Durante a maior feira do segmento agrícola da América Latina, a Agrishow 2024, a Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros. Esta linha é composta pelo QSF 4.5, versão eletrônica lançada recentemente pela empresa, e pelo novíssimo F4.5, motor mecânico MAR 1 que acaba de estrear no mercado brasileiro.
“A Cummins tem investido na sua capacidade de atendimento ao ampliar seu portfólio de soluções de modo a contribuir e impulsionar com excelência o segmento fora de estrada”, diz Mariana Pivetta, diretora executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins. “Ao adentrarmos no setor de tratores, também visualizamos ampliar a nossa participação no mercado agrícola por meio de um segmento de alta representatividade entre os equipamentos comercializados no País”.
De acordo com os dados da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2023, foram comercializadas 53.793 unidades de tratores de rodas no mercado brasileiro.
O novo cárter estrutural produzido pela Cummins traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O trator tem como função principal o arraste de equipamentos e acoplamentos e, por ser um veículo multifuncional, consegue auxiliar o produtor rural em atividades diversas, das mais simples às mais complexas.
Com isso, o novo cárter estrutural da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.
“Trata-se de um veículo fora de estrada multifuncional no campo e de grande potencial para a nossa empresa. Por isso, coroamos este marco – o lançamento do cárter estrutural - ao integrarmos este sistema a nossa plataforma de motores polivalente e altamente flexível de 4.5 litros, que agora passa a contar também com a versão mecânica MAR-I para atender ao mercado agrícola”, reforça a diretora.
F4.5 e QSF 4.5
Dois meses após lançar o QSF 4.5 de 210 hp a 2.300 rpm eletrônico para o segmento Off-Highway, a Cummins Brasil anuncia a chegada da versão mecânica F4.5 MAR-I, reforçando o portfólio de motores 4 cilindros com a maior densidade de potência do mercado brasileiro.
O lançamento comprova o expertise da Cummins em produzir motores modernos e flexíveis, além do pioneirismo em atender ao mercado brasileiro. Com as adaptações necessárias, como a remoção dos sensores e chicotes elétricos, sistema de combustível eletrônico e o módulo de controle e a inserção de bomba mecânica e injetores, foi possível desenvolver um novo motor, que atende às normas de emissões MAR-I, com excelente custo-benefício.
Com potência de 149 hp a 2200 rpm, o F4.5 off-highway entrega a maior potência do mercado na configuração de motor 4 cilindros na versão mecânica capaz de atender aos limites atuais de emissões MAR-I.
A plataforma de motores F4.5 e QSF 4.5 off-highway da Cummins é leve, compacta, moderna e foi projetada para oferecer alta performance em elevadas rotações, com baixo consumo de combustível, além de contribuir com a alta disponibilidade do equipamento em operação. O intervalo de troca para manutenção é também um dos grandes diferenciais desta linha, de 500 horas.
O motor, nas versões eletrônica e mecânica, traz design modular que facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças e, por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga.
Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário