85 milhões de suas ações ordinárias por US$201,6 milhões em 2015. Mediante a atual resolução do Conselho de Diretoria autorizando US$300 milhões de recompra de ações, a PACCAR recomprou 2,72 milhões de ações por US$136,3 milhões. “Os excelentes lucros líquidos e o forte fluxo de caixa da PACCAR tornam as ações da empresa um investimento atraente de longo prazo. O programa de recompra de ações reflete a confiança do Conselho no crescimento bem sucedido dos negócios globais da PACCAR”, disse Bob Christensen, Presidente e CFO da PACCAR.

Destaques comerciais - 2015

• A PACCAR entregou 154.000 veículos no mundo todo.
• A DAF entregou seu milionésimo caminhão.
• A PACCAR anunciou o lançamento do motor PACCAR MX-11 na América do Norte.
• A fábrica de motores de Mississippi da PACCAR produziu seu 100.000º motor PACCAR MX-13.
• A fábrica de caminhões de Leyland da DAF produziu seu 400.000º caminhão.
• A fábrica de Denton da Peterbilt comemorou seus 35 anos.
• A PACCAR foi reconhecida como líder de tecnologia entre as “100 Empresas de Elite de 2015” da revista Information Week.
• A PACCAR investiu US$548,2 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.
• A PACCAR Leasing comemorou 35 anos e iniciou suas operações na Austrália.
• A PACCAR lançou os sistemas conectados de caminhão Kenworth TruckTech+ e Peterbilt SmartLinq.
• A PACCAR implementou mais de 30.000 projetos Seis Sigma desde 1997.

Veículos vocacionais da PACCAR com o novo Motor PACCAR MX-11 DAF CF, Peterbilt Modelo 567 e Kenworth T880.

Destaques financeiros – Quarto trimestre de 2015

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2015 incluem:

• Vendas líquidas e receitas trimestrais consolidadas de US$4,36 bilhões.
• Receita Líquida de US$347,2 milhões.
• Caixa fornecido pelas operações, no montante de US$704,8 milhões.
• Renda da Financial Services de US$89,9 milhões, antes do pagamento de impostos.
• Despesas com pesquisa e desenvolvimento no valor de US$66,7 milhões.
• Investimentos de capital no valor de US$127,3 milhões.
• Caixa de produção e títulos negociáveis de US$3,38 bilhões, em 31 de dezembro de 2015.

Destaques financeiros – Ano completo de 2015

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR no decorrer de 2015 incluem:

• Recorde de vendas e receitas líquidas consolidadas de US$19,12 bilhões.
• Recorde de receita líquida de US$1,60 bilhão, um retorno de 8,4% sobre receitas após impostos.
• Recorde de Patrimônio líquido dos acionistas no final do ano de US$6,94 bilhões.
• Recorde de receitas antes dos impostos da PACCAR Parts de US$555,6 milhões.
• Recorde de dividendos declarados de US$819,8 milhões.
• Receita antes dos impostos da Financial Services de US$362,6 milhões, em ativos de US$12,25 bilhões.
• Emissões de Títulos de Médio Prazo (MTN) no valor de US$1,92 bilhão.
• Recorde de caixa fornecido pelas operações de US$2,56 bilhões.

Mercados globais de caminhões

“As vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá foram de 278.000 unidades em 2015, em comparação com os 250.000 veículos vendidos em 2014”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR.

“A demanda de caminhões está sendo impulsionada pelo bom crescimento econômico, forte tonelagem de frete e baixos preços de combustível. Em 2015, a PACCAR atingiu uma participação de 27,4% no mercado da Classe 8 nos EUA e Canadá, pois os clientes se beneficiaram da excelente eficiência de combustível e da excepcional performance dos veículos da Kenworth e Peterbilt. As estimativas de vendas do varejo da indústria de caminhões Classe 8 para os EUA e Canadá são de que 2016 será mais um ótimo ano, com vendas na faixa de 230.000 – 260.000 unidades, impulsionadas pelo contínuo crescimento econômico e pelo cliente estar focado em atingir eficiência operacional melhorada, através dos novos caminhões da Peterbilt e Kenworth”, acrescentou Moore.

A DAF tem sido líder de mercado no Reino Unido por 20 anos consecutivos. “Nossos clientes reconhecem a liderança de qualidade, baixos custos operacionais e conforto superior para o condutor do caminhão da DAF”, disse Harrie Schippers, Presidente da DAF. “As vendas da indústria de caminhões acima de 16 toneladas na Europa foram de 269.000 unidades em 2015, e a participação de mercado da DAF aumentou para 14,6%, em comparação com 13,8% no ano passado. Estima-se que as vendas da indústria de caminhões da Europa, no segmento de mercado acima de 16 toneladas, em 2016 estará na faixa de 260.000-290.000 veículos”.

