quarta-feira, 14 de maio de 2025

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SOFTWARE FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA COM O GRUPO CHINÊS ZGC

Acordo é parte da estratégia da nova gestão da ABES de realizar a internacionalização da entidade como forma de suportar a expansão das empresas associadas no exterior

A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software deu mais um passo decisivo em sua estratégia de internacionalização ao assinar um Acordo de Cooperação Estratégica com o Grupo ZGC – ZhongGuanCun, o principal polo de inovação tecnológica da China. A assinatura ocorreu durante o Seminário Empresarial Brasil-China, promovido pela APEX Brasil, em Pequim.

O acordo foi formalizado pelo presidente executivo da ABES, Andriei Gutierrez, com a presença do vice-presidente do Conselho de Administração da entidade, Rodolfo Fücher, e representantes do ZGC Group e ZGC International. A parceria visa fomentar a cooperação em áreas estratégicas como Inteligência Artificial, infraestrutura de dados, expansão de mercados e capacitação de talentos, promovendo uma ponte sino-brasileira de alcance global no setor de tecnologia.

“Este acordo reforça o compromisso da ABES em promover conexões globais e abrir novas oportunidades para o setor de software e tecnologia brasileiro”, destacou Andriei Gutierrez.

O ZGC é responsável pela administração do Zhongguancun Science Park, conhecido como o “Vale do Silício Chinês”, que abriga algumas das empresas mais inovadoras do mundo e é referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta. A ABES, por sua vez, representa mais de 2 mil empresas do setor de tecnologia, abrangendo cerca de 85% do mercado brasileiro de software e serviços. A entidade atua como elo entre o setor produtivo, o governo e a sociedade civil, com o propósito de construir um Brasil mais digital e menos desigual.

Estratégia de Internacionalização

O acordo assinado com a ZGC International é parte da estratégia da nova gestão da ABES de realizar a internacionalização da entidade como forma de suportar a expansão das empresas associadas no exterior.

“A aproximação com os chineses foi uma oportunidade sedimentada na esteira das relações bilaterais com a China. Pretendemos avançar também em parcerias estratégicas com entidades americanas, europeias e da América Latina”, afirmou Andriei Gutierrez.

Além da aproximação com relevantes ecossistemas globais de inovação, a ABES tem conversado com a APEX Brasil para capacitar e apoiar empresas brasileiras a buscarem mercados externos, dentro da filosofia Born Global – que incentiva negócios a nascerem com vocação internacional desde sua origem.

Presentes à assinatura do acordo

Representantes da ABES
Rodolfo Fücher, Vice-Presidente do Conselho de Administração
Andriei Gutierrez, Presidente Executivo

Representantes do ZGC | ZGC Group(中关村发展集团)
Mr. Zhou Rui(周瑞), Vice president
Ms. Liu Wei (刘伟),  deputy director of Cross - border Innovation

ZGC International(中关村国际控股)
Mr. Lu Jiang(卢江), General manager
Mr. Luo Wei (LUO WEI), vice general manager

Governo Brasileiro
Ministra da Ciência Tecnologia e Inovação
Luciana Santos

ABES

A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software - tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado à sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 260 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 103 bilhões em 2024. Acesse o Portal ABES ou ligue para +55 (11) 5094-3100.

ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software
Weber Shandwick Brasil

Nenhum comentário: