terça-feira, 13 de maio de 2025

WGROUP LANÇA O 1º FESTIVAL DE CERVEJARIAS ARTESANAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO DURANTE A SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025

Foto: Jorge Sato | Divulgação São Paulo Oktoberfest

A WGroup, empresa idealizadora e organizadora da São Paulo Oktoberfest, um dos principais eventos culturais alemães da América Latina, que será realizado de 19 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Parque Villa-Lobos, anuncia também a criação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, que vai integrar a programação oficial da festa.

O inédito festival reunirá dezenas de produtores do Estado, ampliando a experiência cervejeira do público e marcando também a expansão do evento no segmento de bebidas artesanais, em sintonia com o crescimento do mercado e a valorização da produção regional.

“O 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo está nascendo dentro da São Paulo Oktoberfest, mas com identidade própria. É um evento completo, com curadoria, programação e proposta independente, com personalidade e propósito próprios. Ele representa um novo evento dentro da nossa estrutura e vai destacar a força, a diversidade e a originalidade das marcas artesanais paulistas. Vai ser uma experiência cervejeira única para o público neste ano”, antecipa Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup e idealizador dos dois eventos.

O inédito festival reunirá dezenas de produtores do Estado, ampliando a experiência cervejeira do público e marcando também a expansão do evento no segmento de bebidas artesanais, em sintonia com o crescimento do mercado e a valorização da produção regional.

A programação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo inclui uma competição técnica, conduzida por mestres cervejeiros do Brasil e da Alemanha, além de especialistas do setor. Os rótulos mais bem avaliados receberão selos de Ouro, Prata e Bronze, em um processo de certificação criado para reconhecer a excelência e a qualidade da produção artesanal paulista.

 "A curadoria do Festival busca diversidade de estilos, consistência técnica, qualidade e identidade, garantindo ao público uma experiência sensorial rica e conectada com o que há de mais relevante na produção artesanal local", destaca o cervejeiro Júnior Bottura, Curador do Evento.

A inscrição para cervejarias interessadas deverá ser feita por meio do link (https://www.cervejaartesanalsp.com.br) e será avaliada por uma curadoria técnica especializada.

A São Paulo Oktoberfest conta com o apoio formal do Governo do Estado da Baviera, chancela inédita que reforça a autenticidade e a originalidade do evento. A festa é inspirada na tradicional Oktoberfest de Munique e também terá a sua experiência gastronômica ampliada. Em 2025, além das mais de 80 opções tradicionais, a festa contará com duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos que reforçam a identidade cultural do evento.

A programação musical, que será anunciada em breve, estará distribuída em três grandes palcos: o Palco Biertent, instalado na tenda principal, receberá os shows de maior destaque; o Palco Bradesco concentrará ativações e atrações especiais; e o Coreto das Apresentações Artísticas, reservado para grupos germânicos e performances culturais típicas.

Os ingressos para a festa deste ano já estão disponíveis exclusivamente pelo site oficial do evento (www.saopaulooktoberfest.com.br)

São Paulo tem o maior número de cervejarias artesanais do país

O lançamento do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo ocorre em um momento estratégico para o setor. São Paulo lidera o cenário nacional com 410 cervejarias registradas, sendo o primeiro estado do país a ultrapassar a marca de 400 estabelecimentos, segundo dados oficiais. A iniciativa busca ampliar a visibilidade de pequenas e médias cervejarias, promovendo a diversidade de estilos e fortalecendo a cadeia produtiva local.

O mercado de cervejas artesanais no Brasil representa cerca de 2% do volume total de consumo, mas movimenta um ticket médio superior ao das grandes marcas industriais. Em São Paulo, a força do mercado é impulsionada por uma cultura gastronômica consolidada, turismo em expansão e a crescente valorização dos produtos locais, além do fortalecimento das rotas de turismo cervejeiro e dos brewpubs — bares que produzem e comercializam suas próprias cervejas artesanais no próprio local.

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do setor é expressivo: para cada emprego direto em uma cervejaria artesanal, são gerados 34 empregos indiretos em áreas como agricultura, logística, comércio e turismo. Com 410 cervejarias ativas no estado, estima-se que o segmento seja responsável por cerca de 143.500 postos de trabalho diretos e indiretos.

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.

São Paulo Oktoberfest
Head de Comunicação
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

Nenhum comentário: