A TÜV Rheinland Academy, braço de treinamento técnico e profissional da TÜV Rheinland, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará assinaram um contrato de cooperação para desenvolver um programa de treinamento técnico de segurança e saúde ocupacional na gestão e manuseio de hidrogênio verde (GH2), em áreas portuárias brasileiras.
O projeto, intitulado “Aprimoramento e Garantia dos Padrões de Segurança do Hub de Hidrogênio Verde do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, vai capacitar profissionais portuários e funcionários das empresas do Hub do Pecém, que atuam na armazenagem e movimentação (carregamento, descarregamento, tancagem) de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados.
Porto do Pecém, Ceará. Foto Divulgação Ascom Complexo do Pecém
Com duração de 18 meses, a parceria faz parte da iniciativa global do governo alemão, o International Hydrogen Ramp-Up Program (H2-Uppp), que visa acelerar a economia do hidrogênio verde (H2V) em países emergentes e é apoiada pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha. O acordo também conta com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência federal alemã de cooperação técnica ativa na promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.
“No Ceará, estamos diante de um cenário muito promissor com o desenvolvimento de um HUB de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém, viabilizado pela colaboração do setor produtivo, representado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), academia e Governo do Estado. Segundo estudo recente publicado pelo MIT, serão criados 80 mil empregos. Para atender a essa demanda, o SENAI Ceará, em parceria com a GIZ e apoiado pelo Governo Alemão, estabeleceu um laboratório de hidrogênio que demonstra toda a cadeia de valor. Agora, com grande satisfação, aprovamos este novo projeto no edital H2Uppp e, juntamente com a TÜV Rheinland e a GIZ, desenvolveremos este curso pioneiro em operações portuárias com expertise em manuseio de amônia, hidrogênio e LOHC”, afirma Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará.
Futuro da transição energética
O ponto de partida do projeto será o Porto do Pecém, no Ceará – onde a empresa vai realizar o primeiro treinamento para trabalhadores em portos e empresas envolvidas na cadeia de valor GH2 e Power-to-X (PtX), em operações seguras baseadas em normas e padrões nacionais e internacionais de saúde e segurança ocupacional.
“A cooperação com o SENAI Ceará e a GIZ para treinamento de segurança na área de hidrogênio é um passo significativo para promover a transição energética global. Esta iniciativa nos portos brasileiros não só fortalecerá a economia local, mas também estabelecerá uma referência para as melhores práticas internacionais no manuseio seguro do hidrogênio verde”, afirma Kurt Pichler, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da TÜV Rheinland.
O treinamento vai unir módulos online com sessões práticas presenciais, provavelmente realizadas nas instalações do SENAI Ceará. A TÜV Rheinland será responsável por conduzir a análise de lacunas do Green Hydrogen Hub, desenvolver o conteúdo do treinamento e treinar os profissionais que, então, ministrarão esses treinamentos aos funcionários do Hub.
Esta colaboração com as principais instituições governamentais alemãs destaca o papel da TÜV Rheinland como líder global em serviços de inspeção e certificação técnica, especializada em inovação industrial e treinamento vocacional, particularmente em OHS (saúde e segurança ocupacional).
A TÜV Rheinland é sinônimo de segurança e qualidade em praticamente todas as áreas dos negócios e da vida. A empresa opera há mais de 150 anos e está entre os principais fornecedores de serviços de testes, inspeções e certificações do mundo. Possui mais de 22 mil funcionários em mais de 50 países e tem um faturamento anual de mais de 2,4 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas técnicos e produtos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas em diversas profissões e certificam sistemas de gestão de acordo com padrões internacionais. Ao fazer isso de forma independente, promovem a confiança nos produtos e processos em cadeias globais de valor agregado e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global das Nações Unidas para promover a sustentabilidade e combater a corrupção. Clique aqui e visite o site.
Intelligenzia Tecnologia e Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário