quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BASF DESENVOLVE A PRIMEIRA ESPUMA DE PARTÍCULAS BASEADA EM POLIETERSULFONA DO MUNDO.


Após dois anos de pesquisa intensiva, a BASF agora é capaz de apresentar protótipos da primeira espuma de partículas do mundo baseada em polietersulfona (PESU). A espuma é caracterizada pela sua combinação única de propriedades: resistência a altas temperaturas, retardamento inerente de chama - e seu peso extremamente leve unido à grande rigidez e força. É, portanto, particularmente adequado para componentes de formato complexo em carros, aviões e trens, que exigem excelentes propriedades mecânicas, juntamente com a capacidade de resistir a altas temperaturas de operação ou de atender aos rigorosos requisitos de retardadores de chama. O granulado expansível PESU é pré-espumado em esferas com baixas densidades entre 40 e 120 g/L e pode ser processado em peças moldadas com geometrias 3D complexas usando tecnologias disponíveis no mercado.

Graças a essas espumas termoplásticas é possível obter novos componentes leves que, comparados com as tradicionais peças termoplásticas, têm melhores propriedades e são uma resposta a tendências como a mobilidade eletrônica na construção automotiva, a modernização de aeronaves interiores da cabina e o aumento dos requisitos de retardadores de chama nos transportes públicos.

Ultrason® E, o PESU da BASF, é um termoplástico amorfo com um perfil de temperatura único: tem uma temperatura de transição vítrea elevada de 225°C e permanece dimensionalmente estável até esta temperatura. Possui excelentes propriedades mecânicas e dielétricas (isolantes), com uso aprovado para aeronaves. Com seu índice de limitação de oxigênio 38, excepcionalmente alto (segundo ASTM D 2863), o material se distingue porque atende aos requisitos para aeronaves comerciais com relação a combustibilidade, baixa liberação de calor e baixa densidade de fumaça (fogo, fumaça, toxicidade) mesmo sem a adição de retardadores de chama, o que significa que é intrinsecamente retardante de chama.

Espuma de partículas para novos componentes leves


No que diz respeito à nova espuma de partículas PESU, isto implica que, apesar da baixa densidade, podem ser fabricados componentes extremamente rígidos e resistentes que tenham excelente estabilidade dimensional a altas temperaturas. As peças moldadas expandidas feitas de um único material oferecem inúmeras vantagens em comparação com as tradicionais estruturas tipo colmeia revestidas com resinas fenólicas: elas oferecem flexibilidade considerável em termos de densidades e formas e, portanto, maior liberdade no design. Há menos etapas de processamento e, portanto, menores custos do sistema. Peças funcionais adicionais, como pastilhas e roscas podem ser integradas nas geometrias complexas. E, por último, mas não menos importante, a reciclagem das peças pode ser facilmente realizada, já que o polímero é de uma única origem.

Ultrason® é o nome comercial da gama de produtos de polietersulfona (Ultrason® E), polissulfona (Ultrason® S) e polifenilsulfona (Ultrason® P) da BASF. O material de alto desempenho é usado para fabricar componentes leves nas indústrias eletrônica, automotiva e aeroespacial, mas também em membranas de filtração de água e em partes que entram em contato com água quente e alimentos. Devido ao seu extraordinário perfil de propriedade, as marcas Ultrason® podem substituir termofixos, metais e cerâmicas.

BASF: experiência única em espumas


A BASF tem uma especialização única em espumas que são usadas com sucesso em vários setores. Em 1951, a empresa patenteou a primeira espuma de partículas de sempre: a espuma branca clássica feita de poliestireno expansível (EPS) - Styropor®. Desde então, ela estabeleceu o padrão para aplicações de isolamento e embalagem e foi desenvolvido no Neopor® de alto desempenho para materiais de isolamento em 1997. A BASF também foi pioneira em espuma de blocos: desde 1964, a BASF produz o material de isolamento Styrodur®, o poliestireno expandido (XPS) para uso na construção. A empresa também apresentou ao mercado outras espumas de alto desempenho: Basotect®, uma espuma de célula aberta flexível feita a partir da resina de melamina termoendurecida para aplicações acústicas, de transporte e limpeza, bem como o Neopolen®, uma espuma de polipropileno ( EPP) com alta absorção de energia e boa resiliência. As inovações mais recentes são Infinergy®, o primeiro poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) do mundo, que tem causado sensação na indústria de calçados esportivos, e ecovio® EA, uma espuma de partículas expansível compostável certificada com alta relação de base biológica para transporte embalagem, que contribui para circular a economia.

A divisão Performance Materials da BASF engloba todo o know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados sob o mesmo teto. Ativa global em quatro setores principais da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um forte portfólio de produtos e serviços combinado com um profundo entendimento de soluções de sistemas orientados para aplicações. Os principais impulsionadores de rentabilidade e crescimento são nossa estreita colaboração com os clientes e um foco claro em soluções. Fortes capacidades em R&D fornecem a base para o desenvolvimento de produtos e aplicações inovadoras. Em 2017, a divisão Performance Materials alcançou vendas globais de €7,7 bilhões. 

Visite www.basf.com.