sexta-feira, 29 de março de 2024

OURO PRETO, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE.

Com aproximadamente 80 mil habitantes, localizada na Serra do Espinhaço, no estado de Minas Gerais, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1980.

Fundada em 8 de julho de 1711, até 1897 foi a capital mineira e teve um papel importante na história do Brasil, como cenário do movimento pela independência do Brasil, em relação a Portugal, chamado de Inconfidência Mineira.

Teve destaque como principal cidade do denominado Ciclo do Ouro, além de ter sido o berço de artistas, responsáveis pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, que inclui pontes, fontes e praças, e pelas ruas íngremes e sinuosas de pedras. 

A Praça central de Tiradentes recebeu o nome do mártir da independência brasileira. Existem várias igrejas e capelas por toda a cidade, que abrigam obras de importantes artistas mineiros, como Aleijadinho. Destaque para a Igreja de São Francisco de Assis, que confere um charme especial à cidade, construída no século XVIII.

*Fotos: Abertura - Revista Azul / Praça - Guia de Ouro Preto

*Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário