A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai, acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas Gerais para fomentar o avanço da eletromobilidade no estado.
A aliança foi celebrada, nesta sexta-feira (26), durante a inauguração da primeira estação de recarga rápida de veículos elétricos da empresa em Belo Horizonte, no Posto Shell Oceano (Av. do Contorno, 10325, Barro Preto). O evento contou com a presença de autoridades públicas, como Frederico Amaral e Silva, Subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Pedro Sena - Superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, Ronaldo Barquette, Diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, e de representantes da Raízen Power.
Nos próximos dois anos, a parceria irá fomentar o fortalecimento das políticas públicas nas áreas relacionadas à eletromobilidade, incluindo estudos de viabilidade técnica para infraestrutura de recarga, organização de palestras e seminários e apoio institucional para o desenvolvimento do setor elétrico.
Dentre as principais iniciativas, se destacam: criação de zonas baixas de emissão; vagas reservadas para veículos elétricos; circulação em faixas exclusivas e a construção de um HUB de recarga elétrica interligando pontos estratégicos da região, como o Aeroporto de Confins, Cidade Administrativa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este projeto terá articulação com órgãos públicos e empresas de diversos setores para a sua execução.
"A junção de forças é essencial para o avanço da eletromobilidade, por isso, temos impulsionado a realização de parcerias com outras empresas e incentivado o debate na área pública. Para nós, é muito significativo fazer parte de um projeto tão importante como este em um estado tão relevante quanto Minas Gerais", comenta Rafael Rebello, Diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power.
A estação de Belo Horizonte é a segunda da rede Shell Recharge no estado. A primeira está localizada em Betim, no Posto Shell Padre Libério (Rodovia BR 381, SN KM 482), com 150 kW de capacidade. As duas possuem conectores do tipo CCS2 e o modelo japonês CHAdeMO.
foto: A partir da esquerda estão: Ana Kira, gerente de Mobilidade Elétrica da Raízen Power, Frederico Amaral e Silva, Subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Pedro Sena, Superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, Rafael Rebello, Diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power e Thais Machado, Thais Machado, gerente Executiva de Relações Institucionais da Raízen Power.
Estado que vem ganhando destaque no mercado de veículos eletrificados, Minas Gerais realizou, somente no primeiro trimestre de 2024, a venda de mais de 2,2 mil veículos deste tipo, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), puxando o crescimento do mercado em âmbito nacional. Em 2023, foram emplacados 6.413 veículos eletrificados no estado, crescimento de 72% sobre as vendas de 2022 (3.721) e 122% em relação a 2021 (2.883).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destaca que a parceria entre o Governo de Minas e a empresa é fundamental. "Visto o protagonismo de Minas Gerais no processo de transição energética nacional, o projeto de eletromobilidade apresentado pela Raízen vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela gestão do governador Romeu Zema na pauta de transição energética, tratada como prioritária. Iniciativas como estas abrem outros caminhos para a continuidade e evolução do setor", explica o secretário.
Desde 2022, a Raízen Power vem realizando grandes investimentos no mercado de infraestrutura de recarga elétrica. A empresa fechou parcerias com grandes marcas nacionais e internacionais para o avanço do setor, sendo os mais recentes com a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, e a BYD, líder mundial em venda de veículos eletrificados.
A companhia também integra a Aliança pela Mobilidade Sustentável, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano. A meta da Raízen Power é implementar cerca de mil estações no Brasil até o final de 2024.
"A assinatura desse acordo representa claramente o interesse de Minas Gerais de colocar em prática ações voltadas ao aumento da eletromobilidade, em consonância com o projeto de descarbonização constante da sua economia, se traduzindo em políticas públicas mais assertivas. Não dá para pensar em eletromobilidade sem pensar em infraestrutura. Por isso, a importância desse projeto da Raízen para o estado. Que venham muitos mais!", acrescenta Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Raízen Power
Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.
A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.
Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022/23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.
Loures Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário