terça-feira, 2 de abril de 2019

HELIBRAS DESTACA SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA A INDÚSTRIA NACIONAL NA LAAD

Há 40 anos no Brasil, empresa já entregou mais de 800 helicópteros e reforça seu papel no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira


H225M em versão de combate naval. Foto: Eny Miranda.

A Helibras, única fabricante de helicópteros da América Latina, expõe sua ampla gama de produtos e serviços, destacando a parceria de mais 40 anos com o Brasil na LAAD (Latin America Aerospace and Defence). A empresa participa da 12ª edição da feira mais importante de defesa e segurança da América Latina, aberta ao público até sexta-feira, 5 de abril, no Rio de Janeiro.

A Helibras destaca a importância estratégica da indústria nacional. "Temos um papel fundamental na transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria aeronáutica no país, contribuindo para a soberania nacional. A LAAD é uma excelente oportunidade para ressaltarmos nossa posição no país e na América Latina", afirma Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil.

Aeronaves em exposição

No estande OUT.30, a Helibras vai expõe o primeiro H225M em versão de combate naval, desenvolvido e fabricado pela empresa para atender as exigentes missões da Marinha do Brasil. A aeronave, a mais complexa versão do H225 já produzida, foi concebida, desenvolvida e testada pelo Centro de Engenharia da Helibras. A versão está equipada com míssil antinavio AM39 Exocet B2MK2 e oferece avanços na guerra antissuperfície e capacidades de Comando e Controle através do inovador Sistema Tático de Missão Naval (NTDMS). Sua certificação final e entrega está prevista para 2019.

Os visitantes também podem conhecer o Fennec modernizado (AS550A2) do Exército Brasileiro, equipado com braços de armamento, casulo de metralhadora e lançador de sete foguetes. Além disso, também está exposta uma maquete em tamanho real do helicóptero bimotor H145M, mais avançado helicóptero multifunção, leve, que pode ser armado e usado para uma ampla gama de operações militares, incluindo serviços públicos, reconhecimento, busca e salvamento (SAR), ataque e observação e evacuação médica EVAM).

Quem passar pelo estande da Helibras também terá a chance de experimentar a inovadora ferramenta de realidade virtual do sistema de armas HForce, um sistema modular de armamento axial de última geração, compatível com diversas aeronaves. Além disso, serão feitas demonstrações da suíte aviônica Helionix, projetada pela Airbus Helicopters para oferecer maior flexibilidade de missão, segurança operacional e comunalidade já em serviço nos modelos H135, H145, H160 e H175.

Por fim, especialistas demonstrarão como clientes podem melhorar a disponibilidade de suas aeronaves, otimizar custos, ampliar segurança de voo, bem como melhorar o valor de ativo, por meio do HCare, um completo suporte da frota por hora de voo (tipo CLS), oferecido pela Airbus/Helibras. O serviço contempla manutenção do helicóptero, gerenciamento de material, treinamento e operações de voo, suporte técnico e acesso a serviços online.

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 40 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a empresa fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.