Ao todo serão 30 veículos expostos, distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.
Mais do que ser a marca com o maior espaço no Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen será uma das empresas com o maior número de novidades na 29ª edição do evento, que ocorre entre 10 e 20 de novembro, em São Paulo. A Volkswagen terá um estande ainda mais interativo que anos anteriores. Com área de 4.500 m2, o espaço reservado à marca seguirá a filosofia “Inspirada na sua vida” e os veículos expostos estarão distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.
Outro ponto alto no estande da Volkswagen é que os visitantes terão acesso a praticamente todos os modelos, inclusive aos lançamentos, exceto aos carros conceito que serão expostos. Serão doze novidades no evento, e revelamos antecipadamente sete delas.
Volkswagen Golf GTE Sport
Esse Golf com a mais alta tecnologia é feito em grande parte de fibra carbono e movimentado por um conjunto de três motores, combinados em um sistema de propulsão híbrido com potência de 400 cv (295 kW). O conceito traz sistema híbrido progressivo, em combinação com a tração integral, carroceira leve, ótimo desempenho aerodinâmico e chassi baseado no design do atual Golf GTE, novo cockpit de competição e um conceito de assentos não-usual (duas áreas internas tipo monocoque).
No modo elétrico, o carro-conceito tem autonomia de até 50 quilômetros com emissão zero. O motor 1,6-litro TSI é semelhante ao do Polo R WRC que disputa o Campeonato Mundial de Rali. Ele entrega 299 cv e tem torque máximo de 40,8 kgfm (400 Nm). No Golf GTE Sport, ele é assistido por dois motores elétricos: o primeiro (à frente) desenvolve 115 cv (85 kW) e tem torque de 33,6 kgfm (330 Nm); o segundo fica na traseira e tem a mesma potência, porém com torque de 27,5 kgfm (270 Nm). O torque total do sistema de propulsão é de 68,31 kgfm (670 Nm). No modo esportivo “GTE”, todos os três motores trabalham juntos, possibilitando ao Golf GTE Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chegar a 280 km/h de velocidade máxima.
Gol Track
A versão de apelo aventureiro traz desenho exclusivo na dianteira, inédita no Novo Gol, e características que auxiliam na condução off road e ressaltam a sua robustez. A versão Track também oferece o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mundo, com o Volkswagen App-Connect. Sua lista de itens de série conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina, entre outros.
Disponível em carroceria de quatro portas, o Novo Gol Track é equipado com o motor 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv. Em relação ao Novo Gol, a versão Track tem a dianteira totalmente diferenciada e exclusiva. O capô é mais alto, marcado por quatro linhas de estilo. Os retrovisores e as maçanetas do Novo Gol Track são pintados em preto fosco – nas laterais também estão os adesivos com a inscrição “Track”. As lanternas traseiras são escurecidas e há acabamento em preto na região da placa. As rodas de aço são de 15 polegadas. O interior do Novo Gol Track tem acabamento escurecido no teto, colunas, retrovisor e no para-sol.
up! Track
A Volkswagen apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o up! Track, uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro que realça sua robustez e com extensa lista de equipamentos de série. Edição especial, o up! Track está disponível em carroceria de quatro portas e tem como base o move up!, seguindo a trilha do Fox Track e do Gol Track. O up! Track é equipado com o consagrado motor 1.0l de 3 cilindros de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
O up! Track traz visual incrementado por detalhes como emblemas alusivos à versão nas laterais das portas traseiras; apliques sob os para-choques dianteiro e traseiro em chrome effect; seções centrais dos para-choques dianteiro e traseiro na cor preta; moldura nas caixas de rodas e nas laterais; capas de espelhos retrovisores em preto Ninja e maçanetas das portas em preto fosco. Os faróis têm máscara escurecida. As calotas de 14” têm desenho “Bristol”. O interior traz ambientação escura (teto, coluna, para-sóis e retrovisor), o que confere ao modelo aspecto mais esportivo.
CrossFox “Urban White”
Modelo que oferece mais recursos de tecnologia e segurança em sua categoria, o Volkswagen CrossFox passará a contar com a série especial “Urban White”, que traz visual externo com elementos diferenciados, cor inédita e conteúdo exclusivo associado a ótima relação custo-benefício. A série especial CrossFox “Urban White” começa a chegar às concessionárias Volkswagen em novembro.
