quarta-feira, 8 de julho de 2020

RENAULT DO BRASIL PARTICIPA DA CONSTRUÇÃO DAS “ROTAS DIVERSIDADE E LONGEVIDADE 2035”


Material conta com um livro e um roadmap elaborados pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade com foco nos temas “Diversidade e Inclusão” e “Longevidade”


Na última semana, ocorreu o lançamento das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, material composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos. A Renault colaborou com o desenvolvimento do material que contou com a participação de especialistas de diversas organizações e foi elaborado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade.

Para iniciar os estudos e a elaboração do conteúdo, foram realizados dois painéis, voltados para os temas Diversidade e Inclusão, e Longevidade. O material final contém um detalhamento das ações propostas para cada um dos temas, levando em consideração a situação atual, fatores críticos e possíveis visões de futuro para cada uma das duas áreas.

“O conteúdo e a temática abordadas são extremamente relevantes para o momento que vivemos, em uma sociedade de constante transformação. Diversidade, inclusão e longevidade são temas atuais que precisam estar cada vez mais presentes nos debates, seja nas organizações ou em nosso dia a dia”, comenta Fernanda Stocco, gerente de comunicação da Renault do Brasil e especialista participante no tema Diversidade.

Na área de Diversidade e Inclusão, foram 25 especialistas envolvidos; 111 planos consultados; e 127 ações consolidadas. Já na área de Longevidade, foram 29 especialistas envolvidos; 50 planos consultados; e 142 ações consolidadas.

“As Rotas da Longevidade e Diversidade fortalecem a indústria e a sociedade, trazem luz ao tema e revelam ações consistentes de inclusão. As Rotas pretendem inspirar e contribuir no planejamento e execução de novas iniciativas transformadoras. A participação da Renault na construção deste trabalho foi muito relevante e significativa trazendo os propósitos de uma empresa que valoriza o tema e que se dedica a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, aponta Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.



Diversidade na Renault do Brasil


A diversidade é um fator crucial para o Groupe Renault, que promove e valoriza a inclusão entre diferentes perfis e personalidades nas equipes.

No último ano, a Renault do Brasil recebeu o troféu ouro no prêmio WEPs – Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece empresas com o empoderamento das mulheres e equidade de gênero.

Desde 2010, a Renault conta com o grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras.

Também em 2019, a Renault do Brasil conquistou o prêmio AB Diversidade, desenvolvido pela Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, que reconheceu organizações que promovem ambientes mais plurais e inclusivos.

Além de patrocinar e participar de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gênero, a Renault do Brasil é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), também promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres. O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.

Centro de Inovação Sesi


Os Centros de Inovação SESI desenvolvem soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com alto valor agregado para atender às necessidades da indústria brasileira. O objetivo principal é promover a saúde dos trabalhadores e aumentar a eficácia das práticas nas empresas.

Distribuídos em nove estados, os Centros de Inovação SESI trabalham, cada um, em uma temática de interesse da indústria: economia para saúde e segurança, ergonomia, estilo de vida e saúde, fatores psicossociais, higiene ocupacional, longevidade e produtividade, prevenção da incapacidade, sistemas de gestão em SST e tecnologias para saúde.

Renault do Brasil

Leia> O Brasil Sobre Rodas