quarta-feira, 12 de junho de 2024

QUAIS PICAPINHAS MAIS DESVALORIZAM NO BRASIL?

Volkswagen Saveiro Robust

Mobiauto acaba de divulgar um levantamento exclusivo a respeito de um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: o das picapes compactas. As caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios só existem no mercado brasileiro e representam 13,19% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país. Foram criadas pela Fiat, no final dos anos 70, quando o 147 perdeu banco traseiro e porta-malas... e ganhou uma pequena caçamba.

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto reuniu dados das duas únicas compactas que restaram (Fiat Strada e VW Saveiro) e das médias (Chevrolet Montana, Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Duster Oroch).

A pesquisa utilizou a base de dados para pesquisar unidades seminovas (anos-modelos 2021, 2022 e 2023) de todas as concorrentes desse segmento, comparando as cotações de preços entre janeiro e maio de 2023 contra o mesmo período deste ano – a RAM Rampage chegou ao mercado nacional só em julho de 2023, motivo pelo qual não entrou nesse levantamento.

De acordo com o departamento de Estatísticas da Mobiauto, a performance desse segmento já foi mais expressiva: elas tiveram uma depreciação de 11,6%, cerca de 2 pontos percentuais acima da média do mercado global.

Quem explica esse fenômeno é o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. "O perfil de produtos mudou radicalmente nos últimos anos. Quando falamos em picapes derivadas de carros compactos, a verdade é que só restaram duas: Strada e Saveiro. Modelos de outras marcas desapareceram, como Peugeot Hoggar e Ford Courier. Todas as demais são picapes médias", explica. "Uma delas traz, inclusive, a acentuada desvalorização dos veículos a diesel no país, que a Mobiauto já tinha detectado. Se você observar a lista completa, verá que, das dez piores colocadas no ranking, sete delas serão versões movidas a diesel da Fiat Toro. É inegável que esse aspecto contribuiu para acentuar a média de desvalorização", complementa o executivo. Veja a lista.

Para confirmar sua tese, Sant Clair menciona o outro extremo do ranking, que contém as dez picapes com as menores desvalorizações. E comenta. "Se entre as dez piores há o predomínio de versões a diesel da Fiat Toro, o lado oposto confirma a soberania das duas compactas: Strada e Saveiro compõem 8 das 10 melhores", diz. Veja abaixo.

No topo do ranking, além da soberania de Strada e Saveiro, há de destacar a performance da Duster Oroch SC e Express 1.6 16V, com o menor índice de todas as picapes pesquisadas: somente 2,66% de depreciação. "Aqui a explicação é simples: essa picape é a versão mais simples da linha Oroch, diretamente destinada ao trabalho. Tanto que é a picape média mais barata de toda a pesquisa. Ela custa praticamente o mesmo valor das compactas, por isso tem uma boa procura e perde pouca cotação", explica o CEO da Mobiauto.

A MOBIAUTO – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário