Elegante,
econômico, o Citroën C3 PureTech 1,2
Automóvel de entrada na marca, hábil no
fugir à tentação do emprego de motor 1,0, nova geração do Citroën C3, dita PureTech, desprezou o motor 1,45 litros,
quatro cilindros, nacional, por importado 1,2 tri cilíndrico. Conseguiu o
melhor da sociedade de consumo, ser chique e econômico.
É elegante em formas e conteúdo, muito
agradável de uso, da boa acomodação de motorista, passageiros – se medianos - e
cargas, boa fórmula na faixa de preços entre R$ 46.500, e R$ 52,700 na versão
Tendance, marcada pelo para brisa extenso, insólito, harmônico à proposta.
Mercado
Motor relança o automóvel, faz esquecer o
salto de preços entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de
frente da realidade tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo
e parâmetros a cada dia mais rígidos, tendência de fabricantes de automóveis de
menores dimensões e peso é aplicar motores de 3 cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e
DS, tem opção turbo no exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em
veículos maiores. Ao usuário forma conjunto muito interessante com resultados
expressivos em consumo como hatch de
boa aerodinâmica, com Cx, coeficiente de resistência à passagem do ar, em 0,31.
Contribui a caixa de marchas, tração frontal, 5 velocidades, com 4ª e 5ª
multiplicadas. Mantém-se pioneiro da direção com assistência elétrica
apresentada no modelo anterior. Como automóveis são produto de equação, no caso
os resultados são positivos. Avaros cavalos: cruzando a 100 km/h com gasálcool,
surpreende ao atingir em torno de 18 km/litro. A 120 km/h supera os 16
km/litro. Nos índices governamentais de consumo entre gasolina e álcool, está
na comissão de frente. Novo engenho a gasálcool faz 82 cv a 5.750 rpm, e torque
de 12,3 m-kgf a 2.750 rpm. A álcool, salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de
13 quilos. Apesar de discordar, em alguns momentos segui mostrador no painel sugerindo
mudar marchas ascendentes ou descendentes, produto da troca de informações
entre velocidade, inclinação e torque do motor. Boa ajuda.
No uso é agradável na cidade, ágil para a
cilindrada, bem disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou
passar quebra molas. Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra
outra face: se você quiser andar rápido, bote um olho no conta giros e outro na
estrada, e estique as marchas.
Em comportamento, direção precisa, estável,
freios apenas razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a
tambor na traseira.
Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno
de 14s; velocidade final bordeja 180km/h; autonomia surpreendente: capaz de fazer
Rio-S.Paulo-Rio com único tanque de gasálcool.
Não medi consumo com álcool. Evito
utilizá-lo apesar de os números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e
importantes cavalos-vapor. Área agricultável nobre, empregada para produzir
álcool melhor faria em alimentos, com volume forçando preços menores de comida
a quem não tem carro.
Citroën C3 PureTech. Elegante, econômico
Novidade: duas novas fábricas de automóveis
Produto curioso,
em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de
tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros
autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da
sobrevivência – Fiat + Chrysler; Donfeng + PSA; Nissan-Renault + Mitsubishi. Entretanto
no continente sul americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina
e no Brasil.
Vejamos
No Brasil pode
ser a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado,
adquiriu a TAC, fabricante do jipe Stark – sem levar o negócio à frente. Também
prometeu implantar outra operação em Goianésia, Go, na produção de veículos
elétricos.
Carlos Eduardo
Barbosa, diretor para relacionamento com o governo federal, contou à Coluna nova formatação dos planos,
concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Disse, empresa reanimará a Tac,
produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e
África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral, reativando
reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para
captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações.
Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente, o
africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017
incluindo versão com motor a gasolina, Flex, e dinamização de operações a
partir do segundo semestre.
Marca estima
aplicação de R$ 130M na operação no Ceará, com característica básica de fazer
montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África.
Atividade
principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do
elétrico E200, com partes importadas e algumas nacionais.
Logo da Zotye
Argentina
No vizinho país, retorno histórico. Um de
seus primeiros fabricante/montadora, a Siam/Di Tella, empresa de
eletrodomésticos, entre 1959 e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley.
Desistiu, ampliou o conglomerado industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam,
Philco, Sanyo, indústria pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob
o nome de Newsan. Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas
elétricas, e surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir
indústria automotriz, como contou o jornal El
Cronista. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança,
atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos,
motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus.
Não indicou se produtos próprios, aquisição
ou representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no
virgem mercado dos elétricos.
