A Volkswagen Caminhões e Ônibus avançou de forma consistente para ampliar o número de mulheres em suas equipes em todos os níveis. Cresceu 14 pontos percentuais entre as colaboradoras e 8 pp entre as executivas nos últimos cinco anos. Para isso, investiu em todas as políticas de gestão de pessoas desde a atração e seleção de novos colaboradores até nos programas de desenvolvimento, sobretudo para cargos de liderança, e mais do que isso: a empresa inovou em campanhas de inclusão para elevar o sentimento de pertencimento entre as profissionais.
“Nosso objetivo é reforçar o orgulho de ser Volkswagen Caminhões e Ônibus em todos os nossos colaboradores, independente de gênero, mas sabemos que historicamente os desafios são maiores entre as mulheres e, por isso, nos dedicamos a construir uma experiência que seja rica e inclusiva para nossas profissionais de forma a gerar um impacto positivo real no presente”, afirma Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para continuar crescendo os números em todos os níveis hierárquicos, há um plano específico para incluir mais mulheres nos programas de desenvolvimento da empresa, realizados dentro do guarda-chuva da VWTB Academy. A novidade é que, nos próximos meses, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar parceria para um curso específico de formação para liderança voltado a mulheres no contexto da transformação digital e da indústria 4.0.
De forma pioneira, a empresa lançou um programa de proteção a mulheres, para prestar assistência às profissionais que se encontrem em uma situação de violência doméstica. A VWCO oferece a todas estabilidade adicional de salário por seis meses, orientação jurídica, assistência psicológica e social. Também desenvolveu uma campanha de sensibilização junto aos gestores para que percebam a situação de forma mais fácil e prestem todo o apoio necessário.
Inclusive recebeu o recém-criado selo de Empresa Amiga da Mulher por esta iniciativa. Suas políticas também renderam o primeiro lugar no prêmio Great Place to Work para reconhecer as melhores práticas em jornada flexível e, entre os diferenciais da VWCO, se destacou especialmente a possibilidade de trabalho remoto integral para mães até os 18 meses de seus bebês.
“A maternidade é uma decisão da profissional e nosso papel da VWCO é apoiá-la nessa escolha e garantir que isso não influencie sua trajetória, proporcionando segurança psicológica. Para tanto, criamos o programa Bebê em Foco, em que orientamos a futura mãe ou pai sobre seus benefícios na empresa e também o gestor para todas as questões que precisa observar e adaptar nesse período”, explica Livia.
Além disso, para aquelas que vão à empresa, a VWCO lançou sala de lactação, com o nome de “Amamente” e concebida com um ambiente bastante acolhedor, para tranquilidade das profissionais nessa fase de suas vidas. Também aumentou o auxílio-creche e simplificou o processo para o benefício. Tudo com o objetivo de facilitar a vida da colaboradora para que possa se dedicar às suas diferentes missões, tanto como mãe quanto como profissional.
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