"Pedimos à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, que não consegue pontuar acima de duas estrelas de acordo com o atual protocolo de avaliação do Latin NCAP. Em particular, se deve concentrar em melhorar a proteção da cabeça em caso de impacto lateral e a proteção dos passageiros crianças para evitar impactos na cabeça. Dada a orientação de carro familiar que o Fiat Pulse está tentando alcançar, queremos que esse modelo melhore drasticamente a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência. Todas as famílias e usuários das estradas merecem melhor proteção nas ruas da América Latina e sabemos que o Stellantis pode oferecer isso", declarou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
A sexta divulgação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra que há espaço para melhorias no Fiat Pulse, apesar do resultado de duas estrelas. A limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança (SBR) traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas.
O Fiat Pulse, produzido no Brasil, obteve duas estrelas. O Pulse oferece quatro airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e alcançou 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose. Foi testada a versão com o equipamento de segurança passiva mais básico do modelo; outras versões incluem, como equipamento opcional, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).
O veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral ofereceu proteção total para adultos. O teste de colisão de impacto lateral de poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom; no entanto, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a pontuação geral do carro na proteção do ocupante adulto. O modelo oferece airbags laterais padrão para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta.
O Latin NCAP ofereceu ao fabricante a avaliação dos sistemas AEB para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo.
Clique no link e leia o relatório completo:
https://www.latinncap.com/po/resultado/180/fiat-pulse-+-4-airbags.
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