Em comemoração ao aniversário de 112 anos da Shell no Brasil, celebrado em 13 de abril, os museus patrocinados e mantidos pela companhia oferecerão entrada gratuita ao público geral nessa data. A ação é parte do compromisso da empresa com a democratização do acesso à cultura, à ciência e à educação.
“Celebrar 112 anos de Shell no Brasil é reconhecer a nossa trajetória ao lado da sociedade e reforçar o nosso compromisso com o futuro. Acreditamos no poder da cultura como força de transformação social e, por isso, apoiamos iniciativas que promovem o conhecimento, a inclusão e o acesso à ciência e à arte em diferentes regiões do país," afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
A comemoração pelos 112 anos da Shell no Brasil contará com a participação de instituições culturais parceiras em diferentes regiões. Em São Paulo, o Theatro Municipal, o Museu do Ipiranga e o Museu Catavento integram a programação. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim se junta à celebração com sua proposta única que reúne arte contemporânea, natureza e educação. Em Brasília, o SESI Lab – parceiro da Shell desde fevereiro deste ano – promove experiências interativas voltadas à ciência, inovação e transição energética.
No Rio de Janeiro, o destaque fica por conta do Museu do Jardim Botânico. Em março, mês em que completou seu primeiro aniversário, a instituição inaugurou a exposição temporária “Mata Atlântica: in-finitos encantos”, que une ciência e arte para abordar a imensa biodiversidade da Mata Atlântica. Com patrocínio da Shell Brasil via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra combina ciência e arte para revelar a riqueza e a diversidade desse bioma.
Também no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã terá entrada gratuita para o público, que poderá ver as exposições do espaço, como “Do Cosmos a Nós”, “Sonhos”, “Somos o clima que protegemos” e Oceano”. A iniciativa celebra a trajetória da empresa no Brasil e reforça seu compromisso com a promoção da cultura, da educação e do acesso à ciência.
Para obter informações sobre horários de funcionamento, condições de visitação e retirada de ingressos, clique aqui.
Museu do Amanhã
O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista na cidade de São Paulo, especializado em história e cultural material e que integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições foi construído entre 1885 e 1890 e projetado para ser um monumento à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. Em 1895, o edifício abriu as portas ao público como Museu e desde então milhões de pessoas já o visitaram. Hoje, a acessibilidade é um tema estratégico para o Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Fundado em 1808 pelo então príncipe regente D. João, o JBRJ constitui-se hoje como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade, com projetos científicos de inserção nacional e internacional.
Sesi Lab
O SESI Lab é um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos em Brasília. No espaço é possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências levam o público a investigar esses fenômenos, refletir sobre novas possibilidades de futuro e, principalmente, se divertir! No DNA do SESI Lab estão as tecnologias sociais e educacionais desenvolvidas há décadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O museu se conecta com as novas demandas e as rápidas mudanças do mundo para propor ações, colher ideias e valorizar a diversidade.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.
Museu Catavento
O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, é o museu de ciências mais visitado de São Paulo. Desde sua inauguração em 2009, destaca-se por combinar conhecimento e diversão, oferecendo 250 instalações interativas que exploram temas científicos de maneira envolvente. Localizado no histórico Palácio das Indústrias, o museu é dividido em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, proporcionando uma experiência educativa acessível para todas as idades. Com atendimento de mais de 7 milhões de visitantes nos últimos 15 anos, o Museu Catavento se consolidou como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado.
Complexo Theatro Municipal de São Paulo
Inaugurado em 12 de setembro de 1911, além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, inaugurado em 2012. O Complexo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual.
Instituto Inhotim
Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre milhares de plantas e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros suportes de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Integram a experiência no Inhotim 24 galerias: 18 permanentes – dedicadas a artistas – e seis temporárias, que acolhem exposições coletivas ou monográficas, além de obras comissionadas.
Shell
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Edelman
Nenhum comentário:
Postar um comentário