Por ocuparem, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares na classificação geral da Fórmula Truck, Giaffone e Salustiano utilizam o restritor de potência nos caminhões. Giaffone usa o de 72 milímetros e Salustiano o de 74mm. Com isso, eles deixam de aproveitar toda a potência dos motores Volkswagen e Mercedes-Benz.
Incêndio no caminhão de Rogério Castro
Na primeira parte do treino livre o caminhão de Rogério Castro apresentou problema na turbina e pegou fogo na carenagem lateral direita. Como ele estava próximo dos boxes, retorbou e o incêndio foi apagado rapidamente.
Uso dos restritores
A decisão pela modificação no regulamento técnico do uso dos restritores foi tomada em conjunto pelas equipes, pilotos e organização da Fórmula Truck na corrida de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e colocada em prática pela primeira vez neste treinamento em Londrina.
Com essa definição, a partir de Londrina e até a penúltima corrida, marcada para dia 6 de novembro em Guaporé, Rio Grande do Sul, o líder na classificação geral (Diogo Pachenki) que usar o restritor de 70mm vai perder cerca de 140 cavalos de potência, o segundo colocado (72mm) deixa de usar 120 HP, o terceiro (74mm) cerca de 100 cavalos, o quarto, David Muffato, 76mm, em torno de 50 e o quinto colocado (Alex Fabiano) aproximadamente 30 HP.
Enquanto isso, os três Iveco ganham 50 cavalos. Caso os pilotos dos Iveco se posicionem entre os cinco, usarão normalmente os restritores previstos pelo regulamento. Todos os outros caminhões do grid mantêm a potência dos motores. A exemplo do ano passado, na decisão do título, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, todos os pilotos estarão sem restritores, portanto, em igualdade de condições.
Resultado do primeiro treino livre da Fórmula Truck, em Londrina
1) Felipe Giaffone (RM Competições-MAN), 1min36s935, média de 116,8 km/h
2) Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 1min37s697
3) Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 1min37s715
4) André Marques (RM Competições-MAN), 1min37s787
5) Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), 1min37s932
6) Leandro Totti (Clay Truck Racing), 1min38s079
7) Raijan Mascarello (ABF Racing Team), 1min38s207
8) Roberval Andrade (Dakar Motorsports), 1min38s381
9) Adalberto Jardim (RM Competições-MAN), 1min38s440
10) Débora Rodrigues (RM Competições-MAN), 1min39s269
11) Pedro Muffato (Muffatão Racing), 1min39s709
12) Djalma Fogaça (Fábio Fogaça Motorsports), 1min39s772
13) Beto Monteiro (Lucar Motorsport), 1min40s023
14) Alex Fabiano (ABF Azulim Indy Truck Racing), 1min40s076
15) Valmir Hisgué Benavides (DF Racing Fans), 1min40s564
16) Luiz Lopes (Lucar Motorsport), 1min40s665
17) Rogério Castro (ABF Racing Team), 1min44s100
18) David Muffato (MAN TGX), sem tempo
19) Régis Boessio (Boessio Competições), sem tempo
20) Geraldo Piquet (DF Motorsports), sem tempo
21) Joel Mendes Júnior (Fábio Fogaça Motorsports), sem tempo
Instituto Cafu
A Fórmula Truck também tem dado especial atenção às crianças carentes, tanto que em todas as etapas promove o Truck Kids que nas sextas-feiras é reservado para a garotada de escolas da periferia das cidades por onde a categoria passa. Todos os torcedores que adquirirem qualquer tipo de ingresso (arquibancada, paddock, VIP ou Camarote Torcedor) e derem uma contribuição de R$ 2 entram num sorteio para dar volta rápida no caminhão da Fórmula Truck, que será guiado por um piloto profissional.
Esse dinheiro arrecadado será doado ao Instituto Cafu, mantido pelo capitão da seleção brasileira pentacampeã de futebol. O Instituto Cafu fica no bairro do Jardim Irene, na Zona Sul da capital paulista. Os doadores também concorrerão a bolas e camisetas autografadas pelo ex-jogador.
Sistema de pontos
As corridas são divididas em duas fases, cada uma distribuindo 25 pontos ao ganhador, o que totaliza 50. Além disso, três pontos de bonificação também estão em jogo. Um pela pole position, que é definida no sábado à tarde, e mais um para quem fizer a volta mais rápida em cada fase.
Os outros pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte forma: o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto.
Pontos de venda de ingressos podem ser encontrados no site: www.formulatruck.com.br/docs/POSTOS-2016.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br. Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
Mais informações
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Próximas provas do calendário 2016
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.
Foto: Luciana Flores.
Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.
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