A DAF Brasil aumentou a produção, participação de mercado e a carteira de encomendas, e começou a montagem local do versátil motor PACCAR MX-13 e do DAF Série CF. “A DAF Brasil teve um bom ano frente aos resultados do mercado brasileiro de pesados. Com a bem sucedida Fenatran, em novembro, maior feira de caminhões do país, conseguimos aumentar o número de novos pedidos, que serão entregues durante este semestre”, disse Marco Davila, Vice-Presidente da PACCAR.

PACCAR Parts atinge lucros recordes

“O negócio de peças pós-vendas da PACCAR atingiu receitas anuais de US$3,06 bilhões e lucro recorde, antes dos impostos, de US$555,6 milhões em 2015”, disse David Danforth, gerente geral da PACCAR Parts e Vice-Presidente da PACCAR. “O crescimento do negócio de peças pós-vendas da PACCAR foi impulsionado pelos investimentos em distribuição, tecnologia e produtos. A alta utilização da frota e a crescente população dos caminhões e motores da PACCAR em operação contribuíram para o excelente negócio de peças e serviços. A marca global TRP da PACCAR Parts, que destinada a todas as marcas e modelos de caminhões, trailers e ônibus, contribuiu para aumentar os negócios de peças em nossas concessionárias”.

“Os 17 centros de distribuição de peças da PACCAR dão suporte a mais de 2000 concessionárias da DAF, Kenworth e Peterbilt, prestam serviços de atendimento ao cliente considerados líderes da indústria”, disse Laura Bloch, Gerente Geral Assistente da PACCAR Parts. “O novo centro de distribuição de 14.865 m2 da PACCAR Parts em Renton, Washington está em construção, e será inaugurado no segundo trimestre de 2016”.

Novo centro de distribuição de 14.865 m2 da PACCAR Parts em Renton, Washington.

A fábrica da Peterbilt em Denton comemora 35 anos

A Peterbilt abriu sua fábrica de caminhões de 42.271 m2 em Denton, Texas, em 1980. A instalação produziu cerca de 500.000 caminhões Peterbilt de qualidade Premium, recebeu dezenas de milhares de clientes e estabeleceu novos padrões da indústria em termos de qualidade, segurança, eficiência e inovação. A Peterbilt aumentou sua capacidade de produção dez vezes através de melhoria contínua e investimentos. “A Peterbilt Denton é líder em meio ambiente e tecnologia”, disse Leon Handt, Gerente Geral Assistente da Peterbilt. “A instalação obteve as certificação ambiental ISO 14001 e zero resíduos para aterro, ganhou o Frost & Sullivan Manufacturing Leadership Awards, e foi a primeira fábrica de caminhões norte-americana a introduzir um sistema robótico de pintura de chassis. Em 2016, a Peterbilt expandirá a fábrica, e construirá um sistema de armazenagem automatizado de última geração, para componentes pintados, visando melhorar produtividade e capacidade”.

Fábrica de Caminhões da Peterbilt em Denton, Texas

A fábrica da DAF em Leyland comemora a entrega do 400.000º caminhão

A DAF produziu seu 400.000º caminhão em sua fábrica em Leyland, Reino Unido, em novembro de 2015. A instalação de Leyland foi aberta em 1980 e fabrica caminhões DAF XF, CF e LF de qualidade superior para os mercados do Reino Unido, Europa, e destinados à exportação. O veículo que marcou o evento foi um DAF XF, com eficiência de combustível, equipado com o motor PACCAR MX-13. A produção e a entrega de nosso 400.000º caminhão destaca outro ano excepcional para a Leyland. Os funcionários da Leyland produzem os veículos de maior qualidade da indústria para nossos clientes”, disse Bryan Sitko, Diretor Administrativo da Leyland.

DAF Leyland comemora produção do 400.000º caminhão da DAF

PACCAR é reconhecida pela liderança ambiental

A PACCAR é líder ambiental através de seus veículos eficientes em termos de energia, e de suas instalações de produção. A PACCAR uniu-se ao CDP (antigamente conhecido como Carbon Disclosure Project) em 2014. O programa de mudança climática da CDP fornece relatórios anuais sobre o progresso das empresas no desenvolvimento de operações eficientes em termos de energia, e produtos e serviços ecológicos. A PACCAR obteve uma pontuação de 97 (de 100) e uma pontuação A- em 2015, o que a coloca entre 5% das empresas mais importantes relatadas globalmente. “Esse é um resultado excelente, e reflete o compromisso com a liderança ambiental da PACCAR”, comentou Carole Robbins, gerente ambiental da PACCAR.

