A Scania continua expandindo sua oferta de caminhões elétricos a bateria (BEV), introduzindo mais máquinas elétricas, configurações de eixo e alternativas de cabina, além de uma série de soluções de tomada de força. Agora, a gama da Scania está agora muito além dos níveis iniciais, onde apenas os caminhões mais comuns podiam ser especificados. Hoje, a oferta da Scania abrange uma ampla gama de aplicações e operações. Clientes com diferentes necessidades podem encontrar suas soluções sob medida.
"Estamos adicionando constantemente cada vez mais valor ao cliente e opções de especificação com nossas introduções contínuas", diz Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de mobilidade elétrica da Scania. "E os clientes nos recompensam com maior interesse, já que agora é óbvio o quão bem esses caminhões servem e se comportam nas operações reais e o quão verdadeiramente apreciados eles são entre os motoristas. Ouvimos constantemente histórias sobre motoristas que eram céticos no início, mas depois se apaixonaram por seus caminhões elétricos."
Os componentes e soluções que a Scania está introduzindo nessa atividade específica devem fazer com que os transportadores das operações de distribuição ou relacionadas com a construção analisem e prestem atenção redobrada. Oferecer um eixo bogie tandem para BEVs significa que basculantes, elevadores de gancho, betoneiras e uma série de outras aplicações de base rígida podem ser especificados sem ter que sacrificar a tração ou a capacidade de carga. Isso anda de mãos dadas com a Scania também introduzindo uma série de diferentes soluções de tomada de energia para alimentar hidráulica ou outros equipamentos de encarroçador.
Além disso, as duas versões – 210 kW e 240 kW – da máquina elétrica EM C1-2, que agora estão sendo introduzidas, têm um encaixe perfeito com certas operações orientadas para a construção, uma vez que os níveis de potência estão no ponto certo (285 cv ou 326 cv) com a especificação típica para caminhões urbanos. O EM C1-2 é fisicamente mais curto do que seus irmãos mais potentes, o que abre espaço para baterias e/ou equipamentos como pernas de apoio.
É o all-rounder, perfeito para muitas operações mais leves, combinando baixo peso com alta potência, muito torque e entrega de potência suave com duas marchas. É ideal para operações em ambientes urbanos dentro da distribuição, mas é igualmente adequado para muitas outras aplicações, como os diversos tipos de veículos urbanos usados em serviços de manutenção. Em um caminhão de distribuição típico, a designação seria Scania 24 P, se for a versão de 240 kW.
"É o equivalente ao motor de 9 litros se eu fosse fazer uma comparação a diesel", diz Allard. "É o tipo de máquina elétrica que se encaixa em um número infinito de operações por ser leve e flexível, mas também poderosa. Ele tem um único ímã permanente, duas engrenagens e é realmente 'torquey' para seu tamanho. Ele oferece dirigibilidade e a suavidade que os motoristas esperam dos trens de força elétricos."
O mercado de veículos elétricos está amadurecendo mais rápido em algumas áreas do que em outras. A maior parte está relacionada com a disponibilidade de uma infraestrutura de carregamento (e acesso ao fornecimento de energia). No entanto, encontrar a solução de carregamento certa não tem que ser necessariamente complicado: a Scania pode orientar o cliente durante todo o processo e ajudar a configurar a solução de carregamento certa.
"É um equívoco comum que a cobrança seja mais complicada do que realmente é", diz Allard. "Muitos clientes se sairão bem com uma solução de carregamento de depósito padrão que podemos orientá-los no projeto e na construção."
Outra área que inicialmente tem oferecido alguns desafios é a da tomada de força (PTO). As TDPs eficientes e robustas são essenciais para muitas aplicações e é por isso que a Scania está agora adicionando uma série de soluções diferentes de TDPI.
Baterias verdes e eficientes
Os caminhões elétricos a bateria da Scania também vêm com números impressionantes. As baterias terão duração de 1,3 milhão de quilômetros, a vida útil do caminhão. Sua pegada de carbono é aproximadamente um terço de uma referência comparativa da indústria, devido ao fato de que eles são produzidos com eletricidade livre de fósseis no norte da Suécia. A Scania escolheu baterias de ion de lítio, em formas prismáticas, montadas em Södertälje em conjuntos de 416 ou 624 kWh, com janelas de carga de aproximadamente 83% de energia utilizável.
"A transição para a eletrificação é iminente", diz Allard. "As razões para não transformar estão sendo rapidamente resolvidas, enquanto mais razões para mudar para caminhões elétricos aparecem diante de nossos olhos todos os dias. Adicione a isso às demandas dos legisladores, compradores de transporte e o fato de que os BEVs são amados pelos motoristas e torna-se óbvio porque os caminhões elétricos estão prestes a dominar nossa indústria."
Scania Trucks
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