Cerca de mil técnicos recém-contratados da Petrobras começaram um programa de formação para estarem aptos a iniciar efetivamente em suas atividades dentro da companhia. A ação é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), envolve profissionais de todo o país aprovados no concurso mais recente e faz parte de uma investida nacional da empresa, que terá formações para equipes nos estados do Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Aprovados para cargos em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo, os técnicos passarão por salas de aula e laboratórios de escolas da rede SENAI. A parceria se dá por meio da Universidade Petrobras, tradicional centro de formação da companhia, que investe fortemente na qualificação das equipes de trabalho. A conclusão nos cursos de formação é pré-requisito para o trabalho na empresa.
Para o gerente dos Centros de Ciências e Tecnologias em Engenharia da Universidade Petrobras, Guilherme Sargenti, a parceria com o SENAI é importante, pois, além de ajudar na qualificação do profissional, possibilitou estender a capacitação para regiões mais próximas das áreas operacionais, através de um projeto de regionalização interna. “Buscamos identificar instituições de referência que pudessem auxiliar com infraestrutura de qualidade e capilaridade no Brasil. Queremos desenvolver os profissionais mais próximos ao dia a dia e trazer a vivência das áreas de atuação para dentro da sala de aula e para o processo de capacitação”, explicou Sargenti.
Ainda segundo Sargenti, a parceria entre a Universidade Petrobras e o SENAI para realização dos cursos em diversas partes do país traz um viés estratégico para a Petrobras, já que possibilita que se desafogue os centros de ensino que tradicionalmente já apoiavam a companhia. “Também tem um viés educacional muito relevante para os alunos, que é uma oportunidade de receber uma formação de qualidade reconhecida pelo mercado, com profissionais e estrutura de primeiro mundo. Ao sistematizar esses treinamentos com alta tecnologia nos SENAIs, a Petrobras também está contribuindo para a melhoria da formação do público em geral, e esperamos que no curto prazo isso ajude a termos mais técnicos especializados disponíveis próximo às nossas áreas de negócio”, reforçou o gerente.
O conteúdo programático e a carga horária foram construídos por comitês do SENAI com a Petrobras, explica a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, Amora Vieira. Para a executiva, a iniciativa traz perspectivas positivas para o mercado. “Nós entendemos esse programa como uma retomada importante na formação de pessoas e nas contratações da indústria do petróleo. O SENAI analisa e mapeia esse movimento como alavanca do setor produtivo, capaz de gerar mais demandas por mão de obra qualificada e consequentemente por serviços na economia, a partir da inserção de novos profissionais no processo produtivo do setor”, acrescenta.
Agência Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário