terça-feira, 22 de abril de 2025

COM 100% DE ENERGIA GERADA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS, KOPPERT BRASIL SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

No último ano, empresa migrou sua matriz energética para o mercado livre, o que evitou a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de eletricidade e ao plantio de mais de 1.500 árvores

Koppert Brasi | Unidade Piracicaba - São Paulo

Desde junho de 2024, 100% da energia elétrica utilizada nas unidades de produção, distribuição e formulação da Koppert no Brasil foi gerada por fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH). Isso significa que não houve emissão de dióxido de carbono (CO₂) associada ao consumo de eletricidade na companhia durante o período — o gás é o principal responsável pelo aquecimento global e por acelerar as mudanças climáticas, segundo organizações internacionais.

Para ilustrar esse avanço, as três unidades de produção da Koppert no Brasil evitaram a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de energia elétrica. Esse impacto positivo corresponde ao plantio de aproximadamente 1.500 árvores em projetos de reflorestamento. A comprovação dessa conquista é feita por meio dos certificados I-REC, que asseguram a rastreabilidade da origem da energia consumida.

Com isso, as três unidades operacionais da empresa no Brasil eliminaram 100% das emissões de carbono relacionadas ao uso de energia elétrica em comparação com 2023 e início de 2024. “Ao migrarmos nossas operações para o mercado livre de energia, nos tornamos uma empresa carbono zero em relação ao consumo de energia elétrica. Esse passo reforça o compromisso da Koppert Brasil com a sustentabilidade e a inovação”, destaca Wesley Ibanes Padilha, coordenador de Manutenção da Koppert Brasil.

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa também trouxe ganhos econômicos. “Registramos uma redução de cerca de 30% nos custos com energia elétrica. Ou seja, ao optar por fontes renováveis, estamos não apenas diminuindo nossa pegada ambiental, mas também otimizando nossos recursos”, completa Padilha.

A iniciativa soma-se às outras práticas sustentáveis adotadas pela Koppert em suas operações no Brasil e no exterior. A ação reforça o compromisso da empresa com soluções sustentáveis para a agricultura e o futuro do planeta, alinhando-se a princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), como “Vida Terrestre”, “Consumo e Produção Responsáveis” e “Inovação”. 

Mais informações podem ser consultadas no Relatório de Sustentabilidade da empresa, disponível em inglês.

A certificação

A metodologia utilizada para mensurar as emissões evitadas foi desenvolvida pela Raízen Power com base no GHG Protocol — principal padrão nacional e internacional para quantificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), validado pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). O estudo segue também o Programa Brasileiro GHG Protocol e está alinhado com as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

Koppert

A Koppert, líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros. Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as unidades de formulações e de macrobiológicos, que ficam na vizinha Charqueada, todas no estado de São Paulo.

A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec By Koppert.

A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, e é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e do Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país. Para saber mais, clique aqui e acesse o site.

Koppert Brasil

Nenhum comentário: