Além do próprio estande na 11ª FetransRio, a ZF está presente com destaque em lançamentos de duas grandes marcas que expõem seus modelos no evento. As transmissões ZF equipam chassis das Volkswagen e Mercedes-Benz que apresentaram novidades na feira.
A ZF Ecolife de seis marchas é a nova transmissão do chassi rodoviário O 500 R da Mercedes-Benz equipado com motor de 310 cv e destinado para aplicação rodoviária de curta distância e fretamento. O uso da transmissão automática Ecolife garante melhores resultados operacionais com mais conforto e segurança para os motoristas e passageiros.
A ZF Ecolife é uma opção que oferece alta rentabilidade para o chassi Gran Artic 300 da Volvo. O maior ônibus biarticulado do mundo apresentado durante o evento também pode ser equipado com a transmissão automática ZF Ecolife de seis marchas. Disponível nas versões com 28 e 30 metros de comprimento, o chassi Gran Artic 300 da Volvo demanda uma transmissão robusta como a solução da ZF, que é capaz de suportar suas dimensões. O chassi foi desenvolvido no Brasil para sistemas de transporte com alta demanda e corredores segregados, e tem capacidade para até 300 passageiros.
Transmissões ZF também marcam presença em todos os modelos de chassis Volksbus apresentados no evento
As transmissões ZF foram escolhidas para equipar os lançamentos Volksbus 9.160 ODS e Volksbus 17.260 ODS da montadora alemã que são apresentados pela primeira vez na FetransRio 2016, junto com os modelos Volksbus 17.230 ODS e Volksbus 18.280 OTS LE.
A transmissão manual ZF de cinco marchas equipa o modelo Volksbus 9.160 ODS de 9 toneladas e capacidade para até 32 assentos na versão rodoviária, que pode também ser utilizado no transporte urbano de passageiros.
O modelo 17.260 ODS, também para uso urbano e rodoviário, está disponível com transmissões de seis marchas tanto na versão manual como na automatizada. Além das transmissões, o Volksbus 17.260 recebe embreagem ZF.
O já conhecido Volksbus 17.230 ODS vem equipado nas versões manual e automatizada com as transmissões de seis marchas da ZF. Também presente na FetransRio, o modelo 18.280 OTS LE pode receber a transmissão automática ZF Ecolife ou a automatizada. Os modelos também são equipados com embreagem ZF.
Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF na América do Sul, destaca a ampla participação da marca no evento. “A FetransRio é uma importante vitrine de negócios e um dos maiores eventos do segmento de ônibus de nosso País. A presença em parceria com importantes montadoras reforça toda a capacidade tecnológica da ZF em desenvolver as mais modernas soluções para a mobilidade urbana, com foco em performance, eficiência energética e conforto aos usuários”, afirma Furtado.
Sinônimo de custo-benefício aos frotistas e conforto aos usuários de transportes coletivos
Caracterizada por sua robustez nas aplicações, a transmissão automática Ecolife possui seis marchas e maior capacidade de torque comparada a versões anteriores e a concorrentes, chegando a 2.300 Nm. Tal capacidade ampliou o mercado de atuação da transmissão, permitindo sua utilização também no mercado rodoviário.
Graças aos desenvolvimentos investidos na transmissão, a rotação do motor trabalha sempre na faixa ideal de torque e consumo, atingindo assim a redução de até 6% no consumo de combustível em operações de transporte de passageiros. Em termos de redução de custos, o sistema AIS disponível na Ecolife coloca a transmissão em neutro quando o veículo está parado, aumentando sua eficiência energética. A economia é ainda maior pelo fato da transmissão possuir um conversor de torque, o que garante custo zero referente à embreagem.
A transmissão também é equipada com um retardador primário que eleva a segurança dos usuários e a vida útil dos freios e pneus. O componente garante frenagem até que o veículo chegue a 6 km/h sem a utilização dos freios, o que a ainda colabora para a redução de emissão de poluentes no meio ambiente (pó de freio).
A alta eficiência do retardador deve-se ao sistema de arrefecimento duplo, com um trocador de calor exclusivo para seu funcionamento e outro para a transmissão. E para dinamizar a interface entre a ZF Ecolife e o veículo, o módulo de controle é integrado à transmissão, o que elimina a necessidade de chicote elétrico na instalação.
A transmissão se torna ainda mais completa por possuir o software TopoDyn Life, programa responsável por reconhecer a topografia e o peso transportado pelo veículo, que calcula e adapta as trocas de marchas. A cada 10 metros percorridos, o TopoDyn decide e aplica a marcha ideal, adaptando-se a todo momento, sempre que o ônibus enfrentar um mudança na topografia, seja em aclive ou declive. Dessa forma, o veículo sempre opera da forma mais adequada e na menor faixa de consumo.
Focada em desenvolver não só soluções tecnológicas de ponta, a ZF desenvolveu o ZF Ecofluid Life, o óleo sintético para transmissão, que aumenta o intervalo de troca de óleo para até 240.000 km. Além da redução de custos de manutenção para o frotista, o maior intervalo de troca oferecido pelo ZF Ecofluid Life também gera menor emissão de poluentes ao meio ambiente
Todos os benefícios oferecidos pelo conjunto garantem maior valor de revenda do veículo, mas tão importante quanto os benefícios aos frotistas e ao meio ambiente é também o elevado nível de conforto que a transmissão oferece ao motorista e aos passageiros com as trocas de marchas precisas e suaves.
Visite: www.zf.com.
MM Editorial
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini
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