A Airbus Helicopters acaba de dar mais um passo na campanha de testes do seu Projeto Eagle, com a validação em voo do inovador sistema de processamento de imagens a bordo.
Este projeto de pesquisa visa unificar todas as funções de processamento de imagens do helicóptero e alimentá-las em seu sistema de aviônico. Foto: Jerome Deulin.
Utilizando um H225 com plataforma de ensaio, os voos demonstraram a capacidade do sistema de selecionar um pequeno "alvo" terrestre com alcance de até 2 milhas e rastreá-lo automaticamente durante a aproximação realizada pelo piloto. Os testes também validaram a arquitetura do Eagle e os principais componentes, como o pacote de optrônicos com estabilização giroscópica, a unidade de processamento. Os próximos passos da campanha de testes focarão no acoplamento do Eagle com o sistema de piloto automático (AFCS) para automatizar completamente a aproximação a uma área de pouso selecionada.
Chamado de Eagle (Eye for Autonomous Guidance and Landing Extension), este projeto de pesquisa visa unificar todas as funções de processamento de imagens do helicóptero e alimentá-las em seu sistema de aviônico, melhorando assim a consciência situacional da tripulação e reduzindo a carga de trabalho do piloto, automatizando e assegurando aproximações, decolagens e pousos nos ambientes mais exigentes. O sistema foi projetado para ser integrado em uma variedade de veículos de decolagem e pousos verticais (VTOL) existentes e futuros da Airbus.
A Airbus é líder mundial em serviços aeronáuticos, espaciais e afins. Em 2016, registrou faturamento de €67 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A Airbus oferece a mais completa gama de aviões de passageiros de 100 a mais de 600 assentos. É também líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, de transporte e de missão, bem como a empresa espacial número um da Europa e a segunda maior empresa espacial do mundo. Em helicópteros, fornece as mais eficientes soluções em modelos civis e militares em todo o mundo.