Atualização do Motor PACCAR

A PACCAR instalou mais de 105.000 motores PACCAR MX-13 nos caminhões da Kenworth e Peterbilt na América do Norte, desde o início da produção na fábrica de motores da PACCAR em Mississippi, em meados 2010. No quarto trimestre de 2015, o motor PACCAR MX-13 foi instalado em 42% dos caminhões pesados da Kenworth e Peterbilt.

Landon Sproull, Vice-Presidente Assistente da PACCAR, disse, “O PACCAR MX-11, que complementa o premiado motor PACCAR MX-13, estará disponível nos caminhões Classe 8 da Kenworth e Peterbilt no início de 2016. O motor PACCAR MX-11, tem potência de 430 hp e 1.550 lb-ft de torque, e foi projetado para oferecer ótima performance, economia de combustível, durabilidade, e confiabilidade, que são líderes da indústria, e propiciar um ambiente operacional silencioso ao condutor”.



Investimentos de capital otimizam o desenvolvimento do produto e a eficiência operacional

Os excepcionais lucros da PACCAR em longo prazo, o forte balanço, e o intenso foco em qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir US$6,0 bilhões em instalações de classe mundial, produtos inovadores e novas tecnologias no decorrer da última década. “Capital de US$308,4 milhões e despesas de US$239,8 milhões em P&D foram investidos em novos produtos e instalações de produção aprimoradas em 2015”, disse George West, Vice-Presidente da PACCAR. Em 2016, despesas de capital de US$325-US$375 milhões estão previstas para melhorar o suporte pós-vendas, instalações de produção e desenvolvimento de novos produtos. As despesas com pesquisa e desenvolvimento estão estimadas em US$240-US$270 milhões para 2016.

Empresas de serviços financeiros obtêm excelentes resultados anuais

A PACCAR Financial Services (PFS) tem um portfólio de 175.000 caminhões e trailers, com ativos no total de US$12,25 bilhões. A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões para serviços completos na America do Norte e Europa, com uma frota de mais de 39.000 veículos, está incluída neste segmento. “A excelente performance do portfólio contribuiu para os fortes resultados da PFS em 2015”, disse Bob Bengston, Vice-Presidente Sênior da PACCAR. A PFS obteve receita, antes dos impostos, de US$89,9 milhões no quarto trimestre de 2015, em comparação com os US$96,3 milhões obtidos no quarto trimestre de 2014. As receitas do quarto trimestre de 2015 foram de US$89,9 milhões, em comparação com os US$302,0 milhões no mesmo trimestre de 2014. A PFS obteve US$362,6 milhões de lucro, antes dos impostos, em 2015, em comparação com os US$370,4 milhões em 2014, e as receitas do ano completo foram de US$1,17 bilhões em comparação com os US$1,20 bilhão para o mesmo período, um ano atrás.

O forte balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permitem que a PFS ofereça financiamento competitivo no varejo para as concessionárias Kenworth, Peterbilt e DAF, e para os clientes, em 22 países e quatro continentes”, disse Todd Hubbard, Presidente Financeiro Corporativo da PACCAR. A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de débito, emitindo US$1,92 bilhão em títulos com vencimento para três, quatro, e cinco anos, durante 2015.

Atualização da comissão europeia

A DAF está cooperando com a Comissão Europeia e está preparando sua resposta para a Declaração de Objeções emitida em novembro de 2014. A Declaração expressou a visão preliminar da Comissão, de que todos os principais fabricantes europeus de caminhões médios e pesados tinham participado de práticas anticompetitivas na União Europeia. A Comissão indicou que buscará impor multas significativas aos fabricantes. A Comissão revisará as respostas dos fabricantes, antes de tomar uma decisão. Qualquer decisão estará sujeita a recurso. A empresa não consegue estimar a multa em potencial, neste momento.

Esta divulgação contém “declarações preditivas” dentro do significado da Private Securities Litigation Reform Act. Essas declarações são baseadas nas atuais expectativas da diretoria, e estão sujeitas a incertezas e mudanças nas circunstâncias. Os resultados reais poderão divergir materialmente daqueles incluídos nestas declarações, devido a uma grande variedade de fatores. Mais informações sobre esses fatores estão contidas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission.

BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil
Isadora Climaco
isadora.climaco@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-4308 / (11) 98444-4866
Fernando Planca
fernando.planca@agenciabrcom.com.br
(11) 5582-1601 / (11) 98674-2743

Nenhum comentário:

Postar um comentário