Parceria entre Brasil e China reforça laços diplomáticos e industriais
![]() |
Nelita Cristina Michel Franceschini, prefeita de Iracemápolis; e Dang Xiaolong, secretário do Partido Comunista da China em Baoding. |
As cidades de Iracemápolis, no interior paulista, e Baoding, na província chinesa de Hebei, formalizaram na última semana uma carta de intenção para o estabelecimento de relações como cidades-irmãs. A iniciativa conta com o apoio da GWM, que possui fábricas instaladas em ambas as localidades e tem contribuído para a conexão entre os dois municípios por meio da inovação e da mobilidade sustentável. Iracemápolis é a sede da primeira fábrica da GWM no Brasil e no Ocidente, com previsão de início de produção no primeiro semestre deste ano, enquanto Baoding é a cidade-sede da matriz da GWM global.
Assinada durante cerimônia oficial em Iracemápolis, a carta de intenção abre caminho para o intercâmbio em áreas como indústria, ciência, comércio, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Nove empresas chinesas de Baoding participaram da solenidade, com o objetivo de conhecer o município brasileiro e explorar futuras oportunidades de cooperação econômica.
“Essa iniciativa representa um marco para Iracemápolis. Ao nos aproximarmos de Baoding, criamos uma ponte sólida entre dois polos industriais conectados pela presença da GWM e por um compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento sustentável”, afirma Thiago Sugahara, Gerente de ESG e Relacionamento com Stakeholders da GWM Brasil.
"A assinatura dessa carta representa um passo inicial, no desenvolvimento econômico, cultural e também humano de todos nós de Iracemápolis. Acredito que esse nosso acordo representa um marco para nossa região e, a longo prazo, um marco para todo o Brasil. Estamos vendo a vanguarda de um novo tipo de tecnologia surgindo em nosso berço, e isso é motivo de orgulho", ressalta Nelita Michel, prefeita de Iracemápolis.
- Nelita Cristina Michel Franceschini, prefeita de Iracemápolis
- Jean Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis
- Dang Xiaolong, secretário do Partido Comunista da China em Baoding
- Andy Liu, Diretor Executivo da GWM Brasil
Além do intercâmbio institucional, o acordo prevê a criação de plataformas de diálogo e visitas recíprocas, fomentando o conhecimento mútuo e o fortalecimento de laços culturais e econômicos. A GWM, que tem incentivado conexões globais a partir de suas operações no Brasil e na China, vê a parceria como estratégica para ampliar sua contribuição à sociedade.
“A carta de intenção é apenas o primeiro passo. O potencial de aprendizado mútuo e colaboração entre Iracemápolis e Baoding é imenso, e estamos animados com as possibilidades que essa relação poderá gerar tanto para as comunidades locais quanto para os ecossistemas de inovação das duas regiões”, finaliza Sugahara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário