terça-feira, 16 de abril de 2024

MERCEDES-BENZ E INSTITUTO LUZ PARA VIDA SE UNEM EM PROL DA SAÚDE DA MULHER

Em uma nova ação do projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil lançada em março de 2021 e que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – a Empresa cedeu mais uma Unidade Móvel de Saúde para o Instituto Luz para Vida (ILPV). Esta ONG contribui para acelerar o atendimento médico à população juntamente com órgãos públicos e outras entidades. Esta é a nona carreta do projeto.

A primeira Unidade Móvel (foto de abertura) cedida ao Instituto Luz para Vida é utilizada em atendimento oftalmológico há cerca de três anos. Com a segunda carreta, a organização passa a oferecer também atenção às mulheres, percorrendo diferentes comunidades e regiões a fim de levar serviços essenciais para elas, muitas vezes em locais de difícil acesso aos serviços de saúde.

De acordo com o Instituto, o cuidado com a saúde da mulher tem sido, especialmente ao longo dos últimos anos, tema central nas abordagens dos sistemas público e privado. A persistência de problemas que, por não serem diagnosticados precocemente, como os de câncer do colo do útero e de mama, leva a expressivas causas de óbito de mulheres, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade.

O projeto do ILPV promove então o engajamento da sociedade acerca da promoção da saúde da mulher, viabilizando ações e serviços por meio do atendimento itinerante. Para tanto, utiliza uma unidade móvel devidamente equipada para a execução de procedimentos associados às linhas de cuidado vinculadas à saúde da mulher, de acordo com as necessidades e especificidades regionais.

A carreta da “Unidade de Saúde Móvel Mulheres de Luz” é equipada com equipamentos médicos de alta qualidade e tecnologia de ponta para a realização dos exames preventivos e diagnósticos. A estrutura é projetada para garantir o conforto, privacidade e segurança das pacientes.

Com base nesses recursos, o ILPV oferece às mulheres exames preventivos de colo uterino e exame de ultrassonografia mamária. Também dará acesso a serviços e informações de saúde sexual e reprodutiva, consultas e exames de angiologia e cardiologia. Além disso, realizará ações educativas que contribuam para a organização e participação da comunidade no processo de fortalecimento da linha de cuidado da saúde da mulher, entre outras atividades.

A carreta conta com escadas de acesso, toldo retrátil para recepção externa, acessibilidade para PNE (Portador de Necessidades Especiais), recepção interna com sala de espera, área fechada com cortina para trocador das pacientes, banheiro completo, ar-condicionado sistema de conexão para rede Wi-Fi e TV externa para apresentações e vídeos, entre outros itens.

A equipe do ILPV é composta por profissionais de diversas áreas da saúde, como ginecologistas, angiologistas, cardiologistas, enfermeiros, técnicos de radiologia, psicólogos e assistentes sociais. A abordagem multidisciplinar garante uma assistência integral e individualizada para cada mulher atendida.

A expectativa é que a “Unidade de Saúde Móvel Mulheres de Luz” reduza a fila por consultas e exames nas localidades em que forem instaladas, tomando como referência os dados epidemiológicos. O projeto ainda tem a expectativa de promover a articulação com a rede médico-assistencial local, alcançando a melhoria na organização das referências ambulatoriais e hospitalares.

Projeto #Unindo Forças

O projeto #UnindoForças – iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil lançada em março de 2021 e que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão – alcançou um marco histórico significativo. Com base nos resultados acumulados até o último mês de março, são mais de 1 milhão e 290 mil procedimentos médicos realizados nas Unidades Móveis de Saúde, envolvendo cerca de 640 mil pacientes atendidos. Também foram aplicadas aproxidamente 110 mil vacinas, incluindo contra a Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a mais de 100 cidades de 19 estados, incluindo o Distrito Federal.

Com a nova Unidade Móvel para a Luz pra Vida, no total, são agora nove carretas puxadas pelo Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e três ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde a fim de levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes dos grandes centros urbanos ou ainda reduzir a fila de espera do SUS. O foco principal são as populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. As carretas, o caminhão baú e os ônibus já rodaram 110.000 km país afora.

O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos, o que muito nos orgulha. Tanto os caminhões quanto os ônibus da nossa marca, utilizados para esta finalidade, ressaltam a diversidade de ações comunitárias da Empresa”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do projeto. 

“Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Acreditamos que unir forças é o caminho mais eficiente para promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, destaca Kathrin Pfeffer.

As Unidades Móveis de Saúde compõem um projeto que reflete o pilar de responsabilidade social dos princípios ESG praticados pela Mercedes-Benz do Brasil, que segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

O #UnindoForças é um case de sucesso na Mercedes-Benz e fruto de uma iniciativa de colaboradores participantes de um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios da própria Empresa. Esse grupo gera as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, conclui Kathrin Pfeffer.

Oito carretas, um caminhão baú e três ônibus na estrada

Três ônibus do projeto #UnindoForças foram cedidos à Cruz Vermelha Brasileira (dois ônibus de vacinação e um de Saúde da Mulher). No que se refere a caminhões, são duas unidades móveis com a startup social SAS Brasil, que levam atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. A SAS Brasil atravessa o Brasil do Sul ao Norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos, além de capacitação para profissionais de saúde.

Oftalmologia é a especialidade do Instituto Luz para Vida, que oferece consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular. Agora, o ILPV passa a atuar também com a saúde da mulher. Com a Renovatio, o foco também é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

O parceiro Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimentos nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Eles são realizados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analistas de laboratório do Einstein. Essa carreta se desloca por várias cidades, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas e também pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS.

A nona unidade móvel de saúde, um caminhão baú, foi direcionada para a Instituição Amigos do Bem. São 30 anos de trajetória, com milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação foi viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha. O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Esta tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

O projeto #UnindoForças conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadora. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. Já a Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

Mercedes-Benz do Brasil - Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadora de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Em 2022, aconteceu o lançamento do portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

Mercedes-Benz do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário