Digital Talent Academy, composto em sua maioria por mulheres, abre novas vagas para início em julho de 2025
O aumento da participação feminina no setor de tecnologia é fundamental para potencializar a inovação, criar um ambiente mais diverso e, consequentemente, mais produtivo. Acreditando nisso, a Bosch, uma líder global em tecnologia e serviços, desenvolve e apoia diversas iniciativas com o objetivo de ampliar ainda mais a presença de mulheres em programas de desenvolvimento e capacitação profissional.
A área responsável pela transformação digital na Bosch, a Bosch Digital, possui metas ambiciosas para isso. Um plano estratégico está em curso e a ideia é chegar até 2030 com 30% do seu quadro de colaboradores composto por mulheres, hoje esse número está na casa dos 24%.
“Investir na equidade de gênero é uma questão além de impacto social, é também uma estratégia inteligente para os negócios. Diversidade traz novas perspectivas, impulsiona a inovação e, consequentemente, melhora os resultados financeiros da empresa”, afirma Ana Alves, responsável pelo Recursos Humanos da Bosch Digital, na América Latina.
Já em cargos de liderança, a meta foi ultrapassada. A expectativa era alcançar 25% em 2030, porém, esse número foi já superado em 2025, com 31% de líderes mulheres. E a previsão para o decorrer dos próximos anos é de mais aberturas de vagas afirmativas para o público feminino nessa área.
“Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas dentro de TI, hoje, como gestora, busco ampliar a presença feminina na tecnologia, principalmente na infraestrutura, minha área de atuação, promovendo através da diversidade a inovação. Para isso, Bosch Digital está comprometida a criar oportunidades para mulheres em todos os níveis de atuação”, afirma Paula Prado, Gerente de Tecnologia da Informação da divisão Bosch Digital.
O futuro é agora
A Academia de Talentos Digitais (DTA - Digital Talent Academy), criada em 2020 para acelerar a transformação digital da empresa, é um dos grandes exemplos dessas ações e os números comprovam: 58% dos participantes são do sexo feminino (dados de 2024).
A Escola Técnica de Aprendizagem da Bosch (ETS) está com 32 vagas abertas para novos alunos em cursos técnicos de Soluções Digitais e Manufatura Digital. O processo seletivo segue até o dia 18/04. As inscrições podem ser feitas através dos links abaixo:
Os candidatos passarão por três etapas de recrutamento. Na primeira, será realizada uma prova de conhecimentos gerais, abordando temas como matemática, raciocínio lógico, informática básica e interpretação de texto. Na segunda etapa, participarão de uma dinâmica de grupo, onde serão avaliados em suas habilidades e competências. Por fim, na terceira fase, eles serão entrevistados individualmente pelos instrutores do programa de formação da Bosch.
AHK e Bosch juntos pela transformação
Em parceria com a AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), a Bosch oferece ainda 1000 mil vagas para um curso de transformação digital exclusivo para mulheres. O “Women going Digital” é uma capacitação 100% online com 40h de conteúdos distribuídos em 16 módulos.
A ideia é aumentar o número de mulheres atuando em temas relacionados à digitalização e melhorar as chances de empregabilidade e recolocação profissional. O curso aborda desde temas introdutórios, como profissional do futuro e inovação, até privacidade e segurança de dados, disponibilizando diferentes ferramentas de estudo às participantes.
A seleção das candidatas será feira através de critérios socioeconômicos, como renda familiar, dependentes e ocupação atual. Inscrições devem ser feiras através deste link até 11 de abril: Women Going Digital - BOSCH - 3º ciclo
Bosch
Nenhum comentário:
Postar um comentário