segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

GP BÉLGICA: ROSBERG É O PRIMEIRO E QUEM VENCE É HAMILTON.

Em Spa, o inglês largou dos boxes, mesmo assim terminou na terceira posição. Nico venceu e Lewis continua líder da competição. 



Depois das férias de verão, a F-1 voltou em grande estilo, no rápido circuito de Spa-Francorchamps da Bélgica. O líder da competição Lewis Hamilton trocou o sistema de propulsão de seu carro e foi penalizado com várias posições. Assim viu o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, marcar o melhor tempo no treino classificatório. A equipe optou por fazer o inglês largar dos boxes e assim evitar os problemas da primeira curva.

E os toques aconteceram. Max Verstappen (RBR) não largou bem e se envolveu em um acidente junto com os pilotos da Ferrari, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel.
Nesta primeira confusão, Felipe Massa (Williams), que largou na 10 ª posição, pulou para o quinto lugar.

O circuito belga tem a traiçoeira curva Eau Rouge, que fez mais uma vitima. Kevin Magnussen (Renault) encontrou a barreira de pneus a 315 km/h. Nada aconteceu com o piloto, que apenas saiu mancando do carro destruído.
Por causa deste acidente, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Todos os carros foram para a área dos boxes. Algumas equipes aproveitaram para trocar os pneus.

Dada a nova largada, Rosberg manteve a ponta e Lewis Hamilton já figurava na quinta posição. Daí pra frente o atual campeão manteve a calma, usou toda a força do motor Mercedes e foi ultrapassando um a um até chegar na terceira posição. Se a corrida tivesse mais umas cinco voltas, acredito que ele tomaria o segundo lugar de Daniel Ricciardo.

Outro que fez uma excelente prova de recuperação foi Fernando Alonso (McLaren). O motor Honda começa a mostrar confiabilidade e potência, o espanhol chegou em 7º, depois de sair da penúltima posição.

E a Williams continua decaindo, perdeu a quarta posição no Mundial de Construtores para a Force India. Valtteri Bottas foi 8º e Felipe Massa o 10º. 

Felipe Nasr (Sauber) ficou em último, a equipe evoluiu o carro, mas não resultou em melhoras. E o brasileiro mais uma vez brigou nas últimas posições.

Marcaram pontos no GP da Bélgica 

  1. Nico Rosberg 
  2. Daniel Ricciardo 
  3. Lewis Hamilton 
  4. Nico Hulkenberg 
  5. Sergio Perez 
  6. Sebastian Vettel 
  7. Fernando Alonso 
  8. Valtteri Bottas 
  9. Kimi Raikkonen 
10. Felipe Massa

Mundial de pilotos

  1. Lewis Hamilton- 232
  2. Nico Rosberg- 223
  3. Daniel Ricciardo- 151
  4. Sebastian Vettel- 128
  5. Kimi Raikkonen- 124
  6. Max Verstappen- 115
  7. Valtteri Bottas- 62
  8. Sergio Perez- 58 
  9. Nico Hulkenberg -45
10. Felipe Massa-39

A próxima etapa já acontece no domingo (04/09). O palco é o mítico circuito de Monza na Itália. Mais uma pista rápida que tem a Mercedes como favorita. Os outros times evoluíram e a equipe da Estrela Prateada também. Sem ter que se preocupar com troca de motor Hamilton deve vencer com facilidade.

Rapidinhas

Irritação

Mais uma vez Kimi Raikkonen envolveu-se em acidente com Max Verstappen e criticou o jovem piloto da RBR. “Não tenho problemas em disputar de maneira dura, mas quando tenho de frear para não bater bem antes de uma curva, algo não está certo. Se não freio, teríamos um grande acidente. E uma hora alguém não vai conseguir evitar", falou o ‘homem de gelo’ após a corrida.

Foco no campeonato

Hamilton comemorou muito a terceira posição, afinal largou dos boxes. "Não sabia o que ia acontecer na corrida, então trabalhei bastante no acerto para a corrida e deu certo. Eu teria tido até um verão melhor se soubesse que estaria 9 pontos na frente mesmo depois de trocar três motores", disse o atual campeão.

Corrida empolgante

Fernando Alonso enfrenta os problemas de acertar um  motor novo. Ano passado foi terrível. Esta temporada está um pouco melhor. “Foi uma corrida empolgante para guiar e eu tive uma boa impressão ao longo dela. Tivemos bom ritmo neste fim de semana, fizemos mais do que o esperado para esta pista”, falou o espanhol.







* Edison Ragassi é jornalista e radialista, diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br, editor de Veículos do Jornal Reparação Automotiva, produtor e apresentador do programa e dos boletins diários Auto Agora, transmitidos pela Rádio Transamérica Pop FM 100,1. Escreva para o Ragassi: ragassi@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário