Uma série de soluções de energia para contribuir com o mercado agrícola será promovida pela Cummins Brasil durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Quem passar pelo estande da empresa durante o evento será surpreendido com a exibição do grupo gerador conceito movido a célula de combustível, do grupo gerador dotado de motor a etanol, novos eixos dedicados ao setor off-highway, além das estreias do cárter estrutural, novidade que marca a entrada da Cummins Brasil no setor de tratores, e do novo grupo gerador emissionado com o motor QSF 4.5.
“São muitas as novidades para esta edição, a qual considero histórica para a nossa empresa. Seguimos com o nosso compromisso de fornecer a tecnologia certa, no momento certo. Nossas Unidades de Negócios seguem atentas às necessidades atuais do agronegócio, assim como às tecnologias necessárias para pavimentar a rota de descarbonização nos diversos setores”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.
Grupos Geradores sustentáveis para hoje, o amanhã e o futuro
As novidades da Cummins Power Generation discorrem por uma linha do tempo alinhada com a estratégia global de sustentabilidade da empresa Destino ao Zero, para acelerar a redução dos impactos de gases de efeito estufa (GEE) a fim de atingir emissão zero até 2050, de modo a atender o mercado de geração de energia de forma cada vez mais sustentável.
Nesta edição do evento, estreia o novo grupo gerador com o motor QSF 4.5 diesel lançado para completar a linha de equipamentos emissionada, com potências que variam entre 40 kVA e 500 kVA. A novidade atende aos novos níveis de emissões para a cidade de São Paulo, conforme Decreto 60.233, e traz potências de 90 kW, 110 kW e 130 kW, nas três versões disponíveis, C90D6e, C110D6e e C130D6e, respectivamente.
Vale reforçar que a Cummins Brasil se destaca no setor por ser a única companhia a desenvolver e produzir os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, filtro e controlador.
Integrado ao plano de sustentabilidade para redução das emissões e a visão em elevar a participação dos biocombustíveis para uma transição energética imediata, a Cummins apresenta um novo produto em desenvolvimento: o grupo gerador com motorização eletrônica QSB 7 a etanol, combustível estratégico para a nossa região.
A expectativa da Cummins é que este equipamento seja oferecido no mercado brasileiro em 2025, inicialmente na versão stand-by. Esta motorização, cujos testes serão promovidos a partir de maio próximo, compartilha os componentes da versão a gás natural, ciclo Otto. A Cummins estima que o grupo gerador com motor QSB7 a etanol ofereça potência semelhante às versões a diesel, de 60Hz, entre 170 kWe e 208 kWe.
O engajamento da Cummins rumo à descarbonização também inclui tecnologias de células combustível, proposta para atingir zero emissão. Pioneira, a empresa estreia nesta edição da Agrishow o conceito do grupo gerador movido a célula de combustível, versão com potência disponível entre 40 kW e 80 kW, para aplicação prime.
A estratégia da Cummins é focar em toda a cadeia de valor do hidrogênio para impulsionar a sustentabilidade e permitir uma adoção desta tecnologia de forma mais ampla e rápida, incluindo produção, gestão e aplicação. No grupo gerador conceito, as células de combustível geram energia elétrica usando o hidrogênio abastecido, por meio de uma reação eletroquímica interna.
Novo cárter estrutural para o setor de tratores
Na Agrishow 2024, a Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros. Esta novidade integra a linha de motores off-highway mais recente, moderna e flexível, de 4.5 litros, composta pela versão eletrônica QSF 4.5 e pelo F4.5, novo motor mecânico MAR-I já está disponível para o setor agrícola no Brasil.
O novo cárter estrutural traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O sistema da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.
Novos eixos off-highway direcionável (MOX) e rígido (MOR)
São duas as grandes novidades da Cummins-Meritor que chegam para ampliar a linha de eixos fora de estrada que já contempla o MS-230 Off-Highway, lançado na edição de 2023 da Agrishow, para pulverizadores e colheitadeiras na configuração 4x2. Os novos eixos rígidos (MOR) e direcionável (MOX) são produzidos nos EUA, em Oshkosh e Wisconsin, e trazem a expertise da líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain em atender às condições severas das aplicações. O eixo direcionável MOX traz capacidade entre 7 t e 18 t, enquanto o eixo rígido suporta cargas entre 9 t e 25 t de PTBC – Peso Total Bruto Combinado.
Altamente flexíveis, as novidades podem ser aplicadas em equipamentos, como tratores, nas versões 4x4 ou 4x2 com caixa de transferência, na dianteira ou traseira do veículo, serem configurados em dupla ou simples velocidade, além de incluir a tecnologia da Cummins-Meritor de redução planetária no cubo. Vale acrescentar que esta inovação (redução planetária) eleva a possibilidade de oferecer configurações diversas das relações de coroa e pinhão, disponíveis no diferencial. Com isso, é possível adaptar os equipamentos às condições distintas de torque e velocidade para o uso no campo, por exemplo.
Pós-venda sustentável, ágil e eficiente
A linha de produtos off-highway remanufaturada ReCon da Cummins Brasil contempla motores básicos, cabeçotes de cilindros, injetores, módulos eletrônicos, bombas de combustível, entre outros, e é destinada aos clientes do campo que procuram e necessitam com agilidade de seus equipamentos em perfeitas condições de operação, com custo competitivo de manutenção e rapidez na hora de um eventual reparo. O processo de fornecimento funciona a base de troca, por isso a agilidade no serviço prestado.
No processo de remanufatura, as peças ReCon passam por um desenvolvimento industrial, no qual são desmontadas, limpas, inspecionadas e todas as partes são recuperadas e/ou substituídas, de acordo com a necessidade. A Cummins Brasil reutiliza e recicla enorme quantidade de materiais passíveis de remanufatura. Os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins. A linha ReCon segue as mesmas especificações e requisitos de um produto original, com preço mais competitivo, incluindo a mesma garantia de um produto Cummins em nível nacional.
Textofinal de Comunicação Integrada
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