Possibilidade de economizar pelo menos US$ 15 milhões anima equipe a liberar Bottas se Massa aceitar rever aposentadoria.
Numa época em que se discute abertamente um período mais longo para o brasileiro obter sua aposentadoria, o retorno de Felipe Massa à F-1 não deixa de ter uma dose de ironia. Claire Williams, preposta de Frank Williams na direção da equipe inglesa, já admitiu claramente que a liberação de Bottas é bem mais que uma simples possibilidade e pode ser definida se o brasileiro colaborar: “Nós só liberaríamos o Valteri caso um piloto experiente, uma alternativa consistente estivesse disponível. Alguém como Felipe Massa, por exemplo.”
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Claire Williams deixou claro que negocia a liberação de Bottas para a Mercedes. Foto: Williams/Glenn Dunbar. |
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Valteri Bottas pode ter sua grande chance em 2017 correndo ao lado de Lewis Hamilton. Foto: Williams/Glenn Dunbar. |
Em meio a isso tudo a proposta feita por Jean Todt (presidente da Federação Internacional do Automóvel, a FIA), já foi descartada. Massa não aceitou o convite de ser ser comissário desportivo na F-1, cargo que vários outros pilotos ocupam em sistema de rotatividade. Um indício significativo que a chance de reconsiderar a aposentadoria recém-iniciada pode ser mais do que uma mera e simples possibilidade…
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Pascal Wehrlein aparece como segunda opção de Toto Wolff para substituir Nico Rosberg. Foto: Manor. |
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Bernie Ecclestone não acredita que Bottas possa andar na frente de Hamilton. Foto: Red Bull. |
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Lewis Hamilton segue detonando o ambiente interno de sua equipe. Foto: Mercedes. |
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Antonio Giovinazzi será o terceiro piloto da Ferrari em 2017. Titular em 2018? Foto: Ferrari. |
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Passagem de Joest Capito na McLaren foi na base do vim, ví e fui. Foto: McLaren. |
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Ekrem Sami, amigo leal de Dennis, também deve deixar a McLaren em breve. Foto: McLaren. |
US$ 1,55 bilhão, o preço da F-1
Tudo na vida tem um preço, e o da F-1 é daqueles que entram na categoria dos estratosfericamente altos, algo como R$ 5,27 bilhões ou 0,3% do PIB brasileiro para este ano. Esse número é o que o grupo Liberty Media estimou ser necessário para garantir o controle acionário da holding que detém os direitos comerciais da categoria e é controlada pelo trust Bambino, da família Ecclestone.
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Greg Maffel, executivo-chefe da Liberty Media, quer reduzir custos e criar eventos. Foto: Liberty Media. |
Greg Maffel, executivo-chefe da Liberty Media, e Ecclestone, admitem que todas as possíveis formalidades referentes à agencias reguladoras e a própria FIA já foram completadas com sucesso e o negócio deverá ser concretizado em fevereiro próximo. Os acionistas da multinacional de entretenimento baseada nos Estados Unidos deverão se reunir no dia 17 de janeiro para a aprovação formal da transação. Uma vez aprovado, a mudança de controle deverá causar efeitos inéditos na categoria, como Monisha Kalterborn, líder da equipe Sauber, declarou ao semanário americano Speed Week:
“Creio que será a maior revolução na F-1 nos últimos anos. Nós já tivemos mudanças no regulamento, nos motores, algumas vezes nos chassis, mas nunca houve nada parecido com o que vem por aí”.
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Mocnisha Kalterborn espera uma revolução inédita na F-1 com a chegada da Liberty Media. Foto Sauber. |
Ela lembrou ainda que a última mudança de propriedade (para a CVC Capital Partners) não foi muito sentida “porque Ecclestone estava sempre lá. Desta vez eu vejo como algo positivo porque os novos donos vão atacar a área de comercialização.”
Há rumores de corridas em Nova York e Los Angeles e propostas para limitar os orçamentos das equipes. “Afinal, não faz sentido ter equipes que gastam algo como US$ 400 milhões por ano”, uma fonte não revelada declarou ao Speed Week.
Saúde de Schumacher segue em segredo
A empresária de Michael Schumacher, a jornalista Sabine Kehm, reafirmou esta semana a decisão da família do piloto em manter sigiloso o estado de saúde do heptacampeão mundial de F-1. “Temos claro que é difícil para algumas pessoas entender a nossa posição, mas o máximo que podemos dizer é que agradecemos a compreensão de todos”, declarou Kehm. A família Schumacher lançou recentemente um programa de incentivo para apoiar jovens valores com o mote “Keep fighting”(Continue lutando), expressão que há tempos simboliza a corrente de apoio para a recuperação do piloto.
MCR Lambo vence 12 Horas de Tarumã
O resultado da 12 Horas de Tarumã, a prova de resistência mais importante do calendário brasileiro, deu mostras que continua cada vez mais forte. Vinte e quatro carros largaram e a vitória ficou para o protótipo MCR GrandAm Lamborghini tripulado por Paulo Fernando Poeta, Fernando Fortes, Marcelo Santana, Anderson Toso, Pedro Queirolo e Henrique Assunção. Foi a primeira vitória desse modelo, que deve abrir uma nova frente de negócio para o o construtor Luiz Fernando Cruz nos Estados Unidos. O Tubarão 8, modelo baseado em outro conceito de Cruz, de Júlio Martini, Rodrigo Bacher, Franco Pasquale e Marcelo Vianna terminou em segundo lugar, e um terceiro protótipo, o Tornado 3, de Cali Crestani e Fernando Stédile, logo atrás.
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O MCR-Lamborghini Grand Am vencedor da 12 Horas de Tarumã. Foto: arquivo Luiz Fernando Cruz. |
“Conversa de pista” terá uma interrupção neste período de Festas e retornará no próximo dia 10 de janeiro. Desejo ao leitor e seus familiares um Feliz Natal e um Ano Novo proveitoso.
* Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. Atualmente é editor da "Folha do Carro" no jornal Folha de Alphaville. Fale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.
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