domingo, 23 de junho de 2024

INSTITUTO RENAULT VENCE A 7ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DESTAQUES MAIO AMARELO 2024

O programa “O trânsito e eu” digital foi premiado na categoria Sociedade Civil Organizada

O projeto “O Trânsito e Eu” do Instituto Renault venceu a 7ª Edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024 promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Sociedade Civil Organizada. O programa, que já havia capacitado mais de 270 mil crianças, ampliou seu formato de atuação evoluindo para o formato digital. As cidades paranaenses de São José dos Pinhais e Maringá foram as primeiras do país a receber esta novidade.

O novo formato digital consiste em um jogo de realidade virtual 100% desenvolvido no Brasil, que simula as condições reais de trânsito. Dentro do ambiente virtual imersivo de 360 ​​graus, personagens aparecem em situações cotidianas que são avaliadas como corretas ou não pelo jogador.

O Instituto Renault e a Renault do Brasil disponibilizaram através da parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais (PR) seis óculos de realidade virtual contendo o software do programa. Até o final de 2024 serão beneficiados cerca de 12 mil estudantes de escolas públicas do município. A Renault também disponibilizou um veículo Master em comodato para transporte dos jogos até as escolas onde a atividade é desenvolvida.

Além disso, os livros digitais “O Trânsito e Eu” serão disponibilizados em plataforma on-line para acesso de todos os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade.

Criado em 2000 pelo Grupo Renault e implantado com sucesso em 35 países, o programa “O trânsito e eu” ajuda a educar futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. No Brasil o programa foi implementado pelo Instituto Renault em 2012.

“Acreditamos no poder de transformação da educação. Com a evolução do programa “O trânsito e Eu” vamos ampliar nosso impacto positivo na sociedade, formando cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito. Receber o prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

O programa é adaptado à realidade local à legislação brasileira, abordando leis de trânsito e condutas responsáveis, a convivência segura e harmônica entre os diversos usuários através do respeito ao outro, à diversidade e ao meio ambiente.

Durante o mês de maio, foram realizadas ações de conscientização para colaboradores e familiares da Renault do Brasil, para jovens da comunidade da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault e para a rede de transmissão e também a apresentação do novo formato em Maringá (PR), durante a Expoingá, uma das feiras agropecuárias mais importantes do país, em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Municipal de Trânsito.

O Prêmio “Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você” é promovido pelo Observatório desde 2016 e tem como objetivo estimular e incentivar todos os realizados a melhorar suas ações, aplicando estratégias criativas para chamar a atenção da sociedade para a redução do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do BrasilProduzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de níveis comerciais (CVU). Oferecendo uma gama completa de veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a A Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Renault do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário