sexta-feira, 11 de abril de 2025

SHELL CELEBRA 112 ANOS NO BRASIL E OFERECE ENTRADA GRATUITA EM MUSEUS

Instituições culturais patrocinadas pela empresa promovem programação especial no dia 13 de abril

Em comemoração ao aniversário de 112 anos da Shell no Brasil, celebrado em 13 de abril, os museus patrocinados e mantidos pela companhia oferecerão entrada gratuita ao público geral nessa data. A ação é parte do compromisso da empresa com a democratização do acesso à cultura, à ciência e à educação.

“Celebrar 112 anos de Shell no Brasil é reconhecer a nossa trajetória ao lado da sociedade e reforçar o nosso compromisso com o futuro. Acreditamos no poder da cultura como força de transformação social e, por isso, apoiamos iniciativas que promovem o conhecimento, a inclusão e o acesso à ciência e à arte em diferentes regiões do país," afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.

A comemoração pelos 112 anos da Shell no Brasil contará com a participação de instituições culturais parceiras em diferentes regiões. Em São Paulo, o Theatro Municipal, o Museu do Ipiranga e o Museu Catavento integram a programação. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim se junta à celebração com sua proposta única que reúne arte contemporânea, natureza e educação. Em Brasília, o SESI Lab – parceiro da Shell desde fevereiro deste ano – promove experiências interativas voltadas à ciência, inovação e transição energética.

No Rio de Janeiro, o destaque fica por conta do Museu do Jardim Botânico. Em março, mês em que completou seu primeiro aniversário, a instituição inaugurou a exposição temporária “Mata Atlântica: in-finitos encantos”, que une ciência e arte para abordar a imensa biodiversidade da Mata Atlântica. Com patrocínio da Shell Brasil via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra combina ciência e arte para revelar a riqueza e a diversidade desse bioma.

Também no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã terá entrada gratuita para o público, que poderá ver as exposições do espaço, como “Do Cosmos a Nós”, “Sonhos”, “Somos o clima que protegemos” e Oceano”. A iniciativa celebra a trajetória da empresa no Brasil e reforça seu compromisso com a promoção da cultura, da educação e do acesso à ciência.

Para obter informações sobre horários de funcionamento, condições de visitação e retirada de ingressos, clique aqui.

Museu do Amanhã

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista na cidade de São Paulo, especializado em história e cultural material e que integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições foi construído entre 1885 e 1890 e projetado para ser um monumento à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. Em 1895, o edifício abriu as portas ao público como Museu e desde então milhões de pessoas já o visitaram. Hoje, a acessibilidade é um tema estratégico para o Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Fundado em 1808 pelo então príncipe regente D. João, o JBRJ constitui-se hoje como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade, com projetos científicos de inserção nacional e internacional.

Sesi Lab

O SESI Lab é um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos em Brasília. No espaço é possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências levam o público a investigar esses fenômenos, refletir sobre novas possibilidades de futuro e, principalmente, se divertir! No DNA do SESI Lab estão as tecnologias sociais e educacionais desenvolvidas há décadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O museu se conecta com as novas demandas e as rápidas mudanças do mundo para propor ações, colher ideias e valorizar a diversidade.

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.

Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, é o museu de ciências mais visitado de São Paulo. Desde sua inauguração em 2009, destaca-se por combinar conhecimento e diversão, oferecendo 250 instalações interativas que exploram temas científicos de maneira envolvente. Localizado no histórico Palácio das Indústrias, o museu é dividido em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, proporcionando uma experiência educativa acessível para todas as idades. Com atendimento de mais de 7 milhões de visitantes nos últimos 15 anos, o Museu Catavento se consolidou como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado.

Complexo Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, inaugurado em 2012. O Complexo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual.

Instituto Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre milhares de plantas e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros suportes de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Integram a experiência no Inhotim 24 galerias: 18 permanentes – dedicadas a artistas – e seis temporárias, que acolhem exposições coletivas ou monográficas, além de obras comissionadas.

Shell

Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell Brasil
Edelman

Nenhum comentário: