sábado, 23 de setembro de 2017

UNIVERSITÁRIOS DA GRANDE SP TESTAM CINCO AVIÕES PARA COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN.

Colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula é o objetivo para cerca de 80 estudantes de engenharia da Grande São Paulo, que já se preparam para colocar à prova cinco aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas dentro das instituições de ensino. 


Os pequenos aviões vão participar da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.

As cinco equipes da Grande São Paulo integram as 94 equipes inscritas nesta edição, sendo 89 brasileiras e cinco estrangeiras. No total, mais de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 76 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México e Venezuela).

ABC – Depois de alcançar a sétima posição em 2016, a equipe FEI Regular, composta por 15 alunos do Centro Universitário da FEI, retorna com aeronave, que possui asa alta e reto trapezoidal, empenagem convencional e trem de pouso triciclo, capaz de transportar 12 kg de aço e atingir velocidade de 24 m/s. “O nosso projeto foi baseado em confiabilidade para que fosse possível transportar carga de acordo com altitude-densidade (acuracidade) em todos os voos”, afirma Jeferson de Carvalho, 22, estudante do quinto ano de Engenharia Mecânica e capitão da equipe. Da região ainda participam as equipes Harpia AeroDesign UFABC, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e FEI Micro, também da FEI.

São Paulo – Inscrita na Classe Regular, a veterana Icaro, formada por 13 estudantes da Universidade Nove de Julho (Uninove), empregou materiais como fibra de vidro, madeira balsa e fibra de carbono em uma aeronave de configuração não tradicional, sustentada por duas asas separadas, que apresenta boa relação entre peso vazio e capacidade de carga. “A equipe espera transportar 7,5 kg em placas de aço, considerando o clima seco e quente de São José dos Campos”, conta Thamires Silva, 26, aluna do 10º semestre de Engenharia Mecânica e capitã da equipe. A Capital ainda é representada pela equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP).

Inscreveram-se para a competição 25 equipes de São Paulo, 15 de Minas Gerais e oito do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco equipes. Bahia e Distrito Federal aparecem com três cada. Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Piauí têm duas equipes cada, enquanto o Amazonas, Ceará e Espírito Santo uma equipe cada. Do Exterior, três equipes são da Venezuela e duas do México.

Aeronaves

Com mudanças no Regulamento da Competição, as 94 equipes enfrentarão novos desafios, conforme as categorias Micro, Regular e Advanced.  

Na Classe Micro concorrem 25 equipes. Nesta categoria, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A novidade é a possibilidade de lançar a carga durante os voos com o uso de paraquedas para aumentar a pontuação da equipe, em adição ao simples alijamento da carga como em 2016. Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos –, porém as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois dos voos e transportar a aeronave desmontada em caixa de volume de 0,1 m³.

Na Classe Regular, que tem 61 equipes inscritas, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone. Para 2017, o cone tem diâmetro de 2,9 metros e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a avião monomotor.

Na Classe Advanced, com oito equipes, os aviões seguem com o desafio de avançar na eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade, que será usada na soma da pontuação de voo. Quando carregadas, as aeronaves não deverão exceder 30 kg. Permanece opcional a escolha do tipo de propulsão (combustão ou elétrica). A única restrição relativa à motorização é a somatória de área total das hélices multiplicada pelo número de pás, que não poderá ultrapassar 0,206 m². A exemplo da Classe Regular, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões, exceto chumbo.

Provas – As avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Na Competição de Projeto, as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica da Competição, formada por engenheiros da indústria aeronáutica, que trabalham como voluntários durante toda a realização do evento. Na Competição de Voo, os aviões passam por baterias de voos e devem ser capazes de decolar e transportar cargas sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2018, nos EUA, onde equipes brasileiras já acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.  A Competição é realizada anualmente desde 1999.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia os programas estudantis da SAE BRASIL, criados para estimular estudantes à inovação e para ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição é patrocinada pelas empresas Grupo Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau. Tem parcerias com Emercor Pronto Vida, Hotel Nacional Inn e Novotel.

Serviço
Dia 26 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 27, 28 e 29 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.