O modelo foi desenvolvido com base na configuração do CrossFox mais desejada pelos consumidores no que se refere a cor externa, acabamentos e equipamentos. E mais: a série marca a estreia de itens como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus – tecnologia exclusiva na categoria. O CrossFox “Urban White” é ofertado na cor “Branco Puro” (inédita na linha Fox). Essa tonalidade sólida está disponível atualmente na linha Golf e nos modelos importados da Volkswagen.
Golf TSI 125 cv
A Volkswagen dá um passo que novamente revolucionará o mercado nacional com a introdução do Golf equipado com o motor TSI Total Flex de 125 cv. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo é o primeiro hatchback médio a oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para motores. Disponível na versão Comfortline e com câmbio manual de 6 marchas, o Golf estará à venda nas mais de 600 concessionárias da marca a partir de novembro.
O motor TSI Total Flex é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo. Da família EA211, desenvolve potência de 125 cv e excelente torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm). O Golf Comfortline TSI alia todas as qualidades que tornaram o hatch a referência do segmento em termos de construção perfeita em todos os detalhes, tecnologia, segurança, equipamentos, dirigibilidade e desempenho ao motor que se tornou um marco na indústria nacional – o TSI Total Flex que o equipa é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.
Golf Variant 1.4 Total Flex de 150 cv
A station wagon mais moderna e inovadora do mercado chega à linha 2017 repleta de novidades. O Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de liga leve também é nova.
Tanto na versão Comfortline como na Highline o motor 1.4l TSI Total Flex é combinado exclusivamente à transmissão automática de 6 velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). O Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).
Tiguan 1.4 TSI
Com foco na relação custo-benefício, a novidade chega equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4x2 e câmbio automático DSG de seis velocidades, conjunto que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. O modelo 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecido aos clientes brasileiros. O Tiguan 1.4 traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado. As barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais, por exemplo, são pretas, destacando a robustez do modelo.
O modelo 4x2 é 84 kg mais leve do que a versão 2.0 com tração 4MOTION. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Equipada com transmissão automática de seis marchas DSG (dupla embreagem), que permite trocas sem interrupção de torque nas rodas – oferecendo conforto com esportividade –, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima – números que reforçam a posição do Tiguan como um dos modelos com melhor performance na categoria.
Três Pilares
Conectividade
A Volkswagen foi a primeira marca no Brasil a oferecer um veículo equipado com sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que permite o espelhamento de celulares com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Além disso, a marca – em linha com a mais alta tecnologia – foi pioneira no segmento de automóveis a oferecer aos consumidores o Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual”, que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual). Em seguida, a Volkswagen lançou uma segunda experiência com vista de 360º - desta vez, testando o Jetta 1.4 TSI na companhia do piloto Rubens Barrichello, outra ação inovadora no segmento no Brasil. O tema conectividade terá um espaço específico no estande da marca, com várias atrações para o público, que poderá entrar nos carros equipados com os sistemas de infotainment e testar uma das tecnologias mais avançadas de espelhamento de celular disponível no mercado nacional.
Performance e eficiência
A Volkswagen é a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. E para provar na prática essa tecnologia, a Volkswagen preparou a “Arrancada TSI”, uma área na parte externa para realizar exercícios com modelos com a tecnologia TSI, entre nacionais e importados – como up!, Jetta, Golf, entre outros – nos quais os convidados poderão pisar fundo e acelerar o carro em uma reta.
Robustez
Uma das picapes médias mais avançadas no mercado, a Amarok terá destaque no Salão do Automóvel. Na “Estação da Amarok” contará com uma estrutura especialmente montada para testar a sua robustez e tecnologia. O primeiro exercício ocorre em uma rampa, testando os ângulos de entrada e de saída, além do amplo vão livre da picape. Nesse exercício será testado também o assistente de partida em rampa (HHC), recurso que, em aclives acima de 5%, mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Na estação “Iron Track” também haverá um segundo exercício, que faz com que duas rodas da Amarok fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.
Volkswagen do Brasil
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