![]() |
Capela Nossa Senhora da Graças | Instituto Ricardo Brennand. Foto: Vinicius Lubambo / Divulgação Stellantis. |
A Stellantis não se destaca apenas no setor automotivo. A companhia, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, tem entre seus pilares institucionais o incentivo à cultura local e a preservação do patrimônio nas regiões onde está presente. Em 2025, a empresa reforça esse compromisso com novas parcerias culturais em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Com isso, contribui para a valorização da arte e da história, além de fortalecer o desenvolvimento sociocultural em algumas das comunidades onde está presente.
“Acreditamos que apoiar iniciativas culturais é investir no desenvolvimento da sociedade. A arte tem o poder de transformar realidades, preservar a história e inspirar novas gerações. Por isso, reafirmamos o compromisso da Stellantis com a valorização do patrimônio cultural por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil. Essas iniciativas ampliam o acesso à cultura e fortalecem nossos laços com o país”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Em São Paulo, a Stellantis passa a ser parceira do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), um dos mais importantes museus da América Latina. Referência internacional, o MASP abriga um acervo com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, representando a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
![]() |
MASP | Foto: Leonardo Finotti / Divulgação Stellantis. |
Ainda na capital paulista, a empresa também inicia uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, um espaço dedicado à arte contemporânea e à valorização da diversidade cultural. Inaugurado em 2001, o instituto homenageia a pintora, gravadora e escultora japonesa Tomie Ohtake, promovendo exposições, atividades educativas e reflexões sobre artes plásticas, arquitetura e design.
As parcerias com instituições de arte em São Paulo contarão também com o apoio da Casa Fiat de Cultura, o primeiro centro cultural de uma empresa de automóveis no Brasil. A colaboração entre a Casa Fiat de Cultura e as instituições paulistas promoverá o intercâmbio cultural entre Belo Horizonte e São Paulo por meio de exposições, cursos e ações educativas.
![]() |
Casa Fiat de Cultura | Foto: Studio Cerri / Divulgação Stellantis. |
Localizada em Belo Horizonte (MG), a Casa Fiat de Cultura já realizou mais de 90 exposições e exibiu mais de 2 mil obras de arte, oferecendo uma programação plural e abrangente, que contempla diversos movimentos artísticos e linguagens, do Renascimento ao Barroco, do Futurismo e Modernismo à arte contemporânea. Ao longo de sua trajetória, mais de 4,5 milhões de pessoas visitaram suas mostras, que já trouxeram ao público obras de Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila do Amaral, Portinari, Aleijadinho e Amilcar de Castro, entre outros grandes nomes da arte mundial.
Em Pernambuco, a Stellantis marca presença no Instituto Ricardo Brennand, um dos mais renomados espaços culturais do Recife. Inaugurado em 2002, o instituto abriga um valioso acervo artístico e histórico originado da coleção particular do industrial Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.
![]() |
Castelo de Brennand | Foto: Vinicius Lubambo / Divulgação Stellantis. |
Conhecido como Castelo de Brennand, o espaço combina patrimônio e natureza, e possui uma das mais modernas infraestruturas museológicas do país, abrigando um complexo que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora da Graças (imagem de abertura).
Já em Minas Gerais, a Stellantis anuncia uma nova parceria com o Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto e jardim botânico. As importantes iniciativas em conjunto nos últimos anos foram reforçadas, e agora, a Stellantis é a “Frota Oficial do Inhotim”, com os carros de suas marcas icônicas à disposição da equipe do instituto, garantindo eficiência nas operações logísticas e de transporte, sempre alinhadas ao padrão de excelência e mobilidade que o espaço exige.
Localizado em Brumadinho (MG), o Inhotim ocupa uma área de 140 hectares e abriga um acervo impressionante distribuído em 24 galerias e espaços externos, com cerca de 500 obras de renomados artistas nacionais e internacionais.
![]() |
Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, Instituto Inhotim | Foto: Julia Lanari / Divulgação Stellantis. |
Devido à sua extensão e localização – entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado –, o Inhotim possibilita que artistas criem obras de forma singular e inovadora, além de viabilizar a exibição permanente de trabalhos em grande escala que, geralmente, não poderiam ser expostos em museus tradicionais.
Ao longo do ano, as parcerias culturais da Stellantis promoverão programações específicas em cada região, incluindo exposições, mostras, visitas guiadas, projetos educativos e outros eventos. Essas iniciativas visam democratizar o acesso à arte e à cultura, além de incentivar e valorizar as diversas expressões artísticas brasileiras.
Stellantis
Nenhum comentário:
Postar um comentário