19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

26 a 29 de outubro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP 
Total de equipes inscritas = 94
№ estrangeiras = 5 (México e Venezuela)
№ de equipes brasileiras: 89 (DF + 16 Estados)
№ de instituições de ensino: 76
№ médio de inscritos: cerca de 1.300 participantes
№ equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 61 / Classe Advanced: 8 

SUL 

Paraná (5 equipes /  5 instituições)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – equipe Aerocária
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe Burning Goose
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Curitiba) – equipe Acalantis
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Londrina) – equipe Grifo AeroDesign
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Ponta Grossa) – equipe UTFalcon Aerodesign

Rio Grande do Sul (8 equipes / 6 instituições)
Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Aerocócus UPF
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipes Carancho AeroDesign e Carancho Micro
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipes Kamikase e Kamikase Micro
Universidade de Caxias do Sul (UCS) – equipe Aerosul
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – equipe Aeropampa Micro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe UFRGS Pampa Aerodesign

Santa Catarina (6 equipes / 4 instituições)
Faculdade SATC (FASATC) – equipe AeroSATC
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Aerodesign Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Florianópolis) – equipes Céu Azul Regular e Céu Azul Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Joinville) – equipe Nisus

SUDESTE 

Espírito Santo (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Aero Vitória Espírito Santo

Minas Gerais (15 equipes / 11 instituições)
Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) – equipe Cefast Aerodesign
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – equipes Uirá e Uirá Micro
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – equipe Microraptor
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipes Uai, Sô! Fly!!! e Uai, Sô! Fly!!! Micro
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe 12 Bis
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Ouro Branco) – equipe Noizavua AeroDesign
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Santo Antonio) – equipes Trem Ki Voa e Trem Ki Voa Micro
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Triângulo Aéreo 
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipes Tucano e Tucano Micro
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Florestal) – equipe Acauãzim
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Viçosa) – equipe Skywards AeroDesign

Rio de Janeiro (6 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) – equipe Venturi AeroDesign
Instituto Militar de Engenharia (IME) – equipe Zéfiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – equipe AeroRio Advanced
Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói) – equipe Blackbird
Universidade Federal Fluminense (UFF – Volta Redonda) – equipe UFForce
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva AeroDesign

São Paulo (25 equipes / 19 instituições)

Grande São Paulo (5 equipes / 4 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular e FEI Micro
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP) – equipe Keep Flying
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Harpia AeroDesign UFABC
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – equipe Ícaro

Interior de São Paulo (20 equipes / 15 instituições)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipes Leviatã e Montenegro
Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) – equipe Iuna AeroDesign
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – equipe AeroUnisal
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP) – equipe AeroEEL
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP) – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Charlie
ETEP Faculdades – equipe ETEP Flying Regular
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) – equipe Falcons AeroDesign
Faculdade de Tecnologia (FATEC – campus São José dos Campos) – equipe Megazord Aerodesign
Instituto Federal de São Paulo (IFSP – campus Salto) – equipe Taperá Baby
Universidade de Taubaté (UNITAU) – equipe AeroTau
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Bauru) – equipes Canarinho Advanced e Canarinho Micro
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Guaratinguetá) – equipe Aerofeg
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Ilha Solteira) – equipe Zebra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – equipes Urubus AeroDesign e Urubus Micro
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – equipe UFSCar Dragão Branco

 CENTRO-OESTE 

Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipes Draco Volans e Mamutes do Cerrado
Universidade Paulista do Distrito Federal (UNIP-DF) – equipe Antonov

Mato Grosso (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – equipes AeroDesign UFMT Regular e AeroDesign UFMT Micro

NORDESTE 

Bahia (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFB) – equipe Axé Fly
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – equipe Aerodesign do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – equipe F-Carranca

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Aeromec Aerodesign 

Maranhão (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade Pitágoras – equipe AeroBeetle
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Zeus

Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – equipes Parahyasas e Parahyasas Micro

Pernambuco (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipe Mandacaru Regular
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Tenpest Aerodesign UPE

Piauí (2 equipes / 2 instituições)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – equipe Sol do Equador
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – equipe Delta do Piauí

Rio Grande do Norte (5 equipes / 5 instituições)
Faculdade Maurício de Nassau – equipe MNAF AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Angicos) – equipe Calango Voador Aerodesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Caraúbas) – equipe Acceptor AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Mossoró) – equipe PegAzuls Aerodesign
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará Advanced

NORTE 

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Urutau Aerodesign 

EXTERIOR 

México (2 equipes / 2 instituições)
ESIME UP Ticomán – equipe Kukulcán
Universidad Aeronautica en Queretaro – equipe U-Fly AeroDesign

Venezuela (3 equipes / 2 instituições)
Universidad Simón Bolívar (USB) – equipes AeroDesign SAE USB e AeroDesign SAE USB Micro
Universidad del Zulia (LUZ) – equipe SAE AeroDesign LUZ

Companhia de Imprensa.

Leia> O Brasil Sobre Rodas. 

Assista> TV Coisas de Agora.