Roda-a-Roda
Avaliação – Bom sítio argentino Autoblog publicou fotos de
protótipos do novo SUV Alfa Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado
Stelvio, em testes nas regiões geladas de seu país. Crê-se apresentação no
Salão de Los Angeles, novembro 18-27.
Mais ou menos – Sobre plataforma do
Giulia, motor 2,9, bi turbo, 510 cv, exige mão de obra dedicada para aproveitar
tal cudelaria, não recomenda fazer veículo alto ou bruto.
Mercado - Para concorrer em diferentes segmentos, de
Porsche Macam a Audi A5, várias versões, desde motor L4, 2,0 e 300 cv ao
poderoso V6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é instigadora e apertada
rota alpina, ao norte da Itália.
Projeção Stelvio por LP Design
Enfim
– Carlos
Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informou a Mauricio Macri,
presidente da Argentina, aumentar investimentos no país.
O que - Além da produção
dos novos picapes Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada
de Curitiba, Pr; US$100M para novo produto: Dokker, utilitário simplório e,
versão substituta do provecto Kangoo.
Enfim
– Land
Rover até final do ano trocará atuais motores Ford por seus novos, os Ingenium.
Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2,0 litro, 240 cv e impactantes 50
m-kgf de torque. Família terá vertente com gasolina.
Land Rover informa: sai
motor Ford, entra Ingenium diesel e gasolina
Exibição – Unidade de Choque
do Estado de São Paulo desfila nos cariocas Jogos Olímpicos e apresentam ao
país o israelense Guarder, da Plasan especializada em proteção blindada.
Jogo
Duro
- Projetado para operações especiais de policiamento; 4x4; blindagem Stanag 3;
leva motorista, comandante e 22 soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer
terreno. Utiliza potentes câmeras captando imagens ópticas e térmicas para
orientar o comandante.
Pacote – Protege usuários com
sistema de extinguir incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas,
resistindo a bombas sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não
letais para dispersar manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e
entregou mais de 30.000 unidades.
Guarder, ponto de vista
israelense sobre o Caveirão
Evolução – Latin NCAP, programa de
avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe comparou o Novo Palio
e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto lateral. Os reforços laterais do
Fiat permitiram menos intrusão no compartimento de passageiros. O 208, diz o
Latin NCAP, não as utiliza.
Renovação – Ministro do
Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, disse no Congresso da
Fenabrave – agrupando revendedores, concessionários, distribuidores -, país
terá plano de Renovação de Frota até o final do ano. Muitos agentes. Combinou
com todos ?
Curiosidade – Pouco conhecida
em sua história no Brasil, DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca do Ano pela Fenabrave. Resultado é
consequência de pesquisa entre todos os revendedores sobre relacionamento com
fabricantes.
Sem – Mesmo critério
Audi ganhou o prêmio na categoria Automóveis e BMW em motos.
Outro Foco – Constatando 25
mil orelhões praticamente ociosos – médias 2 chamadas/dia -, e 2,7M de usuários
sem celular nos ônibus em S Paulo, Festival Red
Bull Basement criou nova utilidade.
0800 – Por chamada
graciosa centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no
perímetro do Orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil
ao cidadão. Mais?
Situação
– Área
de segurança e Forças Armadas trabalham com opção de resumir a parada do Dia da
Independência, o 7 de setembro, em Brasília. Buscam poupar o Presidente –
possivelmente já efetivado - de protestos de turbas com o discurso do golpe.
Questão – Difícil
administrar o remédio da democracia quando não se consegue aferir a semente da
discórdia: democratas mal educados,
ou os muitos órfãos das incontáveis tetas
do governo petista?
Investimento
- Mandão
dos negócios da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, 85, em união estável com a
paulista Fabiana Flosi, 39, produz café
premium na estância hidro mineral de Amparo, a 140 km de S. Paulo. Investe
em qualidade e processos para exportar o Celebrity
Coffee.
Sobrevida – Investidores
paranaenses deram um tempo, sobrestaram o projeto de passar trator sobre o
particular Autódromo de Curitiba, em Pinhais, Pr. Aparentemente a época não
está boa para incorporação de imóveis em quantidade industrial, como seria o
caso. No aguardo, corridas continuarão.
História
– Volvo
de automóveis comemora os 50 anos do início de produção de seu modelo 144, o
primeiro da marca a superar vendas em mais de milhão de unidades, e de estilo
europeizado.
Tradição - Decupado, o
numeral 144 explica o automóvel. Primeiro algarismo indica série; seguinte
número de cilindros do motor; último o de portas.
Volvo 144
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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